Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

LissBella 09/03/2011

Nunca houve nada que eu quisesse tanto em toda a minha vida.
Quase desisti de ler o livro quando li algumas resenhas aqui do Skoob... ainda bem que o peguei para ler mesmo desanimada. Eu simplesmente ADOREI o livro. Gostei do estilo de narrativa, gostei da liberdade do personagem de se expressar, gostei da leveza do livro.

Em Água para Elefantes, a autora conta a história de Jacob, um homem já de 90 ou 93 anos, que vive numa casa repouso. Temos a oportunidade de conhecer a opinião dele sobre a idade e a velhice... e confesso, é no mínimo intrigante...

A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela lhe trás dores, lhe confunde a cabeça....

Jacob narra a morte prematura dos seus pais... e como um garoto reage a essa dor e perda... Caminho até o limite da cidade... Ando até o céu escurecer e a lua ficar alta. Ando até sentir dores nas pernas e bolhas nos pés. E, então paro porque estou cansado e faminto e não tenho a menor idéia de onde estou....

Descobrimos como entrou no circo e os anos que passou vivendo lá...podemos ter uma idéia de tudo que acontece nos bastidores deste mundo, em como vivem essas pessoas e como suas vidas rumam.

Confesso ter ficado muito surpresa com a narrativa principalmente nas partes em que percebemos claramente que o circo é uma ilusão... para quem vê é sonho... fantasia, mas tenho a impressão que para quem vive o circo, este é apenas mais um emprego, como todos os outros... os circenses na verdade vendem uma imagem que encanta, mas não vivem deste encantamento.

...é tudo ilusão... é o que as pessoas querem de nós. É o que elas esperam.

Um bonito livro, um lindo romance e um amor invencível.

Recomendo.
Erika Valentim 15/11/2011minha estante
eu nunca gostei de circo, para mim as pessoas sempre pareciam tristes. Uma energia carregada.

Pati 14/01/2013minha estante
Achei bacana o livro, um amor perfeito.

Tom 26/01/2013minha estante
Ainda bem que você não se deixou levar pela interpretação dos outros, como diria Ítalo Calvino não não devemos nos limitar a leitura de resumos, críticas, interpretações e sim irmos direto ao original. Quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos. Naturalmente isso ocorre se estabelecer uma relação pessoal com quem o lê.

aninha 04/02/2015minha estante
ai gente to ate com medo de ser ruim, comprei ele hoje hahaha

kamilanuns 29/07/2015minha estante
Um livro lindo, adorei mais ainda a nota da autora

Li 03/04/2019minha estante
Muito legal a sua resenha. E a sua persistência. Eu costumo nunca ler resenhas, críticas ou qualquer referência a um livro antes de pegar o original. É claro que nem sempre é possível, mas é um exercício importante para não rebaixar algo que pode me surpreender.

Dayanna 30/05/2020minha estante
Estou no começo dk livro,mas estou gostando muito

Carol.Domini 17/08/2022minha estante
Foi o livro que me fez entrar no universo da leitura, li quando tinha uns 12 anos (fazem cerca de 8 anos agora). Tenho muita vontade de reler para saber como seria a experiência e se eu ainda gostaria do livro.

Kazane 27/12/2022minha estante
Ele é perfeito!

Caroline.Rodrigues 22/08/2023minha estante
Leveza? Os maus tratos aos animais no circo e o cara sendo agressivo com a mulher, não achei a leveza

Maraysa 14/06/2010

O livro começou bom, mas depois foi ficando maçante e eu, particularmente, me incomodei com o modo como a autora se referia aos trapezistas, tendo em vista que havia lido um livro anteriormente muito bom e que fala um pouco sobre a arte do Trapézio (Salto Mortal), portanto, não consegui suportar aquele desprezo para com os artistas que fazem parecer fácil algo que coloca em risco suas vidas diariamente. =P

