Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Lee Morais 23/09/2014

Senhora
É um livro muito interessante,que mostra que a mulher pode viver um romance e ter o poder.É AQUELE VELHO ROMANCE URBANO QUE TE DEIXA PENSATIVA.Leticia Morais

Valério 20/10/2014

Negociata
A escrita de José de Alencar é agradável, simples. Menos rebuscada que Machado de Assis.
A história começa no meio dos acontecimentos e, ao surpreender o leitor, volta no tempo para contar os acontecimentos que levaram até aquele ponto, para só então prosseguir nos acontecimentos finais.
A narrativa se torna mais interessante, dessa forma.
Contudo, não vi no livro a qualidade de "Dom Casmurro" e a graça de "A moreninha", nem mesmo a riqueza de "O cortiço".
Não que "Senhora" seja um livro ruim. O problema se encontra nos parâmetros. Colocado ao lado destas grandes obras, Senhora não me pareceu tão interessante e bem escrito quanto eu esperava.
Mas não deixa de ser um belo livro, embora a história poderia ter ares de maior dramaticidade e até malícia, sensualidade.
Parece ter sido escrito com muito recato. Até demais.
Mas me agradaram o desfecho, bem como a comovente história da protagonista.
Sua entrega, sua paixão, seu coração nobre e sua suavidade.
Apaixonante.

Alexsander.Camargos 23/10/2014

Último livro da literatura brasileira onde Jose de Alencar ao criar o perfil feminino de Aurélia Camargo analisa em profundidade os costumes de uma época onde o casamento é o meio de garantir que uma sociedade intelectualiza perpetuem seu modo de vida, para isso o casamento passa a ser uma negociação e não um ato de amor. Senhora é antes de tudo uma reflexão sobre os modos capitalista onde, o dinheiro é bem de primeira necessidade para que atinjamos a completa felicidade.

Gabi 15/11/2014

Sinceramente, quando adquiri o livro tive um pouco de pré-conceito por ser da autoria de José de Alencar, pois há pouco tempo atrás li Iracema, que na minha opinião foi um dos romances clássicos mais chatos e que não conseguiu, em momento algum, me prender a história. Dessa forma, fico feliz por ter que me redimir e confirmar que Senhora é uma excelente leitura. Um romance que me surpreendeu, principalmente por focar um tema tão interessante e polêmico. À venda do matrimônio.
Recomendo.

"Vocês mulheres têm isso de comum com as flores, que umas são filhas da sombra e abrem com a noite, e outras são filhas da luz e carecem de sol".

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2014/07/livro-senhora.html

Beatriz B. 23/11/2014

Pena de quem irá torcer o nariz só pelo autor ser José de Alencar.
O triste é que literatura nacional deveria nos encher de orgulho e vontade de ler. Mas todos nós sabemos que parte da culpa é devido ao clima de obrigação que as escolas impõe para esses livros. Enfim, tudo se resume em desperdício de obras incríveis. E, infelizmente, com esse não é diferente.
Senhora, historicamente falando, é catalogada como “Romance urbano”, por tratar de histórias da alta burguesia da época. Enfim, mais detalhes nos seus livros de literatura do ensino médio ou Wikipédia. Mas o que chamou tanto minha atenção nessa “leitura obrigatória?" Afinal, elas sempre são entediantes, não é? WRONG!

Esse livro conta a história de Aurélia Camargo, e se inicia nos mostrando como é sua vida atualmente. Órfã, solteira e herdeira de uma grande fortuna, Aurélia frequenta os melhores bailes, e está apenas começando a vida dos 20 anos. Puro glamour. Mas nem sempre foi assim. Também conhecemos Fernando Seixas, um rapaz que vive divulgando uma imagem de rico, mas na verdade possui origens bem humildes. Simplesmente não consegue resistir às festas e a falsa sensação de poder estar lá. Fernando no momento procura loucamente um casamento que lhe proporcione um rico dote, pois está cheio de dívidas e de vontade de continuar a exercer sua ilusória riqueza.

*Pausa para explicações: Naquela época, a família da noiva tinha que oferecer uma quantia de dinheiro ao noivo, chamado dote, e após o casamento, ele podia fazer o que quiser com o valor. E a noiva deveria ser grata por alguém a ter aceitado. (Reprimido ânsia de vômito em 3, 2, 1...)*

Certo, mas o que essas personagens possuem com comum? And the correct answer is: Um passado enamorado juntos. Tempos atrás, Aurélia não passava de uma moça pobre que trabalhava duro para manter vivos sua mãe doente, irmão demente e casa que se encontrava em péssimas condições. Ao contrário do costume da época, Aurélia pensava em conseguir fazer a família subir de vida sozinha. Não se interessava por casamentos. Porém, o sonho de sua mãe era ver a filha casada e mesmo em leito de morte, insistia para ela abrir a janela de seu quarto e deixar o mundo contemplar sua beleza. Afinal, como narra todo livro no período do romantismo, as mulheres eram donas de uma beleza divina, que deixa qualquer (Zeuza) Afrodite no chinelo.

