Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Dayanne 02/04/2015

O poder do amor contra o dinheiro .
O livro Senhora é escrito por José de Alencar , publicado em 2009 pela editora Rideel , contém 92 páginas , é um livro da primeira geração do Romantismo.
Esse romance conta uma historia de amor que acaba pelo simples fato de Aurélia ser uma moça de família pobre e Fernando e um moço de família rica . A historia começa com a sociedade que não aceita Aurélia por ela não seguir os padrões daquela época mais ela era uma moça muito bonita e chamava muita atenção . Quando Fernando e Aurélia se encontram o amor surge e chegam ate namorar mais o amor e interrompido por ele ser rico , mas a historia muda de lado .
A mãe de Aurélia morre e ela descobre que ira receber uma herança do seu avô . Fernando gasta todo o seu dinheiro e fica louco precisando de dinheiro e quer se casar com uma jovem rica .
Quando Aurélia fica sabendo , manda um homem ir atrás de Fernando para compra o casamento deles dois, Os dois se casam e terão os dois que aprender a ajeita os erros que cometeram .
Eu gostei muito desse livro , pois mostra um pouco como e a sociedade hoje em dia , que se a pessoa tiver dinheiro tem tudo , e também nos mostra que só por que a pessoa e pobre sempre ira ser pobre não , o mundo muda e quem e pobre hoje ,amanha pode ser rico .

Lidy Laís 02/04/2015

José de Alencar conseguiu me conquistar com seu romantismo. A forma como ele narra a história e principalmente o modo como ele se refere ao amor, deixa o leitor envolvido com os personagens.
A história retrata um amor como um iceberg, à primeira vista parece superficial, mas quando examinado percebe-se a sua profundidade. Aurélia Camargo é uma jovem simples que não coloca bens materiais acima de seus os sentimentos, mas decide provar a fidelidade de Fernando com uma proposta de honra, ele que por sua vez, não passa no teste. Mas o tempo e as circunstâncias dos quais Fernando fora submetido, acabaram moldando o seu caráter e reafirmando o sentimento e confiança do casal.
É uma história cativante, que nos faz refletir a respeito de onde estamos colocando o nosso verdadeiro valor.

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Senhora
Os romances de cenário urbano do fortalezense José de Alencar são, a meu ver, ponto mais alto da sua trajetória na literatura. 'Senhora', última a ser publicada dentre suas ficções citadinas, é até hoje a mais lembrada dentre suas obras, sendo destacado pelo seu ótimo enredo que atenta à linha tênue entre o amor e o interesse, trazendo a sociedade burguesa brasileira do século XIX como vilã. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2013/11/30/13-senhora/

rfllmrs 25/04/2015

Sem palavras
Essa obra é extraordinária, simplesmente a melhor que já li em toda a minha vida.
No auge da geração candoreira, José de Alencar mesclou a realidade que retratava-se naquela época + a idealização da mulher.
Aquela realidade, no texto, refere-se à corrupção, casamento por conveniência...
Mas com o desenrolar da história, o "vigarista" consegue nos provar que foi apenas uma maneira - a qual fora influenciado pela época, que riqueza era sinônimo de virtude - de tentar salvar sua família.
Sem spoilers, é impressionante Senhora do grande José de Alencar!

Laura 14/05/2015

Valores, principios e uma história de amor.
História se passa no século XIX, área fluminense no Rio De Janeiro. Aurélia Camargo uma mulher muito avançada ao seu tempo dá uma virada em sua vida ao ganhar uma herança, ela decidi usar de seu dinheiro para comprar um marido (cuja é o amor da sua vida), seu plano mostra valores que a sociedade impoem.

