Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Andreia Santana 15/10/2011

Aurélia, uma feminista ao estilo José de Alencar
Senhora, na minha opinião, é uma das obras mais audaciosas de José de Alencar e talvez uma das pioneiras da literatura brasileira nos idos de 1800. Para os padrões da época, Aurélia, a protagonista, era um escândalo. Acho-a genial! Embora discorde da vingança como método para curar feridas, não dá para fingir que fico indiferente ao fato de uma mulher, em pleno século XIX, tomar as rédeas da própria vida. Ainda mais numa sociedade onde as mulheres mal existiam como indivíduos e mal eram consideradas cidadãs.

Aurélia encara as adversidades do destino e muda o mundo ao seu redor, ao seu bel prazer. Ela não se rende, faz com que se rendam a ela. É uma das protagonistas mais bem resolvidas da nossa literatura. Ficar chorando pelos cantos? Que nada, ela vai à luta. Duvidam? Pois Aurélia, assim como a Capitu, de Machado de Assis, já originou tese de doutorado só pelo seu comportamento libertário. E como não!?

O romance de Alencar começa mostrando a vida simples de uma moça que é órfã de pai e cuja mãe costura para fora para garantir-lhes o sustento. Essa moça, Aurélia, é apaixonada por Fernando, um bon vivant que a namora e depois a abandona, porque está a cata de uma noiva rica em quem possa dar o golpe do baú. A mãe de Aurélia morre e ela se vê sozinha no mundo e com o coração aos pedaços por uma desilusão amorosa das brabas. Só que, o destino sorri e, algum tempo depois, ela descobre que seu avô era milionário e lhe deixou uma grande fortuna. É aí que Aurélia mostra que tem sangue nas veias.

A ex costureirinha pobre toma posse da fortuna, aprende etiqueta, piano e tudo mais que uma dama precisava saber naqueles tempos aristocráticos e, alguns anos depois, quando Fernando está sem eira nem beira, dá o golpe fatal. Manda o tutor acertar seu casamento com o ex-desafeto por cem contos de réis. Ele se casa sem saber quem é a sua senhora, ou seja, a mulher que o comprou. Só depois, descobre que é Aurélia, a pobre moça que ele abandonara.

A partir daí, José de Alencar se supera descrevendo cada uma das humilhações que Aurélia faz Fernando passar. Sempre jogando na cara dele que o comprou e que ele, portanto, não tem dignidade. Apesar de ainda amar o rapaz, ela toma para si a missão de dar-lhe uma lição, de fazer-lhe provar do próprio veneno.

Ao mesmo tempo, Aurélia ensina Fernando a ser homem. Apesar de considerá-lo indigno por ter se vendido, ela o ensina o caminho para reconquistar a honra perdida, e claro, para que descubra o que é o amor de verdade. Fernando, graças à força de caráter de Aurélia, revê os próprios atos e pouco a pouco, tenta reescrever sua trajetória.
Ana Ferreira 03/11/2010minha estante
Adorei sua resenha. Descreveu bem essa concepção de livro que eu mesma tive :)

Phrt 19/04/2012minha estante
Realmente uma feminista de mão cheia...
Adorei sua resenha....

Sara 23/05/2012minha estante
não posso deixar de concordar com sua resenha em gênero, número e grau. =)

Jessy Ferele 05/05/2013minha estante
Adorei sua resenha!! Eu li esse livro várias vezes! Me identificava com Aurélia, e a admirava também. Ela não é a mocinha indefesa e submissa como outro romances. Ela é a mulher forte, determinada e sem medo de enfrentar a sociedade! José de Alencar me conquistou por esse livro!! E pra mim Senhora é muito mais Realista/ Naturalista que Romântico!

Lucas 26/05/2013minha estante
Eu achei a leitura um pouco cansativa,mas é porque é o primeiro livro nacional que leio.Qual musica você acha que combina mais com a 2º parte? Tipo,uma trilha sonora...

Cleide 14/06/2013minha estante
É bom lembrar que na época o "golpe do baú" era prática comum entre os cavalheiros. E que Seixas além disso tinha um motivo familiar. Não desculpa, mas explica.

