A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Carol 27/08/2023

A moreninha
Uma leitura leve e muito doce! Senti várias emoções com augusto, em um momento eu já sentia a confusão de Augusto como se fosse minha e o amor de Carolina comi se fosse meu também!. Me identifiquei muito com a história, é um enredo perfeito aos que querem amar. Esse livro é essência!

Tati.Lima 25/08/2023

Esse foi bonito...
Eu sou uma leitora extremamente curiosa, eclética, aberta a todos os gêneros de leitura, e principalmente de fases. No momento, estou curiosa sobre livros antigos, com escrita antiga, o que permite fazer comparações sobre os valores da época. A linguagem desse livro é antiga, mas leve, e nem tão complicada ou cansativa, como foi em Iracema. Desculpem minha ignorância, já que em Iracema, a linguagem usada é a indígena do tupi guarani. Aqui no caso, achei uma história de amor, com uma conotação muitas vezes contraditória e presa as dificuldades e ranços de uma sociedade extremamente autoritária, que quer determinar tudo, até mesmo decidir com quem as pessoas podem se casar. Tem muito literatura européia envolvida e transborda um extremo preconceito, o que era totalmente absurdamente normal nessa época. Mas apesar disso, é uma história de amor que envolve o leitor, mesmo com taaaanta coisa contra, a história de amor do casal é bonita. E o reencontro deles é muito bonito, valeu a pena demais esse final, a meu ver, foi muito satisfatório.

Obaminhalagel 23/08/2023

Não gostei
Achei a história muito vaga e sem pé nem cabeça, mas muito disso vem por ter sido uma leitura escolar forçada, que faz o livro perder todo o encanto

reginasamyla 21/08/2023

Incomum
Preciso dizer que a experiência foi realmente algo diferente do que eu estava acostumada. Esse livro é de 1844, então pra mim foi outro universo. Fala-se muito corriqueiramente sobre os escravos, a idade das personagens também me chamou atenção, enfim. Porém, a leitura foi quase impossível pra mim. Expressões como ?Descoser o breve?, o que isso quer dizer? Me senti lendo um livro em outro idioma. Também não achei a história grande coisa. Infelizmente não é uma obra que vou ?levar para a vida?.

anynwxs 20/08/2023

Interessante.
Comecei esse livro por "obrigação", então não era algo que eu gostaria de ler. Mas a história até que me surpreendeu, mesmo sendo um pouco problemática. A escrita com certeza não é pra mim, e em alguns momentos ler estava uma tortura, mas os personagens são divertidos (tanto quanto possível) e a história é interessante. Pra mim, se estivesse escrito em uma versão mais atual, eu adoraria ler.

Ayla 19/08/2023

é um romance com uma escrita beem rebuscada, então foi meio difícil de compreender, principalmente no começo
li por causa da escola mesmo
não é chato, confesso que gostei bastante de algumas partes, mas esse final foi meio ??

Manuela28 09/08/2023

MINHA OPINIÃO
Primeiramente é bom pontuar que entendo a importância do livro sobre seu contexto social e a época, por se tratar do romantismo brasileiro. Por se tratar de um livro romântico é óbvio que vai ter as características românticas e sinceramente acho que esse tipo de livro não é para mim, ou é a forma como o autor trabalhou isso. Uma das coisas que me incomodou bastante é a questão da diferença de idade entre a moreninha e o Augusto na época pode ter sido normal mas fiquei incomodada. Outra coisa é a narrativa que se mostrou bem lenta e não achei que estava progredindo em muita coisa, e a reviravolta para mim se mostrou bem digamos que previsível quando você começa a "ligar os pontos".

Monteiro 08/08/2023

Excelente
O livro conseguiu me surpreender, confesso que não esperava dar uma avaliação tão alta. O romance é estilo cão e gato, me tirou boas risadas com alguns diálogos e algumas descrições. A escrita não é cansativa, possui algumas palavras difíceis (acredito que isso vai depender muito da edição), mas nada que prejudique o entendimento.
Devo chamar atenção para algo que pode ser de muito incômodo para alguns leitores: A diferença de idade dos personagens, ele tendo uns 20 anos e ela apenas 14. Fiquei um pouco assustada, mas não me impediu de apreciar a obra e nem afetou a minha avaliação, já que era muito comum na época.

Iria.Collar 30/07/2023

Leitura de época agradável, singela e imprescindível para quem precisa prestar vestibular.
Não é uma leitura que agrada a todos por ser romântica principalmente nos doas atuais. Mas vale a pena nem que ao menos para repertório cultural.

Luana.Sgarbi 30/07/2023

No início do livro eu não esperava muita coisa, afinal estava lendo apenas para a escola, mas sinceramente me surpreendeu, por mais que tenha algumad problemáticas é um romance bom de se ler apesar da linguagem difícil