Aurélia cede e todo dia passa algumas horas contemplando a paisagem e deixando-se ser contemplada. Claro que choveram pretendentes pedindo sua mão. Mas apenas um rapaz chamou sua atenção. Alguém que não parecia interessado em dotes ou casamento instantâneo. Sim, se você pensou em Fernando (quem mais? O.o), um pedaço de pão imaginário pra tu. Os dois ficaram noivos e, segundo o autor, se amavam de verdade. Mas então uma moça ofereceu uma alta quantia em seu dote para Fernando. De coração partido, mas preferindo o dinheiro para quitar as dívidas e viver no falso luxo, Fernando deixa Aurélia e se compromete a outra.

Aurélia, agora órfã e sozinha, recebe a notícia de que seu avô paterno a reconheceu como neta e única herdeira. Mesmo Aurélia mal sabendo da sua existência, ganha todo o dinheiro dos negócios da família. Depois de contratar uma espécie de empresário para ajudá-la, Aurélia começa a elevar seu padrão de vida e a ascender na alta sociedade. Claro que Fernando ficou sabendo da notícia e o sentimento de humilhação reinou fervorosamente em seu interior. Não tinha coragem de ser visto por Aurélia e só o que lhe restava era aguardar seu casamento com outra.

Mas um dia Fernando recebe uma estranha proposta: um empresário lhe informa que há uma mulher oferecendo um riquíssimo dote, pedindo apenas para sua identidade só ser revelada caso ele assinasse o contrato e não houvesse mais volta. Oh, puxa vida, quem será que é? Fernando, desconfiado, aceita o pedido e desfaz o o antigo noivado. Depois de todo o momento de choque da revelação e blás, Aurélia e Fernando finalmente se casam! YAY, PARTY HARD! Tudo transcorria para um “felizes para sempre”, Mas na noite de núpcias, Aurélia deixa bem claro que COMPROU Fernando, por isso seria ela a administrar a casa e os negócios. Fernando, se sentindo humilhado e sem escolhas, decide entrar no jogo. A partir daquele momento, ela seria sua Senhora e ele obedeceria tudo que lhe fosse ordenado sem titubear. E é nessa linda cena que encerro a explicação.

Quero ressaltar que o livro é HILÁRIO!

A história gira em volta basicamente do casal “apaixonado” e com o decorrer do livro, vamos conhecendo mais dos seus passados e como tudo culminou para transcorrer do jeito que foi. As personagens foram muito bem moldados e todos são bem caricatos. Aurélia é uma pessoa energética, de pouco drama e cheia de espírito. Como ela mesma diz, conheceu a face da pobreza e da riqueza e por isso sabe ser prudente. Fernando é tranquilo e sempre visou o melhor para seu futuro. E mesmo com tudo que ele fez à Aurélia no passado, ele me fez rir muito agindo forçada e sarcasticamente como escravo de Aurélia.

É exatamente isso o que mais apreciei no livro. Os diálogos extremamente mordazes, irônicos, sarcásticos e cheios de intenção de provocar, sutilmente disfarçados quando havia outras pessoas no local da guerra silenciosa entre Aurélia e Fernando. Afinal, para o resto da sociedade eles eram um casal vivendo em completa felicidade. Todo o processo de desentendimentos e mágoas entre Fernando e Aurélia soam ainda mais cômicos porque na verdade os dois de amam!, e um não sabe disso a respeito do outro. Somando isso com a encenação de felicidade e sorrisos no rosto que são obrigados a fazer quando saem de casa... fortes risadas.

A escrita de Alencar é rica, poética e descritiva onde necessário. Ele realmente sabe criar a beleza em palavras. Você quase acredita que todas as cenas foram transcritas de gravações da casa da Aurélia ou outros lugares onde o livro se passa. Enfim, de encher a imaginação. É como se o autor estivesse ao seu lado, lhe indicando para onde olhar e de que modo. Sei que o livro parece ter um clima de novela e chick-lit. Mas gente, José de Alencar soube inovar e fazer algo bem mais denso e divertido.

