Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Jonatas 29/09/2013

Leitura Sensacional
O livro Senhora é um classico da literatura brasileira que tem como autor José de Alencar.
Ele conta a história de aurelia,uma menina pobre que teve uma tragica infancia, transformando-se em uma mulher rica e poderosa que busca vingança por que a fez sofrer no passado,seu amado marido Fernando Seixas.
Será que ela conseguirá vingar-se dele?
Que mal teria feito ele para merecer essa vingança?
Esta é sem duvida uma leitura obrigatória para os amantes da literatura brasileira.
Titulo:Senhora
nº de paginas:129
Autor:José de Alencar

Sérgio Filho 29/09/2013minha estante
Um ótimo romance romântico.

Marina516 12/10/2011

Senhora x Orgulho e Preconceito
O que uma obra de José de Alencar e outra de Jane Austen podem ter em comum? Para mim, Senhora e Orgulho e Preconceito têm tudo. Ambas são ambientadas no final do século XIX, descrevem a sociedade da época — burguesa, esnobe —, ainda que de locais bem diferentes: Rio de Janeiro e Inglaterra.

O núcleo das tramas gira em torno de um casal que passa boa parte da história trocando farpas e se odiando mutuamente. E o dinheiro — o excesso e a falta — acaba sendo o fio que, ao mesmo tempo, separa e une os personagens.

Jane Austen, por ser uma mulher à frente do seu tempo, emprestou à Lizzy Bennet um temperamento atípico para as moças daquele século. Ela é uma heroína ao avesso das mocinhas de outras histórias românticas, pois não vive a suspirar pelo príncipe encantado, não se preocupa com as aparências, é extremamente altruísta, sem falar da língua ferina, que não poupa ninguém, nem mesmo a insuportável, mas megarrespeitada, Lady Catherine.

Já José de Alencar, apesar de ser homem, conseguiu criar uma Aurélia Camargo muito particular em suas características e deu voz a um personagem feminino de uma maneira não muito comum para 1875. Aurélia é teimosa — como Lizzy, independente — idem, voluntariosa — idem, idem (rs), e até inconsequente às vezes (mais idens).

Duas mulheres separadas por um oceano e duas culturas distintas, mas próximas nas atitudes e temperamentos.

Para mim, não existe cena melhor do que o choque de Fernando Seixas ao lhe ser revelada a verdade sobre o seu casamento com Aurélia. Assim como acontece com o irresistível Mr. Darcy, quando Lizzy recusa, na lata, o seu apaixonado pedido de casamento (corajosa ela, não?).

Aliás, muito da qualidade das duas obras se deve aos protagonistas masculinos de ambas: Fernando, charmoso, culto, mas um tanto sem personalidade (embora haja uma boa justificativa para isso — vou defendê-lo - rs); Mr. Darcy. Ah, Mr. Darcy! Prefiro nem comentar. Só digo que ainda está para nascer um "mocinho" como ele na literatura.

Bom, é isso. Dá para gostar de livros clássicos. É só se desarmar e deixar a história fluir. Brasileiros ou não, os clássicos não deixam nada a desejar se comparados com os livros atuais. É claro que tem a questão do vocabulário mais erudito, mas isso um bom persistente tira de letra.

Recomendo a leitura dos dois. E dou cinco estrelinhas para cada!
Gabriela 22/11/2014minha estante
Ótima resenha! Assim que acabei a leitura de "Senhora", lembrei imediatamente da querida Lizzy. Realmente, as histórias dialogam nessa questão do dinheiro, do casamento arranjado e até mesmo da situação das mulheres no século XIX. Entretanto, confesso que gostei mais de "Orgulho e Preconceito" por ser menos descritivo. As personagens deste também me agradaram mais, apesar do romantismo de Aurélia e seus dilemas amorosos e morais serem-me caros até certo ponto. Creio que o que mais diferencie as duas obras seja o foco no psicológico e nos sentimentos exacerbados, presentes na obra de José de Alencar e no Romantismo como um todo. :D

