O Bangalô

O Bangalô Sarah Jio

Resenhas - O Bangalô

Alexia 19/08/2022

O Bangalô Sarah Jio Novo Conceito; 2015; 316p.
Já faz um ano que li esse romance. Na época, não fiz questão de resenhar sobre ele, mas hoje, limpando minhas estantes, parei para pensar na história.
Quem me acompanha sabe que sou apaixonada por romances que acontecem em períodos bélicos, o que faz base para a construção do enredo de  O Bangalô. Só que mais do que isso, essa história traz o fardo de um amor incompreendido e abafado por uma família conservadora dos anos 1940.

Anne, a protagonista, é o que uma jovem deve ser: vívida, apaixonada e cheia de sonhos, que está noiva de um rapaz bem-sucedido, porém, isso não garante a ela a felicidade genuína que desejava. Resolve, então, se alistar para servir como enfermeira ao lado de sua melhor amiga, e partem para a Ilha de Bora Bora. Lá, elas descobrem o que os horrores da Segunda Guerra Mundial podem fazer às pessoas. No entanto, mesmo que cheia de afazeres que julgava nunca precisar aprender e de incertezas sobre a própria vida e das pessoas que a rodeiam, Anne descobre que o amor vai além do que imaginava ao se ver envolvida com Westry, um soldado sensível e misterioso. Contudo, apesar do amor entre eles ser realmente verdadeiro, eles enfrentam muitas batalhas até se despedirem pelo que acham ser a última vez.

O Bangalô é um romance que cultua o destino em sua totalidade, quando se trata de amores e amizades, e é exatamente o que reafirma minhas crenças sobre o destino: o tempo sempre se encarrega de sentimentos mal-resolvidos, ainda mais quando sentimos que o que pareciam serem pontos finais, na verdade, não demarcam fins.

Rafa Gomide 07/05/2021

Por quanto tempo o passado sobrevive? Quantos mal entendidos podem te afastar do amor? Quantas amigas podem te passar a perna?

O Bangalô é uma história sobre guerra, amizade, amor e tempo.

Adorei a forma como a Anne conta sua história para a neta e para nós. Uma história linda, mas com vários mal entendidos, intromissões que acabam por desviar Anne do seu amor.

Eu adoro historias com finais felizes e casais que se reencontram depois de muito tempo. Amei amei amei

Jéssica 21/02/2020

Amei esse livro. Me deparei com uma história com mistérios e um romance lindo e emocionante!!! A autora nos cativa desde a primeira página.

Ray.1 26/08/2020

quando se compartilha o amor com alguém, mesmo que só por um tempo, ele sempre ficará em seu coração.

Clarice.Beleza 08/03/2020

Romance e suspense
Adorei! Um livro gostoso de ler. Romance romântico com um suspense no meio. E traz algumas informações históricas.

SalmaC 02/07/2021

lindo. emocionante.
Não me lembro de ter chorado tanto com um livro como eu chorei com esse. Sendo sincera, por mais que eu costume ler muitos livros de romance, é muito difícil eu realmente gostar deles... Mas, posso lhes dizer que eu verdadeiramente amei esse livro com todo o meu coração, que história LINDA... com uma sensibilidade, uma profundidade imensa e impactante... eu ainda to chorando e meio desolada, então não sei direito o que falar, apenas que é uma história linda, belíssima, emocionante... um livro que vou guardar com carinho, e provavelmente, toda vez que me lembrar da história vou me emocionar com as lembranças... eu definitivamente recomendo esse livro a todos, é lindo...

Ceiça alves 15/12/2021

Esse foi mas um dos livros que deveria ter lido há tempos!
Porque não li antes, pelo simples fato de dele ter um pé na segunda guerra, foi o motivo e me arrependo por esse "preconceito" é que é um tema tão forte né? Que me deixa pressa a esses horrores vivido por homens e mulheres. Mas essa história é linda que bom que enfim eu li ela e me em cantou tanto com certeza uma favorito da vida sem dúvida alguma.

Carol | @carolislendo 12/02/2022

Lindo demais
Que livro lindo, com personagens amáveis que dá vontade de abraçar, ambientação que você fecha os olhos e consegue imaginar perfeitamente, queria ir pra essa ilha passar umas férias viu. É o terceiro livro da autora que leio e me apaixono, sua escrita é tão deliciosa, me manteve acordada de madrugada (oq é extremamente difícil kk) sempre curiosa para o que viria a seguir, e que final maravilhoso...

Geise @leiturasdageh 22/11/2023

Algumas coisas me irritaram...
Conheci a Sarah Jlo através da minha tia, que me emprestou esse livro (Violetas de Março) e disse: leia essa história emocionante. É meu favorito e sei que você vai amar também.

Pois bem.
Ela acertou em cheio. A escrita da Sarah me envolveu de um jeito que eu li e reli Violetas de Março dentro de um ano. Sabe aquela autora que basta um livro para você querer ler tudo dela? Para mim, essa autora foi a Sarah.

Com a leitura de O bangalô não foi diferente. Já na primeira página fui envolvida e em menos de 24 horas comecei e finalizei a leitura.

Todavia, algumas coisas me incomodaram. Nessa história, assim como na primeira, vamos ter um triângulo amoroso. E não gostei como tudo se desenvolveu. Uma história de amor que tinha tudo para ser linda, mas perdeu encanto quando para acontecer precisou enganar alguém. Algo que começa errado não pode dar certo! Penso assim.

Entretanto, terminei amando. Vai entender né? Pois é, tem autor que faz isso comigo. Mesmo não gostando de várias coisas na história, ainda assim, continuo querendo ler tudo dele. É um poder na escrita que não consigo explicar .

Acho que isso se deve ao mistério que ela coloca na história. Tem romance, tem assassinato, tem suspense, tem traições...então esse misto que muito me atrai, deve ser o motivo que fico tão envolvida.

Thalita 30/01/2023

Surpreende e envolve.
1942, segunda guerra mundial e 2 amigas enfermeiras que decidem se alistar juntas para servir em uma ilha na polinésia Francesa e chegando lá presenciam um assassinato brutal.
A ilha transforma a vida das duas, e sem dúvida, atinge a gente também
Quando acompanhamos a narrativa retornar aos dias atuais, e as marcas do pós guerra mostram-se, as emoções nos arrebatam:
Emoção, tristeza e alegria.

Fer - Mato Por Livros 04/01/2016

Após uma carta misteriosa chegar a suas mãos Anne revive um passado muito distante. Um passado que deixou muitas dores e dúvidas pelo caminho. Abalada por essa carta Anne decide contar a sua neta toda a história daquela época.

Em meio á segunda guerra mundial Anne pode dizer que tem uma vida boa, cômoda e até feliz. Mas bem no fundo ela sabe que falta algo. Seu coração não parece preenchido como deveria estar.
Anne tem uma melhor amiga que está sempre com ela, Kitty.
Kitty é impulsiva, vivaz e não importa em se arriscar para viver um grande amor.
A mãe de Anne só se importa com bailes, desfiles e com a opinião da sociedade. Nela Anne não encontra uma grande amiga. É com seu pai que ela consegue encontrar um pouco mais de carinho e em seu noivo Gerard Godfrey, o melhor partido que sua mãe poderia querer.
Gerard é um homem bom, atencioso, gentil e ama Anne com todas as suas forças. Por que será então que ela sente que ainda falta algo? Por que algumas dúvidas insistem em permear sua mente e coração?

É Kitty e Maxine - que é como se fosse uma “babá” de Anne e por quem ela tem imenso carinho que a fazem pensar em todas as suas dúvidas e a decidir que caminho seguir.
Quando Kitty avisa que irá partir para ajudar na guerra como enfermeira, Anne vê ali sua grande chance de ter um pouco mais de tempo até que possa entender o que é melhor para sua vida. Apesar de acreditar que irá partir apenas para acompanhar sua amiga.
Então elas partem rumo a uma ilha no Pacífico Sul. O que elas não esperavam era que a ilha iria mudar suas vidas drasticamente e para sempre.

