A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Téfi 08/04/2023

Fofo
Gostei bastante do final do livro, um livro obrigatório de faculdade a qual com certeza eu leria novamente.

Nati Gaiewski 07/04/2023

Monótono
   Eu realmente só li pelo colégio e não sei como fui até o final, foi um trilhão de vezes mais chato e monótono do que eu esperava. A escrita não foi um empecilho para a fluidez da leitura, mas a repetição ao longo de toda a obra, com sempre os mesmos sentimentos, os mesmos problemas e as mesmas reações melodramáticas, que são típicas da época, mas que não deixou de ser irritante, deixaram o livro muito atravancado. A moreninha, Carolina, é retratada de forma muito tola e constantemente objetificada por Augusto, o que só faz a história ser maçante e tediosa.
São umas 200 páginas daquele chove e não molha, com relatos de vários fracassos amorosos passados que justificariam a libertinagem de Augusto, mas que obviamente não se sustentam, e descrição excessiva de pensamentos e sensações perpetuadas. Mesmo esses traços sendo característicos do período romântico brasileiro, eu senti que foi incrivelmente entediante ler A Moreninha, para só lá na última página achar um pouco de alívio com a tão demorada concretização do casal.

May 06/04/2023

Pedófila?
Comecei esse livro por conta que o professor passou para ler, mas não foi uma leitura totalmente atoa. Em A Moreninha a gente vai acompanhar o romance do nosso caro Augusto.
O ruim do livro mesmo é a linguagem bem diferente da dos dias atuais e, os costumes da época, como por exemplo, o romance entre uma menina adolescente e um adulto (por isso do título hehe) mas fora isso,é um romance bem de boas pra ler, e bem engraçado é algumas partes.

Maria 05/04/2023

CA-RAM-BA!?
Quando eu comprei este livro eu sentia que eu iria gostar MUITO. Dito e feito!
Que livro tão emocionante! Eu só aceito se for assim.??
E o enimes to lovers de leve???
Vou favoritar logo! Leiam!!!
CallmeA. 09/04/2023minha estante
KKKKKK SIIMM! Um romance levinho com a essência de um enimes tô lovers em construção já naquela época!

QUEIJO460 01/04/2023

A Moreninha(Joaquim Manuel de Macedo).
Um livro com uma história simples e bem humorada. A penúltima reviravolta do livro eu já tinha conhecimento a bastante tempo, mas a última me surpreendeu. O autor deu aquela boa quebrada da quarta parede.
Tatynobre.Almeida 01/04/2023minha estante
Amo!?

Camila943 31/03/2023

"Assim como o grito tem o eco, a flor o aroma e a dor o gemido, tem o amor o suspiro; ah! o amor é um demoninho que não pede para entrar no coração da gente, hóspede quase sempre importuno, por pior trato que se lhe dê, não desconfia, não se despede, vai-se colocando e deixando ficar, sem vergonha nenhuma, faz-se dono da casa alheia, toma conta de todas as ações, leva o seu domínio muito cedo aos olhos, e às vezes dá tais saltos no coração, que chega a ir encarapitar-se no juízo; então, adeus minhas encomendas!..."
(149, 150)

Yasmin 30/03/2023

Terminei em audiobook, tenho dificuldade em ler os clássicos nacionais por conta da linguagem. é um romance bonitinho e levinho. o enredo é previsível, mas ainda assim vale a pena a leitura para adquirir conhecimento do romantismo nacional.

Ster_DinizMaia 29/03/2023

Pensei que seria uma leitura difícil por se tratar de um livro de 1844, entretanto, me surpreendi com o quão rápido, fácil e gostoso foi ler essa obra.

Em vários momentos me peguei sorrindo sozinha. Recomendo muito

Aline221 28/03/2023

A moreninha
Achei esse livro bem engraçado em vários momentos. Uma história de amor com direito a gostinho de "e viveram felizes para sempre". No começo eu senti certa dificuldade com a linguagem, mas logo me acostumei.

Lizandra.Mirelle 27/03/2023

Romance brasileiro gostoso de ler
A história começa como um enemie to lovers, depois passa para interações cômicas e termina naquele romance de aquecer o coração.

Mari 24/03/2023

Bem levinho
Não deu muita vontade de ler no começo, eu tava achando meio difícil de entender a linguagem. Mas depois fui me acostumando e a leitura foi muito fluída, li em três dias. Não achei maçante, talvez um pouco enrolado às vezes. Mas eu achei interessante, é um ótimo retrato da época, dá pra vizualizar bastante os ambientes e ter uma ideia de como as pessoas se comportavam. Eu não ironicamente dei boas risadas algumas vezes, o livro é engraçadinho.
Claro que o livro tem vários problemas por conta da época em que foi escrito. É muito bizarro ver o cara de 19 anos se apaixonando por uma menina se 14 e como isso era considerado normal. E também muito estranho ver as pessoas naturalmente tendo escravos. E existe uma obsessão MUITO forte com a aparência das pessoas, principalmente das mulheres. Mas, não sei, considerando que o livro é de 1844, pensei que poderia ser pior, que seria mais explicitamente preconceituoso.
É basicamente um romance de novela, então a história é bem clichê e você já imagina o final. Mas mesmo assim foi um ótimo entretenimento.

Sthefany.Couto 24/03/2023

A Moreninha
Confesso que estou lendo por obrigação... Mas gosto da experiência de ler coisas que não leria.

Não vou dizer que é um livro bom, mas já li piores. Achei a escrita meio confusa e vez ou outra me pegava vagando... Mas gostei do final. Por ser um livro antigo, há muitas coisas fora da nossa realidade, coisas não aceitas pela sociedade. Principalmente o fato de ele estar na faculdade e ela ter 14 anos. Mas, o final me surpreendeu e gostei dessa "quebra da quarta parede".

alyyyya 23/03/2023

Um romance do romantismo
Quando minha professora de literatura chegou pra mim com esse livro, eu logo pensei ?otimo, mais uma leitura massante?, mas, felizmente me enganei.

no começo, foi chato pra cacete. dormi lendo os primeiros capítulos, adiava o máximo possível a leitura, por conta da escrita cheia de detalhes, pronomes obliquos e palavras difíceis, condizente com a época (século XIX.)

mas, no decorrer da leitura, eu fui pegando o jeito das palavras difíceis e dos costumes da época, e, sinceramente, que delícia!

ok, não concordo com muitas das coisas que são tratadas no livro, mas, e a trope de second chance? cara, que perfeição.

carolina, nossa querida moreninha, você é a melhor!
e, augusto, eu meio que entendo você. você e suas inconstâncias.

sora janice, obrigada por me emprestar essa delícia de livro! vou confiar mais nas suas recomendações literárias.

Ester 22/03/2023

Me aventurando no audiobook
Bem, eu não sei dizer se o fato de eu ter ouvido este livro em um audiobook de 30min influencía nas opiniões que tenho dele ou não, mas vamos lá. Achei ele bem corrido na verdade, tudo meio confuso e estranho, me decepcionei um pouco, pois queria ler este livro há uns bonnss tempos. Alguns pontos, provavelmente influenciados pela cultura da época, são bastante problemáticos no meu ver (como a normalização de rapazes bem mais velhos se interessarem amorosamente por meninas/crianças). Dei umas risadas em alguns momentos e foi isso.
Emoji que eu definiria o livro: ????