Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Julia1498 07/02/2023

Incrível
Uma delícia! Amei do começo ao fim, não conseguia parar de ler. Conseguia imaginar perfeitamente todos os cenários e amei a escrita da autora.

Jheny.CorrAa 05/02/2023

História maravilhosa
Foi o livro que me puxou para o universo literário. As voltas no tempo são um pouco complicadas, mas é uma história muito interessante, todo o drama que o personagem vive chega a doer na alma da gente. Foi sofrido, mas muito bom!

Jessie 04/02/2023

Romance água com açúcar
Demorei uma eternidade para finalizar o livro, só não sei dizer se é por não estar mais tão a fim de romance ou se de fato é por ser uma história monótona.
Apesar de ser um romance, senti falta de um enredo que te faz querer saber mais dos personagens ou o que irá acontecer ao final, por ter muitas coisas rolando na história, contudo, este livro segue uma só problemática: o cara perdeu a família e acabou parando em um circo que faz viagens de trem para se apresentar de cidade em cidade e aí se desenrola em como funciona o circo e no final como o protagonista "descobriu" o seu amor.

Guria dos livros 30/01/2023

Já li melhores
Não me fisgou, comecei a gostar da história apenas no meio do livro, quando a emoção e agitação finalmente tomaram conta.
Infelizmente o fim foi rápido e me pareceu improvisado. Porém, o amor, amizade, esperança e a luta dos personagens é linda e vale a pena ler.
Esses sentimentos foram as únicas coisas que me fizeram concluir a leitura.

Lilian 30/01/2023

Um livro encantador!
Água para elefantes foi uma leitura surpreendente. Com uma montanha russa de emoções, a autora nos faz viajar em diferentes tempos e cenários, faz nossa imaginação trabalhar e nos deixa presos a trama.
A história é contada por Jacob, que com 93 anos, vive em uma casa de idosos.
Após perder sua esposa, sentindo-se só e cansado de ser tratado como um inválido, ele passa a relembrar os bons tempos de sua juventude. A narrativa mescla fatos do passado com elementos do presente, apresentando a dura realidade de Jacob, que nos encanta com seu jeito e nos comove com sua solidão e tristeza.
“A idade é um ladrão terrível.”
Por meio das lembranças de Jacob descobrimos como ele iniciou sua trajetória no circo, o exato momento em que ele se encantou com a carreira circense, quando e como ele conheceu o amor de sua vida e também, como ele sofreu em meio das dificuldades dessa profissão na época de sua juventude.
O contexto criado pela autora é uma experiência bem envolvente. Toda magia narrada no livro, os espetáculos de malabarismo, a grande lona, os animais, os refrescos e brindes, a música, cada detalhe da trama é tão rico que nos perdemos na beleza da história e sentimos vontade de vivenciar as aventuras do circo.
Por trás da magia, a autora também abordada um assunto importante que eram frequentemente presenciados nos circos, como o maltrato aos animais, a racionalização de alimento para os mesmos, a discriminação entre as classes de trabalhadores do circo, entre outros elementos.
O ápice da história se concentra na chegada de Rosie, a querida elefanta. Ela muda o rumo da obra, fortalecendo laços de amor e destruindo relações de egoísmo e dor. Esperta, carinhosa, companheira, Rosie rouba a cena, cativando todo mundo. Jacob passa a ser protetor dos animais, principalmente da doce Rosie.
Um livro encantador que nos prende de diferentes formas, seja pelo desejo de saber mais sobre o circo, seja para vivenciar as aventuras de Jacob.

site: https://www.lilianfreitas.com/

Da cruz 24/01/2023

Água para elefantes (sem spoilers)
Personagens marcantes e uma história de tirar o fôlego. Quem diria que uma mudança brusca e repentina na vida de um rapaz, faria com que em 3 meses e meio, ele se tornaria parte da história de um dos maiores circos que já existiram. Quem diria que essa mudança o levaria até os braços do seu verdadeiro amor.
Lágrimas e sorrisos.
Tensão e preocupação.
Está preparado para esse que é o ?maior espetáculo do mundo??

