Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Otavio 24/05/2011

No início eu não gostei do livro, pois eu não estava conseguindo identificar qual seria a história geral sobre a qual o livro falava.
Porém, após a metade do livro eu entendi a história e os personagens e achei muito interessante. Principalmente a forma como o livro critica intensamente a atitude de Fernando de se casar por interesse tanto com a sua primeira esposa quanto com Aurélia.
A história de um certo ponto para frente é envolvente e atrai atenção do leitor, mas a linguagem utilizada pelo autor é muito complicada, tornando necessária a ida ao dicionário às vezes mais de uma vez por página, o que torna a leitura um pouco cansativa e muito difícil, porque não é qualquer pessoa que consegue entender facilmente o que o livro diz(inclusive eu tive que ler algumas páginas mais de uma vez pois não havia entendido de primeira).
Tirando esses poucos "pontos negativos" o livro é bom e merece ser lido pois é uma história muito crítica que representa muito bem o que foi o romantismo brasileiro. E, afinal, se trata de um livro de José de Alencar... Apenas por esse motivo a obra já merece atenção.

Prof. Angélica Zanin 24/05/2011minha estante
Muito bem, valeu o ponto!

Emilena 24/05/2011

Não gostei!
Li este livro ainda muito jovem, acho que foi na 8a. série, lembro que na época não gostei, achei a história muito repetitiva e o autor muito detalhista, se prendia em detalhes que só alongavam a história, pode ser que se eu voltasse a lê-lo teria uma visão diferente agora, quem sabe um dia...

glee 24/05/2011

resenha de "senhora" (Glicia, 1° medi azul)
Senhora é um romance de José de Alencar,grande escritor de livros como Iracema, diva, o guarani, entre outros.
Nesse romance ele compôs Aurélia Camargo,mulher de fibra, determinada, bela, apaixonada e comprometida com Fernando Seixas, ambos pobres.Órfã de pai, ela vivia com a mãe em uma humilde casa;Ele também órfão de pai,vive com sua mãe e sua duas irmãs.Por motivos financeiros, Seixas deixa de se casar com Aurélia, instigando assim, sou revolta.
Após a morte de seu avô paterno, Aurélia fica com sua enorme herança e resolve se vingar de Fernando, "comprando" seu ex-noivo.Em meio de negociações feitas por Lemos,Fernando é cogitado ao casamento desconhecendo sua pretendente.Na noite de núpcias, Aurélia humilha-o e à partir daí, ele torna-se seu "escravo", pois ela o havia comprado.Fernando resolve trabalhar pesado para resgatar sua liberdade novamente,durante os onze meses passados, tempo em que o "casal" viveu como completos estranhos,sem nem ao menos terem uma vida conjugal, fingindo uma felicidade desconhecida à sociedade, Fernando conseguiu juntar o dinheiro de seu dote para devolver a Aurélia, obtendo assim sua liberdade novamente.
Com a experiência vivida, Fernando amadurece e Aurélia pede-o para ficar promovendo a reconciliação dos eternos apaixonados.

glicia cardoso guedes

Jerome 30/08/2011

Uma obra imortal
Quem nunca ouviu falar na imortal obra literária Senhora, do autor José de Alencar? E quem nunca ouviu falar que a leitura da obra em questão é arrastada? Na minha vida de leitor, um dos comentários populares que mais ouvi falar a respeito da obra em destaque, é o fato da escrita de Senhora ser um tanto (na verdade é muito) erudita, e consequentemente, chata. É bem verdade que a leitura é arrastada, e no fim das contas torna-se uma tarefa que deve ser concluída apenas por obrigação: seja pelos estudos, pela honra, pelo capricho ou motivações do tipo, é uma obra julgada obrigatória sob diversos pontos de vista.

