O Feiticeiro de Terramar

Ursula K. Le Guin
Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro e a Sombra

Nat 01/02/2014

Gued nasceu numa aldeia solitária que ficava na entrada superior do vale do Norte. Quando rapaz, ele ouviu a tia usar magia para comandar uma cabra. Ao tentar fazer o mesmo, o tiro saiu pela culatra, mas sua tia percebeu o grande poder que residia nele. Sua inventividade quando seu vilarejo foi invadido pelos kargs salva todos e quase o mata, mas um mago poderoso, Óguion, o convida para acompanhá-lo e ensiná-lo. Mandado para a ilha de Roke, Gued aprende sobre magia e faz amizades. Ao aceitar o desafio de um colega para invocar os mortos, Gued novamente fica entre a vida e a morte, mas é salvo pelo Arquimago, que morre ao salvá-lo da sombra que ele libertou. A partir desse momento, a vida de Gued vira um tormento, pois a sombra ainda está atrás dele, e nunca vai parar de buscá-lo. Por muitos caminhos e enfrentando vários perigos, Gued parte em uma jornada cheia de aventuras para derrotar de vez seu inimigo.

A primeira coisa que me chamou a atenção nessa história foi a colocação da palavra como fonte de poder. Eu já estava familiarizada com esse conceito (a série Ciclo da Herança também fala de um mundo mágico onde a Língua Antiga tem poder sobre tudo). No início, fiquei um pouco confusa com os nomes dos personagens e lugares – li a versão portuguesa – mas adorei a história. Simplesmente muito boa. Morria de curiosidade sobre os livros da Ursula K. Le Guin, agora estou ansiosa para ler os outros dessa série. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2014/01/o-feiticeiro-e-sombra-ursula-k-le-guin.html

alex 04/01/2013

O Feiticeiro e a Sombra
Li esse livro em uma semana, é apaixonante do início ao fim. No começo demora um pouco de tempo para se acostumar com o estilo de escrita da autora, afinal, o livro é de 1969, mas é intrigante do começo ao fim.
Conta a história de Gued, também chamado por Gavião, um jovem que torna-se feiticeiro. E que é tão cheio de sentimentos, como qualquer um de nós. Cheio de luz e sombra.
A história ainda se passa num lugar imaginário incrível, cheio de ilhas e mares, lugares fantásticos. E conta em 251 páginas, que todo homem tem dentro de si luz e trevas.

Marcos Carvalho 19/06/2010

Grande livro de Fantasia
O primeiro de uma série de cinco livros sobre Terramar, um mundo de muitas ilhas e muito mar em que há dragões, feiticeiros, camponeses humildes, navegadores. Um mundo fantástico mais extremamente verossímel.
Neste primeiro volume conta a história de Gued que nasceu em uma vila camponesa muito pobre, mas com imenso talento para a magia. Devido a sua presunção, libera uma força (sombra) maligna que passa a persegui-lo. Gued viaja a inúmeras ilhas de Terramar, para descobrir como devolver a sombra maligna ao seu mundo, apostando sua vida nessa busca.
Recomendável aos amantes de fantasia pela fantástica narrativa, com muitas metáforas sutis, personagens convincentes e belíssimos, pelo universo riquíssimo de Terramar com suas lendas e mitos.
Percebe-se, quem lê o Ciclo de Terramar, que os livros de Harry Potter são uma cópia sem criatividade e sem originalidade em relação aos livros de Gued.

Yurii 27/01/2010

Depois de ler diversos livros atuais ou 'do momento' de fantasia, todos replexos de amor, ação, aventura, guerra, monstros e todo o resto, me deparo com Terramar.
Há algo nessa história que difere da maioria. Talvez a leveza dos acontecimentos. Ursula parece não ter se preocupado com a vendagem ou a propaganda do livro. Ela simplesmente contou a história como deveria ser contada.
Gued, apesar de ser um feiticeiro, é um homem. Teve seus defeitos expostos na história e as consequencias disso foram bem difíceis para ele. Outro diferencial é que ele não tem uma donzela apaixonada para proteger ou lutar por ela. É, até o presente livro, um solitário nato.
E o vilão da história? Um sombra. Não um imperador ultra-poderoso e malígno, ou um feiticeiro traidor que anseia o poder. Gued teme uma sombra, que ele próprio trouxe para a luz. Destruindo-a, ele não será um super herói. Estará apenas corrigindo o próprio erro.