Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Zemgabs 22/01/2024

Não cabe em palavras todos os sentimentos que a obra tras
A história completa de Jean Valjean não só gera a reflexão critica, e um exemplo do que até hoje podemos ver na dinâmica social e interpessoal, mas também a parte intrínseca do ser humano. O autor constrói de forma orgânica os valores de Jean Valjean, e tambem como e porque cada um dos personagens presentes no romance chegam em suas decisões e atitudes. Uma história linda, intrigante, extremamente completa e bem construida. Os personagens incríveis, a descrição e narração super envolvente, e ainda a quarta parede sendo quebrada várias vezes me fizeram devorar esse livro. Sem nenhuma duvida é um livro favoritado.
Doodu 22/01/2024minha estante
Uau! Parece ser incrível. Ótima resenha! ??

pinguinha 24/01/2024minha estante
Amo esse livro! ?

Zemgabs 24/01/2024minha estante
Eu amo também ? Que historia linda!!

Leonardo1263 21/01/2024

Qual a pior miséria?
Os Miseráveis, escrito pelo francês Victor Hugo em 1862 se tornou um dos maiores clássicos de todos os tempos. Não apenas literal, já que possui mais de 1500 páginas. O livro é reconhecidamente um dos mais icônicos do escritor e da França. Além de uma forte narrativa política retratando a revolução contra a monarquia, o autor faz questão de abordar inúmeras misérias que só a alma humana é capaz de suportar.

Aqui o autor apresenta todas as faces que podem ser consideradas miseráveis. Miserável por falta de amparo, por falta de dinheiro, por falta de oportunidade, por falta de amor ou também por uma intima falta de caráter. A história se passa numa França pré-revolução, a pobreza para o povo está em níveis terríveis, a monarquia detém todo o poder nas mãos enquanto a sociedade definha. Um homem chamado Jean Valjean acaba por passar 19 anos preso... seu crime inicial, roubar 1 pão. Todas as desventuras possíveis acontecem decorrente de um simples crime pela fome. A desproporcionalidade não se dá apenas pelo roubo, mas as consequências de se estar preso e tentativas de fuga do prisioneiro. Mais adiante, conhecemos a triste história da Fantine, mulher sofrida, desenganada pelas promessas de um amor duradouro, se entregou e ficou a deriva na vida. Agora com uma filha para criar sozinha, Fantine sabe muito bem o que pensa a sociedade em relação a mães solteiras, trabalhar, criar, dar amor e atenção é impossível numa sociedade que aloca o julgo moral a frente de qualquer realidade. Agora a pequena Cosette (filha de Fantine) sofrerá assim como a mãe, toda a maldade que uma sociedade desse tipo pode ofertar.

A obra por toda sua extensão, apresenta diversos cenários onde os principais personagens vão se encontrando e influenciando diretamente a trama um de outro, Jean Valjean e Cosette serão extremamente ligados por uma tragédia, a trama de ambos se entrelaçam, dois miseráveis que tentam sobreviver a tudo isso. O autor traz a revolução francesa como pano de fundo, o cenário é propicio a abordar uma série de problemas sociais que aparecem (e existem até os dias de hoje). A falta de dinheiro nas camadas mais pobres da sociedade revela uma série de outros problemas daquela realidade, como violência, roubo, enganação, exclusão, abandono, mentiras, sequestros e tantas outras atrocidades que residem na alma humana, mas que só ganham força diante da dificuldade derradeira.

O livro ganhou certa notoriedade no mundo todo por tratar de temas universais. A revolta inicial de Jean Valjean contra sua realidade pobre, as escolhas que teve que fazer para ajudar que seus sobrinhos não morressem de fome e frio, traz o dilema moral sobre quebrar regras para não morrer. O presidiário que reconhece seu crime e que busca sua redenção, não se preocupa com a lei juridica, ele busca se redimir ajudando outro a não passar pelas misérias que outrora ele mesmo passou. Valjean não é dotado de um espírito bom por ter nascido assim, mas por ter sentido a fome e a desesperança bem de perto. Nesse ponto, o empírico fala mais alto, e tudo aquilo que acredita teoricamente, perde força diante da iminência da morte. Cosette é uma pequena criança que se vê num mundo extremamente cruel, onde seus próximos buscam tirar vantagens uns dos outros a todo momento. Foi privada de um amor materno, amor esse que diabolicamente retirado da pequena criança.