Luara 16/01/2023

Outro livro de um gênero que eu não tinha lido ainda , gostaria que tivesse me prendido , mais não prendeu acho que não estava tão interessada mais é um livro bom , tem uma história emocionante, eu espero lê denovo e mudar a minha visão do livro!!!

Trajano 14/01/2023

Pra quem gosta ou não de circo
A ambientação é muito interessante aqui. Os elementos do circo me prenderam muito à obra. Os animais, os artistas, o espetáculo, mas ao mesmo tempo, descreveu de forma "crua" a realidade precária dos que vivem nele.

A autora, embora sendo mulher, conseguiu escrever um protagonista homem muito bem até certo ponto, salvo algumas peculiaridades. Jacob é valente e extremamente bondoso; tem uma origem trágica no livro e se apaixona pela mulher do vilão (parece algo bem batido) mas de fato, é uma jornada que não se deixa ser cansativa, pois há sempre algo importante acontecendo e a sensação de que Jacob está sempre numa corda bamba em sua relação com sua paixão Marlena e o vilão August (que é pra mim personagem mais interessante em diversos aspectos da história) deixa uma apreensão contínua no ar. Vale mencionar a personagem da elefanta Rosie, que rouba a cena em vários momentos cômicos e tristes, e que no final é revelado um feito dela que me chocou um pouco.

Vale também mencionar que, embora o livro contenha na capa a foto do casal como um livro de romance, vejo muito mais como um drama bem pesado em alguns momentos.

Eu já havia visto o filme e há muitas coisas que se diferenciam daqui, de qualquer forma, gosto de ambos à dua maneira, embora o livro tenha algo que considerei bem interessante que é ausente no filme: o ponto de vista do velho Jacob vivendo num asilo e o abandono de sua família perante sua velhice.

Um livro bom. Um filme bom, mas não tanto. Uma história que vale a pena.

JuJoura 11/01/2023

Circos e animais
No começo achei que ia ser uma estória chata de um idoso, mas é bem legal, o jeito que a estória é contada me encantou, passado - presente. Jacob é interessante desde o começo, com um surto por causa dos pais é encantador. No começo pensei que ia ser uma romance, por causa da capa, mas vi coo um livro sobre as condições dos animais no circo e da relação dos animais com os seres humanos, desde do começo foca bem mais nisso do que em romance. Além de tratar desses circos andando de canto em canto e contrabando de álcool, que tava proibido. Gostei do final de todos os personagens, Jacob precisava daquilo.

Marcos 07/01/2023

Jacob Jankowski está na reta final de seu curso de veterinária quando surge um grande imprevisto, seus pais morrem em um acidente de carro e com isso sua vida vira de cabeça para baixo ao descobrir que o banco toma sua casa e seus bens. Condenado a seguir uma estrada sem rumo, literalmente, Jacob encontra um lago e ao fundo ouve um barulho de trem.

Disposto a abandonar tudo e entrar no trem itinerante, o jovem descobre que o trem é de um circo e logo é contratado para ser cuidador de animais. Com sua rotina de cuidador, ele conhece Marlena, a esposa de August, o responsável pelos números que utilizam animais adestrados.

O dono do circo, Tio Al, ganancioso e egoísta, tem como foco adquirir os melhores animais que os outros circos falidos possuem e estão ofertando, por isso, ter um médico veterinário por perto como Jacob, é de grande serventia para orientá-lo e zelar pelo bem estar dos animais do circo.

Ao adquirir Rosie, a velha elefante de um circo que foi a falência, tio Al impõe a Jacob a missão de adestrá-la e cuidá-la para que seu número chame o maior número de pessoas ao circo. E nesse meio termo, a proximidade entre Marlena e Jacob se intensifica crescendo algo entre os dois. Porém esse amor é proibido, pois Marlena é comprometida com August que se torna um divisor entre os dois.

