A garota sem nome

A garota sem nome Marina Chapman

Resenhas - A Garota Sem Nome

Celia.Mattos 12/04/2024

A Garota sem nome acompanha a narrativa autobiográfica de uma menina sul americana que foi raptada de sua casa quando criança.
Inicialmente abandonada na floresta, a pequena consegue sobreviver acolhida por um grupo de macacos, e a narrativa segue após seu retorno à civilização, quando ela descobre que o ser humano acaba sendo mais selvagem e hostil que os animais da floresta.
A escrita é agradável de acompanhar, e apesar dos momentos difíceis pelos quais a protagonista passa, é admirável sua força e sua busca por uma vida melhor.

Pati Rocha 08/04/2024

Apesar de romantizar algumas partes, de quando ela estava com os macacos, é bem impressionante imaginar que isso aconteceu de verdade. Uma criança sobrevivendo a tudo isso. Surreal.

SemAria.Freire 27/02/2024

Foi uma leitura interessante. Saber tudo que essa menina passou, o medo, o abandono, a crueldade das pessoas. Enfim imagina que isso acontece e nem todas tem voz. Valeu a leitura.

Thalita287 09/12/2023

Maruja, uma salvadora ??
?- Você pode fazer isso, Rosalba. Você é dura, uma sobrevivente, você é esperta e eu acredito em você.?

danda 12/11/2023

Um drama real.Achei a leitura em alguns momentos,arrastada,mas gostei da história e continuei.Em certos momentos,consegui sentir a dor, a raiva da personagem principal.

Vladia Castro 02/09/2023

A garota sem nome (Marina Chapman)
Livro bom de ler!! Quando vc vê, já terminou!!!! Marina foi sequestrada e abandonada na selva quando tinha, mais ou menos, 4 anos. A partir daí, sua vida foi um eterno teste de sobrevivência. Na selva, foi adotada por maciços e aprendeu suas maneiras. Foi capturada e vendida p uma dona de bordel que a maltratava. Foi menina de rua, viveu na casa de mafiosos e em um convento. Sempre sendo invisível e querer ser vista e acolhida realmente. Ao conhecer Maruja é que sua vida começa a mudar. História real.

Nelson 24/02/2023

Resenha
Esse é um livro bem diferente de todos que eu já havia lido, tem uma história bem interessante, vale a pena a leitura.

skuser02844 30/12/2022

Que história!!
Ler histórias reais tem sido uma experiência incrível pra mim este ano. Este aqui ganhou meu coração. Eu amo os animais e lendo este livro ficou claro o quanto os animais podem nos mostrar o amor verdadeiro enquanto alguns seres humanos ( se é que devem ser assim chamados) podem mostrar a crueldade. A luta dessa menina não foi fácil, mas ela sobreviveu pra contar a história, e fiquei na expectativa pra saber da vida dela depois de encontrar uma nova família.

Andréa 21/09/2022

Incrível
Não dei nada quando vi a capa desse livro, mas a história é comovente, humana, de uma sensibilidade tocante. Recomendo muito essa leitura

Annalisa 07/09/2022

A Garota sem nome

É complicado fazer uma resenha ou dar um opinião quando lemos um livro real, que conta a história verdadeira da vida de alguém, pois se eu "não gostar" da história não podemos culpar o autor por problemas de imaginação, cara, aquilo é real, como falar que a não gostei da vida de alguém? haha

Graças a Deus que não é a situação desse livro! A história é lindamente contada com uma delicadeza e refino que vi em apenas poucos livros. Como contar uma história de uma criança raptada aos 4 ou 5 anos e que passou boa parte dessa pequena infância sozinha, na selva sendo criada e cuidada por uma família de macacos? É simplesmente inacreditável as situações e momentos contados no livro, são histórias e sensações narradas pelos olhos de uma criança que se quer lembrava qual era seu próprio nome, mas que ao observar o mundo ai seu redor, aprendeu a sobreviver, e também a viver!