Daniela 06/10/2013minha estante
Livro maravilhoso! Já li e reli outra vez!Considero o melhor dos clássicos do Romantismo. A Record exibiu, não lembro em que ano, uma novela baseada na obra. Eu assisti, relembrando fielmente algumas falas do livro.

Rosi 31/10/2017minha estante
Amei a sua resenha, parabéns, pois você descreveu a mesma opinião que eu tive ao ler o livro, melhor personagem que eu que José de Alencar poderia escrever, Aurélia, me identifiquei e sempre que releio o livro, sinto aquele gosto de vingança que ela faz com o Fernando...

Ingrid249 13/02/2020minha estante
Vou te contar que eu acho é pouco o que ela fez, apesar de torcer para eles se resolverem. Com certeza uma das melhores personagens femininas da nossa literatura!

Pereira 15/11/2020minha estante
Estou pensando em tentar ler novamente,pois mais nova tentei e não entendia bulhufas (não do tema,mas da escrita antiga)

_San_ 11/02/2021minha estante
Resenha perfeita!! Parabéns!!

Marcia 06/05/2021minha estante
Parabéns pela resenha! Li o romance no primeiro ano ginasial, em 1966. E desde então reli-o diversas vezes. Trata-se de uma heroína diferente de todas as outras do autor e também das principais heroínas românticas.

Andreia Santana 06/05/2021minha estante
Aurélia é magnífica!

Quéfren 27/06/2021minha estante
Sua resenha está maravilhosaaa (você escreve muito bem)

Andreia Santana 27/06/2021minha estante
Obrigada, Leitorinha!

Lu 22/08/2021minha estante
Qual idade vocês recomendariam para ler?

Andreia Santana 22/08/2021minha estante
A partir de 15/16 anos, a depender da maturidade da leitora/leitor. O livro é do século 19, a linguagem requer um vocabulário mais desenvolvido. Precisa de mais maturidade também pra entender a história, o contexto social e cultural da época.

Gabi.Martins 03/06/2022minha estante
A melhor resenha!

Thais645 30/04/2023minha estante
Apreciei em ler a sua resenha e concordo essa foi uma das obras de José de Alencar mais audaciosas. Ele já havia colocado personagens femininas como protagonistas, exemplo disso foi Iracema, porém neste exemplar a protoganista tem autonomia critica e grande empatia do público feminion atual. Obrigada por compartilhar sua resenha!

z..... 23/06/2017

Edição Martn Claret
Um dramalhão para instigar o leitor nu, originalmente publicado em folhetim. A esse favor o texto sem rodeios em introspecções, poucas personagens e o protagonismo feminino na sociedade machista. Alencar tem várias obras nessa caracterização e, das que li, essa pareceu a mais impactante e agora também é minha preferida na literatura urbana do autor.
Não sei o perfil do público que acompanhava o folhetim nos idos imperiais (1876), mas deve ter agradado a mulherada, em paralelo a realidade que viviam. Só ler uma das obras de Mary Del Priore nesse tema para perceber que Aurélia destoa e por isso tenha atraído atenção (e leitores). Para facilitar as coisas, podemos ver em uma novela de época em evidência no momento (Novo Mundo) que até a princesa era forçada a uma realidade e destino em que não era feliz.
Senhora é a mulher se impondo, buscando o que deseja, decidindo seu destino. Em linhas gerais, o livro se resume nesse aspecto para mim. Claro que é tudo romanesco na narrativa, mas valoriza uma percepção diferenciada na época, ainda que com limitações. Coisa já em discussão, com o possível desdobramento final do reinado para a Princesa Isabel.
Sem mais delongas, gostei da Aurélia e sua história de realização no que desejou. Taí uma "senhora do destino" que me atraiu. Essa sim...
Li pela segunda vez, em ebook no celular.
Samara 24/06/2017minha estante
Esse do Alencar ainda não li

z..... 24/06/2017minha estante
Samara! É tipo um "Julia" de época, coisa que você não gosta, né! Rsrs

Samara 24/06/2017minha estante
Ah kkkkk adoro

Renata Molina 25/06/2017minha estante
Lembro que a Record fez uma novela que mistura a esse livro, Diva é um outro que não me lembro. Não cheguei assistir...

