Histeria (e-book)

Histeria (e-book) Katherine Howe

Resenhas - Histeria

Barbara.Monteiro 01/01/2024

Surpreendente
Confesso que histórias sobre "bruxas" sempre habitou o meu imaginário. Sempre me interessou, desde muito nova.

Bom, dito isto, esse livro me prendeu do início ao fim, principalmente por serem histórias que foram baseadas em fatos reais.

Achei o livro surpreendente!

Tamirez | @resenhandosonhos 12/01/2016

Histeria
Histeria trás dois pontos de vistas, o primeiro se passando no começo dos anos 1700 com o relato de Anne Hale sobre sua participação na caça ao evento histórico chamado de As Bruxas de Salem, relatando a um reverendo o que realmente aconteceu e que levou a morte de 20 pessoas no pacato vilarejo, em 1692.

Já o segundo ponto de vista acompanha Colleen, uma estudante do último ano do colegial que está em busca de uma vaga na universidade e estuda em um colégio religioso para meninas. Através dos olhos dela vamos ver os eventos misteriosos que cercam vários estudantes tendo convulsões e ficando com sequelas bizarras em uma curto espaço de tempo, todos eles no mesmo colégio que a garota, a Academia St. Joan.

Enquanto realiza um trabalho escolar sobre história que envolve estudar o caso das Bruxas de Salem é que a estudante começa a anotar algumas semelhanças entre o que aconteceu a 400 anos atrás com o que agora se passa ao seu lado, onde talvez ela possa ser a próxima vítima.

Sem explicação médica plausível, sem causas naturais e com a escola mantendo segredo sobre o que acontece ou o que se descobre a imprensa cai em cima, bem como especialistas de várias áreas se acham capazes de expor suas teorias. Enquanto isso, Colleen tenta enxergar uma conexão entre os fatos, já que a cidade onde ela vive, Denver, Massachusetts, é exatamente o local que antigamente era chamado de Salem.

O livro é baseado no evento real que ocorreu em 2012, na cidade de Le Roy, no estado de NY, quando várias meninas do ensino médio começaram a ter ataques inexplicáveis e se conecta com a história real sobre as Bruxas de Salem de 1692, bem como trás também um pouco da fantasia retratada na peça inspirada no fato histórico, de Arthur Miller.

Minha opinião
Quando a editora anunciou o lançamento exclusivo desse livro em e-book para outubro eu pensei que seria uma ótima oportunidade para casar a leitura junto com o Mês do Horror. Pra quem acompanha o blog, sabe que eu muito pouco resenho livros do gênero terror por aqui e a verdade é que eu morro de medo dessas leituras e fujo delas sempre que possível. Mas isso é uma barreira que quero vencer. Minha cabeça viaja, e por morar sozinha, fico paranóica dentro de casa. ~aloka.

Mas, entrando no clima e aproveitando a deixa de que o livro era inspirado nas Bruxas de Salem, resolvi embarcar na leitura e tive uma experiência bem interessante. O começo do livro é bastante tenso, principalmente porque já o começamos em 1706 com um relato confuso de Anne Hale, que ainda não sabemos bem quem é, caso você desconheça da história ficcional. Como eu assisto ao seriado, que já tem duas temporadas, toda vez que lia os capítulos dessa personagem, conseguia visualizar bem de quem ela estava falando enquanto relatava sua vergonha para o reverendo.

Pra se entender, o que aconteceu em 1692 é que um grupo de jovens inventou estarem possuídas pelo demônio e quem as tinha levado àquilo tinham sido bruxas. Os puritanos e religiosos daquele vilarejo, chamado Salem, começaram então uma caça a essas bruxas, prendendo mais de 150 pessoas e matando 20, tudo por indicação dessas jovens. Porém a verdade é que elas estavam mentindo e foram contaminadas por o que poderia ser chamado de histeria coletiva, entregando-se então a essa farsa.

Já no conto famoso se Arthur Miller, já temos isso como uma versão oficial e alguns personagens da história real são inclusive ocultos e outros adicionados, para que a parte onde se revela que a caça as bruxas foi um erro e que elas não eram bruxas de verdade fosse deixado de fora, dando realidade e fantasia da história e, obviamente, deixando-a mais interessante.

