Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1391 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ba ð¤ 11/03/2024

??????????
?Há anos raiou no céu Fluminense uma nova estrela? José de Alencar usa de uma linguagem exagerada e extremamente romântica ao descrever Aurélia, que seria a mais bela das mulheres, a protagonista do livro. O romance se trata sobre uma garota muito pobre que recebe uma grande herança e deseja acertar contas com um antigo amor. Ele relata a sociedade da alta classe dos tempos imperiais e critica a superficialidade e a falta de moral que havia nessa época, além de trazer à tona sentimentos extremamente humanos, como o amor, a paixão, a decepção, a tristeza, a avareza, entre outros. Aurélia se mostra ser uma mulher de personalidade complexa e paradoxal, que busca o amor puro e verdadeiro, ao mesmo tempo que deseja satisfazer todos os seus caprichos para se vingar de sua grande paixão: Seixas, um homem da sociedade, vaidoso, muito materialista. O relacionamento dos dois é muito confuso e passa por altos e baixos conforme o livro decorre, mas a paixão ardente que os dois sentem um pelo outro só aumenta com as brigas, sátiras e ciúmes. O autor descreve as situações de forma riquíssima, que transparece ao leitor toda a vivacidade e as emoções da história, fazendo com que o enredo seja fluido e detalhado ( como se fosse uma fofoca KKKKKK )
O livro é incrível e recomendo bastante para quem não gosta de clássicos, a leitura ( apesar de ter palavras um pouco complicadas) é leve e muito legal. Muitas vezes me peguei rindo com as ?resoluções? de Aurélia e morrendo de amores pelo casal ( a descrição romântica ajuda muito), mas o livro além disso é uma fonte histórica que revela o quanto os valores e princípios eram ignorados pelos grandes ricos da elite fluminense em troca do dinheiro, do status, das grandes festas e bailes etc. Além de que revela costumes próprios daquela época, como casamento por dote, valorização dos princípios religiosos, como a castidade.
Amei ??
comentários(0)comente



Supercut09 09/03/2024

Projeto lendo José de Alencar #4
Segunda vez que leio esse livro e minhas impressões sobre ele não mudaram em nada.

Revisitando esse livro percebi como a força feminina esta imposta sobre a narrativa de uma forma muito forte e presente e nada comum para um livro dessa época.
comentários(0)comente



Larissa804 03/03/2024

Nesse livro vamos nos deparar com a fase urbana de Alencar, teremos contato com como era relações sociais daquela época, principalmente quando se tratava do matrimônio, o que está mais em jogo, o amor ou a riqueza?

Aurélia não é uma moça qualquer, é respeitada e aclamada na sociedade, órfã, gentil, inteligente, astuta e orgulhosa. Chegou o momento de enfrentar o matrimônio, e entre muitos temos o escolhido, o que será que esse homem possui para tal feito?

Teremos que lidar com o drama interno e o orgulho dos personagens, paixão e ódio, frieza e amor. Alencar traz um padrão já conhecido nas suas histórias, divididas em partes, partes essas com nomes sugestivos. Encaramos primeiro o presente, conhecendo depois o passado para finalmente compreender a obra.

Esse é um dos livros com a leitura mais fluida do escritor, obra conveniente para conhecer o autor e se impressionar com sua escrita. Senhora foi escrita para encantar, causar revolta e se apaixonar. Sendo por sua vez, a literatura de Alencar.

comentários(0)comente



Edden 03/03/2024

Tive uma visão negativa do autor ao ler Iracema. Aquela história do índio herói foi me cansando.
Agora fiz a leitura do segundo livro do Alencar e mudei minha visão em relação a ele. Aurélia é uma mulher que fez Seixas amadurecer e largar de ser um aproveitador de ocasiões que não queria responsabilidades e apenas uma vida fácil.
A forma como a história foi escrita é sensacional, leitura boa (é bem verdade que começa a decolar +- nos 30 a 40% da leitura), mas valeu a pena ter me forçado a continuar lendo. Sem sombra de dúvidas foi uma obra que gostei e indico a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



anniely1 01/03/2024

Nossa VÁ SE LASCAR com o final desse livro, não sei se amei ou odiei só sei que josé de alencar é bom demais meu deus ???
comentários(0)comente



Sol 62 29/02/2024

Senhora de José de Alencar, traz elementos do romantismo porém já mesclado com alguns elementos do realismo. Fala sobre a emancipação feminina, todavia relacionada ao poder econômico, ou seja a protagonista só ganha relevo passando a ser respeitada e admirada, como dona das suas vontades e da sua própria vida, após receber uma herança e ficar rica.
comentários(0)comente



leiturasdatita 29/02/2024

Aurélia
Nesta riquíssima obra conhecemos Aurélia, uma mulher símbolo do feminismo da época, que é dona de si, independente, inteligente, rica e que brinca de dar aos seus pretendentes um valor, como se pudesse comprar qualquer um deles.

