A maleta da sra. Sinclair

A maleta da sra. Sinclair Louise Walters

Resenhas - A Maleta da Sra. Sinclair

1 | 2 | 3 | 4 | 5

lays.azevedo.94 10/11/2020

Um livro doce e suave, mostrando que alguns sonhos podem ser reais, mesmo que improváveis e que mesmo com todas as voltas que a vida dá, o amor.pode acontecer!

Lu Oliveira 19/10/2020

Faltou emoção
Se você já se deparou com um romance que alterna passado e presente, deve saber que o 97% das vezes o grande segredo é - Alerta de Spoiler- filhos fora do casamento, rsrs.

Então, o diferencial acaba sendo a maneira como a história é contada.

Em A Maleta da Sra Sinclair, Roberta encontra uma carta que remete a uma versão diferente sobre o passado de Dorothea, sua avó, durante a 2ª Guerra Mundial.

Não raro, em livros como este, eu me apego mais a personagem do passado.
As dificuldades de ser mulher, ainda mais em tempos de guerra, tornam alguns dilemas do presente fáceis de serem resolvidos em comparação.

Neste livros as protagonistas tinham personalidades muito parecidas, e a autora criou experiências semelhantes, abordando questões sobre casamento, amizade, maternidade, solidão; que tiveram resoluções diferentes, conforme a época de cada uma.

O que me incomodou nesta leitura foi que ao mesmo tempo que a autora vai desvendando os acontecimentos ao leitor, ela demora muito pra conectar avó e neta, a ponto de parecer que o livro acabaria e o segredo ficaria perdido para sempre.

Historicamente, o livro nos traz um pouco sobre o Women's Land Army - Exército da terra das Mulheres, em tradução literal -, formado por mulheres treinadas para trabalhar na agricultura , substituindo os homens que foram pra guerra.

(Curiosa e coincidentemente, descobri a série Land Girls na Netflix, que aborda o mesmo tema).

Embora o livro seja bem escrito e misture muitas coisas que gosto em um romance - livros, guerra, segredos de família - demorei muito pra me conectar com a história.

Foi uma leitura rápida, pois eu queria saber o que aconteceria e a diagramação da editora é muito boa. Mas apesar da temática, achei que faltou um quê de emoção que me fizesse ter apego pelos personagens.

ritita 26/02/2016

Onde andava esta preciosidade?
Pela capa, baixei este livro. Como e porque, dentre todos os grupos/págs de leitura que assino, nunca o vi como destaque? Só ao final da leitura percebi que o coração estava batendo num compasso a menos.
Roberta, uma solitária leitora voraz de 34 anos, trabalha na livraria The Old and New na Inglaterra. Ao arrumar livros de segunda mão, percebe que dentro das histórias contadas pelos autores, existem outras histórias, através de cartas, fotos, postais, etc.
Ao receber do pai uma velha mala desgastada da avó que nunca conheceu, ela descobre um segredo sombrio, e tudo o que sabia sobre a sua família irá desmoronar. Intercalando com a narrativa de Roberta, está a de sua avó, Dorothy, uma mulher de 40 anos, sem filhos, desesperada para engravidar, mas que vive um casamento infeliz com Albert, que está em um campo de batalha na Segunda Guerra Mundial.
História pungente, agoniante – principalmente para quem é mãe, fala sobre uma mulher introspectiva, isolada, que ansiava mais que tudo na vida, ser mãe. Apesar de ainda jovem, via-se como uma velha; sua vida consistia em lavar, passar, remendar e cozinhar para duas hóspedes, mulheres ainda jovens, cuja alegria não a contagiava.
Após um encontro casual com um piloto de guerra polonês, Dorothy acredita que finalmente encontrou a felicidade, mas, ao contrário, terá que tomar uma decisão inimaginável, cujas conseqüências irão alterar para sempre a estrutura de sua família.
Grande parte da história é contada através de cartas e, o mais importante, Roberta cita quase todos os livros onde encontra alguma foto/carta/posta.
Entre o amor e a amizade – Bianca Briones
The infant´s progress
O Narciso negro

Louise Walters é inglesa e este é seu livro de estréia. UAU!!!

Amanda.Andrade 28/04/2022

Pra mim um livro bom.
Leitura fácil e fluida, rapidinho consegue ler. Nada de espetacular
Fui ler esperando um enorme segredo, mas não é nada disso.
Com um romance bem frio pra tentar enfeitar a história

guigagirl 17/01/2021

Estilo Jojo Moyes
Um romance que mistura passado e presente. Estilo Jojo com passado e presente se encontrando, uma boa distração em forma de romance.

Júlia Valente 21/01/2016

A vida camponesa durante a 2ª Guerra Mundial
"A maleta da Sra. Sinclair" é um romance leve e de leitura agradável. A trama não chega a ser um grande mistério nem conter momentos de muita surpresa, porém os personagens cativantes e o cenário da realidade cultural vivida durante a 2ª Guerra Mundial tornam o desenrolar da história interessante.
A narrativa intercala a história do passado de Dorothy Sinclair/Dorothea Pietrykowsky com a presente busca de sua neta Roberta por seu verdadeiro passado familiar a partir de uma carta.