Será que essa divisão feita por August fará com que a ligação dos dois mine, ou a ponte criada pela elefante Rosie será forte o suficiente para uni-los?

O livro é narrado entre o passado e o presente do jovem Jacob, mostrando grandes reflexões da vida e ensinamentos que um senhor que viveu a maior parte de sua vida em um circo pôde trazer a todos. A escrita é sensacional, o cenário é descrito com maestria envolvendo os leitores no clima de circo e diversão. Grandes ensinamentos e curiosidades sobre como é a gestão do circo é abordada no livro de maneira singela e delicada, mostrando a realidade por trás das cortinas e dos holofotes.

Por esse livro ter sido uma leitura muito agradável, não merece menos que ?????, pois foi um livro que virou favorito da estante, por tratar de muitos assuntos e por ser uma trama envolvente e mágica.

gabi¹³ 06/01/2023

Água para elefantes
O livro conta a história do Jacob um senhor de 90 ou 93 anos que conta como se juntou ao circo após a morte dos pais na juventude e se apaixonou por Marlena sua futura esposa e Rosie uma elefanta incrível

A história é MT boa só não dou 5 estrelas por que até a metade tem algumas partes q fazem os olhos sangrarem mas o final é muito bom recomendo

Fernanda631 05/01/2023

Água para Elefantes
Água para Elefantes foi escrito por Sara Gruen e foi publicado em 1 janeiro 2007.
Através da memória de Jacob, somos levados de volta ao verão de 1931, quando ele viu sua vida mudar completamente. Jacob passa de um estudante universitário prestes a se formar como veterinário e com um futuro já planejado, a condição de órfão, desprovido de herança e sem lugar para ir. Desnorteado, o rapaz foge durante os exames finais e anda sem rumo pela mata, acompanhando a linha férrea, até deparar-se com um trem em movimento no qual embarca. Para sua surpresa, ele não havia embarcado em qualquer trem, mas estava a bordo do Circo.
Jacob Jankowski é um jovem de 23 anos que era um dedicado estudante de veterinária que larga seus estudos quando recebeu a notícia do falecimento dos seus pais, em um acidente de carro, Jacob, fica desorientado e falido. Jacob, sem ter dinheiro e nem para aonde ir, resolve pegar um trem sem nem saber para aonde vai e descobre que aquele trem é de um circo. O circo "Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra". Sem ter talento circense, Jacob acaba virando veterinário, mesmo tendo abandonado a faculdade no dia da prova final.
Jacob logo passa a ser reconhecido por “ser” um veterinário e começa andar com os administradores do circo e é quando conhece Marlena. Uma artista jovem e bela, mas casada com August, o rapaz responsável por sua entrada no circo. E é assim que começa a jornada turbulenta de Jacob em salvar os animais e buscar o amor de Marlena. Trabalhando como veterinário, ele vai conhecer trabalhadores violentos, a mão dura do chefe, e uma artista encantadora. Ele é aceito para cuidar dos animais, onde é submetido a humilhações e sofrimentos constantes.
As melhores partes são quando tem o espetáculo com os animais que é muito real e do velho Jacob contando sua história. O livro é narrado pelo Jacob só que depois de velho. Ele com 93 anos em uma casa de repouso lembrando-se de seus tempos áureos. Ranzinza e já com a memória falha, ele conta como a tragédia com sua família o transformou num jovem sozinho e sem rumo, no meio da crise que abalava os EUA nos anos 30.
Me deu pena dele. E como eu disse antes, as partes dos animais me pareceram as mais reais e no final do livro eu me deparo com a nota da autora dizendo que foi inspirado em fatos.
No circo ele se depara com outros trabalhadores em situação de miséria e muitas vezes sem opção de saírem dali com vida. Seu único amigo é o anão Walter, um homem leal que não medirá esforços em ajudá-lo quando ele precisar. Seu amor por Marlena será o estopim para um conflito direto com o temeroso August.