Acompanhar os dois pontos de vista e mergulhar com Colleen por todas essas descobertas e realmente muito bacana, pois a jovem tem que buscar entre os registros históricos e a peça escrita por Miller o que é real e o que não é, e quem sabe, através dessa história que remonta um passado de mais de 300 anos, explicar o que está acontecendo agora em seu colégio.

No início há bastante suspense e conforme você não sabe o que está acontecendo direito, a tensão se instaura, porém, do meio pro fim do livro a coisa se torna mais amena e é possível até relaxar durante a leitura e aproveitar bastante o livro.

Com 392 páginas listadas no e-book, achei que a história se estendeu um pouco demais e poderia ter economizado algumas páginas, deixando o leitor mais afoito, atirando as informações sem tantas explicações ou rodeios, mesmo assim foi uma boa leitura e fiquei bastante intrigada, principalmente com o final, que deixa aberto ao leitor, para que ele tire suas próprias conclusões baseado em suas crenças.

O interessante sobre essa história é que por muitas vezes você se vê acreditando que o surto acontecendo tem a ver com bruxaria, mas a ciência vem e aponta como uma doença, dai você se pergunta: mas e a conexão? e ai novas pistas são apresentadas e o leitor começa a ponderar entre a confusão de informações para ele também tentar identificar o que está acontecendo. Então se você curte esse tipo de história e tem interesse pela Bruxas de Salem, aqui está um livro que vai te interessar :)

site: http://resenhandosonhos.com/histeria-katherine-howe/

Patlov 14/09/2020

me prendeu, mas não me satisfez
lido / Eu já estava há certo tempo na vibe de ler algo sobre ar história da bruxaria, algo que me explicasse melhor o período da inquisição, então, esse livro chegou como água pra quem tem sede.
O livro mescla duas histórias.
A primeira história tem como protagonista Collen Rowley, aluna do colégio St Joan Academy em Danvers, Massachussetts. Ela narra os ataques súbitos que acometem suas amigas: convulsões, dificuldade na fala, crises de tosse e queda de cabelo.
Poderia ser isso, fruto do stress de garotas que estão na expectativa de serem aceitas nas faculdades que desejam? Uma reação alérgica a uma vacina?
A segunda história tem como protagonista Ann Putnam Jr, uma garota de 10 anos que vivencia junto com suas amigas, ataques de forças sobrenaturais, feitiçaria.
Essa segunda história é datada de 1692.
São trechos da famosa história dos julgamentos das Bruxas de Salém. ??????
A Vila de Salém hoje é chamada de Danvers... e as coincidências não param por aí.
O livro me prendeu, mas não me satisfez.
Não me surpreendeu, mas me deu um pequeno gostinho do conteúdo que eu procurava.
Esse é o conteúdo do livro Histeria, escrito por Katherine Howe e lido por mim em 12/09/2020.

Livros Encantos 09/11/2015

Histéria
Os capítlos são narrados em dois períodos diferentes em 1706 conta a história de Ann, uma menina normal, com amigas como Betty e Abby, suas amigas começam a ficar com manchas no corpo avermelhadas e gritam sobre alguém querer que elas assinem um livro. Ainn será de suma importância nessa fase, pois as meninas começam a acusar pessoas de serem bruxas, e ter pactos com o Diabo. Levando 20 pessoas a julgamento por Bruxaria. Será que as meninas dizem a verdade ou estão apenas fingido ? Você irá descobrir no final do livro.

Em 2012 vamos conhecer Colleen e suas amigas que estudam em uma escola particular, e logo alguns episódios começam a afetar algumas alunas que passam mal na escola, desmaiam, se debatem, caem os cabelos , inclusive com a mais popular da escola.

A escola tenta de todas maneiras abafar sobre o caso, mas a mídia não deixa cair no esquecimento.

Colleen vai fazer um trabalho sugerido por sua professora de história sobre o livro as Bruxas de Salém e seus personagens, e irá perceber muita semelhança em tudo que está acontecendo no momento.

O final foi bem condizente com todo o livro, foi calmo, os personagens seguiram com suas vidas, nossa protagonista estava esperando uma vaga em sua universidade dos sonhos.

A autora deixou no ar um dúvida sobre quem realmente é capaz de feitiçaria.

A história não fluiu muito bem para mim, faltou aquele ápice no livro, tudo foi narrado de maneira branda, o fato da escola tentar manipular pais e alunos com relação a verdade me irritou um pouco.

