O Nome da Estrela (The Name of the Star)

O Nome da Estrela (The Name of the Star) Maureen Johnson

Resenhas - O Nome da Estrela

1 | 2 | 3 | 4

I Love It Group 31/08/2016

Resenhado por Tainah Magalhães
Jack, o estripador, está de volta...

“O Nome da Estrela” é um livro de Maureen Johnson e que posso dizer que me chamou atenção pela linda capa e, claro, também por se tratar de uma série de assassinatos inspirados em Jack, o Estripador. É este mistério que nos prende até o final do livro e que faz o livro ser tão empolgante!!!

Publicado aqui no Brasil pela editora Rocco, com 387 páginas, estou aguardando ansiosamente pela a continuação da trilogia “Sombras de Londres”. Isso mesmo!!! TRILOGIA!!!

O livro conta a história de Aurora Deveaux, ou Rory, como ela prefere ser chamada. Desta forma, Rory Deveaux é uma norte-americana que chega em Londres para começar uma nova vida em um colégio interno, Wexford.
E em seu primeiro dia em Londres, ocorreu o primeiro de uma série de assassinatos brutais, que parecem imitar Jack, o Estripador, ocorrido mais de um século atrás.

Estranho não?

Por conta dessa série de assassinatos, todos com a marca de Jack, a cidade ficou um caos, com turistas e jornalistas todos querendo vivenciar a história que vem do passado e que está acontecendo outra vez nos dias de hoje. A polícia, no entando, está em desespero pela falta de provas ou de testemunhas...

É aí que entra Rory...

Rory, em uma noite enquanto voltava com sua amiga pelos terrenos da escola, conseguiu ver o principal suspeito, um homem que perambulava pela escola à noite, mas o único problema é que somente ela viu. Rory é a única que consegue vê-lo e agora ela é o próximo alvo de um assassino perigoso. Logo ela vai descobrir que as sombras da cidade escondem muito mais ameaças do que todos imaginam e que ela é a única que pode vê-las.

A protagonista me encantou com seu jeito do Sul de falar e, ainda mais, com suas histórias de família “diferentes”. A família da menina não é muito normal, mas parece que todos se interessam pelas histórias... para falar a verdade, até eu fico curiosa. No início, os personagens secundários não me fascinaram muito, mas depois da entrada de Bu, Stephen e Callum a coisa mudou e espero que eles apareçam cada vez mais.

Outra coisa que gostei foi que em alguns capítulos uma terceira pessoa narra e não é pela visão de Rory, mas, sim, de personagens terciários, como a vítima do “novo Jack, o Estripador”, uma jornalista, ou pessoas que tem a ver com o caso de alguma maneira. Admito que isso me instigou ainda mais. O romance em si, entre Rory e seu amigo Jerome, não é nem um pouco fascinante, mas creio eu, que seja essa a ideia da autora. Talvez até haja um novo romance entre Rory e outro personagem bem mais legal que Jerome, no próximo livro. Eu espero!!! (rsrs)

Mesmo com algumas críticas quanto aos personagens e ao romance, que não vou definir como negativas, porque acho que a autora fez isso de propósito para depois acrescentar outros personagens mais fascinantes, eu me envolvi bastante com a história e com sua temática. Sim, pessoal, o livro vale MUITO à pena!

“Na minha cidade, Bénouville, Lousiana (a pronúncia é Bêná-VIL; 1.700 habitantes), preparar-se para um furacão geralmente envolve comprar mais cerveja, assim como gelo, para manter a cerveja gelada quando faltar a luz.”

site: https://www.iloveitgroup.com/resenhas/o-nome-da-estrela-maureen-johnson

Iris Figueiredo 23/10/2016

Deus abençoe a existência de Maureen Johnson!
Isso vai soar estranho, mas tenho uma pequena curiosidade mórbida sobre serial-killers, especialmente os casos mais famosos. Inspirada em Jack, O Estripador, Maureen Johnson criou essa deliciosa fantasia urbana contemporânea.