Fora isso, o livro já revela no início boa parte do que veremos ao longo dele. O personagem principal, como já ficamos avisados, sofreria muito durante a trama, e aquela coisa do vilão estereotipado me deixou sem estímulo para continuar a leitura. Talvez se eu desse nova chance, poderia gostar. Mas preferi passar adiante e dei de presente a uma amiga que estava muito interessada nele. ^^
Lays Calazans 21/07/2011minha estante
bom, o livro não destaca tanto assim todo mundo do circo, isso também me fez falta, porém, quando o livro começou a ficar maçante, e eu fui largando, eu pensei que deveria ter algo atras de tudo tão monótono, e ele revelou um final bem incrível, por isso acho que você deveria tentar voltar a ler, e fique claro que também a pobre da elefanta tem 2 cenas importantes, mas aparece mt pouco depois de ter o nome do livro

Bruno 22/09/2011minha estante
Apesar de respeitar sua opinião, eu não concordo. Acho que a autora não tinha a intenção de mostrar o mundo mágico do circo. O que ela queria era mostrar uma inédita história de amor, que acontece também em um lugar inédito. Nem todos os bastidores do circo são bons. E foi exatamente isso que autora escreveu.

Jesielle 05/03/2015minha estante
Não achei que ela falou com desprezo dos artistas. Não sei se li muito rápido, mas nem lembro de ter lido sobre os trapezistas em particular. Ela narrou sobre o ambiente em torno do personagem principal, e o personagem principal não sabia/conhecia as dificuldades ou situações vividas pelos artistas.

César 26/01/2019

O amor é o maior espetáculo da Terra
Água para elefantes conta a história de Jacob Jankowski, de 93 anos, que vive numa casa de repouso desde que perdeu sua esposa. Durante mais de 70 anos, Jacob guardou um grande segredo: nunca contara a ninguém sobre a época em que trabalhou no circo. Mas um dia, quando um desses circos chega à cidade, várias lembranças do passado vêm à tona e somos transportados para vários anos atrás...
Aos 23 anos, o jovem Jacob estava prestes a se formar em veterinária, quando seus pais sofrem um acidente de carro e morrem, deixando-o sozinho. Órfão e sem ter pra onde ir, em meio a maior crise financeira da história dos EUA, ele acaba pulando para dentro de um trem sem saber ao certo onde este iria parar. Acontece que era o famoso Esquadrão Voador do Circo Benzini, O Maior Espetáculo da Terra. Jacob acaba conseguindo emprego como cuidador de animais, passando por vários perrengues e humilhações diariamente. Numa dessas idas e vindas pelo circo, conhece Marlena, a mulher do dono do circo, por quem acaba se apaixonando demasiadamente. Também conhece Rosie, uma carismática elefanta que sofre punições e castigos frequentemente por não ter talento para truques, e ela e Jacob acabam se tornando grandes amigos, este sendo capaz de fazer qualquer coisa pra defendê-la dos maus tratos.
A partir daí, a história começa a se desenvolver, e posso dizer francamente, que é um dos melhores livros que já li. Não tem como não apaixonar pelos personagens, até os que aparecem menos. São tão reais que não seria de se estranhar que saltassem do livro para a vida real. Os capítulos alternam entre passado e presente, o que dá uma dinâmica bem legal. É um livro cheio de reviravoltas, com um final marcante e inesquecível. Vale ressaltar que a Sara Gruen fez uma extensa pesquisa para escrever “Água para elefantes”, e introduziu uma riqueza de detalhes na trama que só engrandece e expande nossa imaginação.
Eduardo 26/01/2019minha estante
Está nos meus "quero ler" há décadas, e há décadas eu me esqueço dele haha

César 26/01/2019minha estante
É maravilhoso, acho que desse vc ia gostar kk

Eduardo 26/01/2019minha estante
Já botei na minha wishlist infinita kkkk. Quando ler comento com você :D

Lila 21/07/2010

Para os amantes de livro, Água Para Elefantes é leitura obrigatória.

Fiquei meses e meses namorando esse livro na Siciliano, até que enfim ganhei.

Me apaixonei por Jacob, Marlena e em especial pela Rose.

