Transtornos Mentais

Transtornos Mentais Suely Caldas Schubert

Resenhas - Transtornos Mentais

HARRY BOSCH 06/04/2024

Transtornos Mentais
ótimo lvro, a autora estabelece as necessárias pontes de ligação entre o conhecimento espírita e a produção de renomados cientistas, psiquiatras, psicanalistas e psicólogos. Esta notável obra apresenta a terapêutica que alcança a matriz dos desequilíbrios, onde também reside todo o poder da cura definitiva: o espírito.

Carla.Parreira 03/11/2023

Transtornos mentais
O livro elucida que o objetivo da psicanálise é o de reunificar a vida mental, trazendo o conflito do inconsciente para a consciência. A pessoa mentalmente desequilibrada tenta se defender contra o seu próprio inconsciente. Há uma intensa luta intrapsíquica e isto é muito doloroso. Muito dos transtornos mentais podem levar ao suicídio. O processo obsessivo que leva uma criatura ao suicídio é, portanto, extremamente grave e evidencia estar ao nível de subjugação mental e espiritual. Colocarei em tópicos um pouco de cada tipos de transtorno:

* Ansiedade: a ansiedade normal expressa uma inquietude interior, uma expectativa ou uma grande preocupação comuns a todas as pessoas. A ansiedade tem importante função como estado de alerta, um sinal para preservação da vida diante de ameaças de danos corporais, de dor, de separação, de morte de pessoa amada, de ameaça ao sucesso ou situação social, enfim, de ameaça à integridade pessoal. O estado de ansiedade diante destas situações é a resposta orgânica e psicológica para assumir as ações necessárias para evitas a ameaça ou pelo menos, atenuar sua conseqüências. Quando a ansiedade eleva-se acima do baixo nível de intensidade característico de sua função como sinal, temos a ansiedade patológica, podendo expressar-se, neste caso, como uma crise de pânico. A ansiedade patológica é uma reação desproporcional ao perigo objetivo; envolve repressão, dissociação e outras formas de conflito intrapsíquico; é controlada mediante várias formas de supressão de atividade e consciência, como as inibições, o desenvolvimento de sintomas e os diversos mecanismos neuróticos de defesa. O sintoma característico da neurose é a ansiedade descontrolada, tornando os indivíduos tímidos e angustiados pela duvida e insegurança, excessivamente medrosos e pessimistas, enquanto se tornam desconfiados e inquietos. A ansiedade do neurótico é uma ansiedade desmantelada sem o senso de direção e conduta, divergindo da ansiedade-inquietude daqueles que têm intensa vida interna, causada pelo pronunciamento excessivo das afetividades (sentimentos, paixões, emoções, tendências).

* Transtorno Obsessivo Compulsivo: a característica do TCC é o sintoma de obsessão e compulsão recorrentes, suficientemente graves para causarem acentuado sofrimento para a pessoa. As obsessões e compulsões consomem tempo e interferem significativamente na rotina normal da pessoa. Ele ocorre aproximadamente em 1 a 2% da população e, em geral, começa a se manifestar durante a ultima fase da infância ou já na adolescência. Alguns dos mais comuns ?rituais? obsessivos são: pavor na contaminação de coisas sujas ou com micróbios, ser excessivamente exigente quanto à arrumação de seus objetos pessoais e de casa, pavor dos pensamentos sobre sexo não comuns, impulsos agressivos, duvidas sobre assuntos que a pessoa sabe que não tem nenhuma necessidade de preocupar-se, etc. Alguns dos mais comuns atos compulsivos são: conferir, medir, lavar, guardar, contar, evitar.

* Transtorno do pânico com agorafobia: os sintomas característicos do transtorno do pânico são períodos espontâneos, episódicos e intensos de ansiedade, geralmente durando menos de uma hora. Os sintomas mentais principais são medo extremo e uma sensação de morte e destruição iminentes, mas o paciente não é capaz de indicar a fonte do seu medo. O paciente com tal transtorno pode desenvolver agorafobia, medo de lugares públicos, o que o leva a recusar-se a sair à rua, fechando-se dentro de casa. Via de regra a agorafobia está associada ao pânico, pois o paciente passa a evitar sair da segurança do seu lar, com medo de um ataque. Alguns conseguem sair de casa, desde que em companhia de outra pessoa.

