Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Sah 07/07/2012

Encantador
Achei esse livro muito bom, me emocionei com Jacob relatando sua história da velhice e das dificuldades da mesma, e da sua experiencia com o circo, Marlena e Rosie, entrei a fundo nessa história como se eu estivesse ali observando tudo e cada detalhe, histórias antigas assim me fascinam também. Muito bom, recomendo.

Morenalilica 16/07/2011

Original e emocionante!
Um livro emocionante! "Água para Elefantes" conta a história de Jacob, um próspero estudante de veterinária que com a morte dos pais num acidente, se vê perdido e sem dinheiro. Andando sem rumo, mergulhado na dor, Jacob acaba encontrando o Circo dos irmãos Benzini, denominado "O maior espetáculo da Terra", onde passa a trabalhar como veterinário e tratador de animais. É lá que ele conhece pessoas (e animais!) que passam a ser sua nova família, como o anão Kinko e sua cadela Queenie, o macaco Bobo, a elefanta Rose e o grande amor de sua vida, Marlena. Tudo isso seria perfeito se não fosse o marido de Marlena, o domador de animais August, com sua dupla personalidade. A história da elefanta Rose é um capítulo a parte, cheio de muita ternura, dor, esperança e supresas! Ao lado de Jacob, ela que era considerada uma elefanta estúpida, passa a ser a estrela do espetáculo. A trama do livro é muito envolvente, li esse livro em 3 dias, tamanha era a minha vontade de saber como seria esse final. A forma de narrativa também é bem interessante, ora narrada pelo Jacob jovem, ora narrada pelo Jacob de 93 anos, internado pela família numa casa de repouso. Tudo acontece debaixo das lonas do circo e nos vagões que servem como dormitórios. Um drama apaixonante! A única queixa que tive com relação ao livro, é o grande número de palavrões que a autora usa para descrever as cenas (inclusive cenas de sexo que são narradas parte a parte) e por isso, eu não deixaria alguem com menos de 16 anos lê-lo. É um livro lindo, mas adulto, na minha opinião ;) )

Resenha postada originalmente em http://doceinsensatez.com/blog/?p=1108

Camille 05/02/2012

Água para Elefantes é o tipo de livro que realmente nos faz passar por diversas emoções em apenas pouco menos que trezentas páginas. Iniciando de forma um tanto quanto oposta ao filme, mostra Jacob enquanto ainda adolescente, estudando para as provas para tornar-se veterinário até descobrir a morte de seus pais em um acidente de carro e, devido a uma série de outros motivos, acabar por se jogar em um trem. Um trem circo. De onde poderia ter sido jogado imediatamente, entretanto foi acolhido por Carmel, um futuro amigo que – na época em que beber era proibido – dava seus jeitos para que uma bebida nunca lhe faltasse à mão.

Chamou-me a atenção o fato de Sara não ter tido a ideia de escrever um livro e então ir pesquisar sobre. O assunto a interessou tanto que a fez acabar escrevendo um livro – um dos melhores que li até hoje. Em questão de escrita, não há nada excepcional e diferente, o que – de forma estranha – cabe perfeitamente ao tipo de livro que ela se propõe a escrever e, inclusive, na medida do possível, torna-o melhor.

Personagens com características muito bem delineadas, fato notável principalmente pela história ser contada por um Jacob já idoso, de nada mais nada menos que 93 anos – mesmo crendo que a idade não tem tanta importância assim. Para ele, podia-se facilmente ter 90. Ao ver sua personalidade e pensamentos, é possível enxergar nele o mesmo Jacob com vinte e poucos anos de idade, que em meio a confusão que se tornou sua vida, entrou em um mundo completamente diferente do qual estava acostumado, mudando, para sempre, sua vida.

É também através dele que conhecemos sua futura mulher. E é a história de ambos que ele pretende contar. Claro que, como plano de fundo, há um circo. Entretanto não se pretende, com o livro, mostrar a magia que há em volta dele, nem dentro, muito menos no que ocorre por fora. Inclusive, fala-se muito na divisão 'artista' e 'operário', como se fossem de raças diferentes e que, portanto, seria impossível ocorrer qualquer tipo de mistura. Se tenta mostrar algum lado do circo, certamente é o obscuro, inventado até certa parte, como ela especifica no fim do livro, quando fala de suas inspirações para escrevê-lo.

