A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Lala 23/07/2023

Aquele clichê bem feito
Eu jurava que esse livro não era pra mim: primeiro que eu não costumo gostar de romance (história de amor), segundo que eu não costumo gostar de clichês. Mas desse eu gostei kkkk.
O que mais me surpreendeu nesse livro é que ele faz com excelência tudo que ele se propõe a fazer. A ideia é ser uma história fofinha e engraçada, e ele abraça isso com gosto e entrega muito.
Os personagens são muito carismáticos, gostei muito da Carolina com todas as suas ironias e sagacidade, e do como o amor entre ela e Augusto é algo gradual. No início ele acha ela feia e chata, mas aos poucos vai notando a beleza e as qualidades dela e o processo disso é muito legal de acompanhar.
O que mais me ganhou foi o bom humor do Macedo, tiveram cenas que me fizeram rir demais e ele tem uma ironia que não poupa ninguém, com um gosto por situações constrangedoras e absurdas.
A escrita é muito fluida e gostosa de ler, o que me surpreendeu, afinal, esse é praticamente o primeiro romance (prosa longa) brasileiro. Eu achava que seria lento, mas não. É rapidinho, fácil e realmente entretém. Além disso, notamos várias características do início do romance, como o narrador sempre dialogando com os leitores (o que eu amo), brincadeiras metalinguísticas e uma forte autoconsciência do espírito do movimento romântico.
A ambientação na ilha também é muito bem feita e passa uma vibe de livro pra ler na praia. As interações entre as pessoas da casa é muito divertida de se acompanhar e você fica torcendo por quem você gosta e contra quem você não gosta.
O final é bem previsível, mas essa é claramente a proposta, o que torna tudo muito satisfatório pro leitor, deixando o coração quentinho.
Salvo os costumes bizarros da época (eu ignoro os 14 anos da Carolina) acho que a obra até hoje tem um estilo narrativo muito atual, e uma fórmula que é muito repetida atualmente em filmes de romance, sendo que muitas vezes senti que estava lendo uma boa e velha Sessão da Tarde hahaha

Daniela476 22/07/2023

Simplesmente perfeito!
Sinto no fundo do meu coração que era disso que precisava, de um romance antigo, enemies to lovers e bem curtinho!
O livro é lindo, simples e encantador, a escrita do autor é envolvente e solta, dá um sentimento de pertencimento, incrível.
Devo admitir que chorei com o final de tão fofo e leve.

Isabelalalala 22/07/2023

Deixa-te repreender de quem bem te ama
"...que, ou te aproveita ou quer aproveitar-te". Precisei colocar no título dessa resenha essa frase dita pelo autor no começo do livro porque ela foi, sem dúvida, fundamental para eu de fato ler a obra com carinho e poder pontuar coisas aqui e ali.
Primeiramente, não se nega que, de fato, Joaquim Manuel de Macedo fez um perfeito exemplar do romantismo na prática. Emoção e drama puro, fantasias e mitos...chega a ser bonito o quão esse livro aborda tais conceitos e é, sem dúvida, uma relíquia nacional. Me senti envolvida com os personagens e o desenrolar dos fatos, mesmo a história não sendo longa. Grifei muito, poesia atrás de poesia.
Sendo um clássico, o cenário e os costumes são análogos a época abordada, o que entra, aí, no título dessa resenha e no pedido do autor no começo da obra : criticar e aconselhar. Sempre importante, no momento de ler esse tipo de livro, enxergar a evolução social que sofremos do período da obra até o momento em que vivemos. Augusto, sendo um estudante de medicina, apaixonado por uma menina de 14 anos que brinca de boneca, é, no mínimo, perturbador, visto que justamente a infantilidade e a inocência que o cativava. Esse tipo de situação é incabível atualmente, mas era perfeitamente aceitável no momento vivido. Talvez isso afete sua experiência de leitura, como eu vi que atrapalhou de muita gente. Mas, levando o pedido do Joaquim a sério, de ver o carinho que ele teve ao escrever isso, eu me senti perfeitamente capaz de entender as circunstâncias e apreciar o livro como documento, eu quis mesmo aproveitar!
Acredito que muitos, de fato, precisam ler esse livro, mas poxa, recomendo muito você ler por interesse próprio também! Fiz isso e tenho certeza que apreciei muito mais do que teria se tivesse lido quando a escola me recomendou. Apreciem a literatura nacional!
"Amor?...amor não é efeito, nem causa, nem princípio, nem fim, e é tudo, tudo isso ao mesmo tempo".

Laurabruzzon 21/07/2023

Que livro bom!!! Com certeza virou um dos meus favoritos. Os personagens são bem elaborados e eu me apeguei a cada um, não sei pq demorei tanto para ler.

Aila 20/07/2023

História é boa mas é um pouco difícil de entender pela forma de escrita da quela época. Mas se entende um pouquinho de dificuldade.
Mas é boa é ao mesmo tempo enrolada a história

Karolina 18/07/2023

Uma boa leitura porém
A moreninha era um dos meus romances favoritos quando era pré adolescente, mesmo sendo um livro clássico o entendimento é bem fácil e tem um ritmo bom. Algo que na época, acredito por ser jovem e inocente, não me atentei no que pode interferir e a problemática da diferença de idade dos personagens. Principalmente pelo fato da Carolina ser uma pré-adolescente, 14 anos, com jeito totalmente infantil e o seu romance com um homem maior de idade, 19-20, que já está na faculdade. Óbvio que é preciso levar em consideração o período que o livro foi escrito e que a situação não era nem um problema/crime pra gerar polêmica. Acho válido para estudo da época, da escrita do autor mas sempre levando em consideração essa ressalva importante.

