A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Yngrid 19/03/2023

Maravilhoso
Ícone do nosso romantismo brasileiro, sinceramente, eu gostei muito, ele é muito leve e muito divertido. Me encantei pela Carolina, ela é muito extrovertida, e é uma personagem a frente de sua época. Nota 9/10

nana 18/03/2023

Li por conta da escola, ele sera o tema de um seminário que vou ter que apresentar. Não tenho muito o que dizer desse livro, ele é interessante em alguns momentos, mas não é muito meu estilo.

Achei ele bem demorado mesmo só tendo 150 páginas, em alguns momentos parecia que não acabava nunca. Eles enrolam muito, juro.

Entendo que isso se deve, provavelmente pelo fato do livro ser antigo, também há varias problemáticas nele, desde a escravidão, e também a diferença de idade entre os protagonistas, fiquei bem incomodada em certos momentos. Na época esse livro devia ser muito inovador.

Enfim, não recomendaria, e com certeza não leria de novo. Mas achei ele melhor do que outros parecidos que já li.

Mary 18/03/2023

Surpreendentemente bom!
Considerado o primeiro romance brasileiro e minha nossa como esse livro é bom e interessante de ler! Pensei que seria uma leitura difícil e chata, mas eu realmente estou surpresa em como eu gostei ou melhor, amei!?

Eitw_duda 10/03/2023

A moreninha
Li este livro por conta da escola e somente por isso, não achei tão bom.
Como é um livro mais antigo não me pegou muito, não é meu tipo de livro.
Terminei de ler e não indicaria, porém se a pessoa falasse que gosta de obras assim eu comentaria.

adnamaAA 09/03/2023

Dava pra ser super uau
Como ?a moreninha? é um dos primeiros romances brasileiros é comum considerar ele um tipo de clássico, oq em certa parte eu concordo, porém acredito que também seja necessário considerar outros fatores para definir se um livro é realmente mt mt bom para mim. Gostei da ideia da história, é bem simples e até meio clichê nos dias atuais (provavelmente na época era algo inovador) é aquela história de menino que nunca quis um amor sério, mas a menina amolece o coração dele, além de ter a proposta do ?amigo de infância que foi o primeiro amor?. O livro se passa em uma época em que era normal mulheres se casarem ainda mt novas e ai que ta o maior problema para mim, augusto (o protagonista) tem 19 anos enquanto seu par romântico (a moreninha) tem 14, msm q seja algo ?normal? para a época, eu realmente n consegui ignorar esse fato durante a leitura, n consegui romantizar as cenas entre os dois e n consegui criar expectativas pelo casal (que não deveria ser um casal), cenas como a moreninha querendo brincar de boneca (algo normal pra idade dela) enquanto ele queria ficar com ela e outras parecidas me causaram sentimentos mt desconfortantes, não consegui achar fofo e acho q foi oq mais me incomodou durante a leitura. Tirando isso, a história é bem criativa, tiveram algumas cenas q eu achei desnecessárias e q n acrescentaram mt (a famosa enrolação), mas se vc conseguir deixar claro na sua cabeça e ignorar tudo de problemático que tem no livro e ter em mente a época e dos costumes dela, da pra ler tranquilo!!

moonsana99 09/03/2023

Moreninha.
Esse sempre foi um dos pedidos em vestibular e todo professor de português já pediu em sala. Lembro muito bem que minha professora de português trouxe e o quanto eu amo e sou apaixonada por clássicos brasileiros. acredito que as pessoas enaltecem muito a literatura de fora e esquece que a nossa literatura também é muito rica, além de ser pedida bastante em provas de vestibulares e concursos. É também ótimo para usar como alusão em redações e introdução.

Clara1924 09/03/2023

Romancinho fofo demais
amo a personalidade da Carolina, dá um quentinho no coração sempre que aparece alguém assim em livro de época
amo que a sofrência dos estudantes é atemporal, únicas partes que me identifiquei aqui?

marisilvz_ 06/03/2023

A Moreninha
Julguei mal, achei que seria uma leitura arrastada e que só leria até o final por obrigação acadêmica, todavia me enganei, o livro é genuinamente incrível! confesso que tive um pouco de dificuldade em ler algumas páginas, por ser um clássico de 1844 não vai conter uma linguagem comum a nossa atualmente.
Esse romance é lindo, puro e adorável!

Sarah 06/03/2023

Fofo
Não imaginava que essa história seria tão fofinha, romântica e engraçada. Este é um livrinho leve e curto, perfeito para ler num final de semana, no início a escrita confunde um pouco, devido a ser um clássico, mas ao passar das páginas nos acostumamos. A única coisa que me incomodou durante a leitura foi a normalidade com que as pessoas daquela época tratavam da escravidão, como algo tão cotidiano, mas que lendo atualmente me deixou bastante enjoada e reflexiva.

Beatriz650 06/03/2023

A moreninha
O romance relata a vida de quatro estudantes de medicina durante um final de semana. No feriado de Sant'Ana um grupo de amigos estudantes de medicina vão para ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Augusto, Leopoldo, Fabrício e Filipe vão passar o feriado na casa da avó de Filipe.

Estefane9 05/03/2023

Eu amei! Mas para ficar melhor, poderiam atualizar... a linguagem é bem antiga, as vezes não entendo.

Annacvo 04/03/2023

Aaaa Carolina...
O que falar sobre está obra???? Linda, linda, linda. Diria eu uma amante de romances que me senti acalentada por tamanha gramática e história. Primeiro livro clássico que me prendeu e entendi tudo que nele se passou. Estou completamente apaixonada pelo enredo e pelos personagens. não poderia pedir menos deste livro.

theo48 04/03/2023

Li para um trabalho da escola, no começo achei que ia odiar, mas é tão bom :( apesar das problemáticas vale muito apena