Já como contraparte de Jean Valjean temos o exemplar inspetor Javert, dotado de uma racionalidade gritante, a lei é a lei, que independe de circunstância e contexto. Jean Valjean busca se adequar a essa sociedade que o trata a mão de ferro, mas Javert o tem como um bicho a ser cassado, um homem que perdeu o direito de viver entre os livres, o homem que não merece respirar o mesmo ar do cidadão de bem daquela época, enquanto não pagar por tudo que a lei o obriga. Como tudo é preto ou branco para o inspetor, nada o abala, nada que a vida apresente no emocional pode atrapalhar sua profissão. O melhor dos melhores no ramo. Aos poucos, acompanhamos uma narrativa política ferrenha, grupos sociais que buscam derrubar a monarquia por não poderem mais suportar tantos abusos. Estudiosos, revolucionários, trabalhadores que convivem com a fome extrema, se juntam para montar a resistência há um poder extremamente injusto e indiferente.

O que mais chama atenção no personagem de Valjean é sua bondade incondicional. Ele interpreta literalmente o conceito de justiça humana (não a da lei do homem), mas aquela que habita no campo moral. Nem tudo que está na lei está certo, e nem tudo que é fora dela está errado. O personagem desperta em nós leitores um sentimento bom, um novo olhar além da emoção do ego, aquela lição de amar ao próximo mais do que a si mesmo.

Embora seja um clássico, muitos ainda não conhecem a obra, suas mais de 1500 páginas assustam um pouco, acredito que muitos ainda não encaram por esse motivo. Confesso que é uma leitura lenta, cansativa em dadas passagens. O autor não faz questão de ser menos detalhista, há capítulos inteiros que apresentam partes da história da França contemporânea, seus movimentos políticos, a mudança social, tudo para dar uma melhor base narrativa aos acontecimentos seguintes. Para o leitor não francês, pode dificultar um pouco ter essa imersão, já que não conhecemos a geografia nem a história intrinsicamente.

Com certeza após a leitura, você leitor passará a considerar mais as situações, os dilemas nem sempre se apresentam claramente, é necessário um exercício forte de empatia para conseguir enxergar os dois lados da história. Jean Valjean é uma prova de que você pode ter cometido um crime, mas isso não te faz uma pessoa ruim. A ombridade, a moral, o dever humano reside em cada um de nós, mas cada qual busca exercê-la de uma forma que lhe faça mais sentido. É possível vilanizar Javert por não ter o ponto de vista de Valjean, mas por ser quem é, não consegue enxergar as coisas de forma diferenciada. Todos acabam por ser vítimas de suas próprias experiências e forma de ver a vida. Isso traz um pouco mais de reflexão para as atitudes de cada personagem. E ao fim o autor consegue de forma magistral abordar o fim que cada qual buscou ao longo da trama. O fim de Javert é o mais impactante e reflexivo. Quantos de nós não somos acorrentados em nossas próprias crenças e não estamos abertos nem a pensá-las e muito menos a mudá-las?

Por último e não menos importante, a obra teve diversas adaptações e sua mais famosa, foi o filme de 2012, dirigido por Tom Hooper. O romance foi adaptado para o cinema como um musical e não agradou a grande massa de fãs de cinema, porém, foi fiel, trazendo em seus diálogos todos os mínimos detalhes da trama e todo peso da pobreza e da revolução. O personagem principal Jean Valjean foi interpretado por Hugh Jackman, O inspetor de policia Javert foi interpretado por Russell Crowe, Fantine (mãe de Cosette) foi interpretada por Anne Hathaway e  Cosette por Amanda Seyfried.

Victor Hugo é fantástico, fica aqui minha mais sincera recomendação de uma obra que colocará você a pensar e acompanhar a vivência de pessoas que não tiveram boas perspectivas na vida, mas que buscam mudar isso um passo de cada vez. Aos que acreditam que politica não influencia diretamente nossas vidas, precisa urgentemente ler essa obra. Eu já havia lido O HOMEM QUE RI escrito por Hugo, que também é outra obra que tem por base apresentar a crueldade humana, solidão e solidariedade perante a dificuldade.