Michelly51 06/07/2023

Chatão?
Tive que ler por conta de trabalho e prova, então já da p imaginar que n seria uma experiência lá muito boa né kkkkkk.
Sla, chato d+, n tenho muito o que dizer.
Sei que é um tal clássico e foi lançado lá pra 1800 e pouco se eu n me engano, mas é bem sem sal kkkkkkk, romance chato e bobo. Amo romance e consegui odiar?.

VitAria947 01/07/2023minha estante
Tbm não gostei muito do negócio da idade, mas o livro é bom

Emillie2 01/07/2023minha estante
Fiquei assim ? com a idade, mas amei quando o Augusto chamou as 4 lá que falaram mal dele e começou a contar as coisas que ele ouviu falando que era um fada, elas saíram tudo chocada e a Carolina entrando contando às dele, foi muito bom.

Emillie2 01/07/2023minha estante
*uma

VitAria947 01/07/2023minha estante
Simmm

Loitora 28/06/2023

Odiei e gostei ao mesmo tempo.
Adorei o fato dos títulos de cada capítulo serem super criativos e não darem spoiler simultaneamente, algo bem incomum nos livros de hoje. Além de retratar alguns assuntos profundos de forma leve e sintética. Um verdadeiro clássico romantista.

"Assim como o grito tem o eco, a flor o aroma e a dor o gemido, tem o amor o suspiro; ah o amor é um demoninho que pede pra entrar no coração da gente ..."

Porém, é muita retratada a clara diferença de idade entre eles, enquanto um tem 23, a outra tem 15??!! Não é nem a diferença de 8 anos em si, mas sim as faixas etárias distintas de cada um deles, o fato de que

*Spoiler*
ele se apaixonou por uma menina de 8 ANOS quando tinha 13, justamente pelos seu traços infantis e "fofinhos". E também, é claro que ela ainda é muito imatura e brincalhona para se estar em um relacionamento, o que deveria ser natural para sua idade. Odiei que eles romantizaram esse assunto. Além disso, eu sei que é um romance de uma época em que isso era normal, porém, não dá pra ler algo sem relacionar com a realidade atual e simplesmente ignorar sua problemática.

"O pai de família tem os filhos, o senhor os seu livros e eu, QUE SOU CRIANÇA, tenho minhas bonecas..".

Kate.Chitarrelli 27/06/2023

Isso aqui é perfeito!
Moreninha exemplifica perfeitamente a época romântica brasileira. As declarações de Augusto, a paixão arrebatadora que ele sente a ponto de ficar doente, o reencontro deles depois de apenas alguns (angustiantes) dias separados.
E a Moreninha! De fato ela é uma diabinha, brincalhona e que se deleita com o sofrimento dos outros. Esperou até o último momento pra acabar com o sofrimento do pobre Augusto.
Tenho um carinho enorme por esse livro e pela ilha de Paquetá. Palavras não descrevem meus sentimentos por esse livro.
?Ora, o tal bichinho chamado amor é capaz de moldar seus escolhidos a todas as circunstâncias e de obrigá-los a fazer quanta parvoíce há neste mundo. O amor faz o velho criança, o sábio doido, o rei humilde cativo; faz mesmo que o feio pareça bonito e o grão de areia um gigante.?

luiza.uf 27/06/2023

A MORENINHA
Leitura maçante demais, concerteza clássicos não faz meu tipo e provavelmente eu não consigo aproveitar esse tipo de livro

Bruno1107 25/06/2023

A Moreninha
Li esse livro por conta da escola, e é um livro até que bom

A Moreninha é um romance clássico brasileiro bastante famoso, acredito que era um livro melhor na época em que foi escrito.

A Moreninha é um livro bem datado na verdade, percebido pela cultura e sua escrita. A obra há também um plot bem óbvio.

É um livro interessante, mas é necessário paciência para lê-lo.

Coconutbuny 18/06/2023

Clássico que vale a pena
Sempre me impressiono com clássicos. Mas acredite se quiser, esse foi um dos poucos que me prenderam DESDE O INÍCIO.

Que leitura boa, viu? Li ele de um dia pro outro, mesmo cheia de coisas pra fazer porque é um tipo de livro que mesmo com tudo pra fazer você simplesmente deixa por ele.

Lembro o nome dos personagens? Um pouquinho. Mas a história nunca foi esquecer!!

Uma perfeição, i loved.

iisatm 13/06/2023

Clássico da literatura romântica
Li para um seminário da escola, achei que seria bem monótono e entediante, mas a história me surpreendeu de diversas formas. A leitura não tem um vocabulário tão difícil como eu esperava. O "plot" não é laaaa grande coisa, em determinado ponta de história vc ja pode deduzir oq acontece, mas mesmo assim é um final interessante.