Vários circos fecharam as portas por causa da crise financeira de 1929 – ano em que se passa a história – então Tio Al, dono do circo, resolve adquirir uma elefanta para fazer parte da trupe e que deveria ser a ultima tentativa de salvação para o circo, porém ela parece ser um animal inútil, já que aparentemente não consegue fazer nenhum truque. Com isso, Jacob e Rosie – a elefanta – criam um grande laço de amor e amizade, onde ele está disposto a tudo para defendê-la.
August é paranóico em relação à Marlena (sua mulher) e tem o humor instável. Tio Al vive em função do dinheiro e não se importa com ninguém além de si mesmo. Marlena, apesar de ser a estrela do circo, não é feliz. Os animais recebem alimentos em péssima qualidade e sofrem nas mãos de August. Os trabalhadores não recebem se o circo não lucra e trabalham como escravos. Desaparecimentos de pessoas no trem ocorrem durante o percurso de uma cidade a outra. Jacob está apaixonado por Marlena e Rosie, uma elefanta que é muito inteligente, apesar de se fazer de burra para algumas pessoas.
A elefanta que inspira o título aparece do meio para o final. Chama-se Rosie e é uma graça de animal, e talvez por isso sofra tanto nas mãos de August. Ela será um elo forte na relação entre Marlena e Jacob, aproximando-os e dando força para que eles enfrentem os perigos que rodeiam o circo. Ainda assim, achei a narrativa um pouco fraca em termos dramáticos.
Jacob se vê arrebatado pelas lembranças quando um circo chega à cidade. A história de sua vida, que foi sempre guardada a sete chaves, parece exigir ser contada. A partir daí, é inevitável que ele se recorde de como teve de abandonar o curso de veterinária quando perdeu os pais, da forma como chegou ao Circo Irmãos Benzini e, principalmente, de como se apaixonou por Marlena, a estrela do número com cavalos, e por Rosie, a elefanta que apareceu de repente no circo. Ao fim deste fascinante livro percebi que, assim como sua capa destaca, ‘a vida é o maior espetáculo da Terra’.
Em Água para Elefantes o único ponto que prende é a vilania de August, o cuidador de animais cínico, cruel e mau caráter, casado com Marlena, a artista do número com os cavalos e a donzela a ser resgatada pelo herói Jacob. Mas esses dois formam um casal tão seco e sem vida que penso ser August um antagonista bom até demais.
Os capítulos no tempo presente não servem para outra coisa senão mostrar que Jacob se tornou um velho sozinho que espera ansiosamente pela ida ao circo no fim de semana. Digo, achei um desperdício não esticar mais a narrativa do seu romance com Marlena em vez de expor a rotina de alguém numa casa de repouso discutindo com os colegas e as enfermeiras.
Sara Gruen nos leva ao maravilhoso e assustador mundo do circo. Um lugar onde adultos e crianças buscam alegria e diversão, mas que esconde em seus bastidores as duras histórias de vida daqueles responsáveis por manter a magia do picadeiro. Do trabalho extenuante de montagem das tendas à hierarquia que separa os trabalhadores, artistas e chefes e a consequente distribuição desigual de privilégios, somos apresentados a um mundo completamente diferente daquilo que o público vê.
O Circo dos Irmãos Benzini é um espetáculo que sobrevive sob suas próprias leis. Trabalhadores braçais e animais são vítimas de exploração e maus tratos em um cenário que se agrava à medida que a situação financeira do mesmo piora, em parte pelo período da Grande Depressão Americana em que a narrativa se insere, mas principalmente pela péssima administração dos responsáveis.