Até então, as mulheres eram tratadas como bibelots, lindos seres que deveriam se casar apenas para não ficarem sozinhas, e Senhora faz duras críticas a este tipo de casamento. Além disso, o autor mostra como as relações poderiam ser construídas apenas devido à busca de status na sociedade, sem envolvimento do amor.

Alencar ainda aproveita a obra para referenciar outro título o qual retrata mais uma mulher forte, Diva, que junto de Lucíola forma a trilogia dos perfis de mulher de José de Alencar. A leitura te prende do início ao fim, uma vez que o leitor fica curioso, à espera dos próximos passos de Aurélia. Leitura obrigatória.
comentários(0)comente



Thaís 28/02/2024

Se você gosta de romance, do clichê mesmo. Esse livro é pra você. Apesar de ser um livro da época do Romantismo, do famoso José de Alencar, o autor deixa bem claro as críticas que faz sobre o casamento arranjado, casamento por interesse. É possível perceber também um empoderamento feminino numa época em que a mulher não podia praticamente nada.
Senhora ultrapassa gerações.
comentários(0)comente



emma.jones 27/02/2024

Aurélia, a mulher rancorosa
Não é um livro do qual eu consegui me conectar muito, apesar de não ser um livro ruim?
A história inteira é baseada no jogo de orgulho e rancor de Aurélia e Fernando, só conseguiram largar o orgulho no último capítulo aonde consumaram o casamento.
É um tremendo slow burn, ele só ficou com ela quando pagou toda a dívida e Aurélia só ficou com ele porque antes o amava e depois que conseguiu o dinheiro, quis se vingar de Seixas, assim comprando o homem e se casando com ele.
Não acredito que o amor estava mais presente na relação deles, mesmo se um dia existiu.
comentários(0)comente



Roberta.AragAo 25/02/2024

O dinheiro compra tudo?
Perdi as contas de quantas vezes fiquei com raiva do livro e seus personagens. Não tive contato anteriormente com a obra, então, não sabia como tudo era orquestrado. Primeiramente, frustrei-me com o modo do autor em passar um capítulo inteiro falando sobre a beleza de Aurélia, demorei para me apegar a história por simplesmente ter muitos detalhes que só atrasam do que ajudam. Fora isso, o romance é imprevisível, entrei achando uma coisa e no ÚLTIMO capítulo mudei de ideia sobre tudo. Em suma, a obra mostra como realmente é o desejo humano de querermos tudo ao nosso modo. Ps: a minha opinião ainda está enviesada por ser contrária ao pensamento de Aurélia, mas o livro é bom, se vc quer ser estressar com uma besta.
comentários(0)comente



amandaarrios 24/02/2024

Vingança ou amor?
Aurélia e Fernando se apaixonaram quando novos, mas ao perceber que não teria muitas condições ao se casar com ela, Fernando rompe o noivado para se casar com uma moça rica, Adelaide, e receber o dote de 30.000 contos de réis.
Enquanto isso a mãe e o avô de Aurélia falecem, deixando pra ela uma fortuna e ela fica sob a tutela do seu tio.
Armada com o desejo de se vingar do homem que amou e abandonou, Aurélia faz com que o noivado de Fernando seja rompido e anonimamente faz a ele uma proposta para se casar com ela em troca de um dote de 100.000 contos de réis.
Fernando fica imensamente feliz quando descobre que sua noiva era Aurélia, pois sempre foi apaixonada por ela, mas assim que o casamento é oficializado ela diz a ele que agora ele a pertence, pois o comprou por 100.000 contos de réis.
E além de passarem a viver um casamento falso, entram em uma trama de rancor, vingança e paixão não manifestada.
Demorei muito tempo pra terminar esse livro, por que mesmo tendo muitas reviravoltas, ainda assim é um pouco arrastado.
Mesmo assim tive uma ótima experiência com a leitura. Gostei da complexidade de sentimentos dos personagens e a forma como acabaram deixando tudo para trás no final.
comentários(0)comente



Lelê 24/02/2024

Esse foi o primeiro clássico que eu gostei, a história tem um ar de vingança, que eu amo, era um trabalho da escola, mas éramos nós que escolhiamos o clássico.
comentários(0)comente



1391 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |