História de fadas

História de fadas Oscar Wilde

Resenhas - História de Fadas

Andreia Santana 03/06/2024

Contos de Oscar Wilde para crianças crescidas
O escritor irlândes Oscar Wilde, mundialmente conhecido por O retrato de Dorian Gray, mas autor de dezenas de outros títulos de vários gêneros (ficção, ensaios, peças teatrais), escreveu uma série de contos de fadas para os filhos Vyvyan e Cyrian.

Essas histórias, na melhor tradição dos contos de fadas originais de Hans Christian Andersen ou aqueles coletados pelos irmãos Grimm no século XIX, revelam uma preocupação do autor em mostrar aos filhos que a vida podia ser perversa, imperfeita e intensa. Mas, ainda assim, cheia de uma beleza lírica.

Vale lembrar que os contos de fadas, na sua origem, tinham uma função social: a de oferecer lições moralizantes e exercer um controle social, como, por exemplo, ditar comportamentos aceitáveis, principalmente para as mulheres. Então, as histórias de Andersen, as reunidas pelos Grimm e essas de Wilde, eram bem mais sinistras do que as versões atenuadas das animações da Disney.

A Nova Fronteira, em 2001, editou uma versão desses contos de Wilde para a coleção Clássicos da Literatura Universal, distribuída como material paradidático nas escolas. Depois, em 2020, lançou uma edição mais completa, com capa dura. Ambas têm tradução de Barbara Heliodora, ensaísta e crítica de teatro.

Na versão reduzida para o FNDE ? Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação ? estão reunidas quatro histórias: O príncipe feliz, O gigante egoísta, O amigo dedicado e O rouxinol e a rosa.

Em O príncipe feliz, um conto sobre altruísmo, a bela estátua de um príncipe que era belíssimo em vida chora pela miséria em que seu povo vive enquanto o prefeito da cidade gasta fortunas em futilidades. A estátua faz amizade com uma pequena andorinha que passa a ajudá-la a mitigar, na medida do possível, o sofrimento dos vulneráveis.

O gigante egoísta, sobre solidão, mostra o dono do jardim mais belo da cidade, mas que decide cercar tudo com muros altos e proibir as crianças de brincarem entre as flores e árvores, atraindo um inverno eterno para o local.

Já O amigo dedicado, sobre amizade verdadeira, dedicação e falsidade, conta a história do gentil Hans, um rapaz generoso que é explorado até o limite pelo perverso moleiro do vilarejo.

Por fim, O rouxinol e a rosa é uma história sobre os sacrifícios feitos por amor e que nem sempre são reconhecidos ou valem o esforço, porque o objeto amado pode revelar-se um poço de ingratidão.

As histórias não têm finais felizes convencionais e, em alguns casos, nem mesmo os desfechos mais agridoces salvam os protagonistas. Mas são extremamente atuais por descreverem sentimentos universais e atemporais.

Acredito que esses contos, que são belíssimos em suas tragédias e atmosfera melancólica, sejam mais indicados para adolescentes com um grau de maturidade maior, porque tratam de sentimentos mais complexos. Alguns são sombrios para crianças pequenas. Adultos que gostam do texto irônico e inteligente de Wilde, também vão apreciar muito.

Ficha Técnica:
Histórias de fadas
Autor: Oscar Wilde
Tradução: Barbara Heliodora
Editora: Nova Fronteira, 2001
48 páginas
A partir de R$ 6,00 (capa comum, usado, Estante Virtual)

*A editora Saraiva tem uma edição de 2015 e a própria Nova Fronteira tem uma versão ampliada, com mais histórias, e em capa dura, de 2020.

****************

*Lido em 25/05/2024, para a tag #1livroinfantilporfinaldesemana. A intenção é ler um livro infantil a cada final de semana do ano, até dezembro de 2024. Histórias de fada é o livro 21 desse desafio.

Blenda Costa 06/01/2024

?????
Livro fantástico. Cada conto melhor do que o outro. Recomendo para todas as idades. Muito atual. Nos faz refletir sobre o bem e o mal.??

Rayssa198 05/03/2023

Até que eu gostei
É um livro pequeno que vai contar quatro contos, que são:
- o príncipe feliz
- o gigante egoísta
- o amigo dedicado
- o rouxinol e a rosa
E entre todos eles os meus favoritos foram o príncipe feliz e o amigo dedicado, que mais me emocionaram e me deixaram com raiva. Mas uma coisa que todos esses contos tem em comum é ter uma moral no final da história, e um livro fácil e infantil.

Marianna174 22/02/2023

São só alguns contos, são legais, mas nada demais
.................................................

Slns 15/02/2023

Na verdade eu pari no penultimo capitulo pois todos eles terminavam com morte achei meio sinistro e nao quis mais le mais esta praticamente lido obs : achei esse lovro em uma gaveta fa z um tempão que tenho ele

Luiza 27/12/2022

Este livro tem várias histórias de reflexão mas a q mais me deixou pensativa foi ?O rouxinol e a rosa? sério leiam!

beck.amaral 07/12/2022

Um dos melhores livros de contos
Esse livro tem histórias muito tocantes do tipo que nos fazem refletir sobre a nossa realidade, a do príncipe feliz e a da sereia principalmente. Eu amo esse livro e recomendo ele pra quem gosta de histórias bonitas com finais tristes.

Line 15/11/2022

O começo.
Esse foi um dos primeiros livros que li na vida, se não tiver sido o primeiro, a leitura era sempre incrível e inspiradora por mais que algumas partes fossem bem tristes e naquela época eu ainda não entendesse a complexidade do que o Oscar queria passar, me lembro realmente de ler e reler os contos, sempre antes de dormir e com uma vela (não pq não tivesse eletricidade, mas pq eu achava muito legal) enfim, o começo de tudo.

Jaqueline 25/08/2022

Histórias de fadas
Eu li esse livro na minha infância e o reli, por conta do conto do principe feliz. Os contos são tão lindos.

sabren 23/04/2022

acredito que esse foi um dos primeiros livros que li na minha vida, fiquei muito feliz por reencontrar, eu não lembrava quem era o autor mas me surpreendi por ser oscar wilde. são quatro contos, um mais lindo e emocionante que o outro.

Faline.Ferreira 23/03/2021

Emocionante
Esse livro eu li na época de ensino médio , lá em 2010, a história mais emocionante são a do Rouxinol e a Rosa e a do Gigante, chorei muito lendo me marcou profundamente, pois até hoje lembro o quanto chorei

hendy2 28/09/2020

que livro lindo com mensagens incríveis!
gostei muito dos contos, especialmente do ?príncipe feliz?, ?amigo dedicado? e do incrível ?o rouxinol e a rosa?.
meu primeiro contato com o oscar wilde e ele escreve com uma poesia linda nas palavras, quero ler mais obras dele.

Leia.Reis 16/08/2020

Leitura simples e ensimesmada.
Belos contos que nos faz refletir sobre o comportamento humano.

Wiris.Siqueira 29/06/2017

Que bela surpresa este livreto! Apaixonante!
Os melhores contos são o Rouxinol e a Rosa e O Gigante Egoísta.
Os dois tem uma bela mensagem a nos mostrar... A entrega que há no amor, e o reconhecimento do egoísmo, junto com a mudança. Lindo!