Bookdreamer 25/07/2023

Salvando um pequeno resumo e minha opinião sobre...
Eu li mais pra entender a escola literária do romantismo, e é isso que eu tenho feito ultimamente, então vai ser um resumo com um pouco da história.
Pra falar a verdade, eu não achava que ia... Gostar kkkkkkk, vi uma ideia por cima, mas por ser uma leitura um pouco rebuscada, ainda tive minhas dificuldades pra entender. Apesar do contexto histórico em si, e de, infelizmente ter um cenário escravista, a história da Carolina (a moreninha) e de Augusto, como o próprio precursor pro romantismo no Brasil, tem muitas características da escola literária e, ainda assim, é até interessante. Se tivesse sido um pouco mais simples, ou até mais atual, eu teria adorado. A menina é retratada com toda sua delicadeza, mas ao mesmo tempo, é cheia de vida e está sempre encantando a todos, tendo sua descrição como uma pessoa que rouba a cena (e os corações). A proposta da história foi bem legalizinha, duas crianças que se encontraram e brincam na praia, depois fazem uma promessa que se casarão quando mais velhos (mesmo sem saberem os nomes um do outro), que, depois de tanta desilusão amorosa, e até um certo enemies to lovers de época, se encontram anos depois. Isso sem contar a aposta que os amigos de Augusto fizeram que, se ele, o "namorador", amasse a uma só mulher por 15 dias ou mais até determinada data, ele teria de escrever um romance... E aí está, a moreninha kkkkk

Lala 23/07/2023

Aquele clichê bem feito
Eu jurava que esse livro não era pra mim: primeiro que eu não costumo gostar de romance (história de amor), segundo que eu não costumo gostar de clichês. Mas desse eu gostei kkkk.
O que mais me surpreendeu nesse livro é que ele faz com excelência tudo que ele se propõe a fazer. A ideia é ser uma história fofinha e engraçada, e ele abraça isso com gosto e entrega muito.
Os personagens são muito carismáticos, gostei muito da Carolina com todas as suas ironias e sagacidade, e do como o amor entre ela e Augusto é algo gradual. No início ele acha ela feia e chata, mas aos poucos vai notando a beleza e as qualidades dela e o processo disso é muito legal de acompanhar.
O que mais me ganhou foi o bom humor do Macedo, tiveram cenas que me fizeram rir demais e ele tem uma ironia que não poupa ninguém, com um gosto por situações constrangedoras e absurdas.
A escrita é muito fluida e gostosa de ler, o que me surpreendeu, afinal, esse é praticamente o primeiro romance (prosa longa) brasileiro. Eu achava que seria lento, mas não. É rapidinho, fácil e realmente entretém. Além disso, notamos várias características do início do romance, como o narrador sempre dialogando com os leitores (o que eu amo), brincadeiras metalinguísticas e uma forte autoconsciência do espírito do movimento romântico.
A ambientação na ilha também é muito bem feita e passa uma vibe de livro pra ler na praia. As interações entre as pessoas da casa é muito divertida de se acompanhar e você fica torcendo por quem você gosta e contra quem você não gosta.
O final é bem previsível, mas essa é claramente a proposta, o que torna tudo muito satisfatório pro leitor, deixando o coração quentinho.
Salvo os costumes bizarros da época (eu ignoro os 14 anos da Carolina) acho que a obra até hoje tem um estilo narrativo muito atual, e uma fórmula que é muito repetida atualmente em filmes de romance, sendo que muitas vezes senti que estava lendo uma boa e velha Sessão da Tarde hahaha

Daniela476 22/07/2023

Simplesmente perfeito!
Sinto no fundo do meu coração que era disso que precisava, de um romance antigo, enemies to lovers e bem curtinho!
O livro é lindo, simples e encantador, a escrita do autor é envolvente e solta, dá um sentimento de pertencimento, incrível.
Devo admitir que chorei com o final de tão fofo e leve.

Isabelalalala 22/07/2023

Deixa-te repreender de quem bem te ama
"...que, ou te aproveita ou quer aproveitar-te". Precisei colocar no título dessa resenha essa frase dita pelo autor no começo do livro porque ela foi, sem dúvida, fundamental para eu de fato ler a obra com carinho e poder pontuar coisas aqui e ali.
Primeiramente, não se nega que, de fato, Joaquim Manuel de Macedo fez um perfeito exemplar do romantismo na prática. Emoção e drama puro, fantasias e mitos...chega a ser bonito o quão esse livro aborda tais conceitos e é, sem dúvida, uma relíquia nacional. Me senti envolvida com os personagens e o desenrolar dos fatos, mesmo a história não sendo longa. Grifei muito, poesia atrás de poesia.
Sendo um clássico, o cenário e os costumes são análogos a época abordada, o que entra, aí, no título dessa resenha e no pedido do autor no começo da obra : criticar e aconselhar. Sempre importante, no momento de ler esse tipo de livro, enxergar a evolução social que sofremos do período da obra até o momento em que vivemos. Augusto, sendo um estudante de medicina, apaixonado por uma menina de 14 anos que brinca de boneca, é, no mínimo, perturbador, visto que justamente a infantilidade e a inocência que o cativava. Esse tipo de situação é incabível atualmente, mas era perfeitamente aceitável no momento vivido. Talvez isso afete sua experiência de leitura, como eu vi que atrapalhou de muita gente. Mas, levando o pedido do Joaquim a sério, de ver o carinho que ele teve ao escrever isso, eu me senti perfeitamente capaz de entender as circunstâncias e apreciar o livro como documento, eu quis mesmo aproveitar!
Acredito que muitos, de fato, precisam ler esse livro, mas poxa, recomendo muito você ler por interesse próprio também! Fiz isso e tenho certeza que apreciei muito mais do que teria se tivesse lido quando a escola me recomendou. Apreciem a literatura nacional!
"Amor?...amor não é efeito, nem causa, nem princípio, nem fim, e é tudo, tudo isso ao mesmo tempo".