É possivelmente por isso que o livro torna-se tão incrível. Uma história de amor, romance, na qual realmente se pode falar a frase (que, particularmente, gostei muito): "a vida é o maior espetáculo da Terra". E, de fato, é mesmo.

T. Cardoso 29/04/2011

Que livro perfeito, to emocionada com os personagens e apaixonada pela Rosie *-*. Sem dúvidas um dos melhores que já li. Explora tanta coisa, tantas crueldades, sentimentos, emoções, acontecimentos.
Não sou muto boa em fazer resenha nem nada, mas no mais achei uma história fácil de se ler, cativante e sem dúvida tem tudo na dose certa. Recomendadíssimo!

Bruno Leandro 13/07/2011

Histórias doces e histórias sofridas.
O velho senhor Jacob, que tem 90 (ou 93) anos, está já rabugento e sua memória anda um pouco esquecida. Porém os sonhos, refúgio da memória, o fazem relembrar sua vida no circo, anos atrás, quando ele era apenas um jovem estudante de veterinária que teve sua vida mudada por um desastre.
Uma história interessante, onde homens e animais desfilam por suas páginas, “Água Para Elefantes” é muito explícita em algumas passagens (o que me deixou um pouco vermelho), mas isso é facilmente contornável. Aos poucos, você começa a se interessar pelas vidas de cada uma daquelas pessoas, amando umas e odiando outras, sentindo pena de alguns pobres coitados a quem a vida deu as piores cartas. Há histórias de vida não resolvidas, o que me incomodou muito, e injustiças que me incomodaram demais. E há também a bela e inteligente Rosie, a elefanta mais carismática que já vi na vida.
Se para Jacob o interessante é falar de sua vida e amores, além de sua paixão por Marlena, para nós a história de Rosie passa a um quase primeiro plano instantâneo. As coisas que acontecem com ela e com os outros animais me deixaram arrepiado. E muitas coisas que aconteceram com humanos que foram tratados pior do que os animais, também.
Recomendo que leiam, senão pelo romance, pelos animais. Eles merecem nossa total atenção.

itsbruna 11/05/2024

Crescer me assusta..
Como pode sermos tanto um dia e no outro não sermos nada? Refleti muito com a história do Jacob, fiquei fascinada com esse mundo do circo mesmo com toda a crueldade envolvida.. As partes do presente do Jacob foram uma porrada na cara por que geralmente é assim que a velhice torna a gente: não vamos mais ser um pedaço da vida de alguém e sim uma obrigação.

Tami 23/08/2012

Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2012/07/resenha-agua-para-elefantes.html
Logo no prólogo somos apresentados ao Jacob novo, trabalhando no circo. Uma terrível confusão acontece com os animais e no meio disso ele presencia um assassinato - que acabou guardando apenas para si durante todo esse tempo. No primeiro capítulo já conhecemos Jacob velhinho, com 90 (ou 93?) anos, vivendo em um asilo. Rabugento e meio esquecido por sua família, ele não entende porque precisa ficar naquele lugar. A chegada de um circo na cidade o faz relembrar do período da sua vida em que trabalhou em um circo - e de segredos nunca revelados.

"Restaram apenas três pessoas sob o toldo vermelho e branco da espelunca: Grady, eu e o cozinheiro. Grady e eu nos sentamos a uma mesa de madeira muito antiga e gasta, cada um diante de um hambúrguer num prato de lata amassado. O cozinheiro estava atrás do balcão, raspando a grelha com uma espátula. Ele já tinha desligado a fritadeira havia algum tempo, mas o cheiro de gordura impregnava o ar." (primeiro parágrafo - prólogo)