Renata Molina 25/06/2017minha estante
Misturava*

z..... 26/06/2017minha estante
Assisti e gostava da personagem Mila (Diva). A novela era "Essas Mulheres", inspirada em Senhora, Diva e Luciola. Tomara que repita
. Vejo todas as adaptaçoes na TV e lembro ate de O Guarani na extinta Manchete, com a Angelica como Ceci.

Samara 26/06/2017minha estante
O Guarani

Renata Molina 28/06/2017minha estante
Poderia repetir mesmo, pq Escrava Isaura já deu...kkkkk

z..... 28/06/2017minha estante
E ainda fizeram a da mãe...

Renata Molina 29/06/2017minha estante
Vdd...Kkkkkkk

Janaina Edwiges 22/08/2020

“Vendido sim; não tem outro nome. Sou rica, muito rica, sou milionária; precisava de um marido, traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o. Custou-me cem contos de réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o triplo, toda a minha riqueza por este momento”.

Que protagonista marcante, leitores!!! Aurélia Camargo, a altiva rainha dos salões, é inteligente, forte, conhecedora dos seus negócios, perspicaz e financeiramente independente, ocupando uma posição bastante incomum para uma mulher na sociedade carioca oitocentista. Ela é o destaque desta história, que é muito bem escrita e prende a atenção do leitor até o final, pois queremos acompanhar e descobrir como será o desfecho do relacionamento conturbado entre Aurélia e Fernando Seixas.

Senhora é um romance que traz muitas críticas e reflexões interessantes sobre o contexto social da época, abordando temas como o casamento por conveniência, que é tratado como um negócio através dos dotes; ascensão social; independência feminina e também a vida de aparências, em que muitas pessoas querem aparentar ser o que não são, escondendo a realidade.

Um clássico da literatura brasileira, que vale muito a pena ser lido!
Fabricio268 22/08/2020minha estante
Foi o primeiro livro de José de Alencar que li. Belíssima resenha! Aurélia é uma mulher muito a frente do seu tempo. Independente, forte, corajosa, decidida, um pouco vingativa...e linda, linda, linda.

Mayara945 22/08/2020minha estante
Gostei muito desse trecho que vc destacou do livro. Não imaginava que esse livro fosse tão empolgante

Fabricio268 22/08/2020minha estante
May, empolgante é pouco. Senhora é um livro fantástico. Mais fantástico ainda é O guarani.

Mayara945 23/08/2020minha estante
Agora fiquei com mais vontade ainda de ler! Nunca li nada do autor

Janaina Edwiges 23/08/2020minha estante
Oi May, este trecho é de uma cena arrasadora, daquelas que ficamos de boca aberta rsrs. Acho que começar por Senhora é uma boa pedida, porque mesmo tendo alguns vocábulos um pouco mais rebuscados, devido à época em que foi escrito, é uma leitura de fácil compreensão, ainda mais por ser um romance urbano.

Mayara945 23/08/2020minha estante
Acho que me acostumei a torcer o nariz para os autores mais tradicionais... Mas sempre são uma bela surpresa quando a gente se dispõe a conhecê-los

hta 20/08/2021

Uma fofoca clássica
Comecei a ler esse livro no auge dos meus 12 anos e achei chato e difícil, mas hoje lido ele com meus 19 anos posso dizer, que obra incrível. O livro me entreteu e me divertiu até o fim. Confesso que fiquei em uma dualidade em relação fim, não sabia se tinha gostado ou não por querer mais dos personagens. Após refletir sobre esse fim como dito pelo próprio José de Alencar, uma história verídica apenas aceitei. A obra é uma grande crítica a moralidade humana e até onde o ser humano vai pelo status e o dinheiro.
May 20/08/2021minha estante
meu Deus, vc é mto culta kkkkkkkk

maggianni 20/08/2021minha estante
Ai, estou com ele na estante tem quase 7 meses, vou me esforçar pra ler agr

hta 20/08/2021minha estante
é a faculdade de letras KKKKKKKKKKKK

May 20/08/2021minha estante
aí que incríveeel, eu já pensei em fazer já, mas meu coração pede mais biologia

hta 20/08/2021minha estante
Juca qualquer coisa procura um áudio livro, é bem bom