Fabricio268 18/05/2015

Um viva ao amor.
Uma moça bela e pobre apaixona-se por um rapaz. Depois de algum tempo ele a promete em casamento, porém, o noivo, atraído por um dote maior compromete-se com outra moça.
Aurélia Camargo, a noiva traída, tempos depois recebe uma herança inesperada, fica rica e planeja uma forma de vingar-se do antigo noivo; Fernando Seixas, este agora comprometido com Adelaide Amaral.
Aurelia formula um plano para casar-se com o Seixas, obtido êxito inicia sua desforra.
E assim se desenrola toda ação dessa famosa obra de José Alencar. O autor aproveita e traça um retrato dos valores sociais de uma parte da comunidade carioca no fim século XIX.
Um excelente romance escrito com sutileza, beleza e toda poesia do romantismo, que deve ser lido e relido inúmeras vezes

Henrique_ 21/05/2015

Depois de alguns poucos dias do término do livro, julgo me capaz de escrever algo sobre ele que não faça injustiça por causa do final. Compreendo esse final, afinal de contas, o livro faz parte do período romântico. No entanto, José de Alencar foi bem sagaz ao nos conduzir por uma trama na qual indicava um desfecho louvável do ponto de vista da narrativa, e termina de forma inesperada para mim. Concluo que foi justamente o inesperado que mais me impressionou na obra como um todo. E por isso ganha as 5 estrelas com louvor. É um livro, sem dúvida, de transição para o realismo. E só lendo o livro é que você vai entender o motivo.

Instalivros BR 23/05/2015

Senhora
Terminei há um tempo de ler Senhora, de José de Alencar, e decidi fazer a resenha desse livro tão importante para o romantismo brasileiro. Li a versão da Martin Claret, da coleção ?A Obra-Prima de Cada Autor?. Gostei especialmente do tamanho do livro, em formato de pocket book, deixando o livro muito prático. As notas do editor são boas e ajudam a entender melhor o contexto temporal da história, que traz expressões e referências não muito utilizadas nos dias de hoje.
Qual é o preço do amor? Tal questionamento parece ser absurdo, ou pelo menos deveria ser. José de Alencar, porém, nos mostra em um dos seus romances mais famosos que muitos amores são como transações comerciais, sem sentimentos envolvidos, onde um se vende ao outro apenas para receber uma recompensa. Mesmo tendo lugar no passado, os questionamentos ainda se aplicam aos dias de hoje, Alencar conseguiu abordar um problema atemporal com perfeição. Com sua escrita fluida, linguagem rica e altamente descritiva, o autor faz críticas fortes à elite social do Rio de Janeiro do século XIX, onde casamentos por amor verdadeiro eram cada vez mais raros e os casamentos comerciais estavam em voga, fossem pelo interesse no dote oferecido ou pelo status social adquirido com a união. Mesclando a abordagem romancista com a realista, a obra representa um marco para este gênero no Brasil, sendo uma das primeiras a utilizar críticas sociais diretas e a representar o enredo de forma mais próxima ao real. A obra trata da história de Fernando Seixas e Aurélia Camargo, tendo como foco o casamento entre eles e os acontecimentos ocorridos dentro desse período.
Mesmo tendo lugar no passado, os questionamentos ainda se aplicam aos dias de hoje, Alencar conseguiu abordar um problema atemporal com perfeição. Com sua escrita fluida, linguagem rica e altamente descritiva, o autor faz críticas fortes à elite social do Rio de Janeiro do século XIX, onde casamentos por amor verdadeiro eram cada vez mais raros e os casamentos comerciais estavam em voga, fossem pelo interesse no dote oferecido ou pelo status social adquirido com a união. Mesclando a abordagem romancista com a realista, a obra representa um marco para este gênero no Brasil, sendo uma das primeiras a utilizar críticas sociais diretas e a representar o enredo de forma mais próxima ao real. Por sua importância para a literatura nacional e sua excelência em qualidade, Senhora é um livro que vale a pena cada minuto gasto em sua leitura.