E não vou mentir, o livro possui palavras complicadas e você pode sentir necessidade de consultar o dicionário. Mas nada que o impeça de entender o contexto ou que estrague sua leitura. Acho que aumentar o vocabulário deveria ser um ponto positivo, não? SIM.

site: http://soleitoressabem.blogspot.com.br/2014/07/livros-entre-linhas-senhora.html

Naty 30/01/2015

Um clássico rico e interessante que retrata uma época.
Esse livro retrata a história de Aurélia começando pelo presente no qual ela compra uma casamento com um homem do passado dela que ela diz ser a sua única chance de felicidade, depois vai para o passado quando ela era pobre mostrando suas dificuldades e o que aconteceu para ela se tornar rica, depois volta para o presente retratando o seu casamento com o homem escolhido.
As obras de José de Alencar são sempre muito ricas em descrições de época e o título sempre remete ao conceito dado a mulher em questão. Aurélia se torna a senhora de seu marido, pois afirma ter o comprado.
Uma época em que o casamento servia para ascensão social é retratada de forma surpreendente por um autor fantástico e de grande vocabulário. Por ser um livro grandinho e conter muitas palavras difíceis e descrições, o leitor tem que o ler pausadamente e reter tudo o que puder da história que é realmente muito boa.
Recomendo muito. José de Alencar é demais!

Miria80 03/02/2015

O final deixou a desejar
Eu gostei, mas esperava um pouco mais do final. E em alguns momentos achei que Aurélia se humilhou um pouco para o Fernando e achei isso um pouco chato. Eu, particularmente, não achei o final nada romântico! Achei que ele merecia maiores rodeios e mais detalhes que provassem que realmente havia amor entre os dois.

Valeria.Mattioli 05/02/2015

"Esse fenômeno devia ter razão psicológica, de cuja investigação nos abstemos; porque o coração, e ainda mais o da mulher que é ela toda, representa o caos do mundo moral. Ninguém sabe que maravilhas ou que monstros vão surgir desses limbos..."

Senhora é um romance urbano que retrata o casamento por interesse numa sociedade de aparências do século XIX. Através dos diálogos e discussões entre Fernando e Aurélia, podemos notar a visão crítica que estes possuem da sociedade, onde o casamento não é apenas por amor, e mais por interesse.

O livro possui 4 partes e tem como foco principal dois personagens:
Aurélia Camargo: uma jovem órfã rica, que chama atenção de todos pela sua beleza e excentricidade. Muitos moços da sociedade a desejam como esposa. Ela demonstra inteligência e planejamento de suas ações, para que tudo saia conforme seus planos.

Fernando Seixas: um jovem que, apesar de sua família viver de maneira muito simples, tinha uma pose e um lugar de respeito na sociedade. Interesseiro, procura casamento com uma moça rica para melhorar sua situação financeira. E só após o casamento com Aurélia é que começa a ocorrer uma transformação em sua personalidade...

Ingret 03/03/2015

Já li tantas vezes o romance Senhora de José de Alencar que decorei o começo. No Rio de janeiro do Século XIX, em meio a bailes de vestidos bufantes, valsas e promessas ao luar, nasce uma história de amor, orgulho, mágoa e perdão.

Aurélia Camargo é filha de uma pobre costureira e órfã de pai, possui uma esplendorosa beleza. Muitos eram os seus admiradores, porém para o padrões da sociedade brasileira do século XIX, isso não era o suficiente. O que sobrava a Aurélia em beleza faltava lhe em dinheiro.

Fernando Seixas por sua vez era um jovem membro da sociedade, limitado financeiramente por sua condição de funcionário público, é muito ambicioso e irresponsável. Acostumado a gastar o dinheiro da família em jogos, roupas e festas com seus amigos, gosta de manter o status. Ao conhecer Aurélia e fica encantado:

"Ao fechar a rótula destinguiu um vulto, e
esperou. Era Fernando. O moço apertou-lhe a mão;
declarou-lhe seu amor. Aurélia ouviu-o palpitante de
comoção; e ficou absorta em sua felicidade.
E a senhora, D. Aurélia? Interrogou Seixas. Ama-me?"

O amor cresce entre o jovem casal, mas por mais que Fernando esteja apaixonado não pode fechar os olhos para a situação financeira da moça, e principalmente do seu modesto dote. E ao receber a proposta de ficar noivo de Adelaide Amaral, filha do comendador, ele desiste do amor por Aurélia por um dote de 30 contos de reis.

Anos se passam e Aurélia descobre ser herdeira de uma grande fortuna e passa a ser a moça mais desejada e admirada da sociedade. Agora mais velha, e sem a mãe que já faleceu Aurélia conta com a ajuda de Dona Firmina, sua dama de companhia, e seu Tio Lemos que é seu tutor, embora nenhum deles sejam de grande ajuda já que a moça faz sempre o que quer.

Todos adoram Aurélia, uma moça inteligente e mordaz, que diverte a todos nas festas com seus comentários, mas apesar de aparentar felicidade esconde um coração magoado sedento de vingança. A traição de Fernando tornou-a uma moça fria e ressentida.

Fernando está em apuros, após gastar todo o dote de suas irmãs em futilidades ele precisa urgentemente de dinheiro, e no desespero aceita a proposta de um estranho, o Sr. Ramos. Esse senhor oferece à Fernando 100 contos de reis para casar com a sua sobrinha. Porém, ele não saberá a identidade da moça até o dia do noivado, imagine então a surpresa ao encontrar seu grande amor do passado, Aurélia.

