Os Miseráveis (eBook)

Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

JuKirchhof 02/11/2023

Que jornada
10 meses lendo um dos livros mais impressionantes que já tive contato. Ainda estou limpando as lágrimas que caíram loucamente nas páginas finais. Uma coisa acredito, é um livro para momentos específicos da vida, é preciso estar pronto para Os Miseráveis.
Valney 02/11/2023minha estante
Isso de estar pronto concordo plenamente, tentei 3 vezes e nada, talvez tentarei a quarta no começo do próximo ano

Ramiro.ag 02/11/2023

"Morrer é simples; não viver é que é horrível."
"As pessoas oprimidas não olham para trás. Elas sabem muito bem que a má sorte as segue."

Eu simplesmente não sei como desenvolver uma resenha que esteja à altura desse livro, o que eu sinto nesse momento é apenas privilégio. Privilégio por poder ter tido acesso a uma obra da literatura tão grandiosa, privilégio por poder ter em mãos não só um livro, mas um pedaço vivo de história.

Foi uma experiência que me trouxe muitas emoções, que me puxou ao limite, me fez sentir medo, esperança, indignação, pena e empatia. Não brinco quando digo que existia uma versão de mim antes desse livro, e uma versão de mim depois desse livro.

"É sempre a mesma história. Aqueles pobres seres, aquelas criaturas de Deus, a partir de então sem apoio, sem guia, sem abrigo, foram entregues à própria sorte, quem sabe? Cada um a seu modo, talvez, afundando pouco a pouco na fria bruma que engole os destinos solitários, mornas trevas onde tantas cabeças desafortunadas desaparecem sucessivamente na sombria marcha do gênero humano."

A obra nos estapeia com a realidade dura e crua, sem adoçar nada, escancarando com as duas mãos a podridão da sociedade, a injustiça social, a hipocrisia, a desigualdade e o abandono. Esse último, o abandono, nunca me fez refletir tanto quanto agora, ele não escolhe hora nem lugar, criança ou velho, simplesmente agarra um indivíduo e o leva até o subsolo da existência, abandonado pela sociedade, pelos entes, e por ele mesmo.

No entanto, apesar de tanta miséria, a luta do homem com ele mesmo fica bem presente, a luta contra sua consciência, e a tentativa de cumprir seu dever consigo mesmo apesar da situação caótica. Personagens como Jean Valjean e o Gavroche vão ficar comigo pelo resto da vida, o primeiro por sempre batalhar contra a sua consciência, o segundo por ser luz mesmo frente a um abismo.

Enfim, poderia comentar sobre inúmeras passagens do livro, sobre inúmeros personagens e inúmeras cenas, mas nunca seria suficiente. Que livro, meus amigos, falo com todas as letras: uma obra prima.

"Escuridão, sujeira, tristeza; e de tudo isso emanava uma impressão austera e augusta, porque nisso se podia sentir essa grande invenção humana que se chama lei e essa grande invenção divina que se chama justiça."
122333444455555 02/11/2023minha estante
Você escreve muito bem.

Ramiro.ag 02/11/2023minha estante
Obrigada! ???

Rodrigo.Artioli 31/10/2023

Épico e Atemporal.
Minha leitura mais longa e o maior livro que já li, foi uma experiência proveitosa digna de um clássico. Sendo meu primeiro contato com o fabuloso gênio Victor Hugo, o que vivenciei através de suas páginas foi algo que eternamente levarei comigo. Leitura obrigatória para todos os seres humanos.

Brenda.Azevedo 29/10/2023

Emoções conflitantes
A poucos minutos terminei está leitura que para mim teve muitos desafios. Escrita totalmente descritiva, com profundidade em pessoas, lugares, emoções e situações, por vezes tornando a leitura maçante. Mas, a história é envolvente, os personagens cativantes, aborda questões sociais ainda muito atuais, filósofa sobre a vida e situações inimagináveis. Descobri, entendi e me rendi a esse clássico. Um clássico é um clássico por um motivo e Os Miseráveis me conquistou.
Esse livro mudou minha percepção de mundo.

Ps: não é um livro para qualquer pessoa ler, devido a quantidade de páginas e descrições

Naza 28/10/2023

Partiu...
Edição completa por favor??!! Que incrível esse clássico.

Tirei o dia hj para organizar minhas leituras e concluir outras

Sarah 28/10/2023

É fácil morrer... Terrível mesmo é não ter vivido.
Uma história real sobre miséria, moral, bondade e perversidade. Queria ler a versão completa, mas ela é muuuito grande. Pra mim, a história mais trágica é a da Fantine, morreu achando que quem ajudou ela iria cumprir pena, achando que a filha estava doente...

volkkov 28/10/2023

Sensacional!!
?Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis?

