O Credo dos Apóstolos

O Credo dos Apóstolos Franklin Ferreira

Resenhas - O Credo dos Apóstolos

Vitória Castilho 04/04/2024

Credo apostólico
Gostei do bastante dessa obra, nos relembra a importância do Credi apostólico, o porque foi criado e como podemos utilizar ele na liturgia da igreja.
Excelente!

Marcus Martins 04/12/2023

Simples e bom
O livro de Franklin Ferreira não inova, mas apresenta de forma compilada os temas do credo e relacioná-los aos problemas práticos da Igreja.

A melhor parte do livro é o resumo e a aplicação dos conteúdos do credo no dia-a-dia, neste ponto o livro deixa de ser um grupo de reflexões sobre a vida cristã e passa a ser uma manual muito eficiente que reafirma as verdades do Evangelho.

Não me arrependo de ter lido, mas esperava mais.

Tairones Oliveira 31/08/2023

Uma leitura proveitosa
Esse livro foi uma verdadeira experiência de meditação sobre as doutrinas centrais da fé em Jesus Cristo. O Pr. Franklin Ferreira faz uma completa exposição do Credo e de forma eficiente nos motiva a mergulhar no estudo desse importante documento da tradição cristã.

Acho que só teve uma pequena afirmação em que eu não vi uma base bíblica imediata, mais isso não afeta a boa qualidade da obra em apontar seus leitores para as Escrituras e para unidade da fé.

Gostei muito das referências bibliográficas, pois contém muitas obras de peso. Por isso, essa é uma leitura que eu recomendo!

Rafael.Nascimento 18/06/2023

Você crê em Deus Pai, todo poderoso?
Segue a resenha do último livro que li, apesar de já ter mais de um mês que terminei, não poderia deixar de falar sobre ele.

A leitura deste livro, "O Credo dos Apóstolos" de autoria de Franklin Ferreira, foi uma experiência excelente. A maneira detalhada como Franklin expõe o credo proporciona uma clareza dos fundamentos bíblicos pelos quais o credo foi instituído. Além das questões doutrinárias abordadas por Franklin, ele também apresenta o contexto histórico e fornece explicações relevantes para a correta interpretação do credo.

É importante ressaltar que o credo não é amplamente ensinado no meio evangélico e há preconceito em relação a ele, bem como aos ensinamentos dos pais da igreja, devido à falta de conhecimento. Isso leva muitos a acreditar que o credo é relevante apenas para o catolicismo. No entanto, ao estudarmos o motivo e a história desses ensinamentos, contidos nesse livro, compreendemos sua relevância para todo o cristianismo. Se houvesse um ensino sobre esses escritos importantes, muitas seitas e heresias que têm surgido em nossos dias seriam facilmente rejeitadas.

Tenho que mencionar que tenho algumas ressalvas em relação às colocações de Franklin sobre algumas concepções pentecostais. Embora ele esteja correto em relação às práticas, essas práticas não refletem, de forma alguma, a doutrina pentecostal a qual discorda dessas praticas em nosso meio.

claritazvdo 08/03/2023

O credo dos Apóstolos: as doutrinas centrais da fé cristã.
O livro me convenceu de que, realmente, é importante que todo cristão tenha conhecimento sobre as doutrinas centrais da fé cristã.

De forma sucinta, porém profunda, o autor consegue abordar muito bem os principais artigos do Credo dos apóstolos, ressaltando a importância desse documento ao longo da história da igreja, e como ainda hoje ele pode ser aproveitado em diversos contextos eclesiásticos.

Quando lido integralmente pode-se perceber uma certa repetição de falas, todavia, acredito que é importante pelo menos uma primeira leitura completa do livro. Após essa primeira leitura, se torna uma ótima opção para consulta de tópicos específicos.

Felipe.Blacklight 06/02/2023

Creio em Deus pai
E vamos de mais uma resenha atrasada!
O que dizer de O Credo dos apóstolos? Eu realmente não sei se entendi corretamente. Não sei se peguei na íntegra o que o autor gostaria de comunicar. Ter crescido em uma igreja evangélica realmente (como muitos teólogos protestantes/evangélicos reconhecem) me deixou distante da maior parte das coisas que são ligadas ou supostamente ligadas à Igreja de Roma. Então meu conhecimento sobre este e outros credos é pífio. A própria menção à palavra credo já me parecia estranha. O fato é que FF tem uma missão: desmistificar essa ideia evangelical de que o credo apostólico pertence a uma igreja. Ele não só pertence à cristandade na sua universalidade como cita a fé que se deve ter na ?santa igreja católica (universal)?.
Para mim a maior lição que podemos obter da obra não é que temos agora que ser exímios repetidores deste ou de quaisquer credos, mas que o credo dos apóstolos tem muito a nos dizer sobre como deve ser nossa existência terrena sendo quem somos: integrantes da santa igreja que creem no Deus Pai, seu Filho Salvador e em seu Santo Espírito.
Concordo com tudo? É óbvio que não. Aprendi com a obra? Evidente que sim. Indico? Claro. Ressalvas? Não é a única coisa que você vai ler e depois tomar como mantra, o único livro que não deveria ser questionado é a Bíblia e ainda assim o é. Então aprenda nessa fonte, mas saiba que por mais cristalina que seja a água, poços cavados por nós têm sempre alguma questão a ser resolvida. Pode ser que água não seja tão perfeita quanto possa parecer. No mais, se joga nessa leitura e vai aprender mais um pouco sobre nosso Deus, assim podemos saber melhor quem somos.