De todo modo, quase todo alarde negativo acerca de Senhora é tempestade em copo d'água. Quanto à forma de escrita, é um estilo padrão de seu autor e da escola literária no qual o romance faz parte (romantismo); o conceito artístico utilizado na obra é ímpar. Como obra romântica, Senhora é uma leitura contagiante, pois diferente de muitos outros títulos como Iracema e O Guarani, tem um grau de escrita erudita moderado, mas claro, tomando como ponto referencial o movimento do romantismo. No mais, para um leitor maduro que é capaz de ler até Dom Quixote ou A Divina Comédia, claro, Senhora será um peixinho de aquário - tratando-se do rítmo de leitura.

E cá entre nós: José de Alencar foi um escritor e tanto! Incrível o derradeiro resultado de seu retrato para a época em que viveu. Senhora é uma crítica à sociedade de sua época, e vive até hoje pelas mãos do talento de Alencar.

Existem obras que todo leitor de literatura que se preze tem que ler, e Senhora é uma delas.

Li Marques 11/01/2012minha estante
Ficou ótima a resenha irmã... Da até vontade de ler.... Bjus

Marcella 29/09/2011

Senhora
Aurélia Camargo, moça jovem , bonita e decidida , aos dezoitos anos recebe ed herança de seu faleçido avó , uma quantia de cerca de mil contos de reis

Stefanny 06/10/2011

Senhora ;*
Aurélia Camargo,moça jovem , bonita e decidida aos dezoitos anos recebe de herança de seu faleçido avô , uma quantia de um mil conto de réis.
Aurélia mudou sua vida. Antes morava na lapa, agora em uma belissima casa, frequentando aos melhores bailes e eventos da cidade.Como orfã ganhou dois tutores , D. Firminda e seu tio Sr.Lemos.
Já completado seus dezenove anos Aurélia ja arrecadava olhares , tanto dos homens pela beleza, quanto pelas mulheres de inveja. Decidida a se casar , Aurélia quer reencontrar seu antigo amor Seixas , mas que Adelaide Tavares estava interessada , mas nem tanto,pressionada por seu pai Manoel Tavares do Amaral.
Aurélia então manda Lemosem busca de Seixas.Ele encontrou o endereço e então bateu na porta ,Seixas mandou-o entrar.
Começaram a conversar , e Lemos apresentou o nome de Ramos apenas trocando o R pelo L .Lemos começou a enrolar e finalmente chegou ao assunto . Lhe ofereçeu mil réis pelo dote, Lemos estava certo certio que a resposta seria positiva, mas Seixas não aceitou . Lemos lhe ofereçeu um tempo para pensar , mas saiu atordoado. Depois de tres dias passados da oferta Seixas decide ir no escritorio de Lemos Seixas enfim aceita a proposta mas pediu adiantado vinte contos para fazer um negocio , Lemos diz que era ira falar com a noiva.
Aurélia manda Lemos entregar o dinheiro a Seixas imediatamente . Dali então foi marcado a data do casamento .Ela então fez um baile para se encontrar pela primeira vez com Seixas. Ele ficou muito serpreso em saber que sua noiva seria justamente Aurélia. Enfim entre esse baile houveram muitos outros até o casamento.
Chegou então a data , não foi uma cerimonia muito romantica, mas com muito luxo.Os padrinhos foram um ministro e uma senhora da sociedade .

BelaBelli 15/11/2011

Romance do séc. XIX que traz aspectos da organização social e moral da época – no ângulo da sociedade “burguesa”. É possível perceber a busca por status e riqueza, mas o elemento norteador do romance é o amor. O amor entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas.

Aurélia era uma órfã e pobre de dezoito anos considerada deusa dos poetas e noivos em disponibilidade.

Sobre a guarda de seu tio e tutor Sr. Lemos, Aurélia pede que ele a ajude a se casar. Mas ela queria casar-se com Seixas, que tinha compromisso com Adelaide. Isso não faz a moça desistir dele, ela pede a seu tio que acabe com o compromisso de Seixas e Adelaide.

Seixas não aceita os 50 contos de réis oferecidos pela troca de noiva. Mas depois pensa que precisa de dinheiro para ajudar uma irmã e resolve aceitar. E a sociedade fica atônita ao saber que Aurélia iria se casar com um marido sem fortuna.

Após o casamento Aurélia começa a desprezar seu marido e na história como um flashback, mostra que na adolescência os dois haviam sido namorados e Seixas não aceitava se sua namorada fosse pobre, por isso ele troca Aurélia por Adelaide. E Aurélia sabe que foi trocada por Adelaide através de uma carta anônima. Aurélia confessa a Fernando que casou-se porque guardava muita mágoa e rancor. Fernando percebe que havia reencontrado e perdido Aurélia, e os dois passaram a viver como casados apenas para a sociedade. Ele sente-se humilhado e resolver devolver o dinheiro para Sr. Lemos e assim poder ficar livre. Com isso, Aurélia fica transtornada e declara seu amor por Fernando.

Mandy 15/12/2011

O livro que mais me impressionou...
Não somente pela maravilhosa história, mas também porque fui motivada à lê-lo apenas por obrigação escolar. Resolvi comprar o livro e lê-lo, mas não tinha intenção alguma de fazê-lo por prazer.
Após começar a leitura e conhecer Aurélia, não tive como me encantar com sua vivacidade, sua força e principalmente sua segurança. Ela acabou tornando-se miha heroína, a mulher que todas desejavam ser: ter todos os homens aos seus pés.
Porém desejava apenas um, do qual não abriu mão de esforços para que pudesse tê-lo em suas mãos, mas não apenas por amor e mas também por vingança.

José de Alencar me encantou principalmente por uma característica que incomoda muita gente, mas que eu simplismente admiro: a capacidade de descrever cada detalhe do cenário e de suas personagem.

E o final, cabe apenas ao leitor decidir o que aconteceu.

Lu s2 28/12/2011

Senhora :)
Bem, vou parar de começar com bem, mas ok.

O livro foi um dos melhores que eu ja fui obrigada a ler na categoria clássicos! Ele me prendeu do inicio ao fim, mas principalmente, por conta da linguagem, por ser um clássico da literatura brasileira, ele foi lançado nos tempos onde ainda falávamos uma língua ultradificil e formal. E isso dificultou a minha leitura, mas graças ao meu querido pai que já tinha me obrigado a ler outros clássicos da nossa literatura, eu comecei a me habituar. O livro é realmente interessante, contando que deveria ser chato e monótono como outros clássicos que já li, ele foi esplendido. Mostrando um estilo "romeu e julieta" bem brasileiros e rígidos como a época, não se pode dizer que ele se compara ao clássico original, pois ele tem um fim totalmente diferente, inusitado e confuso. Nao que eu não tenha entendido, é só que não sei, não fui muito com a cara do final, mas ao mesmo tempo, me fez ficar feliz, pois deixou aberta a porta da minha imaginação, me fazendo pensar que final deu-se a historia na cabeça do autor e de seus personagens, como teria acabado?
Eu, realmente, tenho que agradecer ao meu pai pela oportunidade dada a mim de conhecer o brasil a tempos atras, onde arranjar um bom marido e cuidar da casa era a tarefa das mulheres, um tempo rico, cheio de ouro, prata, joias, amores, reis(eu acho que essa era amoeda, não lembro bem!) e jogos de amor...bem o livro é riquíssimo de conhecimento e Brasil. Indico!

Eli Dias 20/01/2012

Perfil de mulher: Aurelia
Uma das minhas historias favoritas quando se trata de José de Alencar. Um enredo bem construido e empolgante.
A personagem principal, Aurelia, é uma mulher de personalidade muito forte; totalmente oposto a Seixas. É essa personalidade vibrante de Aurélia que vai impor a Seixas uma mudança completa no seu caráter, um tanto vacilante, quando se tratava da sociedade e dos privilégios que a sociedade burguesa podia proporcionar através de um casamento vantajoso.

Recomendo.