Rory é uma adolescente norte-americana que se muda para estudar em um internato em Londres, já que seus pais vão dar aulas em uma universidade na Inglaterra. No mesmo dia que ela chega no país, um assassinato muito similar à primeira morte atribuída a Jack, O Estripador, assusta Londres e toma conta dos jornais. Pensando que é um caso isolado e sem entender muito bem o furor da multidão por conta da história, Rory tenta levar a vida normalmente.

Só que mais uma morte acontece e então a imprensa e a polícia tem certeza: o assassino vai atacar novamente, nos mesmos moldes do estripador original, e as autoridades já imaginam o que pode acontecer. Por acaso, o internato que Rory estuda fica na parte da cidade onde Jack costumava atuar em 1888. Os alunos estão proibidos de sair à noite e a escola faz um forte esquema de segurança, já que o "Jack falso" parece escapar sempre das câmeras.

Após fugir a noite do seu alojamento com a melhor amiga para acompanhar as notícias sobre o assassinato em um outro colega de escola, Rory é a única que vê um homem que ninguém mais vê e se torna a única testemunha do estripador.

Com uma escrita divertida, Maureen Johnson nos leva a Londres e nos joga na rotina de um internato. Cercada por personagens maravilhosos, a história de Rory é a única possível onde uma nova versão dos casos de Jack o Estripador podem fazer você rir. Muito bem escrito e construído, o livro tem uma pegada meio "A Mediadora" encontra "Torchwood".

A autora vai juntando peças de um quebra-cabeça alternando entre trechos narrados por Rory e outros por um narrador-observador que vai expondo acontecimentos que podem ser importantes para a resolução do conflito.

Em alguns momentos, o livro perde um pouco o ritmo, mas Maureen logo retoma o fôlego e conclui o mistério de uma ótima maneira. Amo o humor refinado da Maureen Johnson (você precisa segui-la no Twitter JÁ) e ela provavelmente é uma das poucas escritoras que conseguiria dar o tom certo a essa história. Amei o livro!

site: http://irisfigueiredo.com.br

Jeff.Rodrigues 24/01/2017

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Tenho encarado os lançamentos de suspense/policial de novos autores ou autores que leio pela primeira vez com uma hesitação bem fora do comum para um viciado em livros. Porém, depois de algumas boas decepções nível megazord acumuladas, O Nome da Estrela veio redimir, ainda que timidamente, a força de renovação desse meu segundo gênero preferido. A obra vale o tempo desprendido, flui de forma tranquila e prazerosa, e já tem um volume 2 disponível nas livrarias.

Maurren Johnson, uma jovem autora, soube combinar perfeitamente bem os elementos históricos de uma trama real, e bem conhecida do público, com sua ficção para jovens leitores (e adultos também, ora bolas). O primeiro ponto positivo é a simplicidade criativa. Não temos nada extremamente ambicioso nessa narrativa, apenas um suspense tradicionalzão de investigação de assassinatos, e isso faz toda a diferença. O segundo ponto positivo fica pra construção dos personagens. A protagonista Rory é cativante, capaz de gerar identificação com várias leitoras, e é convincente. Não é uma adolescente criada pela mente de alguém distante da vida dessa faixa etária. Ela é bastante real em suas atitudes, medos, estripulias, dúvidas... E a galeria de personagens que a circunda se mostra à altura.

Com esses dois pontos positivos nas mãos, a autora foi ao passado buscar Jack, o Estripador, para dar inspiração ao seu suspense. As referências e descrições históricas da cidade de Londres são cirúrgicas e ajudam a criar o clima de mistério perfeito para o desenvolvimento da história. Só que quando pensamos em Jack, o Estripador, esperamos muito mais horror e sangue do que o livro nos mostra. Parece que houve uma tecla de censura durante a escrita, como se a autora tivesse pisado no freio e decidido poupar os jovens leitores de uma boa trama de horror. Péssima ideia e isso me frustrou um pouco.

