Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Sam 04/10/2021

"É sobre como dar água para elefantes?"
Lembro-me de como eu falava com empolgação sobre esse livro para as pessoas e quando me perguntavam o nome do livro e eu dizia: "Água para elefantes" começavam a dar risada. Kkk

Carol 27/12/2012

Água para Elefantes - Sara Gruen
Gostei bastante do livro, é uma história bem envolvente, com drama, comédia, romance. Esse é um bom livro para aqueles que querem ler uma história mais leve, mais fácil de entender. A linguagem é baixa e direta, é um livro mais adulto, sem pudor, apresentando o circo , os maus tratos com os animais, um amor conturbado e a luta pela sobrevivência.
A história toda é contada por Jacob Jankowski, um senhor muito reservado ,de 90 ou 93 anos que vive em uma casa de repouso.
Tudo começa quando Jacob ,aos 23 anos , estudante de veterinária, se vê obrigado a mudar totalmente o rumo de sua vida, apos a morte de seus pais em um terrível acidente. Jacob acaba encontrando muitos amigos e inimigos no circo dos Irmãos Benzini, e acaba se apaixonando duas vezes. Primeiro, por uma mulher chamada Marlena, a estrela do número de cavalos que tem como marido o instável August, responsável pelo setor de animais. Depois pela então novidade do circo, Rosie, a elefante mais inteligente e amável do mundo.
Em Água para elefantes somos apresentados ao circo na forma mais crua, sem floreios. O que temos são artistas e trabalhadores tentando sobreviver entre uma apresentação e outra, num período bastante conturbado da história americana.

Marin 06/02/2022

"Esse é o meu lar"
Foi uma leitura super leve e tranquila, apesar de não ser totalmente meu estilo por ser um tanto quanto "antiga", claramente dá pra ver que foi escrito para adultos lerem mas não tem problema.

Considero meu "livro reserva", nunca lia ele direto, só o lia no intervalo entre acabar um livro e ter preguiça de começar outro. Levei cerca de 10 meses pra terminar.

Infelizmente não me apeguei muito a nenhum personagem exceto a Rossie, e é notável que ele se tornou um filme.

Recomendo para pessoas com mais de 20 anos, apesar de não ter nada impróprio para 18, apenas pelo estilo

Fefa 10/10/2013

Apaixonada por animais, Sara Gruen já havia lançado dois outros enredos, que se baseavam na relação entre pessoas e cavalos, quando publicou Água para elefantes, em 2006. O livro foi o primeiro título da autora publicado no Brasil e é resultado de uma vasta pesquisa sobre o universo do circo norte-americano. A composição das personagens e situações que enredam a trama é inspirada, inclusive, em anedotas e histórias reais que Sara juntou ao longo de seu estudo.

Deparamo-nos, então, com Jacob Jankowski, paciente de uma casa de repouso, que vive entre os horários dos medicamentos e os cuidados da enfermeira. Com a chegada de um circo à cidade, ele volta ao passado para nos descrever sua própria experiência com o mundo dos espetáculos. A partir daí, já entendemos que os capítulos se alternarão entre a narrativa do Jacob atual e do Jacob de 1931, aos 23 anos.

A história toma forma com o trágico acidente que leva seus pais à morte. Órfão e sem herança, ele foge num ato desesperado de deixar a dor para trás e abandona, assim, uma promissora carreira de veterinário, cujo diploma estava, apenas, à distância dos exames finais. Sem perspectivas sobre seu futuro, o jovem não hesita e embarca clandestinamente em um trem em movimento – o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Longe de entreter o leitor com a magia dos picadeiros ou distrai-lo com uma história de amor açucarada entre um ex-estudante de veterinária e a esposa de seu chefe, os eventos seguintes inquietam pela crueldade e frieza dos acontecimentos. Com os Estados Unidos assolados pela Grande Depressão, um dos únicos divertimentos se apoia nas excentricidades e encantos dos números circenses, mas é nos bastidores da grande tenda que as páginas se recheiam.

Em uma época que a participação de animais nos shows é oportuna e esperada pelo respeitável público, nos defrontamos com a realidade sofrível desses bichos, constantemente humilhados e torturados. Rosie que o diga! A doce e brincalhona elefanta, que, a princípio, é considerada burra, esconde uma sagacidade capaz de roubar qualquer “cena”, mesmo tendo tão pouco espaço na história.

Não só os animais, operários e artistas parecem significar um mero negócio para o diretor do circo, Tio Al, que, ao menor sinal de descompostura com suas regras, não pensa duas vezes em jogar vidas humanas para fora do trem... em movimento. Embora seja o todo poderoso do Circo Irmãos Benzini, Tio Al não acrescenta muito valor à trama, podendo ele mesmo ter sido descartado.

Já o detestável August, superintendente dos animais e marido da bela Marlena, por quem Jacob se apaixona, é uma figura complexa e por isso mesmo chama a atenção. Sua personalidade bipolar e gênio intempestivo são responsáveis por garantir o pouco da ação e suspense do livro, já que o romance protagonizado por Jacob e Marlena parece não sair do lugar. O que por um lado agrada devido à ausência de pieguice, por outro, se torna maçante.

