Literatura, homoerotismo e expressões homoculturais

Literatura, homoerotismo e expressões homoculturais André Luis Mitidieri...

Resenhas - Literatura, Homoerotismo e expressões homoculturais

Ewerton Martins 14/04/2023

Bastante esclarecedor e informativo.
Alguns grupos têm direito à fala e se autorrepresentam, outros são apenas representados, são objeto do discurso alheio e têm as suas identidades construídas nos discursos daqueles que podem dizê-lo. As representações heterossexuais e a violência que produzem subjugam a subjetividade homoafetiva. Os termos, as expressões e as piadas não representam apenas uma injúria, trata-se da construção de uma imagem social, delimitada pela sexualidade e pela estigmatização da homoafetividade.

Hassan 08/12/2021

Homoerotismo e Literatura - Um Elo Inseparável
O livro aborda a temática do homoerotismo e da homossociabilidade de forma prática e leve. À excessão de um ou outro texto, a escrita - embora científica - é de fácil leitura e compreensão muito tranquila. Em geral, os textos apontam para o homoerotismo a partir da análise literária de outros textos.
Com isso, é possível ver diversas práticas de abordagem segregacionista ou não, da cultura homossexual, dentro da literatura nacional e internacional. Os textos apontam poemas do final do século XIX, textos infantis, escritas da segunda metade do século XX, entre outros. Dessa maneira, é possível verificar a importância desse debate dentro da sociedade atual. Outro aspecto de destaque, é que os textos dialogam muito com as obras de Foucault, Deleuze e Guattari.

Luciana Fernandes 25/08/2021

DAS EXPRESSÕES HOMOCULTURAIS ????
Poucas vezes deparei-me com uma coletânea de ensaios que me prendesse do início ao fim, menos ainda sobre homoerotismo. Aqui, o artigo de abertura, por exemplo, analisa, sob a perspectiva das expressões homoculturais, a notória semelhança entre as performances de Morrissey e Renato Russo, respectivos vocalistas das bandas The Smiths e Legião Urbana. Desse trajeto ao destino final, há deliciosas escalas em estudos sobre, dentre outros, Eva Perón, o romance "Bom-Crioulo", de Adolfo Caminha, e até o felino Gulliver, do conto "O gato que gostava de cenoura", de Rubem Alves.
Hassan 08/12/2021minha estante
Faço minha tuas palavras. Me prendeu do início ao fim.

Sara.Marques300 09/04/2020

Expressões homoculturais e a literatura.
Livro é um compilado com vários trabalhos científicos a cerca do tema homosexualidade e homoafetividade. Os autores dos artigos no decorrer do trabalho faz relações com livros da literatura brasileira, querendo ressaltar as representações homoculturais nos livros brasileiros. É um trabalho cheio de informações que pode trazer bastante conhecimento em relação ao tema.
Para os estudiosos vale muito a pena a leitura.