* Transtorno de estresse pós-traumático: ocorre em 0,5% para os homens e 1,2% para as mulheres, podendo também afetar crianças. A probabilidade deste transtorno em pessoas após um desastre ou trauma está correlacionada à gravidade do estressor. Quanto mais grave o estressor mais pessoas têm a síndrome e mais grave é o transtorno. Pessoas que são vitimas de atos violentos apresentam uma carga traumática maior do que as que sofrem catástrofes naturais, porque passam a sentir-se como alvo de uma maldade.

* Transtornos dissociativos: uma área mais ou menos extensa do cérebro age desvinculada da consciência normal.

* Transtorno de despersonalização: pode ser causado por doença psicológica, neurótica ou sistêmica. Pode estar associado à epilepsia, tumor cerebral, uso de drogas. Ansiedade e depressão são fatores predisponentes, também estresse severo (pós-traumas, acidentes). Há uma sensação de alteração no próprio corpo. Os pacientes acham que suas extremidades estão maiores ou menores que o normal. Pode haver o fenômeno de duplicação; o paciente sente que o ponto de consciência do seu Eu está fora do corpo, freqüentemente alguns passos adiante, de onde pode observar a si mesmo. Às vezes o paciente acredita estar em dois locais diferentes ao mesmo tempo. É importante constatar, porém, que a medicina admite que a alteração na percepção de si mesmo, a perda momentânea do senso da própria realidade, o sentir-se mecânico ou como num sonho ou até mesmo distanciado do próprio corpo pode ser visto como ligeira despersonalização, não necessariamente de cunho patológico. E ainda mais, que isto ocorre com grande número de adultos e jovens. Pode-se deduzir, portanto, que o transtorno propriamente dito, caracteriza-se por episódios recorrentes e associados ou em conseqüência de outras patologias.

* Transtorno de personalidade múltipla: quem sofre disso tem duas ou mais personalidade distintas e separadas, cada uma das quais determina seu comportamento e atitudes durante o período em que for a personalidade dominante. A transição de uma personalidade para outra é súbita, freqüentemente dramática. Em geral há amnésia, durante cada estado de personalidade para a existência das outras ou para fatos que ocorreram quando outra personalidade era dominante. Algumas vezes, entretanto, um estado de personalidade não é atingido por esta amnésia e retém completa consciência da existência, qualidade e atividades das demais personalidades. Em alguns casos as personalidades têm consciência de algumas ou de todas as demais podendo encará-las como amigas ou adversárias. Muito freqüentemente as personalidades têm os seus próprios nomes e podem ser de sexo oposto, de raças e idades diferentes. Na mesma pessoa uma das personalidades pode ser muito extrovertida, até sexualmente promiscua, enquanto outras podem ser introvertidas, recatadas e sexualmente inibidas.

* Transtornos do humor: são enfermidades em que existe uma alteração do humor, da energia (ânimo) e do jeito de sentir, pensar e comportar-se. Acontecem como crises únicas ou cíclicas, oscilando ao longo da vida. Podem ser episódios de depressão ou de mania. Na depressão, a pessoa sente tristeza exagerada e desanimo e, na mania, um aumento da energia e euforia anormal.

* Depressão: é um transtorno do humor caracterizado por uma alteração psíquica global com conseqüentes alterações na maneira de valorizar a realidade. Pode haver angustia, acompanhada ou não de ansiedade e tristeza.

* Transtornos psicóticos: caracteriza-se pela perda do juízo de realidade e prejuízo do funcionamento mental, manifestado por delírios, alucinações, confusões e prejuízo da memória.

* Psicose pós-parto: ocorre em 1 a 2 em cada mil partos. O risco de que ocorra é aumentado se a paciente já tem uma historia de transtorno do humor ou uma doença mental subjacente.

* Esquizofrenia: a sintomatologia mais comum consiste na redução do relacionamento interpessoal e mergulho num mundo próprio de fantasias delirantes, em características persecutórias, delírios de grandeza ou mesmo alucinações auditivas. Esses delírios de variada ordem são considerados originários nos próprios campos psíquicos do paciente; entretanto, podemos asseverar também existir, nesses doentes, possibilidade de autentica fenomenologia mediúnica associada, causada por entidades desequilibradas.

* Autismo: é uma desordem do desenvolvimento do funcionamento cerebral relativamente freqüente, acometendo dois a cinco indivíduos em cada dez mil. O quadro clinico é marcado por um comprometimento grave da interação social e da linguagem verbal e não-verbal, além de um estreitamento do espectro de interesses e atividades, iniciando antes dos três anos de vida. O autismo pode sinalizar uma rejeição à reencarnação.