O desenvolvimento do suspense, a construção das dúvidas, e as respostas a elas, são satisfatórias. Não temos o desfecho dos sonhos para um romance policial, mas uma porta aberta para que Rory e seus amigos retornem num segundo volume, talvez mais maduros para enfrentar o tipo de crime que enfrentam.

A linguagem e o estilo meio teen fazem o livro fluir rapidamente e as doses de humor são um atrativo a mais. Não é um suspense/policial para leitores que já se formaram na escola de Conan Doyle ou Agatha Christie, nem para os acostumados com um Sidney Sheldon ou um John Grisham, mas é uma excelente porta para que novos leitores descubram esse gênero.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/01/22/resenha-o-nome-da-estrela-maureen-johnson/

Kelly 15/06/2017

Não foi o que pensei que seria...mas foi bom
Quando vi na capa que Jack estava de volta, fiquei mega empolgada. Afinal uma estória sobre jack estripador nesse seculo seria incrível.Então pensei que seria uma coisa mais no estilo Coben, Petterson e uma boa pitada de Doyle, mas não. Era mais no estilo da Meg Cabot (Amooo os livros da Meg..Principalmente a serie Mediadora) O que é claro, me fez fazer varias comparações no começo.
Mas a Maureen me surpreendeu!!
O desenvolvimento é meio lento, mas quando finalmente as coisas começam a acontecer, é uma leitura gostosa e rápida.
Por isso não desistam nos primeiros capítulos!!!!!
Não tem muito desenvolvimento dos personagens, na verdade eles são bem rasos. O que espero que seja revertido nos próximos livros. Mas são bons personagens, com grandes chances de crescerem no enredo. Mas que não foram muito aproveitados.
Se a autora souber utilizar as pontas soltas no próximo livro ele será muito melhor que esse, por isso não vou desistir.
O enredo é bom, fraco, mas tem tudo para melhorar.

Isabela.Lopes 31/12/2017

Horrível!!!
O livro me decepcionou em vários aspectos. Primeiro, porque achei que o livro daria mais medo. Segundo, achei a premissa da história interessante, mas o modo como a autora desenvolveu-a foi horrível. E terceiro, o desfecho também não foi bom.
Lilly 25/01/2018minha estante
AFF estou lendo e achando uma droga.

Lilly 30/01/2018

Tedioso
Nossa não recomendo esse livro pra ninguém. Pensei que o livro era uma coisa é veio outra. Já fiquei desanima por o livro ser narrada em primeira pessoa ( nada contra com narradores em primeira pessoa ) mais quando e um adolescente narrando chego ficar com tédio. Os personagens não são bem construídos , não são cativantes , vc não consegue se envolver com a história que está sendo contada.
Tanta coisa para explorar sobre o Jack o Estripador e a autora simplesmente fez isso ( não posso contar o mistério , apesar de ser extremamente sem graça ) acho que a autora quis surpreender o leitor com algo inesperado e o tiro saiu pela culatra. Nem quando eu era adolescente ia gostar de um livro como esse.
Enfim no meu ver perda de tempo , perca de papel , gráfica e etc. Vou excluir a continuação da série no meu Kindle , pois não vou continuar com a trilogia, quero algo que me acrescente e não que subestime minha inteligência.

Lina DC 25/12/2015

"O nome da Estrela" é o primeiro livro da série Sombras de Londres, da autora Maureen Johnson. Envolta no clima Londrino, a história gira em torno de Rory Deveaux, uma adolescente que saí da Louisiana para estudar em um internato em Londres. Acontece que ao mesmo tempo em que Rory chega ao novo país, assassinatos semelhantes aos cometidos por Jack, o Estripador, vêm ocorrendo. E bem próximo ao colégio...

Rory é uma personagem interessante. Ela tem carisma e é muito inteligente, além de ter alguns pensamentos engraçados pelo caminho. Porém, ela não imagina que sua mudança para Londres traga tantas mudanças na forma como ela enxerga o mundo. Além de lidar com uma escola nova e tentar fazer novos amigos, um determinado acontecimento faz com que Rory enxergue pessoas que não estão exatamente vivas!