Tcharles.Amarante 23/02/2024

LEITURA DIFICIL!
Terminei essa obra e olha deu trabalho, quem esta começando agora a ler literatura clássica brasileira não indico Senhora por que tem um enredo arrastado, muita perda de tempo em ficar detalhando tudo até os movimentos que os personagens fazem de uma forma rebuscada e exibicionista, apresentação dos cenários onde a história se desenrola muito preciso demais tirando o foco da história, teve algumas situações que aconteceu com a protagonista que foram interessantes mais nada que mude meu conceito da obra e fora os personagens sem carisma nenhum, o fim da história digno de final da novela da Globo, foi uma leitura obrigatória, não funcionou pra mim, por isso essa foi minha nota!
Tinovsky 23/02/2024minha estante
Pior que é difícil mesmo esse livro. É super arrastado.

Tcharles.Amarante 23/02/2024minha estante
Pois é, queria ter tido uma experiência melhor com ele, mais não obtive sucesso infelizmente

Cl.lcs 24/02/2024minha estante
sinto que fiz uma escolha correta ao escolher Brás Cubas então

Tcharles.Amarante 24/02/2024minha estante
Claro que fez Cl, Brás Cubas é uma obra que inicia uma escola literária nova aqui no Brasil, o Realismo com o nosso querido Machado sendo o precursor desse estilo aqui, esse estilo é muito menos Romantico e utiliza mais a realidade como argumentação das histórias, te indico ler depois Quincas Borba e Dom Casmurro e o conto O Alienista garanto que tua visão sobre a literátura clássica brasileira será outra.

Matheus 21/03/2021

Chato demais, e ainda mais chato por ser clássico
Só li esse livro por causa da escola
Confesso que esperava ser mais chato do que já foi
A história é interessante, mas não a ponto do livro me prender
Demorei demais pra ler, e pela escrita ser muito difícil só fez com que eu demorasse mais
O livro não tem graça, a historia se mantém maçante e parece que foi sendo empurrada com a barriga o livro inteiro
O Seixas tava enchendo o saco na terceira e quarta parte, e olha que eu tava gostando dele no começo
Bom, se vc gosta de livros clássicos, com pouca emoção e de se torturar eu recomendo
Eu não gosto, por isso 2??
Se tivesse mais emoção e não tivesse essa escrita difícil poderia ter dado umas 4??
laracarlota 21/03/2021minha estante

HAHAHAHHAHAHA ADOREI

Matheus 25/03/2021minha estante
KKKKKKKKJ

May 18/02/2022

Aurora, guria tu deveria ter mais amor próprio
Achei bem interessante a proposta do autor de questionamento sobre o tal do casamento de conveniência, mas assim, boa parte do tempo não entendia o que a dona Aurora queria com um meio peculiar, o cara não amava ela, ela era apaixonada? Viciada? Queria se martirizar pra conseguir o paraíso? Não sei, só sei que o casamento por parte dela ficou meio que sem nexo sabe. Mas se tratando da narrativa, esse amor obstinado, avassalador e tals é normal...
Wanessa.Caldeira 18/02/2022minha estante
Se eu me lembro bem, ela casa com ele por vingança, por ele ter trocado ela quando ela era pobre ?

Wanessa.Caldeira 18/02/2022minha estante
Aí quando eles casam, ele vai todo feliz achando q tá td bem e ela ?? kkkkkkkkkkk

May 19/02/2022minha estante
Siiiiim, mas o casamento parece uma tortura para os dois e eles continuam juntos por sla o que

Wanessa.Caldeira 19/02/2022minha estante
Por teimosia, deve ser kkkkkkkkk

Lauraslsbatista 24/04/2024

Minha introdução a literatura clássica
Tive que ler por causa de uma prova do colégio, mas acabei até que gostando da leitura

Foi legal ler algo que se passasse no Brasil , porque normalmente os romances que sao comercializados hoje em dia colocam nos , leitores brasileiros , num ambiente muitas vezes desconhecido , então me senti mais em casa com a leitura

Aurélia é também uma personagem interessante, sendo definitivamente a frente de seu tempo

A linguagem também foi algo que eu me acostumei com o tempo, e devo a esse livro a minha atual facilidade em ler livros clássicos

Por mais que muitos não gostem , eu gostei do final do livro
ThaísLovegood 24/04/2024minha estante
Comigo foi assim

Cíntia Gusmão 24/04/2024minha estante
Eu amo esse livro, foi um dos meus primeiros clássicos

Letteles 24/04/2024minha estante
Eu amo

Giovanna1920 24/04/2024minha estante
José de alencar foi um dos primeiros escritores clássicos que eu li e ainda é um dos meus favoritos.