Vamos agora a análise do conjunto desses transtornos sob o ponto de vista espírita: A consciência individual, representando, de algum modo, a Cósmica, não se poupa, quando se descobre em delito, após a liberação da forma física, engendrando pelos sofrimentos advindos da estância do além-túmulo. Afetando o equilíbrio da energia espiritual que constitui o ser eterno a consciência individual imprime, nas engrenagens do perispírito, os remorsos e turbações, os recalques e conflitos que perturbarão os centros do sistema nervoso e cerebral, bem como os seus equipamentos mais delicados, mediante altas cargas de emoção descontrolada, que lhe danificam o complexo orgânico e emocional. Noutras vezes, desejando fugir à sanha dos inimigos, o espírito busca o corpo como um refugio, no qual se esconde, bloqueando os centros da lucidez e da afetividade, que respondem como indiferença e insensibilidade no paciente de tal natureza. Por isso, ainda são o controle mental e a educação do pensamento, que podem representar a eficiente terapia de prevenção de distúrbios, como a curadora para os processos de ordem espiritual, desde que alterando a faixa vibratória por onde transitam as idéias, se superiores, eleva-se, ficando indene à sintonia com os seres atrasados, e, se negativas, passando a freqüentar os níveis onde se encontram e se digladiam as energias e sentimentos em constante litígio, vinculando-se a essas emissões deletérias, que terminam por afetar o organismo físico e os complexos mecanismos mentais, responsáveis pelo conjunto produtor da saúde. Vícios são males da civilização, mas, acima de tudo expressam a nossa inclinação para o mal. Evidencia a nossa posição mental inferior, que nos leva a preferências prejudiciais, negativas.
A visão do espiritismo em relação à criança obsidiada é holística, pois que não a dissocia, na sua forma atual, do adulto de ontem quando contraiu o debito. Ensina que infantil é somente o corpo, já o espírito possui sua idade cronológica diferente, nada correspondente à da matéria. Embora os crimes ou erros do passado não estejam vivos na lembrança dos encarnados, permanecem nestes a sensação da culpa, o medo, a impressão de não merecer a felicidade, estados que ressumam do inconsciente e os tornam vulneráveis, tudo isto de mistura com a sensação de magoa, ressentimento, revolta ou até mesmo de ódio. O cérebro não pensa, quem pensa é o espírito. O cérebro retransmite o que pensamos.
O cérebro, também, não produz sentimentos, apenas reproduz os sentimentos da alma. Nossos arquivos perispirituais contêm registros de inúmeras encarnações que muitas vezes jazem adormecidos à espera do estímulo para serem corrigidos, burilados e reorganizados de forma equilibrada. Vele lembrar que tudo o que ocorre no corpo biológico decorre de fragilidades e tendências (que podem ser amenizadas, tratadas ou evitadas) do nosso corpo espiritual, as quais, por sua vez, refletem as tendências e fragilidades da essência espiritual. Até mesmo acidentes ocorrem devido a predisposições espirituais do indivíduo. Predisposições não são fatos ou situações que são determinadas, repito, são tendências a serem evitadas ou tratadas.
Lembro que podem ser também, predisposições ou atitudes do espírito tomadas na vida atual. Somos constituídos de trilhões de núcleos de energia. Tudo que somos, inclusive as questões que ainda não superamos, constituem-se em registros ou núcleos de energia. Tais núcleos pulsam, irradiam vibrações que partem da profundidade do nosso espírito e atingem nosso corpo. Como continuamos pensando e emitindo sentimentos, estamos refazendo nosso destino e, portanto, com pensamentos de amor e harmonia, neutralizando alguns núcleos, higienizando outros ou mantendo-os, e até estimulando novos registros. Problemas eclodem em certas épocas da vida dependendo das tendências anteriores, e das atitudes atuais. Há também registros que se exteriorizam na faixa etária correspondente à mesma idade que ocorreram no passado.
É a nova oportunidade de refazermos o que fizemos de forma equivocada. As vibrações do óvulo, que correspondem às vibrações do espírito, atrairá o espermatozóide cujos genes estão na freqüência vibratória do merecimento ou necessidades evolutivas do espírito. Assim se oportuniza a drenagem dos desequilíbrios energéticos para o corpo físico, visando libertar o corpo astral de campos energéticos ainda não harmonizados.
Vale ressaltar que nem toda deficiência, seja física ou mental se constitui de provação, pois pode também ser uma oportunidade de desenvolver novas habilidades, percepções e sensibilidades.
Como já ressaltava Kardek, ?O espírito é o artista do próprio corpo, por ele talhado, por assim dizer, à feição das suas necessidades e às manifestações de suas tendências?. Só quando se resolve pela harmonia interior é que opera-se a conquista da paz.

