Roses and Rot

Roses and Rot Kat Howard

Resenhas - Roses and Rot

Nati 02/01/2019

"Perhaps the only happily ever after is to survive to tell the story."
Não sei por que enrolei tanto pra terminar esse livro. A narrativa da autora é super poética e tem um quê de contos de fadas antigos (o que faz muito sentido dentro da história, por sinal), e isso acaba criando uma atmosfera para o livro, dando o tom necessário aos acontecimentos. Admito, o início é um pouco lento e muito pouca coisa acontece, por que a autora se concentra mais em desenvolver os personagens, introduzir um pouco o local e um pouco do passado de alguns protagonistas, além de focar nas dinâmicas entre os personagens, que é o ponto mais importante aqui e que vai motivar muito do que acontece mais para frente na trama. Gostei muito como foi explorado o passado das irmãs, como isso reflete no relacionamento delas, na arte delas (tanto na dança da Marin quanto, e principalmente, na escrita da Imogen) e na personalidade delas, além de como elas reagem a determinadas coisas que acontecem em Melete. Também adorei os trechos dos contos-de-fada que a Imogem escreve intercalados na história, como um paralelo dos eventos.

Esse é um livro sobre o preço da magia, amor entre irmãs, relacionamentos familiares destrutivos e o que você está disposto a sacrificar para ter sucesso. Tem vários momentos sombrios, mas traz uma luz no fim do túnel e é uma história muito imersiva e gostosa de ler, além de ser um livro bem diferente, pelo menos do que estou acostumada a ler. Achei que o final seria mais agridoce, dado o tom geral do livro, mas gostei de como tudo se resolveu, apesar de não ser nada surpreendente e inesperado (até um pouquinho cliché). Não foi algo que me incomodou muito e não diminuiu o quanto fiquei feliz por concluir essa leitura e começar bem 2019.