A Lei dos Varões

A Lei dos Varões Maurice Druon

Resenhas - A Lei dos Varões

Brunov 06/03/2022

Que ódio!
Diferentemente dos 3 primeiros volumes da heptalogia, este não é possível de se começar a ler separadamente sem perder a inteligibilidade.

Seguem-se os eventos, suas repercussões e tramas venenosas com as disputas sendo mais intensas pela coroa da França, mas também há o conclave para decidir o novo papa. O desromance de Guccio e Maria consegue se tornar ainda mais angustiante, só que dessa vez os fatos esbarram com as tramas da Família Real e o nascimento do bebê da pobre Clemência. O que por sua vez traz novamente Mafalda atuando de maneira ainda mais asquerosa. Bouville me desaponta e alguns dramas pessoais, pelos quais torcia por um momento feliz, viram tragédia.

Há um clima geral de que a malandragem é o único meio de se obter sucesso e às vezes necessária para mera sobrevivência. As pessoas de mais virtude e boa vontade são aquelas que mais sofrem aqui.

Se o autor queria despertar sentimento de aversão à monarquia ou ao monarquismo, esse livro foi mordaz no alvo, porque o nível de repugnância que os paradigmase as decisões adquirem podem gerar um pesadelo.

Trecho ainda suave e sem spoiler que ilustra algo disso:

?Serão todos como eu, criminosos se tiverem ocasião, inocentes apenas por
impotência, e prontos a se servirem do mal para realizar suas ambições?"

E mais outro de ácida crítica que serve aos nossos tempos se adaptando, conforme estilo do autor:
"Que se continue a procurar. Entregai esse encargo aos vossos amigos, os advogados da Universidade e do Paramento. Essas pessoas encontram costumes para tudo, e no sentido desejado, quando se dão a esse trabalho."
Carbone0 14/04/2024minha estante
Olá ?

Caro leitor, como é que um escritor que está narrando acontecimentos reais pode manipular os fatos só pra lhe agradar? Paciência! Sugiro que leia romances de ficção. Até mais.

Jansen 23/02/2022

Chamo a atenção para um personagem sem expressão na história mas que no romance tem grande importância, Bounville. Fiel ao rei Felipe o Belo, continua sendo fiel à coroa e passando por cima de qualquer coisa que possa atrapalhar o Reino. Por outro lado, Mafalda a personificação do mal, continua eliminando quem atravessa sua frente. É essa mulher maligna que colocará a coroa na cabeça do Rei Filipe V, o Longo.

Carlos Nunes 19/06/2015

A trama continua
Muitos e muitos anos após ler O REI DE FERRO é que consegui obter os demais volumes da série, e estou gostando muito. Nesse volume 4 a disputa pelo trono da França continua, com reviravoltas tais que nos fazem às vezes duvidar de que os fatos aconteceram realmente, tão mirabolantes são. O estratagema utilizado por Filipe para resolver de vez o conclave papal, por exemplo, parece coisa de filme, mas foi bem real. Curioso agora para saber o destino do pequeno rei João...

Janinha 09/05/2014

Quarto volume da série, A Lei dos Varões remete o título a Lei Sálica, cuja exclusão das mulheres no direito a coroa beneficia enormemente o Conde de Poitiers, posteriormente Felipe V.
A Lei dos Varões é muito bem escrito, nos envolve na história e nos faz amar e odiar um mesmo personagem, embora para mim, o romance tenha obtido um ritmo melhor da metade para o final.
No livro, podemos ver a mudança que a coroa impõe aos que desejam usá-la. Felipe V, tornou-se um tanto quanto desejoso de poder, passando por cima de vários, direta e indiretamente, para se tornar rei. O conclave, também vira assunto central, assim como o nascimento de João I, o Póstumo. Mas de todos os destinos do volume, nenhum é mais triste do que o de Maria de Cressay.

Tulliu Cardia 09/08/2013

Muito bom! Cheio de intrigas que até parecem inacreditáveis!!

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Janaina Vieira - Escritora 15/12/2010

Livro 4
Após a morte de Luís X, como a rainha está grávida, o reino precisa de um regente. Após muitas disputas e rivalidades, o conselho decide que o irmão do último rei, chamado Filipe, deve assumir esse encargo. Acontece que esse Filipe é marido de uma das princesas condenadas, Joana de Borgonha, que por sua vez é filha da condessa Mafalda. Ou seja, Filipe é genro da megera e ela tem todo o interesse que ele seja coroado rei, mas o grande obstáculo é a criança que Clemência espera. É quando começam as discussões e debates sobre o espinhoso assunto.

