Bateau Mouche

Bateau Mouche Ivan Sant'Anna

Resenhas - Bateau Mouche

Monalisa Ribeiro 22/12/2023

Revoltante
Sem palavras para expressar sobre isso.

O pior é saber que ainda(35 anos após) os processos ainda não findaram, os culpados impunes.

E as fitas que sumiram, seria interessante se aparecessem...

Adriana854 13/10/2023

Excelente
Eu amo livros jornalísticos. Acho que por isso sou tão fã do Ivan Sant'anna. Eles escreve como ninguém. Lembro muito bem dessa tragédia. Estava passando o fim de ano em NY e mesmo os principais jornais divulgaram a tragédia. Uma narrativa nua e crua dos fatos.

TITULO: Bateau Mouche - Uma Tragédia Brasileira

AUTOR: Ivan Sant'anna

EDITORA: Objetiva

SINOPSE: A emocionante reconstituição do naufrágio do Bateau Mouche na noite de réveillon de 1988
Perplexidade e indignação marcaram o primeiro dia de 1989. Na véspera, cerca de 150 pessoas saíram da enseada de Botafogo a bordo do Bateau Mouche IV em direção à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir aos fogos de artifício. No caminho, o barco naufragou, matando mais de cinquenta pessoas.
Decisões equivocadas, negligência e falta de fiscalização foram alguns dos motivos que levaram o Bateau ao seu trágico destino. O número de mortos só não foi maior porque um iate e uma traineira conseguiram salvar quase cem náufragos.
Num meticuloso trabalho investigativo, Ivan Sant'Anna reconstitui as causas do acidente, recuperando as dramáticas histórias daqueles que passaram pelo terrível episódio.

leti 03/06/2023

Bateau moche
Avaliação meramente ilustrativa, pois não me sinto confortável em avaliar um livro que conta a história de uma tragédia tão grande quanto essa. é interessantíssimo saber mais sobre as pessoas envolvidas nesse acontecimento ? as vítimas, os heróis, os sobrevivente, e aqueles que deveriam ter sido responsabilizados. acho esse tipo de relato muito importante, pois mostram que os náufragos não foram só números para uma estatística, e sim, seres humanos, com sonhos, medos e esperanças.

anandrad.e 25/02/2023

Muito bem escrito
Conheci o Ivan Sant'anna por indicação do Beto Ribeiro, no vídeo sobre o BM no canal dele. Fui ler o livro por curiosidade, pra saber se tinha algo que não tinha sido falado no vídeo, e tinham muitos detalhes, como saber das famílias hoje.
A escrita do Ivan é muito boa, eu amo esse tipo de escrita que parece que eu to sentada num boteco e a pessoa tá me contando uma história!
Triste saber que já se passaram 30 anos dessa tragédia e nada mudou no Brasil :(

Braguinha 20/01/2023

Este autor não erra.
Como todo livro deste autor, é investigativo, com muitas referências, fruto de uma ampla pesquisa. Com ritmo de thriller, lê-se com muito prazer. Neste livro, o autor relata detalhes sobre o naufrágio do Bateau Mouche, que abalou o Brasil no réveillon de 1988/1989.

Mota 20/11/2022

RÉVEILLON DA MORTE
Enquanto alguns esperavam a passagem do ano, outros lutavam para sobreviver, a ganância dos poderosos estava acima da segurança das pessoas, faltou uma vistoria rigorosa pelas autoridades, em que resultou em mortes na naquela noite.

OssosDePapel - Instagram 14/08/2022

Não me lembro do acidente, pois eu era muito criança na época. Tomei conhecimento dele por meio de um canal no YouTube e a história me intrigou. Sinto uma fascinação por tudo o que envolve o mar e seus mistérios. Acho também que senti empatia porque, apesar de morar no interior de MG, já passei dois Réveillons em Copacabana (mas nunca em um barco).

Depois desse primeiro contato com a tragédia, assisti outros vídeos sobre o assunto e me desapeguei. Meses depois, acabei me deparando com esse livro dentro de um combo, com um precinho ótimo, e comprei. Adorei!

A narrativa é triste, obviamente, mas também é muito estimulante, daquelas que a gente se esquece que está lendo e quando se dá conta já avançou dezenas de páginas. Li de duas vezes, mas dá para ler em apenas uma e sem fazer esforço.

