Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Cisio 10/06/2014

AURÉLIA, A SENHORA É DESTRUIDORA MESMO, VIU!

Drielli.Caroline 11/06/2014

Diva - José de Alencar

Diva - José de Alencar
Juro que quando comecei a ler este livro achei que desistiria assim como desisto quase sempre da maioria dos livros, aquela linguagem antiga clássica me enjoa, gosto de leituras praticas..PORÉM, eu me perdi entre as paginas desse livro..eu simplesmente amei.. Emília é uma menina de opinião forte e Augusto é um romântico que não desiste do seu amor nunca.. e por fim juro q Augusto me surpreendeu com sua agressividade apaixonante *.*, e fim agora eu amo José de Alencar

*Li muitas criticas sobre a obra dizendo que ela foge a sinopse feita pelo autor.. mas por DEUS pessoas que leram e criticaram.. essa é uma obra antiga, naquele tempo a rebeldia que Emília representava diante de seu ''pretendente'' era realmente um grave problema para família, em um tempo que mulheres baixavam a cabeça para qualquer pretendente ou decisão dos pais..Emília era realmente muito audaciosa.

Cada um que leia e faça sua opinião, para mim foi o melhor romance que já li na minha vida.

Matheus Valei 05/07/2014

Romance Arrebatador
José de Alencar sai completamente do universo indianista que sempre deu o tom de suas histórias e passa a focar num romance mais tradicional,entre pessoas da corte do Rio de Janeiro.Fernando e Aurélia vão ter que enfrentar o próprio orgulho para conseguirem o tao sonhado final feliz,vale a pena ler! Alencar soube dar agilidade para a trama,tem sempre algo bom para acontecer,uma narrativa irresistível!

Ana 20/07/2014

Livro de cabeceira
Eu ganhei esse livro em 1998 ou 1999 da minha mãe. Eu confesso que nessa época me interessava mais por quadrinhos, e nem dei muita importância logo. Mas aí por acidente eu comecei a folhear, achando todo o design muito bonito e atraente, e como lia tudo o que caía nas minhas mãos nessa época, comecei a ler e ao terminar, estava sem fôlego.
Aurélia me inspirou bastante, pois a vi como uma mulher muito determinada, que não estava nem um pouco disposta a perder seu querido Fernando, apesar de todo o seu orgulho. Desde então, nunca mais parei de ler nem reler Senhora, e até hoje é um dos mais queridos da minha estante. Um dos meus livros de cabeceira.

Alana 22/07/2014

A meiga Aurélia!
A Aurélia ela é uma garota meiga, delicada ela está à busca de um noivo para se casar, mais ela ira comprar esse moço, ela tem dinheiro e pode comprar o noivo que ela quiser.
Mas ela vai até uma festa e encontra uma garota e elegante igual a Aurélia, ela fico meio sismada com a moça, e pergunta para sua parenta se ela achasse ela ou a moça mais bonita do que Aurélia e sua parenta fica sem resposta para dar para Aurélia.
Isto foi tudo que eu li até na pagina 28 do livro "Senhora"autor "José de Alencar"

LineBergling 14/08/2014

''Aurélia amava mais seu amor do que seu amante; era mais poeta do que mulher; preferia o ideal ao homem.''
Aurélia me representa!Adoro esse livro,suas personagens e o melhor: Tem um desfecho feliz.

Clara 16/08/2014

Augusta Senhora
Eis meu segundo contato com o autor. Tentaram insistentemente impor-me especulações negativas, entretanto, sem concentrar-me em vãs esperanças apenas contentei-me em desfrutar da obra.
A história relata um trecho importante de Aurélia Camargo, a dama descrita de forma augusta que aparece nos salões para deleite dos vislumbres masculinos. Depois de negar muitos pedidos de casamento e cortejos, para a surpresa de toda a alta sociedade, a moça resolve se casar e, secretamente, cede ao futuro marido um dote de cem mil contos de réis. Conforme a história se desencadeia, os fatos ganham justificativas válidas e a relação das personagens principais se torna atraente.
O que muitos tendem a reclamar é da grande remessa de descrições romancistas e das palavras que soam abstratas. Entretanto, creio que este é o intencional da leitura: alojar o leitor neste espaço-tempo e ainda preencher as lacunas de seu vocabulário.
Pela segunda vez, surpreendi-me positivamente com o autor e a cada dia aumenta meu desejo de conhecer mais a obra de José de Alencar.

site: http://historiasdawendy.blogspot.com

skuser02844 24/08/2014

“E o que há de mais inverossímil do que a própria verdade?”
É em tom de confissão que José de Alencar nos apresenta a um dos mais poderosos romances da nossa literatura. Lembrando-nos esporadicamente de que se trata de uma história “real” trajada de ficção, o autor aperfeiçoa seu estilo nessa que é uma de suas últimas obras e a principal da sua fase de romance urbano, utilizando da escrita que lhe é tão característica e por ela criticado. Seu vocabulário rebuscado pode intrincar os olhos do leitor de hoje, assim como suas longas descrições, mas sua arte em esconder o jogo através das palavras e o fino sarcasmo garantem que se trata de uma obra autêntica, singular, uma especiaria de um grande autor.

