Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

DIRCE 26/09/2009

Reminiscências por reminiscências...
Reminiscências por reminiscências, fico com as minhas. Sim porque as reminiscências do velho Jacob são carregadas de passagens grotescas, mórbidas, lúgubres e feias. Elas nos mostram pessoas sendo jogadas para fora de trens, pessoas que se divertem com o drama de outra pessoa , enfim, reminiscências que não posso associar ao mundo circense por serem totalmente adversas as minhas. Minhas reminiscências, relativas aos circos, são repletas de vivências lúdicas. O circo, quando se instalava no meu bairro, era sinônimo de diversão garantida. O divertimento já tinha início no chamado para os espetáculos, pois íamos aos bandos atrás da “comitiva” gritando: é hoje, é hoje, é hoje... no circo ORDEP ( o nome do palhaço Pedro escrito de trás para frente). E no chamado “puleiro” então...Ríamos até não poder mais. Um outro circo do qual tenho boas lembranças é o Guaraciaba – penso que foi ele quem despertou, em mim, a paixão por teatro.
Quanto ao livro, acho que se salvou somente o final- em todo o livro, foi a única coisa boa e otimista e que me enterneceu - e foi ele,o final, que me permitiu avaliar o livro como regular, pois até então, eu o considerei ruim.
Ah! Mas a escritora se baseou em pesquisas para escrever o romance? Pois é, mas eu vivi tudo o que relatei.

Batituci 04/01/2010minha estante
Perspectivas diferentes... só isso. :)

nessacardoso 15/04/2011minha estante
O livro não faz questão de ilustrar isso como um conto de fadas. Ele é realista e mostra o que há por traz de sorrisos e espetáculos magníficos.

DIRCE 17/04/2011minha estante
Oi nessa!

Obrigada por ter fundamentado sua opinião sobre o meu comentário do "Água para Elefntes" ( não demora e estarei no Guiness pela "resenha" que mais caiu no desagrado - risos ).
Mas sabe, claro que eu não esperava encontrar um conto de fadas, mas também não esperava encontrar um mundo tão hostil, cruel e criminoso.
A bem da verdade, do livro, não me é dado recordar quase nada : penso que não procuramos preservar lembranças dos livros que não deixam sulcos na nossa alma-,e assim, não me recordo se havia nele referências sobre qualquer tipo de arte. Me recordo de pessoas que se divertiam com a aparição de uma mulher muiitoooo gorda, me recordo que havia a exploração do ser humano e, eu, devo ter sentido, durante a leitura desse livro, que ela poderia macular as lembranças que carrego do circo: de um circo pequeno que era montado em qualquer terreno abandonado e sem o menor glamour , mas que mesmo assim a arte estava presente quer fosse na figura do palhaço, quer fosse na figura da trapezista, quer fosse nos atores que encenavam uma espécie de teatro.
Mas acho que o Batituci tem razão quando disse: Perspectivas diferentes... só isso. :)

Erika Valentim 15/11/2011minha estante
Eu nunca gostei de circo quando meu pai me levava ao invés de me divertir voltava triste. Para mim sempre tive a imagem de pessoas e animais infelizes não muito diferente do livro.

Gabriele.Fernandes 09/06/2021

Bem ok, um bom livro
É um livro muito bacana, tem uma história criativa e não está 100% focado em ser um romance, trata da adaptação do protagonista a um novo modo de vida e como ele salva uma elefanta que o salva também. Fala bastante da realidade do circo. Achei fácil de ler e envolvente, mas nada demais. Um bom livro mas nada que destaque muito.

Renata 28/05/2020

Águas para elefantes
Comecei a ler despretensiosamente, já tinha ouvido falar do livro, não assisti ao filme e não me interessei. Além de um enredo bacana a história tem um fundo psicológico inerente aos nossos muitos questionamentos como seres humanos e a temporalidade em torno do viver.