Os personagens são adolescentes, e para algumas cenas há aquele exagero na forma de encarar alguns problemas e situações em ambos os períodos.

A escrita da autora é muito boa, apenas não me conectei com o enredo e os personagens da maneira que esperava. Quando li que foi baseado nas Bruxas de Salém me empolguei, uma pena que o livro não atendeu minhas expectativas.

Li em e-book em cortesia da Editora, revisão e diagramação muito bem feita.

site: http://www.livrosencantos.com/2015/10/histeria-katherine-howe.html

Carolina 29/03/2017

Fraco
O que me pegou na leitura foi a sinopse na capa do livro. Fiquei o tempo todo esperando algo interessante acontecer, mas que, no entanto, não aconteceu. As meninas da escola particular St. Joan começam a sofrer de uma "doença misteriosa", mas ninguém parece relacioná-la com o que aconteceu em Salem muitos anos antes. Como foi baseado em um fato real, a autora não parece sentir-se à vontade o suficiente para escrever sobre o assunto. Resultado: a leitura tornou-se longa, enfadonha, e muitas vezes, terrivelmente confusa.
Triz 08/05/2018minha estante
undefined

Vanessa647 01/03/2018

Já conhecia Katherine Howe por outro romance histórico e comprei esse ebook há algum tempo, mas ainda não tinha lido. Ao começar, percebi que já tinha lido em inglês, com o nome Conversion.
A história é "dividida" em três períodos. Em 2012, garotas do último semestre do colegial enfrentam uma doença misteriosa, junto ao estresse das escolhas das faculdades e as cobranças quanto as notas e realizações. Lá na antiga Salem, meninas entrando na adolescência incriminam moradores da cidadezinha como bruxos, o que provoca um dos episódios mais tristes da história dos Estados Unidos. 20 anos após o enforcamento dos "bruxos de Salem", uma das implicadas confessa toda farsa a um novo reverendo, nos mostrando os bastidores das acusações.
Eu adoro essa história das bruxas, e já li alguns livros bem legais sobre isso, mas esse foi delicioso por mostrar o ponto de vista das meninas, mostrando como as coisas saem do controle facilmente.

Kinha Fonteneles 31/05/2018

Histeria é uma doença psiquiátrica, com sintomas físicos e emocionais, que podem variar de alucinações a autoflagelamentos. Reza a lenda, que se uma pessoa entrar em pânico em um ambiente fechado, como por exemplo um avião prestes a decolar ou um elevador, outras pessoas, ainda que estejam calma e tranquilas, podem ser acometidas pelos mesmo sintomas, desencadeando um surto generalizado no ambiente. Daí, a histeria coletiva.

Partindo dessa premissa, e baseando-se em fatos ocorridos na primavera de 2012, em uma escola de ensino médio em Nova York; é que a autora Katherine Howe resolveu aventurar-se pelo mundo das magias, mistérios (e afins), e escreveu com muito afinco e com muita pesquisa histórica o livro “Histeria”. Que é uma criação exclusiva em e-book.

A obra se passa em dois momentos muito distintos. Em um primeiro ato, temos a história de Ann Putnan, narrada pela própria e passada em 1706. Essa narrativa entra no livro como prelúdio, ou seja, uma primeira apresentação que já infere n’um certo desfecho, e depois, ao longo da escrita, passa a ser interlúdio, já que aparece nos “entres” da narrativa principal, como se fosse uma história paralela, mas que ao mesmo tempo é de suma importância para o entendimento do contexto.

Já os capítulos que compõem o segundo ato, são passados em 2012. E narra o último ano do ensino médio de Colleen. Uma menina altamente dedicada aos estudos e que está sofrendo a pressão da espera de respostas sobre a entrada nas universidades mais concorridas dos Estados Unidos.

Assim sendo, temos uma obra rica e compartida em duas histórias, que até podem funcionar sozinhas, mas que juntas são complementos uma da outra. Para que fique melhor o entendimento para vocês leitores, vamos segregar esta resenha em dois meandros. Um para Colleen e outro para Ann. Logo, além de plantarmos a pulguinha da curiosidade em vossas orelhas, também não deixamos de dar importância a essas meninas tão singulares e tão parecidas entre si.

