Sociedade do Cansaço

Sociedade do Cansaço Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Sociedade do Cansaço

Dany.Dessoy 05/04/2024

Crítica à Sociedade
A obra traz uma coletânea de sociólogos, filósofos famosos como Karl Marx, Nietzche, Freud. Dessa forma, aprofunda-se no tema de forma que traga ao leitor diversos conceitos que o informem de forma mais detalhada ao assunto, como a falsa liberdade, sociedade disciplinar e a sociedade do desempenho.
Essencial para aqueles que farão redações e estudantes no geral, pois traz uma perspectiva que auxilia na problematização da sociedade, faz uma explicação de forma ?resumida? e é um excelente repertório.
Leiam demais!
obs: é uma leitura pra se fazer com calma e que traz muitas reflexões, então é bom ler de forma pausada pra que seja possível assimilar o tanto de informações que traz em uma página

Daniely2 03/04/2024

Não entendi nada no início e no final entendi menos ainda. Meu cérebro ficou cansado de ler isso, acho que então posso dizer que o livro alcançou sua premissa (ba dum tss).
Cheguei arrastando no final, não fiz bom proveito, talvez eu releia mais pra frente. Ou talvez tentarei outro livro dele. Ouvi dizer que não era necessário ter conhecimentos prévios sobre filosofia para consumir esse filósofo e por isso eu tentei ler. Talvez não até não seja mesmo necessário, porém é bom estar com o foco e atenção intelectual bem afiados, exige muita reflexão. Coisas que no momento estou sem. Talvez com mais bagagem filosófica e empírica sobre a vida esse tipo de leitura densa e muito intelectualizada flua melhor.

AndrA65 03/04/2024

A sociedade de desempenho
Numa sociedade onde o valor existencial é medido a partir do desempenho, e onde o desempenho é sustentado pelo ideal de liberdade e poder pleno, o ser humano se vê esgotado a partir da autocoerção da positividade, estímulos e (hiper)atividade sem precedentes. A hiperatividade corta o potencial contemplativo da existência, decorrente do dizer-não. Nessa mesma lógica a "passividade do ócio" se torna o pecado contemporâneo.

deardean 31/03/2024

Livro com perfeitas colocações, refleti muito sobre como estava levando a vida e percebi que ele escreve exatamente sobre o que tenho sentido e visto como parte da sociedade e como sobrevivemos invés de viver de fato.
Curto, mas gigante.

"A melancolia é fenômeno da negatividade, enquanto a depressão é causada pelo excesso da positividade."
"A sociedade disciplinar gera loucos e delinquentes. A sociedade do desempenho, ao contrário, produz depressivos e fracassados."

Janaina.Aggens 31/03/2024

Esperava mais...
Teve algumas partes que achei muito boas (início e o fim). Outras partes me pareceram totalmente dispensáveis (o meio). Concordei com muita coisa e discordei de várias outras. Acho que a sociedade do cansaço descrita se aplica apenas a um recorte de sociedade e não como um todo.
Acho que eu ia preferir que fosse um livro mais longo, com maior aprofundamento das ideias e também com uma simplificação da linguagem, principalmente quando traz conceitos filosóficos.

zumbrisei 31/03/2024

O livro em geral foi muito construtivo e forneceu um grande aprendizado ao introduzir as mazelas da violência neuronal e sistêmica diante da transição entre a sociedade disciplinar e a sociedade do desempenho, exemplificando como ambas podem ser coercitivas de alguma forma. Contudo, a leitura foi extremamente chata e complexa, a linguagem não é acessível e a retórica do autor é muito confusa.

Tai 29/03/2024

Minha opinião
Li esse livro para um trabalho escolar, mas também com um interesse no autor. Admito que a leitura exige uma bagagem boa pra compreensão plena, uma que eu ainda não possuo, porém as partes que eu entendi foram bem marcantes. Terei que ler mais algumas vezes para compreender melhor, mas segue o baile.
Indico!

Aline Bento 26/03/2024

O livro é muito bom mas ouvi em audio livro o que me fez perder momentos importantes da leitura, pretendo reler o físico para captar mais do mesmo.