O livro é maravilhoso e também é do tipo que quando acaba, dá um sentimento de pesar.

Recomendo!
Silvia 25/07/2012minha estante
Tbm amei este livro, maravilhoso ;D

Lila 26/07/2012minha estante
É, não é?! É um dos meus favoritos! Beem melhor que o filme...

Aline 03/12/2013minha estante
Não ostei do livro. Pensei que por ser um livro que fala sobre circo fosse mais emocionante. E o romance de Jacob e Marlena, muito sem graça.

@detalheseartes 23/09/2011

Não entendi o motivo de ser tão famoso...
Realmente, não entendi o motivo de tanta coisa em cima desse livro...
A História é sim interessante, mais sei lá... falta algo!
De começo,e este nome não tem nada a ver, o final então, menos ainda.
Livro comum, nada demais e nada de menos...
Aline 24/10/2013minha estante
Também não sentir nenhum 'emoção especial' neste livro. O personagens são péssimos.

Thaty 23/05/2014minha estante
Bem que você disse, nada a ver.

ary 31/03/2018minha estante
eu estou n pagina 160 e to esperando, a parte boa do livro que ate agora nao vi.

Lud 21/12/2010

Fantástico
Lindo “de doer” foi a melhor definição que eu encontrei para o Água para Elefantes.

Comecei a ler com uma expectativa gigante que, sinceramente, o livro conseguiu superar. A autora encontrou um ritmo perfeito para a história, mesclando passado e presente, e a conta com uma riqueza de detalhes tão grande (mas não a ponto de ficar enjoativo) que você consegue visualizar todo o intrigante mundo do circo e se sente dentro da história, de verdade.

O livro gira em torno de Jacob, um rapaz que abandona a faculdade de veterinária nas provas finais após perder os pais em um acidente de carro e, sem ter para onde ir, pula dentro de um trem em movimento (o do circo dos Irmãos Benzini). A partir daí, se apaixona por Marlena – a estrela do circo e esposa do intempestivo August – e por Rosie, a “estúpida e inútil” elefanta.

Sem dúvida o MELHOR livro que eu já li. Lindo, espetacular, fascinante, encantador e com um final surpreendente (não conseguiria imaginar um desfecho melhor), quando terminei o livro a minha vontade foi de começar de novo.

Enfim, vale – e MUITO – a pena ler!
Carla Buffolo Altoé 21/12/2010minha estante
Nossa Lud, depois dessa resenha é claro que eu vou ter que ler este livro!!!
Bjs

Bruna 10/05/2011minha estante
Realmente,vc gostou do livro!!! Estou mais ansiosa ainda para ler rápido, mas já com pena de acabar...

Fernanda 26/05/2014minha estante
Faço minhas as suas palavras.Esse livro é magico

Brenda 18/09/2021

Água para elefantes
Comprei o livro pelo simples fato de ser baratinho! E ele ficou na minha estante por meses até eu finalmente lê-lo. Depois de uma semana de leituras pesadas (eu tinha acabado de ler Mindhunter e Ted Bundy) peguei este livro. Lido em uma tarde.
De leitura fácil, e história envolvente. O livro explora todo o mundo circense, com um protagonista extremamente gentil e encantador. É um romance muito bom! A leitura flui com facilidade e você sequer ver o tempo passando. Acho ele marcante por ser ambientado em outra época e por nos mostrar a realidade dos circos antigamente. É uma história de extrema delicadeza, eu amei!
Byannca.VerAssimo 20/09/2021minha estante
Nossa que coincidência, mes passado li Mindhunter e tipo ainda to presa aquele livro, nem consigo ver series pesadas desde então

Brenda 21/09/2021minha estante
Li Mindhunter bem mastigadinho, fiquei mto fissurada naquele cenário que depois tbm fiquei meio que precisando dar uma evitada no assunto assassinatos em série / crimes

Byannca.VerAssimo 21/09/2021minha estante
Sim estou na mesma, até comecei a serie de Mindhunter mas so vi 3 episodios, e to vendo mais comedia esse mês, lá pro mes q vem volto com esses temas, muito pesado