Andrea.Oliveira 14/06/2023

Uma história onde presente e passado se fundem em uma narrativa cativante.
A busca pela verdadeira história da sua família, se inicia quando Roberta encontra uma maleta antiga de sua avó Dorothea. Narrada no presente pela Roberta, uma moça simples, sem muitos sonhos, com uma vida modesta, e no passado por Dorothea, recém casada, porém sozinha, que tem uma reviravolta na vida com a chegada de um pelotão do exército em sua pequena cidade.
Recomendo a leitura!

Priscila 03/02/2021

Morno...
...Como a personalidade das protagonistas.

Prende em alguns momentos, em dois ou três pela simples curiosidade de saber o desfecho.

Mas não recomendo...

Aicha Cruz 21/06/2021

O que não fazemos por amor?
Ainda mais quando aquilo que mais desejamos é impossível de ser alcançado?
A Maleta da Sra. Sinclair nos mostra a luta de uma mulher para sobreviver em meio a guerra, as dificuldades e principalmente aos olhos de um povo fofoqueiro.
Dorothea viveu com muitos segredos, mas mesmo sofrendo por alguns deles, foi feliz por outros.

Martinha 19/08/2020

Adorei. A história é linda e cheia de surpresas; muito bem escrita. Um belo romance.

Cris 23/12/2017

Cuide bem da maleta
Confesso que li este livro porque o título me deixou intrigada, o que poderia ter naquela maleta?
E não é que a maleta tinha um história fantástica?!
O livro é no estilo da Lucinda Riley, que mistura o passado com o futuro, e a autora faz a alternância de época de uma forma deliciosa.

Gi 28/03/2020

Gosto de romances assim
Duas histórias uma no passado e outra no presente, com segredos de família.
Um livro que fala sobre amor e maternidade, encontros , reencontros e perdão.

Mila F. @delivroemlivro_ 12/04/2016

Doce, envolvente, encantador
Mrs. Sinclairs Suitcase (A Maleta da Sra. Sinclair) publicado originalmente em 2014, é o livro de estreia d a inglesa Louise Walters e foi um verdadeiro achado para mim. Lembro que estava procurando um livro no skoob e apareceram algumas sugestões de livros similares, a primeira coisa que me chamou atenção foi essa capa linda e já fui acessando a página do livro e conferindo a sinopse. Gamei.
O livro me fez o coração ficar descompassado, não porque o enredo fosse inédito, ou mesmo fabulosamente narrado, mas é porque é um livro doce, real, fofo e me fez suspirar com tanta delicadeza. Era o tipo de livro que estava buscando ler no momento.
A Maleta da Sra. Sinclair traz a história de Roberta, uma mulher de 34 anos que vive de forma solitária e trabalha na livraria The Old and New, vale frisar que Roberta é uma leitora voraz e colecionadora de livros, ela vê nos livros não apenas as histórias que eles contam, mas a de quem escreveu, a de quem já o leu.
Nesse meio tempo seu pai leva uma velha mala que pertencia a avó de Roberta, e a partir desse 'presente' ela descobre cartas escritas para sua avó, no entanto, as cartas deixam a entender uma história completamente diferente da que Roberta conhece.
Intercalada com a narrativa no presente de Roberta, temos a narrativa no passado de Dorothy Sinclair (avó de Roberta) que com 40 anos está desesperada para engravidar, mas vive em um casamento infeliz com Albert. Após alguns abortos seu marido, também desolado pela incapacidade da esposa de engravida, vai para a Segunda Guerra Mundial.
Nesse meio tempo, de maneira bem inesperada Dorothy conhece um piloto de guerra polonês chamado Jan Pietrykowsky e sem dúvida se apaixonam a primeira vista. No entanto, estando a um passo da felicidade Dorithy terá que tomar uma decisão que mudará toda a sua vida.
Grande parte da história de Dorothy é contada através de cartas e isso dá uma dinâmica e fluidez ao livro, além do mais, as cartas me deixaram encantada.
A Maleta da Sra. Sinclair é uma história pungente, porque vemos a história de duas mulheres solitárias e introspectivas - Roberta e Dorothy - em que ambas tem que aprender a superar seus medos e lutarem por aquilo que desejam. É um livro bastante sensível, sobretudo para quem sempre sonhou em ter filhos, pois vemos a luta constante de Dorothy engravidar, pois somente sendo mãe se sentiria completa.
Tanto a história de Roberta como de Dorothy trazem muita reflexão e foram divinamente contadas e apesar de não ter um suspense, porque tudo fica bastante delineado logo nas primeiras páginas, é um livro imensamente gostoso de ler e emocionante também. Tem toda uma delicadeza e profundidade que encantam o leitor. Um livro sobre relacionamentos e segredos familiares.

site: www.delivroemlivro.com.br

Patrícia 05/11/2018

Ah, que história encantadora!

Damiris 26/12/2018

Boa leitura...
Das duas histórias, a de Dorothy chama mais atenção com certeza... não é um super livro,mas é bem escrito..eu curti..a princípio entedia um pouco, principalmente a parte da Roberta...mas eu gostei no geral..foi meio a meio..

1 | 2 | 3 | 4 | 5