Jackie 24/03/2024

Apesar de ser um livro pequeno, achei a escrita arrastada, com uma linguagem bastante confusa. Tive bastante dificuldade pra finalizar a leitura.
Diante dessa dificuldade, foquei em tentar absorver os conceitos chaves : pressão por positividade; excessos de estímulos, de bens, de informações ; falta de tempo pra simplesmente viver.

st st 24/03/2024

Cansaço
Eu realmente me senti cansada lendo o livro (risos). Uma professora muro querida, psicóloga, me indicou o livro, disse que iria gostar etc. Em partes eu realmente gostei, as outras acho que não absorvi o que deveria da leitura. Não sei bem. Achei a leitura meio difícil, ou apenas não estava tão conectada com a mesma. Quem sabe em outro momento releia o livro.

carolmureb 23/03/2024

De fato, o "hype" a respeito deste livro faz sentido. Ao desenvolver o conceito de sociedade do desempenho, o autor demonstra como determinados discursos de positividade podem fazer com que uma pessoa adoeça a si mesmo. O estímulo à alta performance e à produtividade são bem embalados, afinal, quem não deseja ser reconhecido como criativo, original, empreendedor? E se não se consegue o sucesso "tão garantido" se você tiver alta performance e produzir (enquanto outros dormem) a culpa é, unicamente, da pessoa. Resultado: fracasso e depressão. Aprender a lidar com a negatividade, com os limites, renunciar a tornar-se escravo do 'eu quero, eu posso, eu consigo' como se bastasse isso para ter sucesso. De fato, é um livro que abre mentes, e nos faz perguntar como desenvolver uma pedagogia do ver para aprender a bem viver.

"O que causa a depressão e o esgotamento não é o imperativo de obedecer apenas a si mesmo, mas a pressão do desempenho. [...] a síndrome de burnout não expressa o si-mesmo esgotado, mas antes a alma consumida" p. 27.

"A depressão é o adoecimento de uma sociedade que sofre sob o excesso de positividade" p. 29.

"O excesso da elevação do desempenho leva a um infarto da alma" p.71.

"A técnica temporal e de atenção multitasking (multitarefa) não representa nenhum progresso civilizatório" p. 31.

"Aprender a ver significa 'habituar o olho ao descanso, à paciência, ao deixar-aproximar-se-de-si' , isto é, capacitar o olho a uma atenção profunda e contemplativa, a um olhar demorado e lento" p. 51.

Sálvia 22/03/2024

Sociedade do cansaço [Byung-Chul Han]
Absurdamente verídico aos dilemas da sociedade atual. A sociedade que integramos hoje é de extrema positividade, de extrema produção e sem nenhum momento ocioso ou festivo sublime. No fim das contas, somos vitimas disso, mas não somos cobradas/agredidas por alguém, apenas por nós desempenha esse papel.

O próprio senhor de engenho e o próprio escravo do séc. XV, somos nós. Diante dessa raiz que crescer em nossa essência por cobrança a cada segundo do dia, além de nos julgarmos inferiores e tornarmos culpados e merecedores de punição, de desvalor e desmerecimento.

Acredito que assim como Chul Han, as doenças psíquicas em alta, tem sido recorrente por meio de uma massa inundada desse pensamento positivo até alcançar o momento mais temido por essa cultura de produtividade, a chamada exaustão, o próprio cansaço. A desistência da sua natureza.

Anderson Luiz 21/03/2024

Uma leitura improdutiva
Na ?Sociedade do Cansaço? da qual nos fala Byung-Chul Han, há uma superprodução, na qual as pessoas cobram a si mesmas o tempo todo, a partir de um exagero de positividade no qual não há espaço para a preguiça da qual nos fala Lafargue, ou o Ócio do qual nos fala Bertrand Russel. Não há espaço para a tristeza ou luto... Tudo é desempenho e produção, todos se cobram para estar produzindo o tempo todo. Trabalhe, trabalhe e trabalhe! Você pode, você consegue! Caso não saiba como, compre e leia o livro ?como trabalhar 10 vezes mais?, ?como aumentar sua produtividade? ou ?10 passos? para o que quer que seja. A sociedade está imersa em uma hiperatividade, não se permitindo o tédio, com isso, tempo para pensar, refletir, contemplar.

Anna.Julia 20/03/2024

Livro incrível!
Gostei bastante, demorei um ano p/ ler, pois é bastante denso. Em vários momentos meu cérebro explodiu, senti no íntimo das minhas vivências, reconheci atos meus e dos que me cercam em determinadas partes da leitura. Vale muito a pena. A todo momento fiquei admirada com a genialidade e a inteligência do autor.