Alanna 05/06/2015

Senhora
Romance urbano de José de Alencar, lançado em 1875. Dois anos antes da morte do autor. O livro Senhora, assim como Lucíola, mostra a idealização da mulher, a vida na cidade grande, a sociedade da época, as críticas, os costumes. E em Senhora particularmente mostra como era visto o casamento. Comparado a uma negociação, onde um dos dois é o negociante e o outro o objeto. Mostra o amor pelo dinheiro. Pelo “status”. Conta a história da jovem Aurélia, uma menina pobre, pura, apaixonada pelo Fernando Seixas. Depois da morte da mãe se vê sozinha no mundo, sem amparo. Com a descoberta de um avô acabou ganhando uma herança, quando este veio a falecer. Ficou milionária. Começou a reconstruir sua vida. Aprendeu como se portar perante a sociedade. Com uma beleza indescritível conquistou a muitos. Porém seu coração só amava há um homem que a deixara por uma jovem mais rica. Depois de um certo tempo percebeu que uma dama precisa de um esposo, nem que sirva somente para acompanhá-la. Foi então que resolveu se vingar de Fernando, seu eterno amor. Como sabia da ambição dele por dinheiro resolveu compra-lo. Através de um ajudante propôs um acordo com o Fernando, que ele se casasse com uma determinada senhora e recebesse uma quantia por isso. O jovem ambicioso, de início não quis aceitar a proposta pois não sabia da identidade da moça. Mas depois de um tempo cedeu. E para sua surpresa a moça era a Aurélia, um amor antigo que ele abandonara por outro rabo de saia com mais dinheiro. De início se viu feliz, pois agora estaria com um antigo amor e que talvez voltasse a ser atual e ainda sim teria muito dinheiro. Mas isso não é bem o que acontece, Aurélia tinha tudo planejado. Iria fazê-lo se arrepender pelo que ele tinha feito-a sofrer. E isso custaria muito caro, não em dinheiro. Mas em liberdade, honra, dignidade. Ela o amava ainda como nunca, porém não deixava que esse amor a cegasse. O que será que aconteceu? Fernando se tornou infeliz? Aurélia resolveu ceder seu amor? eles terminaram juntos?

Dose Literária 19/06/2015

Dose Dupla: Senhora - José de Alencar
Estamos estreando formalmente o Dose Dupla: duas pessoas comentando o mesmo livro em uma única publicação. O objetivo é proporcionar ao leitor dois pontos de vista diferentes de uma mesma leitura de uma só vez. Aqui no blog tivemos uma experiência parecida em nosso extinto projeto Leitura em Pauta.
O livro da vez é Senhora de José de Alencar, edição do selo Penguin da Companhia das Letras, 334 páginas com introdução do professor Antonio Dimas e notas do próprio Alencar - 2013.
Não precisamos mencionar que Senhora é um clássico da literatura brasileira e leitura obrigatória em vestibulares de todo o Brasil, porém não lemos por obrigação e por isso vamos comentá-lo de forma mais informal, ressaltando pontos fortes com citações do romance.

continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2015/06/dose-dupla-senhora-jose-de-alencar.html

suellem 04/07/2015

senhora
Este livro conta a história de Aurélia uma mulher que quando moça era pobre e tinha muitas dificuldades financeiras. Aurélia se apaixona perdidamente por Seixas; um homem ambicioso que à troca não por amor; mas sim por dinheiro. Mas; como o mundo gira; Aurélia fica rica; recebendo uma gorda herança de seu avó. E resolve vingar-se de seixas; mesmo depois de ter passado anos da separação dos mesmos. Mas quando hà amor; até onde o orgulho fala?

Lê Golz 08/07/2015

Adorei!
Que gostoso estar em contato novamente com uma obra clássica da literatura brasileira! A linguagem da época é de certo considerada chata para a maioria dos jovens hoje, o que é uma pena. Há anos não leio uma obra assim, e confesso que desacostumei depois de ler tantos livros mais atuais. E mesmo assim, ainda considero muito importante que a leitura dessas obras sejam mais desejadas por um público geral, afinal é um ótimo livro.

A sinopse já diz o que precisamos saber sobre a história. A obra tem como plano de fundo a sociedade burguesa da época no Rio de Janeiro e todos os costumes de um casamento, e a maneira que as pessoas achavam conveniente se portar diante da sociedade. Senhora pertence ao Romantismo, e conta uma história de amor (claro), decepção e ambição. Como é uma obra que faz parte do chamado "perfis de mulheres", tem como protagonista uma mulher romântica, mais ao mesmo tempo forte o bastante para virar o jogo diante de uma decepção amorosa.