E uma dessas pessoas, é ninguém menos do que o imitador de Jack, o Estripador. Em meio ao sobrenatural e ao mundo dos adolescentes, a autora trouxe uma trama policial diferente e cativante.

Como capturar um fantasma? E como um fantasma é capaz de fazer mal as pessoas?

A autora inclui personagens intrigantes nessa obra como um grupo especial da polícia, onde sua função é lidar com o sobrenatural.

Em meio ao clima sombrio que o próprio cenário londrino proporciona, a trama se desenvolve ao redor de um dos assassinos lendários da história da humanidade.

Os personagens são bem construídos e cada um deles tem sua história própria. O final do primeiro livro sem dúvida desperta o interesse para a continuação.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A parte interna é repleta de detalhes que chamam a atenção e enriquecem ainda mais a obra.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Suka 29/08/2018

Cara, saber qndo vc não saber o q pensar sobre um livro? E exatamente assim q eu estou me sentido ao ler esse livro. Não é q eu não tenha gostado mas tb não adorei, nao e q a história seja ruim mas tb não é maravilhosa.
Sei lá, a história é pouca confusa mas não é de todo ruim! Confesso q fiquei sem entender o real motivo do fastama querer os terminais apesar de entender todo o plano dele megalomaníaco.
Resumindo a história me prendeu mas ao mesmo não! Realmente não sei o que fala sobre a minha leitura rs. Desconsiderem a minha resenha pq sinceramente rs

Kel Pasianotto 04/09/2018

O nome da estrela
A Norte-americana Aurora Deveaux, que prefere ser chamada de Rory, se muda da América para estudar em um colégio interno em Londres, para uma vida totalmente diferente da sua, no dia de sua mudança uma serie de assassinados são cometidos ao estilo Jack o estripador, a cidade assustada vai em busca de achar o criminoso, mas curiosamente ele não deixa rastros, pegadas ou testemunhas.

Apesar dos acontecimentos na cidade Rory continua sua vida, pois como ela acabou de se mudar há muito o que fazer, ela tenta se adequar ao colégio e fazer novos amigos, até que um dia vira testemunha do principal suspeito, ela chegou a velo no pátio do colégio, mas, não consegue entender como ela foi a única que conseguiu, até que acaba fazendo alguns amigos que explicam para ela suas novas habilidades e os fantasmas que atacam Londres. Por ter sido a única a ter visto Rory vira a próxima vítima de jack o estripador, e acaba correndo contra o tempo para não acabar como as outras.

Uma história envolvente com muito suspense, investigação, e um pouco de amor, não é uma história sanguinária, mas ela é bem gostosinha de ler, a história é mais voltada para a vida da adolescente Rory do que do criminoso, quando você começa a ler parasse que Jack o estripador voltou para assombrar a nova Londres, mas não se empolgue muito pois não se passa muito detalhes dos crimes ocorridos, como já avia dito é mais sobre Rory o que não deixa a história chata, o final é bem chocante, e dá um gostinho de quero saber o que vai acontecer adiante.

site: https://corte-de-livros.webnode.com/l/o-nome-da-estrela/

FELIPESONY 22/07/2020

Interessante
Quando comecei o livro , achei a leitura lenta, quase me desinteressei pelo livro, mas foi introduzido um fator novo na história, que acabou me prendendo até o fim, agora não sei o que esperar do próximo, mas sei que estou um pouco ancioso para começar.

Monique * 23/08/2020

Londres e a lenda do Jack, o estripador
Acompanhamos a jornada de uma garota americana, chamada Rory (Aurora), que se muda para Londres, onde ira cursar um colégio interno e se deparar com uma realidade diferente da que vivia antes. Na cidade estão ocorrendo uma onda de assassinatos semelhantes aos do Jack estripador, sendo que, Rory e seus amigos (Jazza e Jerome) começam a criar teorias e buscam informações pela internet para descobrir a verdadeira identidade do cruel criminoso, assim várias coisas acontecem ao decorrer da história e Rory se vê cada vez mais envolvida com os crimes.