Lís 17/11/2022

Essa livro foi uma mistura de emoções! Comecei a ler achando que ia largar de mão, mas na verdade me apaixonei?
Chorava em quase todos os capítulos kkkk
Dante 19/11/2022minha estante
O filme é muito bom

Dante 19/11/2022minha estante
Não acredito que já tem 11 anos esse filme

Lís 19/11/2022minha estante
Simm 11 anos ksksk
O filme realmente é bom (apesar que eu gosto tudo que robert pattinson faz então )
Porém o livro é sensacional

Cris Flessak 05/04/2011

Senhoras e Senhores... Respeitável público de leitores!
Senhoras e Senhores... Respeitável público de leitores! :-)

Se você quer um ler um livro que te transporte para um outro mundo totalmente diferente de tudo que vivemos hoje, é este! Incrível como sempre que lia o livro me sentia no mundo do circo; não do lado bonito, espetacular e mágico e sim dos bastidores que as vezes é um tanto cruel.

Apesar das fortes cenas de tortura a animais (o que me preocupa um pouco para assistir o filme), o livro é de uma sensibilidade tocante! Tudo parece tão real que é difícil pensar que se trata de uma ficção!

Personagens fascinantes, leitura fácil e narrativa ágil fez deste livro um dos meus favoritos.

Estou bastante curiosa para assistir ao filme (postei há pouco o vídeo do trailer aqui no Skoob) mas recomendo a leitura pois o filme raramente consegue transmitir tudo que é descrito pelo livro! Minha imaginação já criou todo o ambiente do trem, o espetáculo com os cavalos, o olhar de Rosie... isso não se compara!

Não citarei spoiler, mas tenho que dizer que o final do livro é emocionante e encantador! Se antes eu tinha receio de ver o filme pelas cenas dos animais, o final particularmente me convenceu! Mal posso esperar! :-)
George Facundo 11/04/2011minha estante
Nossa, com sua empolgação, e baseado em sua estante cheia de bons livros, vou confiar em vc e ler ele. Parece ser muito bom... Valew!

Sandra de Oliveira 11/04/2011minha estante
amiga, que pena que criei expectativas demais! mas de qualquer forma é um belo e bom livro, e como você disse, é sempre mais interessante lê-lo antes do filme, que aliás, vamos aguardar ansiosas para ver como tudo ficou!

DIRCE 26/04/2011minha estante
Oi Cris!
Estou invejosa: gostaria de ter sentido o mesmo que você, durante a leitura desse livro, mas infelizmente foi um doslivros que quase abandonei. Concordo com você: o final é encantador. Fiquei instigada para ver o filme. Quem sabe ele me leva fazer as pazes com o livro.
Tenha uma feliz tarde e semana.

@serrarebeca 22/02/2022

A vida é o maior espetáculo da terra.
Em 2018 iniciei a leitura, mas lá pelas 50 páginas, - me lembro de ter achado o livro extremamente chato - abandonei a leitura e deixei o livro de lado.
Despretensiosamente, coloquei o livro nas metas de 2022 e recomecei a leitura e, meu Deus do céu, como eu amei a história e a montanha-russa de emoções que a autora traz. ?
A história é narrada por Jacob com seus 90 (ou 93 anos ?), que mora em uma causa de repouso e se sente abandonado pela sua família. Durante toda a narrativa a autora mescla o Jacob do presente, lidando com sua velhice (já que seus cuidadores e filhos o consideram inválido), e o Jacob de 23 anos, estudante de veterinária que perde seu pais e tem sua vida virada de ponta a cabeça ao começar a trabalhar no Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini Brothers, o Maior Espetáculo da Terra. ?
A autora é sagaz ao apresentar um época onde os Circos eram um dos maiores entretenimentos pós-guerra, mas que, por outro lado, também eram sinônimos de maus-tratos aos animais, escassez de alimentos, condições de trabalhado precárias, privação de salários, etc. O livro é rico em detalhes e isso faz que com a história seja emocionante e, em muitos momentos, revoltante. ?
Já não é fácil ler sobre injustiça e agressão - psicológica e física - em pessoas, imagine com os animais? É de cortar o coração. ?
Intercalando com os capítulos pesados (que, cá entre nós, dão um ódio, principalmente vendo os animais sofrendo), a autora traz o bom humor e as respostas ácidas do Jacob de 90 anos, o que, traz um certo alívio durante a leitura. (tudo é uma questão de equilíbrio, né querida?) ?????
Embora Jacob tenha tido muitos percalço em sua jornada, o final apresentando pra sua história não poderia ter sido melhor. ??
O livro traz um misto de sentimentos que facilmente arrancam lágrimas do leitor (principalmente desta leitora ?). Ri, suspirei, fiquei morrendo de ódio e chorei. A leitura não poderia ter sido melhor. ???
Lau 22/02/2022minha estante
que resenha maravilhosa! me deu até vontade de ler ?

