A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Aline221 28/03/2023

A moreninha
Achei esse livro bem engraçado em vários momentos. Uma história de amor com direito a gostinho de "e viveram felizes para sempre". No começo eu senti certa dificuldade com a linguagem, mas logo me acostumei.

Lizandra.Mirelle 27/03/2023

Romance brasileiro gostoso de ler
A história começa como um enemie to lovers, depois passa para interações cômicas e termina naquele romance de aquecer o coração.

Mari 24/03/2023

Bem levinho
Não deu muita vontade de ler no começo, eu tava achando meio difícil de entender a linguagem. Mas depois fui me acostumando e a leitura foi muito fluída, li em três dias. Não achei maçante, talvez um pouco enrolado às vezes. Mas eu achei interessante, é um ótimo retrato da época, dá pra vizualizar bastante os ambientes e ter uma ideia de como as pessoas se comportavam. Eu não ironicamente dei boas risadas algumas vezes, o livro é engraçadinho.
Claro que o livro tem vários problemas por conta da época em que foi escrito. É muito bizarro ver o cara de 19 anos se apaixonando por uma menina se 14 e como isso era considerado normal. E também muito estranho ver as pessoas naturalmente tendo escravos. E existe uma obsessão MUITO forte com a aparência das pessoas, principalmente das mulheres. Mas, não sei, considerando que o livro é de 1844, pensei que poderia ser pior, que seria mais explicitamente preconceituoso.
É basicamente um romance de novela, então a história é bem clichê e você já imagina o final. Mas mesmo assim foi um ótimo entretenimento.

Sthefany.Couto 24/03/2023

A Moreninha
Confesso que estou lendo por obrigação... Mas gosto da experiência de ler coisas que não leria.

Não vou dizer que é um livro bom, mas já li piores. Achei a escrita meio confusa e vez ou outra me pegava vagando... Mas gostei do final. Por ser um livro antigo, há muitas coisas fora da nossa realidade, coisas não aceitas pela sociedade. Principalmente o fato de ele estar na faculdade e ela ter 14 anos. Mas, o final me surpreendeu e gostei dessa "quebra da quarta parede".

alyyyya 23/03/2023

Um romance do romantismo
Quando minha professora de literatura chegou pra mim com esse livro, eu logo pensei ?otimo, mais uma leitura massante?, mas, felizmente me enganei.

no começo, foi chato pra cacete. dormi lendo os primeiros capítulos, adiava o máximo possível a leitura, por conta da escrita cheia de detalhes, pronomes obliquos e palavras difíceis, condizente com a época (século XIX.)

mas, no decorrer da leitura, eu fui pegando o jeito das palavras difíceis e dos costumes da época, e, sinceramente, que delícia!

ok, não concordo com muitas das coisas que são tratadas no livro, mas, e a trope de second chance? cara, que perfeição.

carolina, nossa querida moreninha, você é a melhor!
e, augusto, eu meio que entendo você. você e suas inconstâncias.

sora janice, obrigada por me emprestar essa delícia de livro! vou confiar mais nas suas recomendações literárias.

Ester 22/03/2023

Me aventurando no audiobook
Bem, eu não sei dizer se o fato de eu ter ouvido este livro em um audiobook de 30min influencía nas opiniões que tenho dele ou não, mas vamos lá. Achei ele bem corrido na verdade, tudo meio confuso e estranho, me decepcionei um pouco, pois queria ler este livro há uns bonnss tempos. Alguns pontos, provavelmente influenciados pela cultura da época, são bastante problemáticos no meu ver (como a normalização de rapazes bem mais velhos se interessarem amorosamente por meninas/crianças). Dei umas risadas em alguns momentos e foi isso.
Emoji que eu definiria o livro: ????

Yngrid 19/03/2023

Maravilhoso
Ícone do nosso romantismo brasileiro, sinceramente, eu gostei muito, ele é muito leve e muito divertido. Me encantei pela Carolina, ela é muito extrovertida, e é uma personagem a frente de sua época. Nota 9/10

nana 18/03/2023

Li por conta da escola, ele sera o tema de um seminário que vou ter que apresentar. Não tenho muito o que dizer desse livro, ele é interessante em alguns momentos, mas não é muito meu estilo.