Carine 16/03/2021

O melhor dos três perfis de mulher
Narrativa bem mais completa que Lucíola e Diva (não tem nem comparação). Claramente vemos um salto na escrita do José de Alencar se lemos os três perfis por ordem de publicação/escrita como fiz.

Em senhora, Alencar nos apresenta uma trama diferente e talvez polêmica para época, pelo visto ele adorava inovar, porém essa inovação tinha rédea curta e logo voltava a se prender às convenções (como sempre), e me decepcionar com os finais (e eu me iludindo ao pensar que dessa vez ele chutaria o balde).

Existe de forma quase escrachada uma influencia de Victor Hugo na narrativa de senhora, Alencar chega a brincar com isso, além de fazer criticas ao seu próprio romance (diva), algo que achei genial.
Tiago.Boaventura 16/03/2021minha estante
Quero muito ler. Está na minha meta de leitura desse ano. Obrigado pela resenha.

Carine 16/03/2021minha estante
Que bom que ajudou!
Vi que está lendo os miseráveis.
É quase como olhar o impacto dessa obra aqui no Brasil.
O modelo do romantismo sendo vivido em todos os 4 cantos da literatura mundial.

Tiago.Boaventura 16/03/2021minha estante
Tem sido muito prazeroso ler Os Miseráveis. Tive medo no começo mas hoje já estou indicando mesmo sem ter finalizado a leitura.

Minhas leituras 17/03/2021minha estante
nossa, de longe é o melhor dos 3 perfis mesmo
adorei a resenha

amouterulyz 24/02/2021

humor: ajudando quem não quer ler esse livro
ok eu acabei de acabar o livro e vou fazer um resumão de tudo o que acontece nele haha pq sei que alguém iria precisar pq não quer ler (off: eu realmente gostei do livro então acho que vale a pena! mas sei que nem todo mundo consegue ler ainda mais por causa do tanto de livro pro vestibular então vou fazer um resumo desse!)
- primeira parte
basicamente tá introduzindo que a Aurélia (personagem principal) é fodona rica linda. ela pede pro tio pra fazer um pedido de casamento pro Fernando Seixas (que tava noivo da Adelaide mas desmancha o noivado pq a quantia que o tio da Aurélia oferece é MUITO maior), e também conta que o Fernando só aceitou pq como a irmã queria se casar logo ele teria que pagar um preço pro noivo da irmã e ele estava #pobre o que tava atrasando tudo. acontece o casamento da Aurélia e Seixas e o último capítulo é ela bem vingativa falando pq ela resolveu se casar com ele
- segunda parte
volta no tempo pra quando a Aurélia era pobre e não era órfã. conta a história da mãe dela que também era pobre e se apaixonou pelo pai da Aurélia que era rico# mas que o pai dele não aceitava a união então eles se casam escondidos. depois do casamento escondido a mãe da Aurélia tem a Aurélia e o irmão dela (que morre ainda criança) e quando a Aurélia tem uns 17 anos por aí o pai dela morre. nisso o avô da Aurélia (o rico que não aceitava a união) fica muito triste com a morte do filho e resolve fazer a Aurélia ser a herdeira dele. nesse tempo a mãe da Aurélia morre e o avô da Aurélia também morre então com 18 anos ela tá MUITO rica enquanto todo esse rolê de morte acontece simultaneamente o Fernando Seixas tá dando em cima da Aurélia e ela apaixonada# (até pedem ela em casamento mas ela nega pq ama o Fernando) mas ele desiste do quase namoro dos dois pq ela era pobre e pede em casamento a Adelaide (rica!) que é amiga da Aurélia
- terceira parte
volta pra linha temporal inicial com a Aurélia e o Fernando casados, o Fernando fica chocado e fala que se ela queria agir assim ele seria o escravo dela afinal ela meio que comprou ele pra se vingar. mostra a vida de casado dos dois eles quase não se falavam e quando falavam tavam se alfinetando. o Fernando arranja um emprego. eles fingem serem felizes. a Aurélia desmaia toda noite quando ela fica sozinha no quarto dela.
- quarta parte
continua com a vida de casado deles dois (11 meses depois do casamento) mas começa a ter um pouquinho mais de ?paixão? (?) pelo menos da parte da Aurélia. ela fica com ciúmes dele (pq a Adelaide da em cima dele na cara dura). ele fica com ciúmes dela. tem um baile os dois dançam juntos pela primeira vez e a Aurélia desmaia durante a dança. no final o Fernanda conseguiu finalmente a quantia que ele ?se vendeu? pra Aurélia e paga ela, fala que eles podem se separar pq agora ele não deve mais nada, mas a Aurélia fica mal pq ela planejava se declarar pra ele. Fernanda paga a ela a quantia com juros, ela se declara pra ele, eles se beijam. durante o beijo o Fernando fica triste# e fala que o dinheiro dela separou os dois. nisso ela fala ?olha meu testamento? onde lá tá escrito que ela ama muito muito muito ele e declara ele como herdeiro dela. ela escreveu o testamento no dia do casamento dos dois (11 meses antes) pq ela achava que ia morrer naquela noite. ele chora. a última frase é uma metáfora mas certamente eles tão transando.
é isso gente contei o livro todo pra vocês
dwvilscanary 24/02/2021minha estante
mulheres sexo dinheiro pecado e morte amo muito tudo isso!! ansioso pra ler