É o primeiro livro com temática de circo que leio. E mesmo para quem conhece um pouco sobre os circos de hoje, esse livro vai além: nos apresenta a época em que os circos eram as grandes atrações, que faziam uma cidade inteira se movimentar para assistir aqueles grandes animais, acrobatas e palhaços. De certa forma, era algo com muito glamour - ao menos para quem assistia. O livro se passa na época da Grande Depressão - motivo pelo qual Jacob precisa se juntar ao circo após a morte de seus pais. Nas entrelinhas da história vemos o impacto disso nos circos - muitos acabando ou sem dinheiro para pagar seus funcionários. Tudo é contado pelo ponto de vista do próprio Jacob, e a narrativa se intercala com as memórias do circo e com o hoje, no asilo. Apesar disso, é simples de se acompanhar e em nenhum momento nos perdemos no que está sendo dito.

Jacob se junta ao circo dos Irmãos Benzini e lá conhece suas duas paixões: Marlena - esposa de August - e Rosie, a elefanta. De todos os personagens Rosie é, sem dúvida, a que mais me cativou. Conhecemos ainda o Tio Al, dono do circo, e August. É simplesmente impossível gostar de algum dos dois, são de uma frieza e maldade sem tamanho. E definitivamente prefiro o Jacob idoso - é um velho rabugento bem engraçado. Por mais que tenha boas histórias, ele novo não me chamou muita atenção. Idem para a Marlena, que poderia ser mais audaciosa, ou mais corajosa. Acho que foram dois personagens reais demais - daqueles que pensam muito antes de agir. Para livros, costumo gostar de personagens mais fortes.

"- Esse velho FDP me chamou de mentiroso. É isso que está acontecendo (...) E de velho gagá.
- Ah, eu tenho certeza de que não foi isso que o Sr. Jankowiski quis dizer - diz a garota de rosa.
- Claro que foi - afirmo. - É o que ele é. Hum... levava água para os elefantes, não é mesmo?! Vocês tem alguma ideia da quantidade de água que um elefante bebe?" (pág. 13)

Talvez por se passar apenas nesse ambiente de circo e de asilo, achei que não foi um livro com muita ação. Temos cenas memoráveis, de fazer rir ou chorar, mas também tem muitas partes onde apenas nos situamos como as coisas aconteciam nos circos. São informações interessantes, e ótimas para nos inserirem naquele ambiente, mas confesso que achei que o livro seria mais ágil.

O livro tem romance, mas não é o foco principal. Ele tem uma boa parte com Jacob no asilo, que muitas vezes nos faz refletir sobre a velhice e sobre como cuidar dos idosos. No resto, basicamente, se fala sobre o circo. Preconceitos, classes sociais, trato com animais e até mesmo alcoolismo. No final do livro temos uma nota da autora contando como pesquisou e no que se inspirou para escrever a história, e ali descobrimos que duas grandes cenas de Rosie são baseadas em fatos reais. Só não leia antes de terminar o livro, pois são cenas importantes e saber o desfecho seria um grande spoiler.

Falando nisso, essa é a grande jogada do livro: a reviravolta. Até o fim estava achando um livro bem mediano, mas o final salvou. Daqueles de fazer esquecer que o resto do livro não foi excelente. E foi por isso que gostei dele.

É um livro bonito, e deve ficar na memória por um tempo. Fiquei curiosa para ver o filme pois achei que seria melhor que o livro, mais ágil. Acabei vendo logo após terminar o livro e confesso que preferi o livro mesmo assim, acabaram trocando uma ou outra coisa que acabou com a graça - inclusive do final. Fala muito sobre o circo, então para quem quer conhecer um pouco sobre isso é interessante. Realmente ainda acho uma parte da história meio sem acontecimentos, algo muito sem nada, mas mesmo assim recomendo a leitura. Apenas não leia achando que será um livro muito rápido nos acontecimentos.

"Quando temos cinco anos, sabemos até os meses de nossa idade. Mesmo por volta dos 20 sabemos quantos anos temos. Tenho 23, dizemos, ou talvez 27. Mas quando chegamos aos 30, algo estranho começa a acontecer. A princípio é um mero sobressalto, um instante de hesitação. Quantos anos você tem? Ah, eu tenho - você começa confiante, mas depois para. Ia dizer 33, mas não é essa a sua idade. Você está com 35 anos. E isso o incomoda, pois você fica imaginando se não é o início do fim. Claro que é, mas ainda faltam décadas para você admitir isso." (pág. 9)

Recomendo: para quem quer conhecer um pouco sobre circos, gosta de drama/romance e de animais.