Achei ele bem demorado mesmo só tendo 150 páginas, em alguns momentos parecia que não acabava nunca. Eles enrolam muito, juro.

Entendo que isso se deve, provavelmente pelo fato do livro ser antigo, também há varias problemáticas nele, desde a escravidão, e também a diferença de idade entre os protagonistas, fiquei bem incomodada em certos momentos. Na época esse livro devia ser muito inovador.

Enfim, não recomendaria, e com certeza não leria de novo. Mas achei ele melhor do que outros parecidos que já li.

Mary 18/03/2023

Surpreendentemente bom!
Considerado o primeiro romance brasileiro e minha nossa como esse livro é bom e interessante de ler! Pensei que seria uma leitura difícil e chata, mas eu realmente estou surpresa em como eu gostei ou melhor, amei!?

Eitw_duda 10/03/2023

A moreninha
Li este livro por conta da escola e somente por isso, não achei tão bom.
Como é um livro mais antigo não me pegou muito, não é meu tipo de livro.
Terminei de ler e não indicaria, porém se a pessoa falasse que gosta de obras assim eu comentaria.

adnamaAA 09/03/2023

Dava pra ser super uau
Como ?a moreninha? é um dos primeiros romances brasileiros é comum considerar ele um tipo de clássico, oq em certa parte eu concordo, porém acredito que também seja necessário considerar outros fatores para definir se um livro é realmente mt mt bom para mim. Gostei da ideia da história, é bem simples e até meio clichê nos dias atuais (provavelmente na época era algo inovador) é aquela história de menino que nunca quis um amor sério, mas a menina amolece o coração dele, além de ter a proposta do ?amigo de infância que foi o primeiro amor?. O livro se passa em uma época em que era normal mulheres se casarem ainda mt novas e ai que ta o maior problema para mim, augusto (o protagonista) tem 19 anos enquanto seu par romântico (a moreninha) tem 14, msm q seja algo ?normal? para a época, eu realmente n consegui ignorar esse fato durante a leitura, n consegui romantizar as cenas entre os dois e n consegui criar expectativas pelo casal (que não deveria ser um casal), cenas como a moreninha querendo brincar de boneca (algo normal pra idade dela) enquanto ele queria ficar com ela e outras parecidas me causaram sentimentos mt desconfortantes, não consegui achar fofo e acho q foi oq mais me incomodou durante a leitura. Tirando isso, a história é bem criativa, tiveram algumas cenas q eu achei desnecessárias e q n acrescentaram mt (a famosa enrolação), mas se vc conseguir deixar claro na sua cabeça e ignorar tudo de problemático que tem no livro e ter em mente a época e dos costumes dela, da pra ler tranquilo!!

moonsana99 09/03/2023

Moreninha.
Esse sempre foi um dos pedidos em vestibular e todo professor de português já pediu em sala. Lembro muito bem que minha professora de português trouxe e o quanto eu amo e sou apaixonada por clássicos brasileiros. acredito que as pessoas enaltecem muito a literatura de fora e esquece que a nossa literatura também é muito rica, além de ser pedida bastante em provas de vestibulares e concursos. É também ótimo para usar como alusão em redações e introdução.

Clara1924 09/03/2023

Romancinho fofo demais
amo a personalidade da Carolina, dá um quentinho no coração sempre que aparece alguém assim em livro de época
amo que a sofrência dos estudantes é atemporal, únicas partes que me identifiquei aqui?

marisilvz_ 06/03/2023

A Moreninha
Julguei mal, achei que seria uma leitura arrastada e que só leria até o final por obrigação acadêmica, todavia me enganei, o livro é genuinamente incrível! confesso que tive um pouco de dificuldade em ler algumas páginas, por ser um clássico de 1844 não vai conter uma linguagem comum a nossa atualmente.
Esse romance é lindo, puro e adorável!