Trata-se um livro reportagem, então indico sobretudo para quem é jorrnalista ou estudante da área.

jordana109 09/08/2022

Esse tipo de leitura estimula meu medo de barcos, mas se eu parar pra analisar não é exatamente de barco, e sim da falta de supervisão e negligência em muitos meios e situações. Uma tragédia que não conhecia, infelizmente uma fatalidade.

Rosangela Max 07/04/2022

Tristeza e indignação.
Infelizmente, mais uma tragédia onde os culpados não foram devidamente responsabilizados e punidos.
O autor fez um bom trabalho ao relatar o ocorrido, mesmo que pouco pudesse ser reconstituído daquela noite fatídica.
Recomendo a leitura.

ana ð 11/01/2022

ouvi falar desse livro pela primeira vez em um vídeo do Paulo ratz e fiquei muito interessada em ler. consegui ler em um único dia pq o livro é super rapidinho, não achei a leitura tão fluída quanto gostaria mas acredito que o problema fui eu.
o autor detalhou bastante sobre a tragédia, inclusive trazendo fotos emocionantes e eu fiquei agoniada o tempo todo só pensando em quem que tinha sido apresentado, teria conseguido sobreviver. infelizmente foi uma tragédia muito triste que não teve sua devida punição ou 'compensação' pq justiça só funciona quando quer.
recomendo a leitura por se tratar de uma parte da nossa história que muitos não conhecem.

Guibauer 15/11/2021

Mais uma tragédia que poderia ser evitada
Eu conheci a história do naufrágio do Bateau Mouche pelo programa Linha Direta e um tempo atrás descobri esse livro sobre a tragédia. Durante a leitura percebe-se que essa, como muitas outras no Brasil, foi uma tragédia que poderia ter sido evitada se houvesse uma fiscalização séria e organizada com vistorias feitas do jeito correto, se não houvesse a ganância por dinheiro, a corrupção e o jeitinho brasileiro.
Infelizmente muitas vidas se perderam em um momento que deveria ser de festa e esperança por dias melhores.
Esse livro é um importante registro das causas e motivos dessa tragédia e também serve como lembrança para que casos assim não ocorram.

Carol Bispo 25/08/2021

Só vim ter conhecimento do Bateau Mouche esse ano em um vídeo do "Livraria em Casa" e logo me interessei em saber mais.
O livro detalha bem todas as modificações que o barco sofreu e toda a negligência das pessoas envolvidas.
Foi uma tragédia quase anunciada e mesmo sabendo o fim, enquanto lia ainda fiquei com o sentimento de "pelo amor de Deus alguém faz alguma coisa, parem esse barco, botem o colete".

Nani84 01/08/2021

Foi muito interessante ler em detalhes as minúcias que levaram a essa tragédia que marcou tanto minha infância.

Clara T 24/06/2020

Tragédia Anunciada
O Jornalista Ivan Sant'Anna gosta de escrever sobre tragédias. Mas eu estava com muita curiosidade com este livro, já que já havia pesquisado parte do material que ele usou na pesquisa e estudei o relatório da investigação da Capitania dos Portos.
Por mais doloroso que seja, é importante entrar mais a fundo nestas tragédias e entender como e porque as coisas ruins acontecem, a maior parte delas poderia ter sido evitada, ou parece que tudo conspirou para que acontecesse, não importa o que tenha sido feito.
Houve muita pressão popular, a imprensa passou exaustivamente as imagens dos resgates, fotos e reportagens sobre o acidente. Vítimas sem sua dignidade.
Para piorar a empresa de Turismo era de estrangeiros.
Muito se especulou sobre o que aconteceu, ou quem eram as pessoas que se arriscaram com a compra destes ingressos. Na forma narrada, é possível entender um pouco mais do clima e o ambiente em que ocorreu a tragédia, e o que estava em vista dos passageiros.
O mais vergonhoso continua sendo o processo de investigação e processo na justiça.
A aprovação da navegabilidade e a fiscalização da capitania dos portos são outros episódios à parte. Mas a chave de toda esta tragédia ainda está na reforma com a extensão da capacidade da embarcação.
Para qualquer pessoa que um dia se arriscou a participar de um passeio de turismo na praia, recomendo a leitura.