A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

lele 14/04/2023

Li o livro pela escola. Tive certa dificuldade para me envolver, mas quando aconteceu, gostei! Não há nada de surpreendente mas é de extrema importância para a literatura brasileira

Celina 12/04/2023

A leitura não me envolveu :(
confesso que comecei a ter ?gosto? da metade pro final. talvez nem na metade.

Não sei se foi a edição que li ou se é assim mesmo, mas tinha algumas palavras diferentes/erradas, palavras que não entendi, frases que me deixaram ????; vai ver não li com tanto foco mas enfim.

Desculpa literatura brasileira ?

CallmeA. 09/04/2023

Que brega... Amei!! ?
É fato que é bem nítido o final dessa história depois que você conhece a história dos personagens. Mas é um romance gostosinho, leve e bem clichê, o que não é um ponto negativo para a obra. Ao contrário! Deixa a história bem fofinha.
É estranho pensar na diferença de idade entre os amantes, maaaas...
Ri muito em algumas partes e até sofri com as amarguras de Augusto e Carolina, mas feliz estou pela publicação da obra de Augusto... ops! De Joaquim Manuel de Macedo!

Téfi 08/04/2023

Fofo
Gostei bastante do final do livro, um livro obrigatório de faculdade a qual com certeza eu leria novamente.

Nati Gaiewski 07/04/2023

Monótono
   Eu realmente só li pelo colégio e não sei como fui até o final, foi um trilhão de vezes mais chato e monótono do que eu esperava. A escrita não foi um empecilho para a fluidez da leitura, mas a repetição ao longo de toda a obra, com sempre os mesmos sentimentos, os mesmos problemas e as mesmas reações melodramáticas, que são típicas da época, mas que não deixou de ser irritante, deixaram o livro muito atravancado. A moreninha, Carolina, é retratada de forma muito tola e constantemente objetificada por Augusto, o que só faz a história ser maçante e tediosa.
São umas 200 páginas daquele chove e não molha, com relatos de vários fracassos amorosos passados que justificariam a libertinagem de Augusto, mas que obviamente não se sustentam, e descrição excessiva de pensamentos e sensações perpetuadas. Mesmo esses traços sendo característicos do período romântico brasileiro, eu senti que foi incrivelmente entediante ler A Moreninha, para só lá na última página achar um pouco de alívio com a tão demorada concretização do casal.

May 06/04/2023

Pedófila?
Comecei esse livro por conta que o professor passou para ler, mas não foi uma leitura totalmente atoa. Em A Moreninha a gente vai acompanhar o romance do nosso caro Augusto.
O ruim do livro mesmo é a linguagem bem diferente da dos dias atuais e, os costumes da época, como por exemplo, o romance entre uma menina adolescente e um adulto (por isso do título hehe) mas fora isso,é um romance bem de boas pra ler, e bem engraçado é algumas partes.

Maria 05/04/2023

CA-RAM-BA!?
Quando eu comprei este livro eu sentia que eu iria gostar MUITO. Dito e feito!
Que livro tão emocionante! Eu só aceito se for assim.??
E o enimes to lovers de leve???
Vou favoritar logo! Leiam!!!
CallmeA. 09/04/2023minha estante
KKKKKK SIIMM! Um romance levinho com a essência de um enimes tô lovers em construção já naquela época!

QUEIJO460 01/04/2023

A Moreninha(Joaquim Manuel de Macedo).
Um livro com uma história simples e bem humorada. A penúltima reviravolta do livro eu já tinha conhecimento a bastante tempo, mas a última me surpreendeu. O autor deu aquela boa quebrada da quarta parede.
Tatynobre.Almeida 01/04/2023minha estante
Amo!?

Camila943 31/03/2023

"Assim como o grito tem o eco, a flor o aroma e a dor o gemido, tem o amor o suspiro; ah! o amor é um demoninho que não pede para entrar no coração da gente, hóspede quase sempre importuno, por pior trato que se lhe dê, não desconfia, não se despede, vai-se colocando e deixando ficar, sem vergonha nenhuma, faz-se dono da casa alheia, toma conta de todas as ações, leva o seu domínio muito cedo aos olhos, e às vezes dá tais saltos no coração, que chega a ir encarapitar-se no juízo; então, adeus minhas encomendas!..."
(149, 150)

Yasmin 30/03/2023

Terminei em audiobook, tenho dificuldade em ler os clássicos nacionais por conta da linguagem. é um romance bonitinho e levinho. o enredo é previsível, mas ainda assim vale a pena a leitura para adquirir conhecimento do romantismo nacional.

Ster_DinizMaia 29/03/2023

Pensei que seria uma leitura difícil por se tratar de um livro de 1844, entretanto, me surpreendi com o quão rápido, fácil e gostoso foi ler essa obra.

Em vários momentos me peguei sorrindo sozinha. Recomendo muito