Anne conhece Westry e juntos eles irão viver um doce amor. Amor esse vivido e guardado em segredo por um misterioso bangalô.
Mas apesar da distancia Anne sabe que sua vida fora daquela ilha ainda a aguarda.
As cartas que chegam deixam-na ainda mais angustiada sobre que rumo sua vida irá tomar quando chegar o fim de seu trabalho na ilha.

“Nunca se pode desempenhar um papel na vida, especialmente no amor.”

Como se não fosse suficiente tudo o que Anne precisa encarar ela ainda por cima testemunha um assassinato brutal. Um assassinato que nunca abandonou sua mente.

Ela tenta seguir em frente e dar um passo de cada vez em sua felicidade. Mas, parece que a Ilha e as pessoas que agora ali residem escondem mais segredos do que ela poderia imaginar.
Westry, Lance, Kitty. O que aconteceu com sua amiga? Por que agora a amizade antes inabalável parece cada vez mais e mais distante?

Medo, dúvidas, segredos, mistérios, dores, tragédias. Tudo isso faz parte agora da vida de Anne e ela não tem certeza de mais nada. Por que será que a felicidade parece algo tão distante?
Que caminhos essas vidas irão seguir quando não mais estiverem na ilha?
Poderá ser tudo como era antes?
Sobreviverá os sentimentos a todos os obstáculos vivenciados?

“Nunca ignore o que o seu coração está dizendo, mesmo que isso a machuque, mesmo quando segui-lo pareça ser muito difícil ou inadequado.”

Eu já era fã da autora depois que li Neve na Primavera, agora com certeza firmei ainda mais essa admiração.

Sarah sabe nos envolver na história como se estivéssemos vivendo aquilo com os personagens ou escutando dos mesmos tudo o que aconteceu.
Suas doses de romance, mistério e ação criam uma receita perfeita para um enredo que nos prende a suas páginas do começo ao fim.

Eu torci tanto, chorei tanto e ansiei para descobrir que caminhos seguiriam esses personagens.
Sofri com a inveja, com a injustiça, com a fraqueza, com o tempo que foi e que nunca mais poderia ser recuperado. Tempo esse que mais foi o que me fez sofrer.

Fiquei com tanto ódio por terem tirado aquilo de Anne.
O Bangalô é aquele tipo de história que nos faz pensar que as coisas acontecem como tem que acontecer. Nós não temos força para mudar o nosso destino por mais que muitas vezes desejemos isso. Mas ao mesmo tempo que sabemos disso, parece tão injusto.
Eu terminei a história com lágrimas nos olhos. Estava feliz, mas eu queria ter sido feliz por mais tempo. Eu não consegui aceitar as injustiças. Não mesmo. E para mim não deveria ter existido o perdão. Ele é nobre, eu sei. Mas acho que no meu coração não teria espaço para esse sentimento. Não depois de tudo o que eu teria deixado de viver.

Sofri sabendo toda a história que aquele bangalô guardou ano após ano. E todas as promessas que ali deveriam ter sido cumpridas e nunca puderam se concretizar.
Mas fiquei feliz quando finalmente as pontas soltas e os segredos em torno do crime foram finalmente desvendados. Nesse ponto eu esperava um pouco mais. Até pensei que seria isso mesmo, mas pelo que li em Neve na Primavera achei que a autora teria criado algum tipo de segredo mais obscuro rs. Mas é exatamente pela “simplicidade” dos atos que a história mais nos cativa.

Cada um age de acordo com a sua mente, sua consciência e seu coração. E cada ato, cada escolha, gera uma consequência. Bom seria se fosse assim só para quem comete cada erro. O duro é quando outras pessoas pagam também por ele.

