O Serviço Social na Contemporaneidade

Resenhas - O Serviço Social na Contemporaneidade

Angel 03/09/2020

Conhecimento
Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação Profissional

E já saliento, que o considero um livro clássico importantíssimo para nossa formação profissional e acadêmica enquanto assistente social.

Neste livro dividido em 2 Partes a autora vai falar acerca do "Trabalho Profissional na contemporaneidade", e os desáfios que os assistentes sociais enfrentam em seu cotidiano para consolidar o Projeto Ético Político, assim como os novos tempos e mudanças no Mercado Profissional, vai tecer sobre a importância de se conhecer as multifacetas da questão social tais como são vivenciadas pelos indivíduos na sociedade, visando a compreensão do movimento da realidade social e suas mudanças com o advento da globalização e as novas formas de acumulação de capital sobre a égide do Capital financeiro.

Pontua acerca da importância de se negar atitude fatalista e messiânica não se rendendo ao imobilismo.

E já na segunda parte nos situa com contribuições acerca da formação profissional na atualidade, inclusive comentando sobre o Movimento de Reconceituação.

E falando sobre temáticas abordadas no livro que me chamaram atenção foi quando Iamamoto aborda na segunda parte acerca da importância das "Políticas de Práticas Acadêmicas falando da UFJF", e o motivo da profissão ser tão desvalorizada devido ao fato do Serviço Social ser uma profissão tradicionalmente feminina, e por isso se carregam os estereótipos que as mulheres vivenciam e carregam na sociedade.