Aceito graças à Universidade de renome que frequentava, Jacob se vê dividido entre o mundo dos trabalhadores e artistas, sem pertencer exatamente a nenhum dos dois. É nessa situação de incerteza que será introduzido àquelas que se tornarão os dois amores de sua vida: Marlena, a estrela do circo e casada com o desequilibrado August; e Rosie, uma elefanta comilona e aparentemente burra que Jacob treina e protege de maneira a torná-la o novo grande número do picadeiro.
No livro “Água Para Elefantes”, Sara se utiliza de uma ampla pesquisa e anedotas comuns na realidade circense para dar vida à narrativa. As crueldades infringidas aos trabalhadores, as peripécias e castigos relacionados aos animais estão em questão. Conhecida por retratar a vida animal em seus livros, a própria autora admite ter tido a intenção de demonstrar o tratamento dispensado aos elefantes durante aquele período histórico.
O resultado de tudo é uma história cativante que se utiliza de uma linguagem clara, até mesmo bruta em alguns momentos, para descrever a vida sob a grande tenda, não deixando que seja omitido um detalhe sequer. Os espetáculos na tenda principal, os que acontecem na tenda secundária, as festas glamorosas nos vagões dos artistas, as farras e bebedeiras dos empregados, bem como suas conseqüências. A narrativa tem, inclusive, um número razoável de reviravoltas que consegue manter o leitor interessado até o final.
Outro aspecto positivo é que o livro consegue abordar o romance entre Jacob e Marlena sem parecer exagerado ou mesmo extremo, contudo ainda é fraco. O desenvolvimento da relação dos dois é descrita de maneira convincente e sem muitos floreios, jamais ganhando mais espaço do que o necessário, só que sendo necessário ser mais abordado de forma mais relevante.
A parte mais emocional da narrativa, porém, são os momentos em que somos trazidos de volta a realidade e novamente nos encontramos na companhia do idoso Jacob Jankowski. Difícil não se identificar com a nostalgia com a qual ele se lembra daquele que foi o período que definiu o resto de sua vida, assim como a maneira como ele tenta desesperadamente afastar-se do rótulo lhe conferido pela idade avançada e se apegar desesperadamente aos pequenos detalhes que fazem dele simplesmente um ser humano que viveu mais do que a maioria dos outros.
Nesse romance que cativa Sara Gruen transformou não apenas o circo, mas a vida, através das lembranças de Jacob, no maior espetáculo da Terra.
O romance proibido de Jacob e Marlena ganha destaca ao longo da narrativa, mas quem realmente chama atenção é Rosie – a elefanta. Rosie é determinada, sabe distinguir entre o que é bom ou ruim, sofre, ama e, acima de tudo, é fiel. Um animal que se torna humano diante de tantas características.

Mel 28/12/2022

Eu vi esse filme por volta de 2013 aos meus 14,15 anos por aí, desde então nunca tive a vontade de fazer a leitura, até quem 2022 resolvi ir na feira do livro da cidade e comprar ele de novo, pois tinha emprestado o meu. E fala sério, que livro perfeito e refletivo eu levei dias para parar de pensar em Jacob, Marlena, Walter. Um história que te prende, e te faz querer entrar dentro da história e fazer parte dela tbm, leiam muito, vcs não vão se arrepender.

Kazane 27/12/2022

Ahhhh esse livro, sofri como uma condenada, mas é bom
Eu não sou chegada em romance pois cansativo demais, mas esse livro me marcou muito, gostei bastante da história, e o melhor é que tem filme dele!

Ana 19/12/2022

Este livro é para Topsy e Old Mom?
Simplesmente um livro incrivelmente incrível, nunca tinha ouvido falaram antes sobre ele, achei por acaso em casa e não deu muito valor, pela capa ser de filme kkkkk.
Mais no final das contas descobri ser um livro extraordinário, diferente de tudo que EU já li, uma história super envolvente e com muitas reviravoltas?
Simplesmente amei!