Pode parecer apelativo, mas esse tipo de miséria assim como apresenta Os Miseráveis, está ao nosso redor todos os dias, em diferentes famílias, situações, pessoas e contexto. Percebo que a missão do autor em cada um de seus livros, é nos convidar e repensar essa pressa em julgar o outro com nossos valores. Trazendo para os dias atuais, em dias de rede social apelativa e odiosa, ter um pouco de calma e reflexão, pode ser uma ótima saida, antes de começarmos a erguer as tochas e mover acusações, talvez seja importante dar um passo para trás e avaliar contextos. Victor Hugo ainda tem outra obra voltada ao tema semelhante ao apresentado aqui, que se chama: O ÚLTIMO DIA DE UM CONDENADO (ainda não li, mas está aqui me esperando).

Última observação: O elenco politico assim como a trama politica é extremamente importante para entender o momento da França e como se deu a revolução, mas não abordei nesse longo texto, pois acredito que o que mais me impactou foi o plot principal.

site: https://espacols.com.br/livro/os-miseraveis/

Crystal15 21/01/2024

"Mesmo depois de tanto tempo, ele, trabalhador, analfabeto, sentia-se injustiçado. Revoltava-se diante da extensão absurda de sua pena e da própria pena. Condenadi por roubar um pão..."

Jean Valjean rouba um pão pela necessidade que sua família estava passando e acaba pegando 5 anos de prisão. Por tentativas de fugas sua pena vai para 19 anos de prisão.
Com o passaporte classificado como "homem perigoso" ao sair da cadeia, a procura de vingança ele conhece um bispo que acolhe e tenta mudar ele.

brunorocha686 19/01/2024

Sobre minha leitura
Gostei bastante, basicamente ele fala a história de um homem que saiu da cadeia que ficou muito tempo fugiu aí para frente veio mudando a história que ele quando ele saiu ele pediu ajuda para o povo ninguém ajudou aí um padre chamado bispo ajudou ele aí aparece a cossete ,e tbm mi confundi algumas vezes pq eles falavam que era aquela pessoa aí foi ,chegou no final ele e cossete voltou pra casa do pai aí depois ele morreu pelo o que endeti e isso ,Gostei bastante! basicamente não sei se vcs endeteram mais e isso.
Ester479 19/01/2024minha estante
Acho que não foi você que se confundiu, a edição deve estar confusa. Impossível resumir um livro de 1500 páginas, pra 100.

brunorocha686 19/01/2024minha estante
Endeti

AleBerria 18/01/2024

Les Miserábles
Esse livro, primeiro que ele é uma jornada, você passa por todos os acontecimentos históricos e acontecimentos dos personagens, simultaneamente, o que torna tudo mais emocionante.
A história em si é composta de uma tristeza seguida de uma desgraça e precedida por uma catástrofe. Mas não deixa de ter momentos de amor, felicidade e paixão. Vemos cada célula que forma nossos personagens, como também cada pensamento, sonho e objetivo a ser traçado.
E simplesmente incrível e sem palavras para descrever essa caminhada, 1500 páginas muito bem utilizadas.
Para os que pretendente ler, sugiro se atentar aos nomes, eles nunca aparecem sem motivo, em algum momento eles irão retornar. E uma boa jornada para vocês também.
Prefácio às Claras 20/01/2024minha estante
Tristeza, desgraça e desastre é? Credo. Vô lê ???

Ralin 15/01/2024

Um tapa no conceito do que é vida!
Ler "Os Miseráveis" é uma experiência única que não só supre como supera as expectativas. O livro é impressionante não só pela excelência no desenvolvimento cuidadoso de cada personagem, como também do contexto em que estão inseridos.

Nessa obra, é visível a evolução da França em diferentes contextos: Desde a batalha de Waterloo até o fim da Revolução Francesa. O retrato da paisagem é muito bem descrito e da guerra mais ainda.

Em relação a isso, o livro aborda diversas questões sociais, destacando o preconceito, a fome, o desespero e o medo, de forma a relacionar com a tensão e os problemas financeiros.