Paulo Almeidda 18/04/2011

Quer ler uma História Maravilhosa?
Então leia Agua Para Elefantes!
Eu resolvi ler o livro apenas por causa que ia estrear o filme e eu adoro ler livros antes dos filmes estrearem!
No final, foi uma leitura completamente agradavel! Não podia ter escolhido livro melhor para ler!
Uma história muito boa, onde você sente o que o personagem está sentindo!
Isso podendo ser tristeza, felicidade, ódio, amor, enfim... DE TUDO UM POUCO!

Leiam esse livro, não vão se arrepender

Mika 25/04/2011

Esplêndido, fascinante, fabuloso...
A última vez que me vi chorar desse jeito com um livro foi em "A Menina que Roubava Livros". O meu favorito, até agora. "Água para Elefantes" é de um envolvimento bárbaro, esplêndido. O que a autora fez foi maravilhoso, e em saber que tudo tem um fundo de verdade (como vc descobre na última página) o torna ainda mais fascinante. É surpreendente e acredito que nenhum filme vai chegar a sua magnitude, os que gostarem do filme e não lerem o livro, vão saber muito pouco o que é sentir uma bela história. Acho fabuloso quando um livro faz você se sentir dessa forma com apenas algumas palavras, entretanto essas palavras se tornam bastante significativas. Só quem entende realmente é quem as sente.

"Queria dizer o que disse, e disse o que eu queria dizer... O elefante é cem por cento fiel!"

Juliana 29/11/2012

Água para Elefantes-Sara Gruen
O enredo é simples: Um jovem sem dinheiro,pai nem mãe foge com o circo para tentar vida nova.Abandona sua faculdade de veterinária e sem noção do que fazer,embarca no circo dos Irmãos Benzini-O maior espetáculo da Terra.
A história começa com Jacob,morando em um asilo.Sua idade é de 91,93 anos,nem ele sabe ao certo.Nunca falou de seu passado,até que chega um circo perto de seu asilo e ele vai lá,querendo fugir com eles como fez quando tinha apenas 23 anos.
A partir daí se desenrola a história,através de suas memórias de quando ele pisou no circo pela primeira vez,não como espectador,mas como funcionário.
Foi lá que conheceu Marlene,a encantadora de cavalos e também mulher de August.
August,um domador de animais,com um temperamento difícil.Uma pessoa bipolar,ora é a mais dócil das criaturas,ora é de uma brutalidade implacável.
Outra personagem importante da história,é Rose.A elefante que todos consideram burra,mas na verdade tem uma inteligência quase humana.Ela é capaz de entender tudo o que você diz,de amar e ser dócil.
É um livro que vale a pena ser lido,mas não me envolvi com a história como outros livros.

Bruna 21/05/2011

Simplesmente lindo, lindo, lindo!!!

Livy 12/05/2011

Fantástico!
{ para ler a resenha completa acesse | nomundodoslivros.blogspot.com }

Água para elefantes não é apenas um livro, mas sim um livro para se ler e jamais esquecer.

Sara Gruen foi ousada. Não apenas com sua narrativa chocante e surpreendente, mas com sua originalidade e visão. Depois de terminar a leitura deste livro eu me senti totalmente diferente. O modo como vemos o mundo é tão sútil e tão infímo, que não o percebemos em sua totalidade. Nem mesmo vivemos nossas vidas plenamente. Mas foi esta sensação que tive ao ler Água para elefantes: viver plenamente. Assim como o pesonagem Jacob, que no fim das contas teve uma vida feliz e plena, e em sua visão da velhice nos mostra como damos pouco valor às coisas das quais relamente deveríamos nos importar.

Tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra.