Sofia.Rocha 20/07/2021

Água para elefantes
Confesso que no início estava um pouco indecisa em relação a leitura. Mas quando comecei a leitura vi que a história era muito interessante. O livro é narrado pelo personagem principal Jacob e a oscilação que o autor fez entre o Jacob idoso e o Jacob jovem foi sensacional. É uma história que tem prende e que você fica doido pra saber o que vai acontecer, e o final é simplesmente perfeito. Água para elefantes me surpreendeu muito e vai para meus livros favoritos. Recomendo muito.

Tatiane256 16/09/2020

Água para Elefantes
A vida é o maior espetáculo da terra.

Cintinha 06/01/2022

História linda
comprei esse livro em uma ida na Lojas Americanas, confeso que comprei pela capa, mas simplesmente eu amei, história linda e cativante e um final surpreendente. Recomendo sem medo de errar.

Graceelima 13/05/2020

Inesperado
Geralmente os romances tem como personagem principal mulheres, a narrativa delas. Então ler um romance narrado por um homem é diferente.
A história é monótona em geral. Mas a história é bonita.
O final surpreendente, esperava algo triste, mas foi um final bonito, sem grandes pretensões.
Um romance leve e reflexivo.
Interessante pensar em como será quando estivermos mais velhos e relembrar nosso passado, nossa história.
Não podemos deixar de comentar dos animais, eles que deixam essa história mais interessante e nos faz repensar de como esses seres incríveis são tão indefesos, mas que tem uma capacidade de inteligência admirável.

*Rô Bernas 22/04/2011

A Nota da Autora vale pelo livro todo!
Peguei este livro pra ler pois o filme será lançado agora em abril e eu precisava ler antes da estréia. A história em si é bonita, mas não gostei da narrativa, achei cansativa e não me motivou...demorei mais que o esperado para acabar a leitura. Um destaque ao final....este foi surpreendente!!!

Ao terminar o livro me deparo com a "Nota da Autora" contando como teve a idéia de fazer o livro e como fez o laboratório.... UAU!!! devo dizer que aquelas 2 páginas e meia me pegaram de jeito e elas por si só me emocionaram...vai entender rsss

Como leitura é uma coisa muito pessoal...leia e avalie! ^-^

Aline 18/10/2013minha estante
Não gostei do livro e culpo a autora, gosto de personagens fortes e os dela muitos vazios.

- Viih O 07/09/2020

Uma história cativante!
Olha, para ser bem sincera, quando ganhei o livro (em 2011) não fiquei muito animada em lê-lo, pois pensava que seria mais uma história de romance. Mas decidi dar uma chance, e confesso que adorei. Se trata de romance sim; e também de horrores, nojo, muita tristeza e amizades.
Para quem assistiu ao filme sabe só a metade dos horrores cometidos do circo, desconhece a história de Jacob (protagonista) na residência para idosos (na minha opinião, uma das melhores parte do livro, pois, a autora entrou com os detalhes exatos de como um idoso se sente ao ser deixado nessas casas), não conheceu o tio Al (o dono do circo) e a grande amizade que Jacob construiu com Walter e Camel.
Por isso, super recomendo o livro, a história me prendeu, me fez pensar e me cativou.