É um livro impactante e que sensibiliza.
Um livro que trata de miséria e injustiça, onde os valores éticos e morais são muito bem explorados.
Victor Hugo consegue descrever e transmitir com maestria todas as emoções vividas pelos personagens.
Definitivamente, um dos melhores livros de caráter romântico que ja li.

ingridaa 27/10/2023

Li para uma prova da escola e gostei até! Enfim, fui deixar pra ler de última hora e acordei 3:19 pra COMEÇAR a ler o livro (minha prova é HOJE), porém deu tudo certo, li o livro todo até às 6:45, uns 25 minutos antes da minha prova, me desejem sorte!
Carlos Alberto 27/10/2023minha estante
Já iria perguntar como conseguiu ler esse calhamaço em tão pouco tempo, mas vi ali que essa é a versão reduzida dele... Pq a versão original não é uma leitura tão fácil e muito menos rápida assim

Annyele3 25/10/2023

Esse livro me fez lembrar que a literatura é um privilégio.
Eu realmente me emocionei lendo "Os miseráveis",todas a palavras desse livro são tocantes e maravilhosas, é como se o livro penetrasse na nossa alma e de alguma forma nós começamos a sentir uma conexão com ele.

A história é muito bem pensada e desconfio que pelo fato de ser uma verçao adaptada a leitura é mais "fácil". É impossível para de ler esse, tanto pela narrativa quanto pela narração.

Infelizmente, muito infelizmente, tive a sensação de coincidência na maior parte do livro,pelos personagens sempre se reencontrarem, não gostei disso,quais as chances disso acontecer realmente??

Mais não sou louca ao ponto de negar a crítica social excelente/mais-que-perfeita presente nessa obra, fiquei estupefata. É essencial livros como esses para as pessoas entenderem um pouco mais sobre a injustiça social, tomarem consciência de classe e desenvolverem senso crítico.

Isso porque eu li a versão adaptada, imagina o expledor do livro original??

Tayharai 23/10/2023

Um calhamaço de respeito
Os Miseráveis, tanto quanto emocionante, é um livro estranhamente inquietante. A força, audácia e perspicácia com que Victor Hugo tratou de temas como a miséria, a injustiça, a degradação humana, a desigualdade social, as revoluções políticas de uma França conturbada e as práticas religiosas fazem desse livro talvez a obra mais ambiciosa de toda a literatura. Reunir tamanhas discussões em torno de personagens e histórias complexas e traçar ideais sociais que justifiquem ou consertem o "erro social" não é uma tarefa simples e muito menos isenta de críticas, já que tudo se trata de um ponto de vista exclusivo do narrador.

Sozzi 23/10/2023

Bom e difícil de ler
Victor Hugo conseguiu adentrar em vários tipos diferentes da miséria humana, tanto pessoal quanto social. Isso faz o livro ser atual em muitos momentos. Mas é muito longo, com descrições históricas detalhadas e paralelas à história principal ao longo do livro, o que tornou a leitura arrastada para mim.

Suilla.Santana 23/10/2023

É só isso mesmo.
Não gostei, há quem goste, respeito.
O livro é dramático e tocante, talvez sirva para algumas pessoas.
aylapsb 23/10/2023minha estante
oq você não gostou no livro amg??

Suilla.Santana 23/10/2023minha estante
Bastante coisa, o final do personagem principal, e o fato de que o livro só precisava ter 700 páginas.

@hobbiesdacindy 23/10/2023minha estante
Hahahahaha apocalíptica

Perdid numa página 21/10/2023

Morrer não é nada; horrível é não viver.
Tantas emoções nessa história que nem sei dizer, amei e odiei várias partes, chorei e me alegrei, houve lágrimas de tristeza e também de êxtase.

Eu recomendo para quem tem paciência para longas histórias, demorei um ano para ler mas valeu a pena.

Mayra 20/10/2023

Os miseráveis
Os miseráveis é um livro incrível, Foram 10 meses de uma leitura , muitas vezes um pouco cansativa , devido ao contexto histórico, e a riqueza de detalhes , mas todos necessários e cabíveis a obra .
Realmente é uma obra de arte literária, a história é intensa e vivida , chocante em algumas partes , chorei em várias e termino essa obra devastada porém muito feliz .
Na história conhecemos e nos envolvemos com vários personagens, incríveis , conhecemos a história de Jean Valjean, que tão injustamente viveu uma vida de penitências e renúncias, devido a um erro do seu passado, acompanhamos toda sua trajetória incrível.
Conhecemos Fantine que passou por muitas coisas , sofreu horrores inomináveis, pra tentar cuidar de sua filha Cossete, e seu fim é uma das partes que me fez chorar.
Acompanhamos a história de Cossete que tal qual a mãe sofreu mais só até cruzar com Jean Valjean, que a protegeu e cuidou com tudo de si.
Temos alguns personagens odiados
Como os thernadier que me deram várias lições sendo a maior delas que mesmo país inescrupulosos podem ter filhos que mesmo em meio a lama a qual são criados podem ter carácter e compaixão.
Temos o inspetor Javert que foi o motivo do meu ódio porém , no fim eu o compreendi e tive uma certa compaixão por ele .
Conhecemos também os pontmercy, e a Marius vc me conquistou depois me decepcionou, depois me fez te perdoar.
Bom como são 1510 páginas não tem como falar de tudo , mas posso dizer que é uma leitura incrível pra ser degustada aos poucos e que super vale a pena ler .