Se Clemência der à luz um menino, não há problema algum: a criança será coroada um dia e seu tio Filipe será regente por vários anos. Porém, se nascer uma menina as dificuldades são imensas pois o finado rei Luís teve uma filha com Margarida de Borgonha, que teria precedência sobre o trono. Porém, pesa sobre a criança a dúvida quanto à sua origem ser ou não bastarda. Este fato enfraquece a coroa francesa pois todos os possíveis herdeiros surgem com suas reinvidicações. Até mesmo a Inglaterra sente-se no direito de ocupar o trono, pois sua rainha, Isabel, é francesa e filha de Filipe IV. Por outro lado, o duque da Borgonha e irmão de Margarida, decide defender os direitos da pequena Joana, afirmando que ela é filha legítima de Luís e de Margarida. As discussões são muitas, mas ninguém pode fazer nada antes que a criança nasça. Mas, como a criatividade humana tb serve muito bem aos interesses do momento, os legisladores franceses buscam nas antigas leis do país algo palpável que impeça a pequena Joana de subir ao trono, ou até mesmo a criança de Clemência, caso seja uma menina. Na verdade, eles nada encontram de concreto neste sentido, mas usam uma lei do tempo de Clóvis que versava sobre a herança de terras entre os nobres. Assim nasceu a lei sálica, ou a lei dos varões.

Finalmente chega o momento do parto e nasce um menino, para desgosto de muitos. Clemência quase morre de febre puerperal, enquanto o reino enfraquece cada vez mais. Depois de muitas semanas e muita luta, Clemência recobra a consciência e descobre que sua vida está completamente destruída! Torna-se, então, uma rainha branca pois o costume da época exigia que as rainhas, ao enviuvar, usassem somente roupas e véu branco em sinal de luto. Ela não pode voltar para Nápoles e tb não pode casar-se de novo pois fora rainha da França e as rainhas viuvas não se casam novamente.

Shana 07/11/2010

Este livro é marcado pelo período da Regência de Felipe, o Comprido, narra todos os seus esforços para se manter no poder. Mesmo sabendo que foi a sua sogra quem assassinou o seu irmão, o Rei Luís, permite que Mahuat conduza no colo o seu sobrinho, filho póstumo recém nascido de Luís. Como não podia ser diferente, Mahaut mata o bebê como forma de garantir o reinado para o seu genro. Através de um golpe de Estado, Felipe usurpa o trono da França. É um livro que marca pela crueldade humana, a troca dos bebês, a morte de um deles, duas mães dilaceradas pela dor.... Também chama muito a atenção a atuação deprimente dos cardeais da época, homens gananciosos, ambiciosos, facilmente compráveis e dissimuladores. Mostra uma Igreja formada por homens sem nenhuma moral, ética ou preocupação com os ensinamentos cristãos. Recomendo a leitura a todos que se interessam por romances históricos. Muito bom!!

Giovanni 01/11/2010

É um ótimo livro e como sempre o título da obra diz muito sobre a história que é contada, pois os doutrinadores da época procuravam jurisprudências para afastar o poder das mulheres.
Também as artimanhas da época para atingir o poder ou se vingar, era a utilização de venenos que não poupavam nem sequer os reis, a maldade era um expoente, pois nem os bebês eram preservados.
Além disso demonstra como fora realizado o conclave, a disputa de beleza na Santa Igreja, bem como as inclinações políticas dos mesmos.
Mas o mote deste livro seria o "segredo".

Shoujofan 14/12/2009

Ponto alto da série
A Lei dos Varões é o ponto alto da série Os Reis Malditos. Sei que o favorito da maioria é o Rei de Ferro, mas o que eu mais amei ler e que me deu mais trabalho de encontrar, antes da reedição, foi este. Como minha personagem favorita é Filipe, o Longo, este é o melhor de todos. A forma como Druon constrói a trama que conduz à famigerada Lei Sálica, que exclui as mulheres do trono, o acordo entre o jovem Príncipe e o futuro Papa, as intrigas para colocá-lo no poder, tudo é contado de forma magistral.

Recomendadíssimo!
Isabelle 22/11/2011minha estante
Felipe V também é o meu preferido!
terminei Rei de Ferro em 3 dias, e já to doida pra ler os outros! :D

Shaftiel 14/01/2009

A Lei dos Varões só tem como rival A Flor-de-Lis e o Leão na série Reis Malditos. Aqui Maurice Druon apresenta uma história com uma profundidade ainda maior em alguns personagens pouco descritos durante todo o restante da série, com um novo enfoque nos outros filhos do Rei de Ferro quando as manipulações vão atingindo níveis cada vez mais podres. Um excelente livro e uma aula de escrita.