"Mas a serenidade que se derrama por toda a sua pessoa, se de alguma sorte desmaia a cintilação de sua beleza, a embebe de um fluido inefável de meiguice e carinho, que a torna irresistível." (p. 14)

Nas primeiras páginas custei a me acostumar com a narrativa, pois como falei, perdi o costume. Mas aos poucos ela vai fluindo e fui notando a grandeza da obra. Se o leitor gosta de viajar para o passado, entender melhor certos costumes, nada melhor que ler um livro em que foi escrito justamente na época que se deseja viajar. Senhora foi escrito em 1875 em uma sociedade completamente diferente, onde eu jamais imaginaria alguém recebendo dinheiro para casar-se comigo (risos).

Enfim, é um clássico da literatura brasileira que recomendo, que vez ou outra devíamos reservar um tempo para ler. Não deveria ser uma leitura obrigatória na escola, e sim algo que chamasse atenção dos alunos (funcionou comigo na época, mas não com todos). Porém, não adianta ler por obrigação, Senhora é um livro que é melhor ler na vontade.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2015/07/lendo-classicos-senhora-jose-de-alencar.html

Lara Xavier 09/07/2015

senhora
uma estória bonita

Daiane 21/07/2015

O dinheiro não pode comprar tudo.
Livro clássico de José de Alencar, história de Aurélia com Fernando, é uma leitura não tão fácil por conter algumas palavras da qual não conhecemos seu significado, Aurélia menina que nasceu de uma história de amor proibida, seu pai morreu e sua mãe com muita dificuldade a criou a ela e seu irmão que morreu depois de ficar muito doente.
Aurélia é muito bonita e sua mãe a fazia ficar na janela para atrair pretendentes que pudesse melhorar a vida dela financeiramente, mais Aurélia odiava tal situação apesar de receber muitos galanteios não se interessava por ninguém, até que um dia conheceu Fernando, moço bem apresentado, educado e os dois se apaixonaram resolvendo então namorarem. O namoro durou até certo tempo Aurélia já o amava um dia sua mãe lhe falou: Aurélia o que esse jovem quer afinal, ele irá casar com você? E assim sua mãe o perguntou, depois desse dia Fernando se mostrava diferente, percebia-se sua preocupação, até que Aurélia perguntou o que lhe afligia e ele falou que era o fato de não poderem ficar juntos porque não tinha condições de lhe dar uma vida melhor, ela lhe reprimiu disse que já estava acostumada com a pobreza e que o amor dela era ele e não se importaria com tal situação, ele disse que não ia atrapalhar lhe de conhecer outra pessoa que pudesse ser melhor financeiramente.
Enfim se separaram, ela passou por maus momentos com sua mãe, ficou sabendo que Fernando ia casar-se com Adelaide por dinheiro, ficou péssima, mais mesmo assim não conseguia deixar de ama-lo. Até que um dia sua vida mudou descobriu que era herdeira de uma grande fortuna, enriqueceu e passou a sair para os bailes e todos a sua volta admiravam sua beleza e nesses lugares sempre encontrava Fernando os dois agiam como desconhecidos.
Aurélia resolveu casar-se com Fernando, e pediu para seu tutor fazer a negociação ia pagar-lhe a quantia de 100,00 contos de réis, mais com uma condição Fernando só iria saber quem era a noivo após ter aceitado casar-se, nesse momento de sua vida Fernando estava passando por situação muito difícil financeiramente resolveu aceitar, quando ficou sabendo quem era a noiva ficou chocado mais como tinha dado sua palavra resolveu ir até o fim. Enfim casou-se se sentia humilhado pela esposa, a qual o amava mais queria de certa forma vingar-se dele pelo passado, viveram cinco meses de desaforos e humilhações Fernando a tinha como sua dona. Até que um dia juntou todo o dinheiro que recebeu para casar-se e o devolveu para sair da situação que estava, foi aí que Aurélia percebeu que ia o perde, e ele e ela tiveram uma conversa que ele pediu perdão pelo passado e ela confessou seu amor, e depois de tanto tempo tiveram sua primeira noite juntos.
Uma história que nós faz refletir que o dinheiro não pode comprar tudo, e Fernando só apreendeu na prática assim com Aurélia também.

Tamires 25/07/2015

Senhora: um dos melhores livros da literatura brasileira
A primeira vez que li Senhora foi no ensino fundamental e me apaixonei, já li diversas vezes desde então.
Um romance envolvente, com personagens reais e com o clássico felizes para sempre.
A escrita do livro é maravilhosa sem ser maçante.