@serrarebeca 22/02/2022minha estante
Tava inspirada, lkkkkkkk. As vezes acontece ???????

Lau 22/02/2022minha estante
até coloquei na minha lista

DIRCE 26/09/2009

Reminiscências por reminiscências...
Reminiscências por reminiscências, fico com as minhas. Sim porque as reminiscências do velho Jacob são carregadas de passagens grotescas, mórbidas, lúgubres e feias. Elas nos mostram pessoas sendo jogadas para fora de trens, pessoas que se divertem com o drama de outra pessoa , enfim, reminiscências que não posso associar ao mundo circense por serem totalmente adversas as minhas. Minhas reminiscências, relativas aos circos, são repletas de vivências lúdicas. O circo, quando se instalava no meu bairro, era sinônimo de diversão garantida. O divertimento já tinha início no chamado para os espetáculos, pois íamos aos bandos atrás da “comitiva” gritando: é hoje, é hoje, é hoje... no circo ORDEP ( o nome do palhaço Pedro escrito de trás para frente). E no chamado “puleiro” então...Ríamos até não poder mais. Um outro circo do qual tenho boas lembranças é o Guaraciaba – penso que foi ele quem despertou, em mim, a paixão por teatro.
Quanto ao livro, acho que se salvou somente o final- em todo o livro, foi a única coisa boa e otimista e que me enterneceu - e foi ele,o final, que me permitiu avaliar o livro como regular, pois até então, eu o considerei ruim.
Ah! Mas a escritora se baseou em pesquisas para escrever o romance? Pois é, mas eu vivi tudo o que relatei.

Batituci 04/01/2010minha estante
Perspectivas diferentes... só isso. :)

nessacardoso 15/04/2011minha estante
O livro não faz questão de ilustrar isso como um conto de fadas. Ele é realista e mostra o que há por traz de sorrisos e espetáculos magníficos.

DIRCE 17/04/2011minha estante
Oi nessa!

Obrigada por ter fundamentado sua opinião sobre o meu comentário do "Água para Elefntes" ( não demora e estarei no Guiness pela "resenha" que mais caiu no desagrado - risos ).
Mas sabe, claro que eu não esperava encontrar um conto de fadas, mas também não esperava encontrar um mundo tão hostil, cruel e criminoso.
A bem da verdade, do livro, não me é dado recordar quase nada : penso que não procuramos preservar lembranças dos livros que não deixam sulcos na nossa alma-,e assim, não me recordo se havia nele referências sobre qualquer tipo de arte. Me recordo de pessoas que se divertiam com a aparição de uma mulher muiitoooo gorda, me recordo que havia a exploração do ser humano e, eu, devo ter sentido, durante a leitura desse livro, que ela poderia macular as lembranças que carrego do circo: de um circo pequeno que era montado em qualquer terreno abandonado e sem o menor glamour , mas que mesmo assim a arte estava presente quer fosse na figura do palhaço, quer fosse na figura da trapezista, quer fosse nos atores que encenavam uma espécie de teatro.
Mas acho que o Batituci tem razão quando disse: Perspectivas diferentes... só isso. :)

Erika Valentim 15/11/2011minha estante
Eu nunca gostei de circo quando meu pai me levava ao invés de me divertir voltava triste. Para mim sempre tive a imagem de pessoas e animais infelizes não muito diferente do livro.