O livro é narrado em primeira pessoa pela própria Marina, e dividido em duas partes: A primeira sendo sua adaptação e seu convívio na selva com sua família de macacos e de como ela utilizou sua pequena inteligência infantil para comer, se comunicar e viver ali com eles. E na verdade, essa foi a melhor e mais feliz parte de sua infância, no começo foi difícil, assustador e solitário, mas a partir do momento em que os macacos a aceitaram como igual, ela passou a se sentir amada, cuidada e protegida por eles. Aprendeu seus hábitos e costumes, aprendeu a se comunicar, a se socializar e amar cada um deles como membros de sua família. Marina aprendeu com uma família de macacos, tudo o que deveria ter aprendido com os humanos: amor, companheirismo, responsabilidades, empatia, ajuda ao próximo, seu lugar no mundo, e como respeitar cada ser vivente de acordo com suas diferenças e capacidades.

Já a segunda parte do livro é o momento mais difícil da Marina, é quando a partir do momento em que foi "encontrada e salva" da floresta, ela passou a adentrar a civilização humana e teve que reaprender todos os costumes dos homens, sua linguagem, gestos e intenções. E aprendeu da forma mais difícil possível sobre a maldade, ganância e falta de amor ao próximo dos humanos. Sinceramente, essa segunda adaptação de Marina foi infinitamente mais difícil do que sua vida com os macacos. Marina sofreu abusos psicológicos, foi maltratada, espancada, escravizada, morou nas ruas sozinhas, e por pouco não foi abusada sexualmente. Para Marina, os homens representavam toda a maldade do mundo, e mostraram para ela apenas tristeza, dor e corrupção. Mas apesar de tudo, nunca perdeu a fé e a esperança de que ele poderia ser mais, de que queria mais para sua vida, que queria voltar a ter uma família, fazer parte de algo, amar e ser amada. E foi essa sensação e vontade que a manteve viva e lutando sozinha por si própria. Marina tinha todas as desculpas possíveis para afirmar que "as condições fazem a pessoa", e ela provou que isso não era verdade.

Eu não esperava nada desse livro e ele entregou tudo, uma p*ta história de amor, perseverança e superação, recomendo a leitura!

"Para aquelas crianças - para todas as crianças que foram afetadas pela ganância de outras pessoas, como foi o caso dela -, mamãe é a prova viva que as circunstâncias não devem significar o fim da história de qualquer pessoa. Na verdade, foi sua criação que a transformou na mulher forte, agradecida, amorosa, generosa, altruísta, positiva e, é claro, selvagem e não convencional que ela é hoje.
Enquanto crescíamos, mamãe nunca nos deixou ficar chateadas por muito tempo. Em vez disso, ela nos inspirava, dizendo alguma coisa como "Componha-se, erga os ombros, invente algo com o que você já tem, seja grata pela pequenas coisas, e siga adiante".
Mamãe dá valor a todas as coisas - ao fôlego em nossos pulmões, a um novo dia, e à maior alegria da sua vida: ser mãe, avó, esposa e amiga. Deixem, portanto, que eu lhes apresente uma mulher extraordinária com uma história extraordinária para contar. Marina - minha mãe e minha heroína. - Página 14, relato de Vanessa James, filha de Marina.

Kelly.Christinne 04/09/2022

Surpreendente.
Aquele livro que me fez sair fora da caixinha.
Eu não esperava gostar, pois a leitura é mto diferente das que eu leio. Te faz questionar sobre como uma criança poderá ser criada por macacos? Como será sua adaptação aos costumes da sociedade e como a sociedade a enxergará? Uma leitura mto leve e prazerosa.

Marília 21/07/2022

Gostei dessa história. E cheia de reviravoltas. Mas a personagem nunca desistiu do seu sonho de encontrar uma família.

Joyce 15/05/2022

Impossível não se chocar com essa leitura, saber que é uma história real e que crianças passavam e acredito que algumas ainda passem coisas terríveis neste mundo!
Percebemos também que em nosso caminho sempre encontramos pessoas boas e ruins e não temos como saber da índole de tais...

Bel 15/05/2022

É uma história com grande potencial baseada em fatos reais, porém para mim foi uma leitura arrastada e que demorou para acabar, infelizmente. Por algum motivo não me ganhou, mas tem partes da narrativa muito interessantes e que nos fazem refletir sobre a vida de Gloria, Pony Malta ou, se preferir, Rosalba.