Lary 29/03/2023

Problemas morais
Para Thomas Szasz não existem doenças mentais, o que existe são problemas morais. Esse interessante raciocínio é base dessa importante obra que nos brinda com explicações científicas e espíritas entorno dos transtornos que envolvem a mente.
Agorafobia, Ansiedade, Esquizofrenia e Depressão são algumas das pautas de ?diálogo? entre Suely Caldas, outros autores espíritas, psicologia e psiquiatria.
A linguagem da obra exige atenção, outrossim a mesma é facilitada pelo pre-identificado vocabulário em cada página.
Reflexões as mais diversas surgem, porém as que na minha opinião mais se destacam tem relação com a indispensabilidade da reforma íntima, aliada a terapia, passes magnéticos, estudo e ajuda dos/nos centros espíritas.
Bem, eu gostei? então fica a dica de leitura?

BeatrizViana0 19/09/2022

Perfeito!
Uma leitura que nos faz refletir sobre os transtornos da mente de forma científica e espiritual. Abre a mente para infinitas formas de reconhecer e aceitar o próximo com todas as suas imperfeições. E buscar formas de ajudar sem ferir sua alma já tão sensível ante os seus desafios diários.

Livia Barini 29/08/2019

Não gostei
A autora, ao contrário do que eu imaginava, não é psiquiatra.
O livro depois de 25 páginas de introdução começa a falar sobre os transtornos mentais. E os aborda de forma sucinta e em linguagem "médica", algumas vezes cita exemplos rápidos de pessoas que fizeram tratamento espírita e melhoraram.
Achei tudo muito superficial e chato.
Acabei fazendo algo que detesto fazer, li apenas os capítulos que me interessavam e parti para outro livro.

jumorgensten 18/03/2019

A obra tem 15 capítulos divididos em 2 partes. A primeira é sobre os mais variados transtornos como a ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, de pânico, estresse pós traumático e de humor. Também comenta sobre as decepções amorosas, autismo, vícios e obsessões.

A segunda parte é como melhorar dessas questões referidas no começo do livro e fala sobre a desobsessão, o exercício do perdão e o caminho espiritual. Lembra também dos perigos da fascinação e a estrutura espiritual das reuniões de desobsessão.

Durante a narrativa, a autora conta histórias reais que aconteceram no Centro Espírita que frequenta e a curiosa situação da grande maioria que nunca mais volta depois de ajudados por serem de outra religião.

O caso que mais me chamou a atenção foi de Z. R, de 26 anos, que desde os 13 anos sentia-se vigiada e tendo seus passos perseguidos. Foi diagnosticada com esquizofrenia pela medicina humana e no Centro Espírita foi constatado que sofria de obsessão. Foi tratada, melhorou e largou tudo quando conheceu um rapaz de outra religião. Tomara que sua nova filosofia de vida tenha ajudado e ela continue bem né? :)

São menos de 200 páginas de aula de psicologia espiritual para iniciantes. A leitura é envolvente, você vai lendo e quando vê terminou. Schubert conseguiu usar palavras de fácil entendimento para o livro ser acessível a todos.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/03/18/transtornos-mentais-suely-caldas-schubert/

Pedro 13/08/2018

Ligando Espiritismo e a Mente
Muito esclarecedor para aqueles que se interessam sobre o espiritismo e o quanto a nossa mente influência nas questões espirituais.

Carol Matsuoka 02/04/2018

Transtornos mentais
Uma leitura extremamente clara, sensível e objetiva acerca do transtornos mentais que acometem a tantas pessoas em nossa sociedade, de grande utilidade não só para aqueles que querem entender mais afundo uma serie de distúrbios como também conhecer melhor a doutrina espirita e como ela pode ser instrutiva sobre os mais diversos assuntos. Recomento a todos que se interessam pelo tema ou simplesmente tem curiosidade.
Esron 23/09/2021minha estante
Boa noite
Como faço para adquiri o livro em pdf

Carol Matsuoka 03/10/2021minha estante
Acredito que no site da Amazon vc encontra uma versão digital dele, eu li o livro físico =)

AndreFernandes 27/04/2014

Apresenta muita teoria e pouca prática
Infelizmente o livro não atendeu as minhas expectativas.

Apesar da autora ser uma grande conhecedora da doutrina espírita, o livro se prende muito a explicação médica de cada enfermidade da mente, ao invés de focar em soluções.

É mais econômico pesquisar sobre cada transtorno na Wikipedia e então priorizar a sua reforma íntima, ou seja, na sua melhora moral.