Ann Putnan é filha de um membro respeitável do Vilarejo de Salem. Ela é amiga de Beth e Abby, filhas do reverendo da cidade. Ambas vivem pacatamente, como meninas normais, que tem obrigações normais – para a época – de ajudar em casa, na colheita e em outras tarefas designadas pelos adultos.

Certo dia, Beth e Abby são acometidas por surtos e por manchas vermelhas por todo o corpo. Beth é a primeira a ficar doente, levando sua irmã a um verdadeiro surto, já que esta via-se obrigada a executar todas as tarefas sozinha. Para Abby, Beth simplesmente fingia para não ter que trabalhar. Mas aí, a própria Abby fica doente também e é então que toda confusão começa.

No prelúdio encontramos uma Ann Putnam quase adulta contando ao novo reverendo da cidade tudo que aconteceu naquele fatídico inverno de 1706. Ela começa a narrativa pedindo perdão. Dizendo que sabe que errou e que não consegue mais conviver com a culpa do que fez no passado. Mas o que será que ela fez? O que temos, à priori, como fato relevante e já mencionado no livro – logo, não é um spoiler – é que 20 pessoas são condenadas à forca pela prática de bruxaria. E tudo começou com a doença misteriosa das filhas do reverendo.

Chegamos a 2012. Colleen é uma aplicada aluna do colégio St. Joan Academy. Uma escola católica, classe média alta, exclusiva para meninas, cuja diretoria ficava a cargo de uma madre superiora e de um padre. E que está localizada em Davens (atual localidade para o antigo Vilarejo de Salem).

Colleen, assim como Ann também tem suas melhores amigas. Emma, Deena e Anjali. Apesar da amizade sincera, elas são completamente diferentes entre si. E na obra fica bem claro a personalidade de cada uma. Mesmo assim elas são o que “elas” têm de melhor. E se apoiam incondicionalmente.

Todas estão no último ano do ensino colegial. A pressão pelas entrevistas das faculdades é aterrorizante, e como se não bastasse isso, elas ainda têm de lidar com uma doença completamente desconhecida, que afastou quase metade do corpo discente e colocou a escola, até então aclamada pela ótima qualidade de ensino, nas primeiras páginas dos principais jornais americanos. Será que o que aconteceu em 1706 voltava com força total?

“Arthur Miller não está interessado em Ann Putnan Júnior. Está interessado em sexo, conspiração e demônios ocultos dentro de pessoas boas. Está interessado, como muitos homens, em si mesmo”

**Resenha originalmente publicada na minha coluna na Revista Woo! Magazine (02/03/2018)

site: http://woomagazine.com.br/resenha-histeria-de-katherine-howe/

Letícia 07/04/2020

Não me prendeu muita a atenção, é legal, mas poderia ser melhor.

Le Foltran 03/08/2021

gostei do livro, da história em si. achei interessante trazer o paralelo entre as pressões sobre meninas na época das "bruxas" e as que ainda sofrem as meninas do nosso tempo. e que elas nem mudaram tanto assim.

jotapegui 01/10/2021

Mais um livro sobre as bruxas de Salém?
A história é dividida entre duas perspectivas (passado e presente) de acontecimentos semelhantes que aconteceram no mesmo lugar.

A história gira em torno de um grupo de meninas que começam a ter sintomas de uma doença misteriosa que ninguém consegue descobrir o que é.

Conforme a história vai sendo narrada você se pergunta várias vezes se as meninas estão fingindo ou se elas realmente estão doentes, e se estão doentes o que diabos elas têm?

Mas a história não foca só na doença misteriosa, ela também conta um pouco sobre a vida das personagens, seus desejos e aspirações para o futuro, seus problemas reais e etc. A personagem principal (Colleen) é quem narra tudo, por isso, as coisas são descritas sob a perspectiva dela.

Eu achei que o livro não fosse ser tão bom por ser uma premissa que já foi explorada anteriormente em vários outros livros e filmes. Mas por se tratar de uma história atual e que traz consigo elementos atuais faz tudo se tornar interessante.

É como se você pensasse "e se as bruxas de Salém tivessem acontecido nos tempos atuais?" e aí a gente tem 'Histeria'.

Super recomendo, é uma leitura leve e boa para você passar o tempo, mas também é uma leitura que traz diversos pontos a se pensar.

Ayata 10/04/2023

Simplesmente, nada.
A história parecia tão promissora...

Não tenho palavras para expressar e descrever a minha decepção.