Cabe aqui, no entanto, destacar a reviravolta da narrativa: uma vez que as tagarelices de um senhor de 93 anos deveriam figurar como pano de fundo de suas aventuras de juventude, sua condição senil acaba se tornando um ponto muito mais atraente. Através de boas doses de sarcasmo, a autora conseguiu passar de maneira natural na narração a essência masculina necessária à personagem e os conflitos internos da idade.

No fim, a sensação é de que cada acontecimento narrado, de forma isolada, tem sua carga de importância se pensarmos que muitos deles foram tirados diretamente da realidade. Contudo, todos esses episódios, juntos, não convencem como história. Quem não se importar com a falta de clímax, consegue, mesmo que obstinadamente, chegar até as últimas páginas.

site: http://www.revistalis.com.br/blog/2013/10/03/resenha-agua-para-elefantes-sara-gruen/

Simone Medeiros Leão 06/04/2022

Um lindo final feliz
Água para elefantes foi um romance bem diferente, pelo fato de se passar em um circo. Jacob é um estudante de veterinária e caí de paraquedas em um circo, ele tem um romance proibido com Marlena. O livro é um pouco monótono, mas vale a pena ler pois o final do livro é surpreendente!!!! ?

Luiza 18/04/2022

Um dos melhores livros que li. É muito impactante e me envolveu de uma forma que eu não conseguia mais parar de ler. Surreal de bom.

Andressa 03/06/2022

Leitura gostosa
Aquela leitura gostosa que deixa o coração quentinho do começo ao final. Achei interessante também que a história retratou um pouco a realidade de muitos circos por aí, onde os mais tratos são "comuns" como forma de adestramento e as condições em que os animais vivem são precárias. Me imaginei sentada ao lado do Sr Jacob e ouvindo toda a sua história de amor, dos altos e baixos e como eles viveram uma vida longa e feliz.
Recomendo demais!

Paula1735 14/09/2022

Jacob está idoso com mais de 90 anos. Morando em um asilo. E ele começa a contar história de sua vida quando era jovem estava cursando uma faculdade. Pois seus pais tinha uma voa condição financeira. Mas depois da morte de seus pais sua vida sofre uma grande mudança. Onde ele é obrigado a deixar a faculdade. E começa a procurar um emprego até que encontra um emprego no circo. Jacob vai se envolver com a esposa do dono do circo.

Helo.Ferreira 07/05/2022

Li o livro para assim que soube que estavam gravando um filme e amei, é um mergulho tbm na história dos circos norte americana

Daniel.Alcantara 11/06/2022

Uma leitura marxista
Água para Elefantes por Sara Gruen
Tradução de Anna Olga de Barros Barreto
Editora @editoraarqueiro
Título original: Water for Elephants

Quando traduzi o post de ontem aprendi uma palavra nova: reificação. Algo muito similar a objetificacão, mas dentro de uma concepção mais marxista de relações economico-sociais. O livro, dentro do que compreendi fala da forma utilitarista como os seres humanos se relacionam entre si e com outros animais.
Os animais e trabalhadores são entendidos como meras engrenagens para o funcionamento do grande circo. A classe dos artistas ainda tem alguma consideração dentro do sistema mas ainda assim dentro de um quadro de exploração onde até a morte da celebridade se torna palco para atrair o lucro.
O valor encontra-se totalmente voltado para a utilidade do ser. E quando aquele não se torna mais útil, é descartado completamente. O cavalo que não pode mais trabalhar serve de comida para as feras. O trabalhador que incomoda ao cobrar seu salário é atirado para fora do trem. Até aquele que consegue chegar a velhice, torna-se inconveniente pela sua inutilidade e já é encostado em um lar para idosos.
Mesmo aqueles que conservam ainda sua lucidez e tem histórias para contar, só tem valor por suas lembranças e pelas histórias que tem para contar.
Este livro é lindo, tinha visto o filme que foca mais na questão do romance entre o veterinário e a artista. No livro esta é uma questão que fica em segundo ou terceiro plano. Lindo demais. Obrigado @christiane.alcantara pela dica de novo.
Somos mais que peças de uma engrenagem. Somos mais que o que produzimos. Somos mais que um pedaço de carne. Somos uma reação química impressionante e rara dentro deste universo incrível.

Maria 17/03/2020

Romance gostoso de ler.
Um romance apaixonante com personagens cativantes e um enredo incrível, água para elefantes conta a historia de Jacob, um jovem que perde os pais em um trágico acidente e, sem rumo na vida, acaba abandonando a faculdade na semana de suas provas finais e pula em um trem em movimento, que depois descobre ser um circo - Circo dos Irmãos Benzini ? O maior espetáculo da terra ? - onde ele se apaixona duas vezes, primeiro por Marlena, a esposa do amigável, porém perigoso diretor dos animais, e depois por Rosie, uma elefanta tachada como burra que deveria ser a salvação do circo. Uma história linda de se ler.

Lís 17/11/2022

Essa livro foi uma mistura de emoções! Comecei a ler achando que ia largar de mão, mas na verdade me apaixonei?
Chorava em quase todos os capítulos kkkk
Dante 19/11/2022minha estante
O filme é muito bom

Dante 19/11/2022minha estante
Não acredito que já tem 11 anos esse filme

Lís 19/11/2022minha estante
Simm 11 anos ksksk
O filme realmente é bom (apesar que eu gosto tudo que robert pattinson faz então )
Porém o livro é sensacional

Rodrigo Queiroz 03/04/2020

Recomendo..