Semiótica Psicanalítica

Semiótica Psicanalítica Lucia Santaella...

Resenhas - Semiótica Psicanalítica

Marcelo 18/11/2022

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
A Semiótica Psicanalítica é um campo relativamente novo de estudo dentro da Psicanálise, tendo em vista que Freud começou os estudos psicanalíticos no final do século XX e Lacan veio aportar sua contribuição com os estudos linguísticos na década de 1930-40, com base na teoria de Ferdinand de Saussure (Curso de Linguistica Geral), onde, segundo Lacan ?o inconsciente é estruturado como uma linguagem?.

Sendo a Semiótica a linguagem das linguagens, uma vez que ela compreende linguagem não apenas verbal, mas todas as formas de comunicação (seja ela falada, escrita, imagética, sonora, expressiva, etc...), surge esse novo esforço em cruzar a Semiótica e a Psicanálise como forma de contribuir/ampliar a compreensão do ser humano na sua expressividade.

Imaginei que a proposta desse livro posse teorizar as bases dessa nova linha de estudo, o que de fato eles até fazem no começo do livro, mas como ele não é um livro que estrutura a teoria semio-psicanalítica e sim apenas a reunião de alguns artigos sobre o tema, o livro se torna enfadonho, desnecessário e inconclusivo, uma vez que não constrói uma teoria ou sequer uma linha de raciocínio, e sim apenas promove artigos de autores que aplicaram a teoria em suas linhas de estudo, sem antes lançar um olhar teórico para esclarecer ao leitor a teoria na qual se baseiam.
edu basílio 18/11/2022minha estante
acho tão legal a propriedade e o gosto com os quais você escreve sobre suas leituras de psicologia ^^

Marcelo 18/11/2022minha estante
Ahhhj brigado, amigo! Vou ser sincero que meu conhecimento ainda é bem raso? mas de fato gosto muito do tema :)