Rose 27/08/2011

Este é um livro que eu estava ansiosa para ler, tirando o título que não me agradou muito e continua não me agradando, a história não me decepcionou. Conhecemos a vida de Jacob, um estudante de veterinária de 23 anos que fica órfã e de uma hora para outra, além de ficar sem os pais, também se vê sem dinheiro e sem ter para onde ir. Desesperado, ou melhor perdido sem saber o que fazer, ele cai no mundo e acaba parando em um circo, onde por 3 meses se envolve em várias aventuras que conhecemos através de Jacob só que com 93 anos. Com suas lembranças tão vivas, viajamos ao seu passado e descobrimos seus amores, seus medos e sua força, todos tão presentes que ainda hoje, mesmo sozinho em uma casa de repouso ele se permite viver novamente...
Yassue 19/11/2012minha estante
Eu quero muito ler este livro!

Nadja 15/01/2014minha estante
Adorei o filme!

Silvia 28/02/2012

Água para Elefantes/Sara Gruen
Jacob é um senhor de 93 anos que vive em uma casa de repouso, ele tem um segredo que guardou durante 70 anos, mas agora com a idade avançada percebe que com o tempo o passado torna-se irrelevante; ou seja acaba se tornando apenas boas memórias. Seu Jacob nos presenteia com uma história impressionante de si mesmo; um jovem que após perder os pais, se vê perdido e resolve embarcar num trem, sem saber que se tratava de um circo. Neste circo ele é contratado como veterinário, conhece August e sua bela e jovem esposa Marlena,onde se apaixona perdidamente. E fica impressionado e porque não apaixonado também por Rosie, uma elefanta que só vem abrilhantar as páginas desse lindo romance.
Fiquei encantada, os personagens são fortes e apaixonantes; com toda certeza irei ler o próximo livro de Sara Gruen: A casa dos macacos.
Ana 20/04/2012minha estante
Nossa! você escreve muito bem. Também gostei muito desse livro e do filme.

Aline 15/12/2013minha estante
Não senti encanto nos personagens desse livro, culpa total da autora.

Marcos 28/03/2012

Água para elefantes traz a história do triângulo amoroso de Jacob, Malena e Rosie. Jacob é um estudante de veterinária que prestes a fazer seus exames finais para sua formatura é noticiado que seus pais morreram num trágico acidente de carro e resolve sair de casa sem rumo. Ao se deparar com um trem em movimento, se joga sem saber que se trata do Circo Irmãos Benzini, o maior espetáculo da Terra. Lá ele começa a trabalhar como ajudante de tratador de animais mas, logo que sua formação é descoberta, acaba assumindo o posto de veterinário. Também no circo descobre Malena, a treinadora e dançarina do número de cavalos que logo o encanta. Porém, Malena é casada com August, chefe do departamento de animais e forte influenciador das decisões do dono do circo. Em meio a tudo isso, Jacob acaba se apaixonando por Rosie, uma elefanta recém adquirida, que logo acaba se tornando sua fiel companheira.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2012/03/resenha-agua-para-elefantes-de-sara.html
Jose Adriano 01/04/2012minha estante
o livro é muito bom,pois há muita nostalgia do mundo circense dos anos 30, com um toque romântico e personagens interessantes,mas o filme feito da obra e muito ruim pois na minha opinião foi uma adaptação muito pobre.

Marcos 01/04/2012minha estante
Oi José! Eu gostei da adaptação sim. Achei muito bem feita, com os cenários e os figurinos muito caprichados.

Fique à vontade pra discordar, acho sempre válido ouvir todas as opiniões!

