Brasil Cyberpunk 2115

Brasil Cyberpunk 2115 Rodrigo Assis Mesquita

Resenhas - Brasil Cyberpunk 2115

AmadosLivros 15/08/2017

Devo admitir que ultimamente temos tido muita sorte com parcerias! E, recentemente fechamos essa parceria com o autor nacional Rodrigo Assis Mesquita. Ele nos envio os dois primeiros volumes da sua série Brasil Cyberpunk 2115! Eu já havia dado uma olhada em seus livros pela amazon, e tinha vontade de lê-los, então imagina a surpresa deliciosa que foi receber o e-mail de contato do autor! E gente, esse primeiro livro me divertiu muito!

Encontrado apenas em formato digital, Você não pode ter tudo que quer, é o primeiro volume até então de uma duologia chamada Brasil Cyberpunk 2115. Pelo próprio título já dá pra sacar que a história acontece no Brasil (ou o que restou dele) quase 100 anos no futuro. Neste "novo mundo" podemos ver todas as evoluções da humanidade, como melhoramentos para o corpo. Como eu posso dizer, lembram das crônicas lunares, e da Cinder? Ela tinha partes mecânicas do corpo, né?! Então, os humanos daqui são meio que parecidos com a Cinder, sua grande maioria tem partes robóticas, e, todos tem um chip implantado na cabeça, ou quase todos, nossa protagonista, a Hel, não possui esse chip. O porque? Esse é um grande mistério para nós.

O mundo passou por diversas guerras e está praticamente destruído. Não existem mais alimentos naturais, nem rios limpos e potáveis. Durante a leitura, percebemos o quanto o Rodrigo foi genial! Ele faz uma crítica ao mundo ao qual vivemos, a destruição desenfreada que causamos, e como não pensamos no futuro. Bem, ao final desta leitura eu comecei mesmo a pensar.

A Hel, ela acaba se juntando ao grupo de amigos de um amigo. Meio confuso, né?! O fato que eles estão em busca de alguns ingredientes raros para fazer um iguaria do século XX, e meus queridos, quando vocês descobrirem o que é este tesouro, vão rir como eu ri. Algo que parece extremamente banal e que agrada o paladar da população mundial ultimamente, é a chave central de todas as confusões do "futuro". Devo dizer que achei simplesmente brilhante.

O livro é bem curtinho, e posso dizer que o considero mais como um conto devido ao seu pequeno tamanho. A leitura foi rápida e muito gostosa. Adorei a escrita do Rodrigo e estou super ansiosa para começar a leitura do segundo volume, e, dos próximos (que espero que ele escreva)! Uma forma de escrita divertida e fluída, sem contar que extremamente criativa. Todos deveriam ler!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/06/livro-brasil-cyberpunk-2115-voce-nao.html

GG 06/07/2018

Resenha do blog DNA Literário
Ganhei este conto sci-fi na Maratona Literária do Me Livrando e demorei um pouco para começar a ler, mas quando finalmente comecei, eu li bem rápido.
Primeiramente, gostaria de explicar o que é o estilo cyberpunk. Eu também não sabia, então fui pesquisar e achei um artigo ótimo que explica muito bem. Cyberpunk é o estilo que mistura a cibernética com o punk, passa-se num ambiente altamente tecnológico e com uma sociedade destruída. Cidadãos revoltados, governo opressor, tudo isso se encontra no estilo cyberpunk. Se quiser saber mais detalhadamente, leia o artigo no Momentum Saga.

Brasil Cyberpunk 2115 se passa num Brasil futurístico devastado e conta a história de Hel, que se une ao amigo Cauã e a alguns mercenários para ir atrás de um artefato do século passado em troca de uma grande quantidade de dinheiro, colocando em risco a própria vida. Nesse universo, androides lutam por direitos humanos (para eles) e os humanos têm acesso a implantes tecnológicos, chamados de amelhoramentos.

Acho que essa foi a parte mais interessante da história. Entre várias sacadas inteligentes, referências a nossa sociedade e momentos super engraçados, o autor consegue passar uma reflexão sobre preconceito e padrão de beleza. A escrita fluida e objetiva de Rodrigo faz do conto uma leitura super leve e divertida, apesar de eu ter sentido falta de mais descrição. Muitas coisas devem ser explicadas na continuação da série, que é dividida em quatro partes. O segundo volume chama-se Brasil Cyberpunk 2115 – Recall e já se encontra disponível para compra no Amazon.

Eu senti que o universo nesse primeiro conto poderia ter sido mais bem trabalhado. Quando eu terminei a leitura, fiquei com gostinho de quero mais. Pensei “acabou, mas já?”. Mas talvez fosse a intenção do autor deixar tudo mais superficial mesmo para trabalhar mais profundamente nos outros volumes. Ainda assim, acredito que a parte descritiva deixou um pouco a desejar, nada que atrapalhe a história, que possui um bom ritmo e uma pegada bem forte com o humor.

Os personagens, mesmo em pouco tempo, conseguem ser marcantes. Hel é uma mulher misteriosa que se vê envolvida numa confusão quando aceita a proposta de Cauã, seu amigo que adora amelhoramentos (sucateados). Eu adorei também a cachorrinha de Hel, chamada Excel! Hahaha Gostaria de saber mais sobre eles e os outros mercenários e sobre a sociedade em que vivem. Como que tudo aconteceu? Como eles terminaram daquela forma? O universo da história parece ser bem rico e, se bem trabalhado, pode virar uma história incrível e bem completa.

site: https://dna-literario.blogspot.com/2016/06/resenha-brasil-cyberpunk-2115-de.html