Jacob Jankowski perdeu a noção do tempo, apenas sabe que a vida passou rápido demais. Depois de perder sua esposa e se ver separado de sua família, vivendo em um asilo, ele já não consegue ver muito do que se alegrar. Entre uma rabugice e outra, Jacob acaba recordando-se do passado e nos leva em uma viagem à sua juventude, onde conhecemos sua história e aventura. Ele é um quase-veterinário que sofre com a recente morte de seus pais, e foge sem rumo e cheio de dor. Foi assim, fugindo, que ele acabou pulando em um trem. Mas não em QUALQUER trem, e sim em um trem pertencente ao circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. A partir daí sua aventura começa.

Algo que achei muito interessante foi como o destino mexe seus pauzinhos. E não apenas o destino, mas as atitudes de todos e suas consequencias. Um detalhe curioso é que, no fim das contas, foi o circo que escolheu Jacob, e não o contrário.

Eu adorei Jacob e Marlena, ambos bons, corajosos, gentis, e extremamente apaixonados pelos animais do circo. Odiei August, Tio Al e toda a sua maldade e perversidade com todas as minha forças. Aliás, August se mostra um louco perfeito: horas gentil e bondoso, horas mal e irônico. E Tio Al é o perfeito egoísta e egocêntrico. Uma coisa que me deixou sem ar, foram as maldades cometidas contra os animais do circo: o tratamento parcial e as crueldaldes infringidas a eles. E é aí que entra Rosie, a elefanta que de estúpida não tem nada. Ela é um doce, extremamente inteligente, sorridente, e corajosa. Ela é a responsável por ótimas cenas do livro.

Ela pega e a põe no chão. Em seguida coloca o braço para fora de novo. Depois de alguns segundos de muito receio, estendo a mão. O orangotango fêmea envolve a minha mão com seus dedos compridos e depois a solta. Então se senta nas ancas e descasca a laranja.
Olho assombrado. Ela estava me agradecendo.

Não só a relação entre animais e seres humanos é intensa, como os sentimentos (desejos, tristezas e alegrias) e agruras são totalmente explorados por Sara Gruen, de forma primorosa. O que mais me chamou a atenção foi o sentimento de Jacob na velhice: o modo como está encarando a vida neste momento e tudo o que está sentindo e pelo que está passando.

A trama e seu desenvolvimento é maravilhoso, tão real e palpável, e ao mesmo tempo tão mágico que é impossível não rir, chorar, se chocar ou torcer pelos personagens e acontecimentos. A narrativa de Sara nos conduz a extremos de sentimentos: em alguns momentos você se sentirá perdido entre risadas, outras em lágrimas e sentimentos como perda, aflição e choque. E em determinado momentos se sentirá enlouquecidamente apaixonado. Não apenas pela história e personagens, mas pela vida. A visão que temos do circo e o modo como tudo funciona, o relacionamento entre os pesonagens, suas dores e perdas, e tudo o que o livro mostra nos faz crer, realmente, que a vida é o maior espetáculo da terra.

Recomendo a todos conhecer a linda história de Jacob. Pois as incríveis e trágicas descobertas de um jovem e a experiencia, coragem e determinação de um velho irão te impressionar. Recomendo!

Rotina Agridoce 11/06/2012

lindoooo
Simplesmente incrível! Amei e chorei muito, emocionate.

O livro conta a historia de Jacob Jankowski, que aos 93 anos é praticamente esquecido pelos seus filhos e vive em uma casa de repouso. Jacob tornou-se um velho razinza e jamais fala do seu passado.... até que em frente à casa de repouso, instala-se um circo.

Após a morte de seus pais, Jacob Jankowski sai desesperado e atordoado de suas provas finais e, sem saber para onde e com quem ir, acaba pulando em um vagão que estava passando, sem saber que aquele, era o vagão do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Com a ajuda de alguns trabalhadores e após limpar muitas jaulas e ser ameaçado, Jacob ocupa o cargo de Veterinário do circo, tendo assim, que trabalhar com August. August é chefe o setor de animais e casado do Marlena, a artista que se apresenta com os cavalos.

...

leia o restante em meu blog