Em tempos de filmes e livros que saturam nossos sentidos com acontecimentos rápidos e explosivos, o uso de “arrebatadora” tornou-se vulgar, mas não vejo outro uso da palavra se não para definir a obra de Alencar. Íntima, violenta e indecifrável, “Senhora” derrota o leitor naquela cartilha conhecida do autor de lidar com sentimentos tão puros e circunstâncias que os corrompem. O peso do reprimido e da humilhação é aliviado na sátira sobre a decadência da elite carioca do século XIX, e nas rápidas aberturas daqueles corações feridos que ainda batem um pelo outro.

O romance é dividido em quatro partes que mais são fases daquele amor tão cheio de ressentimento e resistência, mas não obedecem a uma ordem cronológica para que possam presentear o leitor com uma clássica reviravolta, que mudará o rumo e a carga emocional do livro. Preço, Quitação, Posse e Resgate são os “quatro atos” de uma história de amor que tem como cerne o casamento e a partir daí todos seus antecedentes e implicações. O dinheiro, de tão forte, torna-se um personagem decisivo na vida dos dois protagonistas. A vingança, realizada com tanto gosto, põe a ambição e a honra como limites da dignidade para toda a repressão e humilhação passadas pelo casal. A dor, essa tão infinita e profunda, obscura o caminho rumo à confiança, ao verdadeiro, à felicidade que para alguns é tão intrínseca, e para outros tão fugitiva.

Nessa jornada do dilaceramento emocional, é impossível não referir-se à Aurélia Camargo como uma das grandes damas da nossa literatura, ao nível de Capitu e Ana Terra. Símbolo da independência e força feminina, Aurélia fez da origem pobre sua fortaleza contra as falsidades e mazelas trazidas pela riqueza, e de sua sabedoria inata o talento em adaptar-se aos costumes sociais e deixar a elite carioca aos seus pés. Claro, nunca rebaixando seu espírito altivo, nem mesmo ao “comprar” sua felicidade por cem contos de réis. Nem mesmo quando a vingança é realizada e os meses de sofrimento se desenrolam, num intenso exercício de autocontrole, acidez e sobriedade para provar a si mesma que aquele Fernando Seixas, tão materialista e vendido, ainda podia ser aquele homem classudo e bom de coração pelo qual se apaixonou outrora.

Personagens complexos, incertos, feridos, imprevisíveis; é difícil saber qual o próximo avanço ou recuo permitido na balança entre o sentimento e a dor. São meses de humilhação, jogos de poder e vontades, desejo reprimido e coração ferido, um espetáculo de dois atores numa peça de sofrimento, ironia e aparência. Nessa valsa de idealismos e realidades, José de Alencar nos presenteia com uma das histórias de amor mais problemáticas, mas também das mais sinceras ao mostrar o amor passional como ele é, confuso e orgulhoso, mas belo e devoto. Permitindo-se citar a si próprio (além de autores como Victor Hugo e Thomas Chatterton), com o livro “Diva”, Alencar reforça ainda mais o tom de confidência e observação da realidade de sua obra, e solidifica a imagem de Aurélia como uma personagem feminina ao seu estilo. Intensa, impossível, complexa, de amor devoto e alma altiva, é a estrela fluminense da qual nunca esqueceremos.

Débora 25/08/2014

senhora
O livro senhora fala sobre uma moça chamada Aurélia ela era muito linda era órfã e morava com uma senhora chamada Firmina uma parenta. Aurélia tinha muito dinheiro e queria comprar um marido para estar sempre ao seu lado , mas para isso tem que saber usar seu poder. Algumas mulheres diziam que Aurélia era muito feminista entre os homens,fria,calculista e sem coração para os valores sociais dessa época. Mas Aurélia só queria ser feliz ao lado de seu amado.

Lidiane 28/08/2014

Senhora
Senhora é escrito em uma época em que a emancipação feminina ainda não tinha surgido, para uma mulher se destacar na sociedade ela tinha que ser bonita e preferencialmente rica, como é o caso da protagonista, Aurélia Camargo, uma jovem que ganha uma fortuna como herança do então desconhecido pai e após isso põe em prática o seu plano de "vingança" contra o seu ex e resolve comprá-lo, afinal todo mundo tem seu preço né, ao menos é isso o que ela e muitos de nós pensamos, só que somos seres humanos e mais complexos do que isso, afinal temos sentimentos e as vezes é impossível esquecer um grande amor, mesmo quando ele nos machuca de uma forma que nunca esperaríamos.
Esse livro apesar de ser escrito a alguns anos, em uma época em que mulheres não tinham voz, ainda é muito atual, quantas mulheres ,e homens também ,não queriam receber uma herança gorda e se vigar do seu ou sua ex? Quantas pessoas não queriam ser "celebridades" para mostrar ao ex que estão melhor após o termino do relacionamento. E muitos também acreditam que com o dinheiro vai manter a pessoa amada em um relacionamento que o amor não prevalece mais, apenas o interesse material.
Enfim, esse livro é mais do que uma história de uma mulher que "compra" um marido, é a história de uma mulher que teve todos os seus sonhos destruídos e de uma forma ou de outra quer ter eles de volta, mesmo que pague um auto preço.

Lidiane 28/08/2014

Lee Morais 23/09/2014

Senhora
É um livro muito interessante,que mostra que a mulher pode viver um romance e ter o poder.É AQUELE VELHO ROMANCE URBANO QUE TE DEIXA PENSATIVA.Leticia Morais