dwvilscanary 24/02/2021minha estante
mas sério que história mixuruca em, é tão chato assim pra ler? vou ter que ter paciência pra essa aurélia tomando chá de desmaio de dez em dez segundos

amouterulyz 24/02/2021minha estante
@dwvilscanary a Aurélia come muito o cu do Fernando ao longo do livro mas coitada saúde realmente falta pra ela

bia 24/03/2021minha estante
meu deus muito obrigada!????

Ana Bruno 01/05/2021minha estante
Já o coloquei para minha releitura. Li há anos e lembro o quanto gostei!

Ari 01/05/2021minha estante
O que pude perceber Ana, lendo senhora, é o contraste do tempo em que nós vivemos, percebe-se que a sociedade e o casamento teve uma grande queda de valores.

Ana Bruno 01/05/2021minha estante
Lembro pouco da história, mas não é difícil visualizar essa diferença... hoje não há mais o empenho para manter os relacionamentos, tudo é muito temporário e substituível. Infelizmente...

Fabio Shiva 04/06/2019

Sexy Alencar
Eu tinha onze anos de idade quando, junto com a querida amiga Eva Costa, fiz um cartão na biblioteca do bairro da Ribeira, em Salvador. Era um cartão só para nós dois, que dava direito a pegar dois livros a cada quinze dias. Então combinamos que cada um escolheria um livro para ler, e depois trocaríamos. Eu escolhi “O Caso dos Dez Negrinhos”, de Agatha Christie, que me deixou alguns dias sem dormir. Eva escolheu “O Guarani”, de José de Alencar, que gerou em mim uma grande paixão pela literatura brasileira, pelo que sou muito grato.

Nos três anos seguintes li muitos outros livros de José de Alencar: “Cinco Minutos”, “A Viuvinha”, “Ubirajara”, “Iracema”, “O Tronco do Ipê”, “Til”, “Lucíola” e “A Pata da Gazela”. Devo a essas leituras praticamente tudo o que sei de gramática!

“Senhora” foi um dos últimos que li desse autor, já aos quinze anos, como imposição escolar. Por essa época minha paixonite por José de Alencar já havia fenecido um pouco, por conta de outras leituras e descobertas. Ainda assim, gostei da leitura – fato raro dentre os livros que li na escola, com a ingrata obrigação de fazer uma prova depois.

E agora, depois de tanto tempo, retorno a esse autor tão querido de meu coração. Feliz reencontro! O que primeiro me encantou foi o lirismo da prosa de José de Alencar, mas logo em seguida fiquei capturado pela trama amorosa (mesmo já tendo lido o livro!), para minha própria surpresa! A turma que gosta de ler histórias de amor e ainda não conhece José de Alencar não faz ideia do que está perdendo!