Fernando acredita que tirou a sorte grande, terá amor, dinheiro e status. Mas na noite de núpcias Aurélia lhe fará uma grande surpresa:

“- Aurélia! Que significa isto?
- Representamos uma comédia, na qual ambos desempenhamos o nosso papel com perícia consumada. Podemos ter este orgulho, que os melhores atores não nos excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nos estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é: eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido. (...)”

Os dois viverão um casamento de fachada, mas a convivência os ensinará lições valiosas. Aurélia terá que abrir seu coração e aprender a amar novamente enquanto Fernando terá que batalhar muito para recuperar seu valor.

O que mais gosto em Aurélia é a sua independência (para os padrões da época) ela não deixa que a sociedade dite como ela deve pensar. Tem um momento do livro em que todos a criticam por escolher como padrinho de casamento o Sr. Torquarto que não tem um posição social, e ela se nega a mudar de opinião.

Super indico o livro, principalmente por ser da literatura brasileira.

site: http://umcafecompalavras.blogspot.com.br/2013/05/senhora-by-jose-de-alencar.html

Glaucia 16/03/2015

Vale a pena ler até o final!
Este livro me marcou, pois me fez pensar muito na vida! Tem trechos marcantes nesta conturbada história de amor de Aurélia e Fernando.

SakuraUchiha 21/03/2015

Vingança refinada temperada pelo luxo e caráter forte de Aurélia Camargo.
É uma grande obra literária onde a personagem principal é vingativa e orgulhosa a ponto de comprar o homem que a traiu para humilhá-lo, tudo isso numa narrativa poderosa e bem escrita. Claro que conforme o livro corre as coisas mudam, e Aurélia, de burguesa temperamental e frustada, acaba caindo nas próprias armadilhas.
Mostra como o poder feminino revolucionou a época do autor. Fora que tem um final feliz, tão raro na literatura brasileira. É um dos melhores livros de José de Alencar, onde ele aborda a hipocrisia da sociedade fluminense durante o Segundo Império. Retrato fiel da primeira geração do Romantismo.

Dayanne 02/04/2015

O poder do amor contra o dinheiro .
O livro Senhora é escrito por José de Alencar , publicado em 2009 pela editora Rideel , contém 92 páginas , é um livro da primeira geração do Romantismo.
Esse romance conta uma historia de amor que acaba pelo simples fato de Aurélia ser uma moça de família pobre e Fernando e um moço de família rica . A historia começa com a sociedade que não aceita Aurélia por ela não seguir os padrões daquela época mais ela era uma moça muito bonita e chamava muita atenção . Quando Fernando e Aurélia se encontram o amor surge e chegam ate namorar mais o amor e interrompido por ele ser rico , mas a historia muda de lado .
A mãe de Aurélia morre e ela descobre que ira receber uma herança do seu avô . Fernando gasta todo o seu dinheiro e fica louco precisando de dinheiro e quer se casar com uma jovem rica .
Quando Aurélia fica sabendo , manda um homem ir atrás de Fernando para compra o casamento deles dois, Os dois se casam e terão os dois que aprender a ajeita os erros que cometeram .
Eu gostei muito desse livro , pois mostra um pouco como e a sociedade hoje em dia , que se a pessoa tiver dinheiro tem tudo , e também nos mostra que só por que a pessoa e pobre sempre ira ser pobre não , o mundo muda e quem e pobre hoje ,amanha pode ser rico .

Lidy Laís 02/04/2015

José de Alencar conseguiu me conquistar com seu romantismo. A forma como ele narra a história e principalmente o modo como ele se refere ao amor, deixa o leitor envolvido com os personagens.
A história retrata um amor como um iceberg, à primeira vista parece superficial, mas quando examinado percebe-se a sua profundidade. Aurélia Camargo é uma jovem simples que não coloca bens materiais acima de seus os sentimentos, mas decide provar a fidelidade de Fernando com uma proposta de honra, ele que por sua vez, não passa no teste. Mas o tempo e as circunstâncias dos quais Fernando fora submetido, acabaram moldando o seu caráter e reafirmando o sentimento e confiança do casal.
É uma história cativante, que nos faz refletir a respeito de onde estamos colocando o nosso verdadeiro valor.

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Senhora
Os romances de cenário urbano do fortalezense José de Alencar são, a meu ver, ponto mais alto da sua trajetória na literatura. 'Senhora', última a ser publicada dentre suas ficções citadinas, é até hoje a mais lembrada dentre suas obras, sendo destacado pelo seu ótimo enredo que atenta à linha tênue entre o amor e o interesse, trazendo a sociedade burguesa brasileira do século XIX como vilã. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2013/11/30/13-senhora/