Édipo ao pé da letra

Édipo ao pé da letra Antonio Quinet

Resenhas - Édipo ao pé da letra

Jung TFanny 12/07/2022

Devemos pensar com os pés
Quinet faz uma releitura da obra de Sófocles passando também pelas teorias de Freud e Lacan de uma forma que eu nunca tinha visto antes. Apesar de Lacan ainda ser um pouco difícil pra mim, a experiência de leitura me fez refletir e entender melhor sobre a contribuição da tragédia de Édipo para a teoria psicanalítica. Já tive outros contatos com livros do Quinet, gosto muito da forma como ele escreve e esse livro não é excessão. Recomendo para quem está estudando ou tem interesse em psicanálise.

isabellebessaa 13/06/2021

Ótimo para entender o conceito de Nome-do-Pai
O livro cumpre com o seu papel de contextualizar toda a peça de Sófocles a luz da interpretação psicanálitica. O detalhamento de cada fragmento a ser analisado torna-se imprescindível para o entendimento mas também cansativo devido a repetição de certas informações.

Antes de realizar a leitura eu imaginava que houvesse alguma menção ao Édipo na clínica, como ele pode surgir haja vista os diferentes arranjos familiares que temos em nossa contemporaneidade. Mas não há, o que me decepcionou um pouco. Porém, é compreensível se entendemos a linha teórica do autor.

Flavio 22/04/2020

O texto aborda os aspectos mitológicos que deram origem a psicanálise e tece comentários sobre a ética, o mito e a clínica.