O Bangalô é uma história de passado, presente e que nos deixa com esperança de que ainda reste muito um futuro para que se possa ser feliz.

site: www.matoporlivros.com.br

Paulascrap 05/07/2022

Para ler em um dia !..
" Um telefonema remete a um passado distante... um mistério prestes a ser revelado..um crime que precisa de justiça e um amor que nunca foi esquecido"...

📖 Uma leitura que finalizamos com vontade de panfletar, um romance viciante que ocorreu durante o ataque as ilhas havaianas na segunda guerra, com muito mistério e drama até a última página.

📌Anne estava prestes a se casar, um casamento dos sonhos com a promessa se uma vida tranquila, mas todo seu destino mudou quando sua melhor amiga Kitty a convidou para partir em missão como enfermeira no Hawai , o cenário seria Bora Bora no pacífico sul durante a Segunda Guerra Mundial atuando junto aos soldados americanos.

📌 Mas após esse período elas voltariam para Seattle diferentes, a amizade de infância não existia mais, seu casamento com Gerard não era mais algo certo após conhecer Westry, e vivenciar tantas tragédias, desilusões e perdas mudou o destino de ambas para sempre.

📌 Não sou uma leitora fã de romances, então iniciei a livro de forma despretensiosa , sem altas expectativas e simplesmente devorei em dois dias, escrita fluída, personagens cativantes, uma trama muito bem amarrada que literalmente só se encerra na última página, longe de ser um romancinho água com açucar. Embora a guerra tenha aparecido funcionou apenas como um período para os fatos narrados, o que tornou a história mais leve focando no romance, sem deixar que a carga dramatica na vida desses personagens cause grande impacto em seu desenvolvimento.

📖 Já leu? Curte romances nesse estilo? Se tiver um título que amou deixe a dica nos comentários.

Jocasta | @curtaleitura 07/12/2015

Esse livro é maravilhoso!
"Vinte e sete de novembro. Era uma data sem importância, apenas um pontinho no calendário. Mas foi também o dia que mudou minha vida: o dia em que comecei a amar Westry."

Que livro maravilhoso! Sarah Jio usa palavras tão doces ao escrever seus romances.

Primeiro li Violetas de Março, depois Neve na Primavera e agora O Bangalô. A cada livro fico mais encantada c/ todo esse trabalho lindo e talentoso de Sarah. O livro tem pouco mais que 300 páginas e ontem antes de dormir li mais de 200.. Impossível parar. A história é muito envolvente, você até imagina o desfecho, claro.. Mas em nenhum momento tem certeza de nada e então precisa ir até o final p/ descobrir..

Alguém aí me entende!? Vocês já passaram por isso? Pois é.. Vamos a história!

--> Anne Calloway é romântica, tem 21 anos e está prestes a se casar c/ Gerard, um banqueiro rico e de ótima família. No entanto, ela não se sente feliz c/ sua vida. Recém-formada em enfermagem e em época de guerra Anne, junto c/ sua melhor amiga Kitty decide se alistar para servir seu país como enfermeira em Bora Bora. Lá ela encara uma vida completamente fora de sua realidade mas também conhece seu grande e verdadeiro amor, Westry, um soldado sensível e carinhoso. Um bangalô abandonado é o esconderijo de amor do casal, um lugar cheio de lembranças que ficarão p/ sempre no coração de Anne e Westry. Muitas coisas acontecem nessa ilha, estar no meio de uma guerra não é fácil e Anne sabe que quando sair de lá não será mais a mesma mulher. Ela encontrou o amor, mas também viu muita tristeza. Como em tudo na vida, há ganhos e perdas. Alegria e tristeza. Amor e inveja. O bom e o ruim. E no meio de todo esse turbilhão de emoções há um mistério a ser resolvido. Justiça a ser feita. Não importa o tempo ou o que ficou p/ trás. Você estaria disposto a esperar por sua felicidade? Uma correspondência pode mudar sua vida..