Jess 12/07/2011

Filme X Livro
O filme que entrou em cartaz no dia 29 de Abril, dirigido por Francis Lawrence, que também dirigiu o Eu Sou A Lenda, é baseado no livro de mesmo título da autora Sara Gruen, o qual já ganhou diversos de prêmios como o BookBrowse, de 2007, na categoria de livro mais popular e a escolha número um do Book Sense em junho de 2006, além de nos EUA e até mesmo aqui no Brasil ter ficado diversas vezes na primeira colocação de Best Sellers.

A história é sobre o Jacob Jankowskim interpretado por Robert Pattinson, que aos 23 anos teve que enfrentar a morte dos pais no final do seu curso de veterinária, além de descobrir não ter direito a nada do que ele pensava ser dos pais. Ele não aguenta estar sem teto e sem ninguém por perto e abandona a faculdade nos exames finais.

Em sua fuga alucinada de tudo aquilo que estava acontecendo em sua vida ele encontra o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra, no qual ele é admitido como cuidador dos animais.

Durante o decorrer da história Jacob se apaixona por Marlena (Reese Witherspoon), a estrela do número de cavalos e esposa de August (Christoph Waltz), e depois por Rosie, uma elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Como na maior parte das adaptações cinematográficas, o livro possuí muitas coisas a mais e outras são modificadas no filme para atrair mais a atenção do público, o que pode deixar um pouco desgostosos os fãs do livro.

Uma coisa legal de destacar é que tanto o filme como o livro não fazem tradução do polonês que aparece em algumas frases e nos sentimos deslocados por não saber o que é falado.

Um personagem principal é completamente eliminado no filme como se ele não existisse e outro, o August, assume todas as cenas em que ele deveria aparecer e até mesmo falas. Muitas coisas não são explicadas, levando a dar uma impressão completamente diferente do livro sobre os personagens e as situações.

A escolha dos atores foi boa apesar de, aparentemente, o Pattinson nunca abandonar o seu personagem de maior sucesso da série Crepúsculo ou então seja algum estilo próprio de interpretação. Ele sempre está com a boca mexendo como se tentasse falar alguma coisa e sempre fosse impedido por outra.

Em compensação a magia de viver em um circo, remete o telespectador aos sonhos de infância e a fotografia do filme é uma coisa de tirar o fôlego com toda sua beleza. As cenas foram rodadas em diversos lugares: Los Angeles, Piru, Fillmore, na California; Chattanooga, Tennessee; Kensington e Chickamauga na Georgia. Todos esses lugares foram escolhidos muito bem para demonstrar a magia de viagens de trens e montagens de acampamento do espetáculo.

A trilha sonora do filme, produzida por James Newton Howard, é quase imperceptível em alguns momentos a não ser quando a banda espetáculo toca. A função dela durante a maior parte do filme é apenas dar mais emoção e dar ritmo as cenas, o que foi feito de modo impecável e emociona quem assiste. Já as partes com músicas que foram colocadas para dar destaque o produtor deu preferencia por músicas da época e pelo blues e nesse caso elas também complementam a trama e mostra com suas letras os sentimentos dos personagens que não são ditos, mas isso não fica perceptível para algumas pessoas por todas as músicas são em inglês.

Diferente do livro, a produção cinematográfica de Água para Elefantes não é um daqueles filmes que marca e é lembrado pelo resto da vida, devido aos diversos cortes que a história teve. Mas é um romance interessante e merece ser assistido.

Já o livro é uma história que prende até mesmo as pessoas que não gostam de romance, é uma história feita para todos os gostos nos emocionando e não deixando que desgrudemos os olhos das páginas.

www.frozenlivros.blogspot.com
Aline 12/12/2013minha estante
Este livro não me prendeu nenhum pouco. Achei a forma da autora escrever muito vazia, principalmente os personagens.

Jess 12/12/2013minha estante
É, Aline. Questão de gosto mesmo. Esse dela eu adorei, mesmo não sendo fã de romances. Agora, por exemplo, Crepúsculo é um livro que não dá para mim, fazer o quê.