Meia hora para mudar a minha vida

Meia hora para mudar a minha vida Alice Vieira
Alice Vieira

Resenhas - Meia hora para mudar a minha vida

Bruno Araújo 20/03/2023

VEM, VAMBORA...
| Sou imensamente grato pela minha professora de teoria literária da UnB Lúcia Helena ter me apresentado a este tesouro da literatura infantojuvenil portuguesa que é a Alice Vieira!

Nascida em 1943 em Lisboa, Vieira começou sua carreira como jornalista em 1969 trabalhando para diversos periódicos, incluindo o jornal "Diário de Lisboa" e a revista "Activa". Em 1979, publicou seu primeiro livro infantil, intitulado "Rosa, Minha Irmã Rosa", que se tornou um enorme sucesso em Portugal e no exterior. Desde então, Alice Vieira publicou mais de 80 livros, incluindo romances, contos e poesia, tendo sido premiada diversas vezes por suas obras. É uma das autoras mais lidas e reconhecidas em Portugal, com uma escrita emotiva e envolvente que aborda temas como a infância, a adolescência e a memória.

Inspirado em uma canção da Adriana Calcanhoto, "Meia hora para mudar a minha vida", a obra que deixo como indicação para vocês hoje, é um divisor de águas para mim. Incrivelmente sensível, o livro narra a história de uma garota que praticamente nasce e vive em uma companhia de teatro apaixonada por Gil Vicente com a mãe enquanto lida com os flagelos da morte, do abandono e da incompatibilidade com a família biológica. A nossa protagonista, inserida nesses traumas familiares, questiona os laços de sangue ditos eternos e constrói a sua identidade perante aos seus anseios íntimos, trazendo soluções necessárias tanto para ela quanto para quem lê (desde a criança até o adulto). É uma leitura que recomendo muitíssimo, e o conselho que deixo para a leitura é que os lencinhos estejam a postos para eventuais lágrimas que cairão no processo.

NOTA: ?????

SIGA O MEU PERFIL PARA MAIS CONTEÚDOS LITERÁRIOS: instagram.com/mrandmrjones

Léa Diógenes 20/06/2022

????
Meia hora para mudar a minha vida, narra a história da menina Branca que literalmente nasceu no palco de um teatro e que passou os primeiros dez anos vivendo com a mãe, em uma espécie de pensão, que em alguns dias na semana se torna um teatro.

A história é narrada sob a perspectiva da menina, com sua linguagem infantil conhecemos o seu dia-a-dia e o dia-a-dia desse grupo de teatro com os seus desafios e suas glórias.

No entanto, apesar do mundo quase lúdico da menina, ela acaba atraindo os olhares de duas mulheres, assistentes sociais do bairro que condenam o lugar onde vive e fazem de tudo para tirá-la daquele ambiente.

Inicialmente tive dificuldade para compreender o enredo, a forma como a autora resolveu apresentar a história ficou confuso, mas com o passar das páginas passei a compreender melhor e apreciar o estilo. Gostei de várias coisas nesse livro, mas o que mais adorei é o amor da menina pela mãe.

Apesar de ser uma história infanto-juvenil ela tem uma pegada dramática, principalmente os últimos capítulos.

Deixo claro que não é uma história com reviravolta, mas não deixa de aquecer o coração.

- A sinopse desse livro aqui no skoob é totalmente errônea, não faz jus a verdadeira história que está escritas nas páginas.