Algo que me chamou a atenção nessa segunda leitura foi a carga erótica de algumas cenas, que passaram despercebidas de meu olhar adolescente. Pois é preciso contextualizar, ter em mente que a história foi publicada em 1875. Para os padrões da época, imagino que a cena que descreve Aurélia entrando no leito nupcial, por exemplo, deve ter deixado muitas moçoilas e mancebos com taquicardia... sobretudo pela cruel interrupção do clima erótico, em uma reviravolta que define a estrutura narrativa de “Senhora”.

Pois se o tema geral do livro é o do chamado “casamento de conveniência”, a estrutura narrativa segue uma técnica arriscada, que poucas vezes vi sendo posta em prática com bons resultados (e nunca tão bem quanto em “Senhora”): algo que chamei de “técnica do coitus interruptus”, e que consiste na frustração da expectativa de alívio dramático, por meio de seguidas reviravoltas, até a resolução final do grande e catártico clímax. Isso sim é que eu chamo de Literatura Hot!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Eveline.Reis 07/10/2020minha estante
Amei a sua resenha. Sou um pouco suspeita pra falar porque Alencar é o meu autor favorito e Senhora, o meu livro preferido. Tão bom saber que Alencar ultrapassa gerações com o sua mais pura e envolta poesia. Ouso dizer que Senhora é a sua melhor obra,(linguagem suave e cuidadosa para a época, com um lirismo poético e nada vulgar, ainda assim, muito quente). Preciso ser sua amiga, cara rsrs

Fabio Shiva 07/10/2020minha estante
Oi, Eveline! Gratidão pelo comentário e por essa energia boa! Entendo perfeitamente o que você quis dizer, pois estou sentindo a mesma alegria ao ver o quanto você também gosta de José de Alencar (um autor que infelizmente muitos associam a ter que fazer prova na escola!). Sou muito fã dele, e diante do que você disse fiquei com uma enorme dúvida: qual será o meu livro favorito dele? Difícil escolher! Gratidão por sua amizade!

Eveline.Reis 05/11/2020minha estante
??

Roberta 05/04/2021minha estante
Apesar de tudo, eu amei esse livro.

Eric Vinicius 05/04/2021minha estante
É compreensível - e dá, mesmo, para sofrer junto, torcendo para que o amor irresistível do casal se sobreponha ao seu orgulho. Não posso dizer que não gostei, também.

Roberta 05/04/2021minha estante
Exatamente ??????

Amanda.Elpidio 19/03/2021

Um pouco confusa...
Só para lembrar que estou avaliando a HQ, não o livro, mesmo sendo uma adaptação são experiências diferentes!

É pecado ter achado os personagens chatos? Não consegui ter empatia por nenhum deles, Aurélia é arrogante demais, Fernando é um banana, enfim a história não me envolveu.

Talvez, em um futuro distante eu leia "Senhora", para tentar entender se eu gosto ou não da história.

Sobre a HQ, é tudo muito bonito, as ilustrações, os extras (que achei tão caprichado), não tenho nada ruim para dizer sobre isso, só elogios.
Beca 19/03/2021minha estante
Não conheço essa versão em quadrinhos, mas já li obra e gostei muito do conflito amoroso deles. Achei interessante seu ponto de vista e gostei do posicionamento em relação as adaptações. É importante entendermos as adaptações como obras diferentes inspiradas em obras obras originais para não fazermos um julgamento equivocado. Acho que você entendeu bem isso. Recomendo que você leia a obra original quando puder.

Amanda.Elpidio 19/03/2021minha estante
Beca, obrigado pelo comentário. Lerei sim, creio que eu vá gostar mais do que a HQ.

Gui 30/03/2021minha estante
Oi Amanda, tô lendo o livro é tô gostando bastante. Aurélia tem uma personalidade bem forte no livro e Fernando também é legal. O que me incomoda é só o jeito como Fernando me flagela (assim como flagela os personagens) com esse escárnio prolongado. O baque inicial foi perfeito, depois o sofrimento virou rotina. Espero que daqui para o final coisas diferentes aconteçam. (E não aguentei a ansiedade, li a última página para ver o que acontecia KKKKKK)