Laurette 24/12/2020

Livro maravilhoso, final ruim.
Senhora foi escrito por José de Alencar e conta a história de Aurélia Camargo, altamente independente e não quer se casar com machos bestas.
É um livro maravilhoso, com personagens únicos que ou te deixam com raiva ou te deixam com pena.
É uma história com reviravoltas intensas e deixa você pasmo com os acontecimentos. Ao ler esse livro, você vai falar constantemente isso: "RAPAZ ESSA AURÉLIA ARRASA".
O livro é ótimo até o último capítulo, então ele se torna totalmente idiota. José de Alencar estraga tudo neste último capítulo. Parece que ele esquece as características das personagens e do nada cria novas. É triste.
É um clássico da literatura brasileira, mas com este final não crie muitas expectativas.
Beatriz Neves 24/12/2020minha estante
lauretteeeeeeeeee

Prof. Angélica Zanin 18/05/2011

Uma mulher indomável
Senhora é Aurélia Camargo que uma vez rejeitada por sua condição financeira se vê surpreendentemente herdeira de uma fortuna e assim, volta para exercer sua vingança. Compra o homem que a rejeitou e o faz sofrer com a rejeição dela, vivendo com ele sobre o mesmo teto. Numa época em que o homem e o dinheiro eram os deuses, uma mulher se sobressai exibindo força e determinação. Desde muito jovem, mostra que não se submeterá ao jugo masculino, se fortalece diante das desventuras da vida e nos mostra que a força feminina é maior do que qualquer tendência da sociedade de qualquer época.
Com descrições detalhadas e com um riquíssimo vocabulário, José de Alencar nos encanta com uma história que é um retrato fiel da sociedade da época. Muitos detalhes? Sim, mas detalhes que trazem ao romance uma incrível qualidade estética.
viniicius 14/10/2013minha estante
Incrível como o final faz com que nos envolvamos,e nos coloquemos no lugar dos personagens,fazendo até escorrerem lágrima de nossos olhos.Muito bom!

Aline.Bastos 09/12/2020

Este foi o livro que fez me apaixonar de vez pela literatura. Primeiro livro "de adulto" que li, aos nove anos, lembro que fiquei fascinada por esse universo, e pela capacidade que os livros têm de nos transportar a outras épocas e lugares. Ainda hoje é um dos meus preferidos!
Wacs 09/12/2020minha estante
Eu adoro esse livro! Foi o melhor que li no ensino médio

annaclara.. 23/05/2021

À frente do seu tempo
Senhora foi o primeiro livro de época que gostei de ler, não vou mentir a leitura pode ser massante, mas a história por trás disso é incrível, ver uma mulher empoderada em tempos antigos não tem preço.
Ulhiana.Silva 23/05/2021minha estante
Aaai simmm!! ??
Esse livro é incrível

Renan Polachini 22/05/2011

Resenha do livro "Senhora"
O livro "Senhora", de José de Alencar, conta a história de Aurélia, uma moça órfã, que foi rejeitada na juventude por seu amor, por ser pobre e também pela época em que vivia (os homens mandavam), mas depois ficou rica com a herança de seu avó e voltou para se vingar de Seixas, casando-se com ele (ou como ela dizia: "comprando-o"), assim, ele sofreu humilhações ao decorrer da história, mas com o passar do tempo, eles perceberam que estavam envolvidos pela paixão e no final, com o "resgate" dado por Seixas para romper o casamento entre os dois, Aurélia declarou-se para ele, que no final ficaram juntos para sempre.
Sabe-se que este livro é muito descritivo, mas com uma história muito envolvente, mostra um final muito interessante e "diferente" do que se pensava. Senhora, descreve vários sentimentos maldosos como o ódio, o orgulho, a falsidade, que mesmo assim, a paixão entre o casal vence todas as desavenças que eles tinham.

De: Renan Ribeiro do 1º colegial azul da manhã do Colégio Esquema Universitário.
Prof. Angélica Zanin 24/05/2011minha estante
Muito bem, valeu o ponto!