Demais! Vale a pena se aventurar c/ Sarah Jio.
Esse livro lindo é da editora Novo Conceito.

site: www.curtaleitura.com.br

Thila 06/12/2015

"Seja você mesma - disse ela. E nunca ignore o que o seu coração está lhe dizendo, mesmo que isso a machuque, mesmo quando segui-lo pareça ser muito difícil ou inadequado."
Resenha publicada no Blog Nunca Desnorteados

Você acredita que uma pequena correspondência poderia virar sua vida do avesso? Anne Calloway, protagonista e narradora do livro, não fazia ideia que isso seria possível até receber uma carta do Taiti que falava de um terrível assassinato relacionado com o seu passado, trazendo à tona todas as recordações daquela época. Cabia à ela fazer uma escolha: Encarar o seu passado e buscar justiça, ou ignorar a carta e continuar a sua vida como se nada tivesse acontecido.

"Como poderia voltar àqueles dias? Como poderia reviver tudo? Fechei meus olhos com força, desejando que as lembranças desaparecessem."

Sua neta, Jennifer, nota o quanto sua avó ficou abalada e logo pergunta o porquê a carta a comoveu tanto. Decidida a enfrentar, pelo menos em parte, o seu passado, Anne começa a contar para Jennifer sua história e logo somos levados para 1942, em plena Segunda Guerra Mundial.

Nessa época, Anne e sua melhor amiga, Kitty, tinham acabado de concluir o curso de enfermagem e estavam levando a vida normalmente até que Kitty toma uma grande decisão: Ela ia se juntar a Corporação de Enfermeiras do Exército para ajudar com os esforços da Guerra. Ela queria fazer algo de significância em sua vida e agora, com as suas novas habilidades, teria a chance de fazer algo de valor.

Anne começa a se questionar se também deveria ir mas não era tão simples para ela. Estava noiva de Gerald. Como poderia largar tudo para trás e se aventurar num futuro incerto?

"A cada momento que passava, sentia minha decisão se fortalecer. Eu precisava ira para o Pacífico Sul com Kitty. Por quê, exatamente? A resposta ainda era um mistério. Mas mesmo assim, uma coisa era certa: nessa nova aventura eu não estaria simplesmente desempenhando um papel."

Chegando em Bora Bora, todos estavam dizendo que aquele lugar tinha uma maneira de revelar a verdade sobre as pessoas, de descobrir as camadas que cada um carregava e expor o verdadeiro 'eu' de cada indivíduo. Seria isso verdade? A ilha mudava mesmo as pessoas? Esses eram questionamentos que não saíam da cabeça de Anne.

Em um bela tarde de folga, durante uma caminhada na praia, Anne se depara com Westry, um dos soldados daquela base e acabam encontrando juntos uma cabana simples bem atrás do mato fechado. Após uma pequena inspeção, eles sentem que precisam proteger aquele lugar e, restaurá-lo, seria o projeto secreto dos dois.

Mal sabiam eles que aquela cabana carregava uma maldição.

Será que ela estava se aproximando demais de Westry? O que seria de Gerald? Que maldição é essa? Qual a relação dela com o assassinato? Seria ela forte o bastante para lidar com a quantidade de soldados feridos que crescia a cada dia na enfermaria? E, como tudo isso se desenrola? Esses são spoilers que eu jamais darei, mas, já posso dizer que esse livro é de tirar o fôlego.

'O Bangalô' é uma história apaixonante e viciante. Ele te prende logo na primeira página e, os capítulos trazem tantos mistérios e questionamentos que é literalmente impossível largar o livro até descobrir todas as respostas. Sarah Jio nunca me decepciona!

Leiam, leiam e leiam

;)

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/
Santoni 08/12/2015minha estante

Lala 27/07/2020

Esse livro é maravilhoso, comecei achando que ia ser um daqueles livros que logo você abandona, mas cada vez mais ia me prendendo, um romance doce, com algumas reviravoltas e um final de chorar litros