Os miseráveis não só é uma excelente leitura para iniciar o ano, como também é uma leitura para vida. Para refletirmos sobre nossa vida e nossas relações sociais.

victoria.baie 15/01/2024

Não suporto o romantismo e sua paixão por passar 40 mil páginas descrevendo um único quarto mas tudo bem achei a ideia central do livro meio parecido com conde de monte cristo #análise o final é bem lindo chorei horrores

Tete 12/01/2024

Incrível
Não existem palavras para descrever a perfeição que foi esse livro e como ele toca no fundo do nosso coração!! Do início ao fim uma obra de arte

TioBriel 12/01/2024

Não consigo dar outro título pra resenha que não: ?????
Um comentário inicial: demorou muito, mas valeu a pena.
Este livro é um dos clássicos daqueles difíceis de ler. Porém este não foi só difícil, foi demasiadamente difícil lê-lo. Não só por conta das grandes exposições de Victor Hugo (que podem parecer prolixas mas não são nem de longe) mas também pela miséria, melancolia, desgraça e tristeza narrada em cada uma de suas páginas.
Este livro é sobre história de Jean Valjean. Absolutamente ele é o personagem principal. Não é Cossete, não é Marius, quem dirá Fantine, ah pobre Fantine! Muitos críticos e estudiosos poderiam escrever artigos provando que se trata de uma história sobre a França, ou talvez não, o fato é que eu prefiro acreditar que se trata sobre um martírio de humildade.
Depois do Bispo e do Jean, não conheço outra persona que não tenha propagado tanto bem e tenha sido tão injustiçado a não ser Jesus.
Estou dizendo que Jean é semelhante a Jesus? Não. Tem uma grande diferença entre os dois e essa diferença é importante: Jesus nunca errou. Já Jean sim. Mas o que Jean Valjean fez? Roubou um pão porque sua família estava com fome. Ele nem sequer pensou em si.
A narrativa de Victor Hugo apesar de longiva conseguiu exprimir muito bem questões da moral e da lei que perpetuam nos dias atuais: a que ponto um homem deve ser punido em razão dos seus atos? Porque deve-se levar em conta os motivos e as singularidades de cada caso concreto?
Há tantas coisas que eu gostaria de dizer sobre esse livro, mas não acho que uma resenha deva ter o tamanho de um artigo. Sendo assim resumo minhas palavras em: Foi muito difícil ler esse livro, mas foi mais difícil ter postergado tanto essa leitura, pois eu precisava lê-lo.
Sheilla.Souza 12/01/2024minha estante
Ameei a resenha, quando terminei de ler fiquei totalmente sem palavras, impossível não chorar com o final do livro ??. É um calhamaço que vale a pena ler cada página e cada fato histórico ??

TioBriel 12/01/2024minha estante
Sim um mix de emoções a cena da cama e o monólogo do Jean ah ei chorei tantoooi

clarice 11/01/2024

Meu deus, que bomba. eu não posso avaliar esse livro de acordo com a minha experiência de leitura, pq é um livro de 1500 pags q foi escrito há uns 200 anos, ent é óbvio q ia ser maçante, chato e bem difícil de ler na maioria das vezes, mas que história emocionante, que livro genial, é a obra mais necessária pro mundo, mostra a fome, pobreza, prostituição, preconceito, miséria, revolução e tanta coisa que meu deus. todo mundo morre na caramba desse livro, os únicos q sobraram foram o marius e a cosette (fofos maravilhosos amo vcs que amor puro e lindo), eu terminei esse livro chorando MUITO, inclusive meu rosto agora ta molhado de lágrimas, eu vou lembrar desse livro pra sempre
Cecatto 11/01/2024minha estante
MEUDEUS TERMINOU KKKKKKKKKKKK

pinguinha 09/01/2024

História impressionante que tocou meu coração profundamente. A jornada de Jean Valjean e de tantos outros personagens são repletas de turbulências, uma verdadeira miséria, mas que se tornam bastante envolventes que deixa qualquer um entristecido. Um dos livros mais bem escritos que já existiu!
D_Henrique 09/01/2024minha estante
Nossa, fiquei tão angustiado nessa reta final com toda a desconfiança contra o Jean, foi um alívio quando tudo se resolveu.

jeanvitorac 09/01/2024minha estante
??

pinguinha 09/01/2024minha estante
Ainda bem que ele conseguiu se despedir da Cosette. Aquele final foi emocionante ?

Jorge.Samuel 07/01/2024

Melhor livro que já li na vida, esse livro é um fenômeno, envolve muito o leitor, você não para de ler até acabar!!!