@serrarebeca 22/02/2022

A vida é o maior espetáculo da terra.
Em 2018 iniciei a leitura, mas lá pelas 50 páginas, - me lembro de ter achado o livro extremamente chato - abandonei a leitura e deixei o livro de lado.
Despretensiosamente, coloquei o livro nas metas de 2022 e recomecei a leitura e, meu Deus do céu, como eu amei a história e a montanha-russa de emoções que a autora traz. ?
A história é narrada por Jacob com seus 90 (ou 93 anos ?), que mora em uma causa de repouso e se sente abandonado pela sua família. Durante toda a narrativa a autora mescla o Jacob do presente, lidando com sua velhice (já que seus cuidadores e filhos o consideram inválido), e o Jacob de 23 anos, estudante de veterinária que perde seu pais e tem sua vida virada de ponta a cabeça ao começar a trabalhar no Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini Brothers, o Maior Espetáculo da Terra. ?
A autora é sagaz ao apresentar um época onde os Circos eram um dos maiores entretenimentos pós-guerra, mas que, por outro lado, também eram sinônimos de maus-tratos aos animais, escassez de alimentos, condições de trabalhado precárias, privação de salários, etc. O livro é rico em detalhes e isso faz que com a história seja emocionante e, em muitos momentos, revoltante. ?
Já não é fácil ler sobre injustiça e agressão - psicológica e física - em pessoas, imagine com os animais? É de cortar o coração. ?
Intercalando com os capítulos pesados (que, cá entre nós, dão um ódio, principalmente vendo os animais sofrendo), a autora traz o bom humor e as respostas ácidas do Jacob de 90 anos, o que, traz um certo alívio durante a leitura. (tudo é uma questão de equilíbrio, né querida?) ?????
Embora Jacob tenha tido muitos percalço em sua jornada, o final apresentando pra sua história não poderia ter sido melhor. ??
O livro traz um misto de sentimentos que facilmente arrancam lágrimas do leitor (principalmente desta leitora ?). Ri, suspirei, fiquei morrendo de ódio e chorei. A leitura não poderia ter sido melhor. ???
Lau 22/02/2022minha estante
que resenha maravilhosa! me deu até vontade de ler ?

@serrarebeca 22/02/2022minha estante
Tava inspirada, lkkkkkkk. As vezes acontece ???????

Lau 22/02/2022minha estante
até coloquei na minha lista

LetAmora 06/01/2021

Espetacular
A história é boa do início ao fim, não é difícil de interpretar e é de tirar o fôlego em váriooooos momentos. O romance é lindo demais e a forma em que misturam o passado e o presente, também. Gostaria de esquecer do final do livro só para poder me emocionar novamente!

Suelen.Ferreira 27/02/2022

livro muito bom! o que mais gostei foi o capítulos dividimos entre o passado e o presente do personagem principal, eu achei ele uma graça ? os demais personagens muito cativantes, é claro que teve aqueles que tive ranço e mereceu o final que receberam. ?
eu amei o fato como a autora soube retratar muito bem como é a vida de quem trabalha em um circo, e foi por isso que dei 4 estrelas, porque as cenas de como eram tratados os animais de afetou, eles são o meu ponto fraco. ?
infelizmente isso acontece e gostei dela ter falado sobre porque assim pôde concientizar o leitor.

dressa 27/05/2021

Este livro é para Topsy e Old Mom
Confesso que eu esperava um pouquinho mais. É uma história envolvente no início mas depois fica estacionada e gira em torno de acontecimentos cotidianos.

Senti falta da elefanta em si na história. Esperava que ela fosse parte da história principal e que o relacionamento dela com o Jacob e Marlena fosse ser mais abordado. E falando nisso, esperava também que o romance dos dois fosse algo parecido com uma chama que queima sem parar... isso foi mais pra um pedaço de papel pegando fogo por alguns segundos.

Alguns pontos na história me decepcionaram um pouco, mas mesmo assim não consigo odiar o livro e nem encontrar motivos para odiá-lo, visto que achei tocante, emocionante e diferente de tudo aquilo que eu já li.

O final é simples mas totalmente maravilhoso e comovente. E além disso, a nota da autora na última página me fez derrubar mais lágrimas do que o livro inteiro.

Afinal, este livro é para Topsy e Old Mom ??

a crazy rocker 16/07/2021

Sou tão apaixonada por esse casal que já li 4 vezes em pdf, já assisti mais de um milhão de vezes o filme, sem contar que a capa do livro é o meu papel se parede do celular, passo o dia todo apreciando este casal na minha tela, sem contar que eles são incríveis, nasceram um para o outro.