Marina 31/08/2011

“Mia Senhora,
És de lua e beleza,
És um pranto do avesso,
És um anjo em verso,
Em presença e peso.”
(Trecho da música “Sina Nossa”, d’O Teatro Mágico)

Este trecho pode, de certa maneira, ilustrar a imagem que José de Alencar nos fornece sobre Aurélia, a figura feminina de “Senhora”.
A obra possui um enredo inusitado, juntamente com as personalidades marcantes dos protagonistas Aurélia e Fernando Seixas, que vivem um drama desencadeado pelo amor e pelo interesse financeiro, contracenado no palco de uma sociedade corrompida.
Apesar de se tornar muito rica de repente, Aurélia não se deixa levar pelas futilidades que o dinheiro pode oferecer. Desde o início, ela se mostra convicta em relação ao destino de parte de sua fortuna. Aurélia é uma mulher à frente de seu tempo, decidida, determinada, persistente, inabalável, feminina - e quase feminista- e forte, acima de tudo. ELA É SENHORA DE SUA PRÓPRIA VONTADE, DE SEUS ATOS, DE SEU DESTINO, DE SUA VIDA.
Seixas, por sua vez, é um fraco, pois se deixou manipular pelo dinheiro. Por mais que possam existir razões para tal ato, nada justifica sua postura egocêntrica.

O que fornece à história a crença na esperança é o fato de que, apesar de todos os conflitos, o objetivo principal é alcançado: Seixas consegue enxergar e reparar os seus erros, salvando assim sua dignidade e o sentimento que o une à Aurélia.
“Senhora” possui traços contemporâneos, pois retrata as mazelas da sociedade e seus jogos de interesse, além de ser uma história de amor incondicional. É lírica, verdadeira e mostra que a busca pela felicidade e a redenção são possíveis em todas as suas formas, ainda que tardias.
Milla54 17/10/2011minha estante
Marina,
Adorei sua resenha.
Apesar de você ter dito que fazia mais um comentário do que propriamente uma resenha, está perfeito!

Cecyllya0 11/01/2022

A senhora
Ah como o dinheiro e o orgulho influência as pessoas.
Se ele tivesse se casado com ela na primeira vez, quando ela era ainda pobre e ñ tivesse se deixado levar pelo dote da outra...

Minha gente QUE LEITURA, José de Alencar acertou cheio em "A senhora", melhor clássico brasileiro que já li e creio que ñ há outro melhor. Só ñ darei 5 estrelas pq ñ gostei do final. Aurélia é fantástica e forte, mas... se ajoelhar desculpando-se como agiu e para q ele aceitasse seu amor? Sério?. E ele o q fez? nem se desculpou, só se acertaram e... FIM! Poderia ser melhor.
Tatiana Bezerra 11/01/2022minha estante
Adoro esse livro. Tão "antigo" e tão atual...

Evelyn 09/05/2022

Leitura obrigatória!!!
Primeiro livro que me fez chorar e marcou minha vida, pois eu só lia fantasia e passei a ler outras coisas. Hoje livros de época são os meus favoritos.
natzzzi 29/07/2022minha estante
maravilhoso! romances de época têm tomado um espaço cada vez maior nas minhas leituras, adoro ?

Gi 26/08/2022minha estante
Adoro este livro.

Aurélia Cruz 05/05/2022minha estante
O livro da minha vida. Aurélia é demais, simplesmente por ser uma pessoa cheia de defeitos e que não faz a mínima questão de esconder isso.

letAcia 08/11/2022

uma vergonha pra literatura brasileira
it was so bad, i wanna you a zero, but that?s not possible, so i give you a 0,5
melhor parte do livro foi quando acabou???
Owen.coml 08/11/2022minha estante
Todo mundo reclama desse livro. Mas como assim José de Alencar é ruim aaa

Quinta 19/10/2022minha estante
concordo totalmente, foi constrangedor ver a Aurélia se humilhando por ele do começo ao fim e ele tanto faz tanto fez

Layanna 24/11/2021

Demorou para o desfecho
Achei que demorou muito para o desfecho final, mas gostei do livro!
Feliz em ter lido esse clássico da nossa literatura.
Denise Ximenes 24/11/2021minha estante
Aurélia representa uma mudança importante na postura feminina! Não foi uma mudança ideal (acho que até hj não alcançamos), mas a mulher sai da postura de submissão absoluta e planeja um xeque-mate de respeito!