Imperialismo, estágio superior do capitalismo

Imperialismo, estágio superior do capitalismo Vladimir Lenin

Resenhas - Imperialismo, estágio superior do capitalismo

Clóvis Matos 25/03/2021

Livro de 2017 que parece que foi escrito ontem.
Lenin, entre na minha casa e coma o cu de toda minha família.

joca 11/12/2020

Denso
citações intermináveis, exemplos, dados e mais dados embasam uma ótima visão (principalmente econômica) sobre o que foi o imperialismo, apesar de ser muito contestada por outros autores, sendo considerada incompleta foi uma excelente visão ilustrada por Lenin.

Lucas Viegas 19/07/2022

Perfeito para quem busca entender o mundo
Embora seja um livro escrito no início do século XX, a obra nos faz refletir acerca de eventos extremamente atuais, o que deixa claro a manutenção do sistema vigente. Escrita por um revolucionário/intelectual com opiniões fortes, este livro nos oportuniza a obter uma perspectiva ampliada a respeito da dinâmica no mundo capitalista globalizado, principalmente, a nós brasileiros que estamos na periferia do sistema. Simplesmente magnífico. Vale a releitura posteriormente.

Juliana 27/06/2022

Imperialismo
Lênin traz nesse livro dados e reflexões sobre a mudança do capitalismo até então vigente para um capitalismo monopolista e financeirizado. Hoje conseguimos ver que ele estava certo em sua percepção e, infelizmente, vivemos algo até pior do que o observado por ele.

Malu 03/02/2022

Sempre bom ler Lenin
Primeira leitura teórica do ano, é muito bom ver o nível de complexidade e precisão das análises políticas e econômicas feitas por Lenin.

Pedraish 02/10/2021

O livro foi muito elucidante em termos econômico-tecnicos, pois na simples frase em que Lênin diz que "O imperialismo seria a fase monopolista do capitalismo." ele consegue sucintamente resumir a condição atual do captalismo 100 anos antes, quando o que hoje é tido como normal, com os monopólios e impérios industriais, ainda estava nos seus estágios mais embrionários.

Eliette 30/12/2023

Imperialismo, estágio superior do capitalismo
Impressionada com a construção dessa obra extremamente técnica e embasada em números!
Pensar que foi escrita em 1916 por um cara que falava várias línguas e foi muito visionário no que diz respeito aos rumos que o Capitalismo tomou.

Humberto 29/02/2024

Uma análise materialista histórica e dialética
O imperialismo, segundo Lênin, é a fase monopolista do capitalismo. Hoje podemos dizer que o racismo, o militarismo, o colonialismo, o neocolonialismo... são expressões desse momento do capitalismo. Lênin chega à compreensão de que ser anti-imperialista é necessariamente ser anticapitalista, e ser anti-socialista é se entregar nas palavras dele ao "reformismo pequeno-burguês" e ao "voto piedoso". Entretanto é preciso entender que políticas anti-hegemônicas seu um rumo revolucionário sejam ineficazes ou inúteis(Venezuela por exemplo), mas que por justamente não terem esse rumo esbarram com enormes limites na sua prática prática.

jhagmolina 29/03/2020

Livre concorrência x monopólio
Livro traz a ideia do mantra do liberalismo econômico, onde acreditam que a livre concorrência faz do capitalismo o sistema perfeito com a auto regulação do mercado.
Na verdade, Lênin vai expor as mazelas deste sistema que permite, monopólio, imperialismo e guerras.

André 17/09/2012

Muito Bom!!
Muito bom o livro. Lenin fala sobre a criação dos grupos empresariais, sobre como monopólios, sobre como está a procura por novos mercados na fase do capitalismo que começa já no final do séc. XIX.