Marcelo Moura 26/01/2023

Boa introdução
Um comentário sobre o Credo dos Apóstolos. Não é exaustivo, mas bem instrutivo, com aplicações ao final de cada capítulo.

Roger.motta 31/12/2022

Importância do Credo
O livro é muito bom por nós mostrar a importância de ter o credo em nossas mentes, como cristãos é essencial sabermos essas doutrinas básicas e elementares da fé cristã

Joy 03/12/2022

Basilar
O livro faz uma minuciosa exposição do Credo dos Apóstolos. Frase a frase, o autor explica os versos que resumem a fé cristã. Do ?creio? ao ?amém, um livro muito útil e didático. Minha única ressalvas é que, às vezes, o autor pode soar repetitivo num mesmo tópico. Recomendo o livro principalmente para ser estudado em grupo.

Matheus Motta 04/04/2022

O Credo Apostólico não pertence à ICAR!
Franklin Ferreira te mostrará que o Credo Apostólico não é ?coisa de católico?, mas um documento de fé que deve encharcar o nosso coração de alegria pela verdade das Escrituras!

eutiagoaugusto 03/01/2022

Aprendi muito com este livro
Bom, o que me levou a ler este livro foi ter começado o curso básico de teologia no Seminário Martin Bucer onde o próprio autor do livro é um dos professores.

Esse livro me proporcionou um conhecimento sobre o Credo dos apóstolos, a importância dele para nós cristãos, a importância dele para o culto e o que ele representa.

Não estou apto a criticar o conteúdo porque foi o meu primeiro contato com o tema mas posso afirmar que a forma como o livro foi escrito, me permitiu compreender o tema abordado.

Bom, é isso.

Que Deus em Cristo nos abençoe!

Juan.Abreu 28/12/2020

Um livro "OK", mas abaixo do esperado.
O livro tem altos e baixos, pra mim o seu início foi muito lento, pareceu-me chato e forçado. Tive a sensação de que era realmente uma transcrição de um discurso falado como ele mesmo cita na introdução.

Essa sensação de ser uma mera transcrição vai até uns 30% do livro, cheguei a desistir da leitura, mas por meta e por já ter desistido de um livro este ano resolvi voltar ao foco nele.

Fiquei satisfeito com a melhora com o passar do tempo o livro ficou mais divertido, trouxe poesias e músicas que deixaram trechos divertidos, mas a verdade é que na minha ótica o livro nunca decolou.

O autor em diversos momentos bate demais em questões políticas e afirma ser de extrema direita embora seja contrário aos direitistas que são agressivos no falar...

Visão política é muito particular não estou nem a discutir se ele é de direita, ou esquerda, só acho que essa discussão na maioria das citações eram completamente sem sentido. Pareceu-me que ele precisava forçar e reforçar a sua posição política para os leitores. Pra mim era completamente dispensável suas colocações políticas. Talvez uma citação fizesse sentido no livro.

Em alguns momentos dá-me a sensação que o livro poderia ser mais sucinto, e seria mais proveitoso. Tenho a sensação de que o livro se estende de mais em algumas questões desnecessárias enquanto poderia fazer com maestria em menos páginas.

É complicado dizer que o autor "encheu linguiça" mas em alguns momentos dá a sensação que se tinha uma meta de páginas a ser cumprida, pois com palavras mais sucintas, ou trechos menores se esclareceria melhor do que com as que foram feitas.

O título da resenha é auto-explicativa uma vez que esperava um livro e recebi outro, esperava algo de 4 estrelas e recebi um de 3 e com boa vontade.

Vi muitos elogios ao livro, muitos mesmo, pessoas dizendo que esse livro se tornaria um material de pesquisa de toda a gente, mas na gíria popular esse livro é "meh". Não me será um livro de pesquisa e poucos trechos me servirão verdadeiramente para o futuro.

Mas talvez esse livro não seja pra mim e seja pra você, leia-o e tire as suas conclusões, vai que a sua percepção seja completamente diferente da minha.

Túlio 12/12/2020

Obrigado
Obrigado Deus. Pai, Filho, Espírito, obrigado por este livro.

Natha 30/05/2020

O credo
Você crê em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra? Em seu Filho Jesus? Você crê no Espírito Santo?

"Quando confessamos ?creio em Deus?, nós não estamos crendo em qualquer divindade ou em uma abstração. Nós estamos confessando o Deus que vem a nós na Sagrada Escritura. Esse que vem a nós é o Altíssimo, esse que vem a nós reina sobre toda a criação, esse que vem a nós, nos encontra somente em Cristo, que nos é dado na Sagrada Escritura. Não há qualquer outro ponto de contato entre Deus e a humanidade. E esse Deus não tolera idolatria."

"Ser cristão significa comunhão com o Deus Trindade, e aderência a um corpo de ensino, e estar pronto a viver à luz desse ensino ? na medida em que este ensino, baseado nas Escrituras, nos informa quem é aquele com o qual temos comunhão."

É isso, nesse livro o Franklin com uma linguagem direta e simples estuda o credo, expondo suas raízes, sua profundidade como confissão de fé que nos é dada através do Espírito Santo, pois não somos capazes de chegar até a Deus por nossas próprias forças, mas através de Jesus seu único Santo filho morto que recebeu nossos pecados como se fosse seus, sem nunca sequer ter errado uma só vez.
Glórias a Ele!
Eu creio!
Leia esse livro!

Heseve 19/05/2020

O credo dos apóstolos
Este livro trás de modo claro e de fácil compreensão, aquilo que nós cristão temos como a base da nossa fé, a partir do estudo do credo apostólico