Karina.Motta 28/01/2016

Aberta a temporada de Caça aos Fantasmas!
Jack Estripador, está de volta...
Sabe aquele livro que a gente compra pela capa? Foi exatamente isso o aconteceu com este livro, o primeiro, da série "Sombras de Londres".
A polícia londrina está atrás de um assassino que recria os ataques de Jack Estripador, e uma garota americana que acaba de se mudar para Londres pode ser a chave para sua captura.
Mais do que caça fantasmas, a autora também discute sobre a influência da mídia e a espetacularização da morte.
Indico a leitura para os fãs da série "Ghost Whisperer".

site: https://www.facebook.com/Sobre-Gostar-de-Ler-1595070014115939/?fref=nf

Rayssa 18/01/2021

O primeiro terço do livro foi bem parado, porém daí para frente a leitura engata e não consegui parar de ler.

Ingrid Micthell 20/01/2016

O NOME DA ESTRELA - BLOG RESENHA ATUAL
Neste primeiro volume da série Sombras de Londres nos deparamos com Aurora, ou Rory como gosta ser chamada, uma garota comum de Bénouville – Louisiana, que vai para Londres estudar em Wexford, lá ela recebe a notícia que tem um novo Jack Estripador nas ruas, toda a cidade parece só falar disso, ninguém tem pistas, ninguém o conhece até que em uma noite Rory o vê, ela é única que pode vê-lo, ela se tornou uma testemunha e agora ele quer matá-la.

“Richard ouviu um grunhido confuso perpassar o ambiente enquanto absorviam a visão dele esparramado contra o quadro, os braços abertos. Quando ele recuou alguns centímetros e tentou recuperar a compostura, viu algo escrito no quadro em grandes letras garrafais:O Nome da Estrela é o que você Teme”

O livro é narrado em 1ª pessoa por Rory, a linguagem é totalmente clara e Maureen nos fornece tantos detalhes que em vários momentos me senti dentro do livro, é possível identificar claramente os sentimentos, as emoções e as agonias da personagem e consequentemente tudo o que se passa ao redor dela. O livro é divido em 5 partes, que são respectivamente:
O Retorno- A primeira parte vai do capítulo 1 ao 9 e nela nós vemos a ida de Rory a Wexford e começamos a ter uma noção dos crimes de Jack e como foi seu primeiro ataque na cidade.
Energia Persistente- Do capitulo 10 ao 15, é narrado a expectativa e o medo de toda Londres aos próximos ataques é nessa parte do livro que Rory têm seu primeiro contato com O Estripador e se torna uma testemunha.
A Estrela Assassina- Do capitulo 16 ao 24, temos a primeira mensagem de Jack e consequentemente sua primeira ameaça a Rory. É nessa parte do livro que Bu e sua equipe entram na história e são fundamentais para o desenvolvimento dos acontecimentos a seguir. É nesse ponto também que Rory descobre porque só ela pode ver o assassino.
Crueldade Interior- Do capitulo 25 ao 32 temos a correria para descobrir quem é o assassino e impedir que novos inocentes sejam mortos e , principalmente, que Rory seja morta.
Terminais- Por fim, do capitulo 32 ao 38, temos finalmente a descoberta do assassino e a luta para derrota-lo.

“Desejamos que os mortos de fato ainda estejam perto e ao nosso lado?Não há improbidade que prefiramos esconder? Nenhuma crueldade interior que devamos temer”

O livro é ótimo, mas confesso que me senti um pouco decepcionada em questão ao enredo, esperava um pouco mais de terror, contudo o livro não deixa de ser ótimo, para quem curte um suspense e uma pitada de ação e terror O nome da estrela é o livro perfeito.

site: http://resenhaatual.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-nome-da-estrela-maureen.html

Bruno_chico 26/12/2015

surpresa
ganhei o livro de natal(adiantado ) e fiquei muito feliz lendo ele , o livro apesar de conter um mistério de assassinatos e fantasmas é leve em tudo que se propõe , as relações dos personagens são criadas de forma natural e vc se apega a eles , já espero o 2.

1 | 2 | 3 | 4