Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Geovana114 12/07/2023

Como dizer que eu amei esse livro? Comecei com baixas espectativas e terminei apaixonada!
Minha parte favorita foi, sem sombra de dúvidas, "Resgate". O romance se aflorando, as brigas regadas de sarcasmos e verdades dolorosas, mas o melhor de tudo foi ver o amadurecimento de Fernando, se tornando enfim um homem de verdade e o ideal da Aurélia.
Acho que o casamento realmente muda um homem rsrsrsrs
A Aurélia, embora um pouco descontrolada, me conquistou na primeira cena. Ela tem beleza, inteligência e fortuna, tudo em abundância. Me inspiro um pouco nela até, querendo ou não ela conseguiu o que queria, o homem que tanto amava, e gente... Foi lindo. Quase choro.
Imagine minha surpresa quando descobri na leitura que José de Alencar possui um romance, Diva, que conta a história de Augusto e Emília que são ninguém mais, ninguém menos que OS PAIS DA AURÉLIA. O cara faz seu marketing e funcionou, pois eu vou ler ele também.
Se fosse hoje em dia, José de Alencar teria escrito uma série de romances no mesmo universo, infelizmente vamos ter que ficar sem.
Senhora me conquistou e já estou pensando em ler novamente!!!
Manuzita_RB 12/07/2023minha estante
Não sabia sobre essa informação, do Diva!! que incrivel

lari 03/06/2023

Fascinante
Comecei a ler esse livro por conta da escola. A professora me apresentou trechos e de cara, eu já tive vontade de ler.
Esse livro foi uma boa surpresa. Me diverti e aproveitei muito.
A Aurélia é uma personagem complexa e fascinante, assim como o livro. Em muitos momentos, eu me identifiquei com ela e o seu sofrimento por amor.
É um clássico romântico de José de Alencar que eu acho que vale muito a pena ser lido.

?Aurélia amava mais seu amor do que seu amante; era mais poeta do que mulher; preferia o ideal ao homem.?
mucralumis 03/06/2023minha estante
Um clássico.

Jullyana.Chagas 22/12/2022

Leitura arrastada e entediante.
Demorei pra terminar de ler, a história não me prendeu, achei os personagens pouco cativantes e muito enrolados. Salvo algumas partes interessantes sobre a época em que viviam.
oliverpenelope 27/12/2022minha estante
Comecei ontem, tudo em paz até então rs?

DeaGomes 02/01/2024minha estante
Senti o mesmo que vc!!!!

ThaisTuresso 19/09/2011

O que podemos dizer desse livro, senão um livro brilhante, onde José de Alencar, um dos principais nomes da Literatura Brasileira marcou o período do Romantismo no Brasil?

Em “senhora” José de Alencar retrata com maestria como era o estilo de vida da alta sociedade fluminense, que frequentavam os salões, onde se realizavam grandes bailes compostos por pessoas da alta sociedade carioca, dente eles: Aurélia Camargo e Fernando Rodrigues de Seixas, ou simplesmente “Seixas” como é mais conhecido na narrativa, nossos principais personagens desse livro fascinante e indubitavelmente marcante.

Aurélia sofreu vários golpes do destino em sua vida, ainda pequena perdera seu pai que a tivera em um casamento às escondidas, juntamente com seu irmão Emílio, que também cedo partira. A leitura inicia-se com Aurélia senhora de si, além de formosa, agora muito rica, onde nós leitores lendo minuciosamente as descrições do autor acerca desta personagem jamais poderíamos supor que um dia esta pequena rapariga fora desencantada do amor, onde reinava a pobreza e situações extremas, onde nem mesmo pudera arcar com o enterro da mãe. Esta parte da narrativa saberemos mais tarde, após os arranjos da moça para comprar um marido, leia-se umaépoca onde casar era fechar um grande negócio, onde sempre envolveria dotes e contratos matrimoniais. Digna de formosura e mente brilhante, Aurélia é aquela moça que assustava a sociedade fluminense com seus modos inesperados para uma moça da época, mas que com a riqueza herdada do avô alcançara patamares altos na sociedade, mas mantendo sua convicção intacta e soberana a respeito da caridade e do amor. Não posso aprofundar-me no relacionamento dela e de Seixas para não estar contando spoilers para os que ainda não leram esta obra espetacular, mas posso elogiar enfaticamente esse clássico sem pudor ou reprimendas, sou apaixonada por este clássico desde que o li há alguns anos atrás.

Quando recebi um convite para nos tornar parceiros da Editora FTD, escolhi este livro pela lembrança da leitura que tive o prazer de apreciar anos atrás e também pelo novo formato que a editora deu aos livros, além da história tradicional, nele foram acrescentados dados relevantes e verossímeis da época em que foi escrito, como também citando a época e os costumes dos cariocas do Rio de Janeiro da Senhóra ou Senhôra, como queria apreciar. José de Alencar brilha no papel, ilustrando retratos falados da sociedade que influenciou pessoas, ou ainda influencia? Fala com altivez, seus personagens são reais e contundentes, me peguei mais uma vez admirando a eloqüência do autor, este que usa um vocabulário extenso e belíssimo, como havia terminado de ler uma obra contemporânea tive o erro de comparar as obras, esse detalhe me passou despercebido outrora, nossos autores de hoje, que serão nosso amanhã, devem investir o tempo apreciando obras assim, que nos moldam e transmite costumes da época com sabedoria e que serão alicerces para os leitores da nossa frente. Recomendadíssimo e de imprescindível leitura!
Aline 17/10/2013minha estante
Um dos meus romances preferidos da Literatura Brasileira.

ag4th4.oliveira 30/12/2023

Gostei mais do que achei que gostaria.
O livro é bom. Tem uma história bastante interessante e com conflitos envolto de orgulho e dúvidas se algo merece perdão, além de nos mostrar que querendo ou não, o dinheiro está por todas as partes, ditando até mesmo as questões do coração.

Provavelmente por este ser o primeiro clássico que leio, achei a linguagem difícil de ler, com muita descrição e poucas falas, ou falas enormes, mas entendo que é por ser um livro de época. Também achei meio confusa a linha de trajetória e as vezes me perdia no que estava acontecendo.

Mas no geral, foi uma boa leitura. Em alguns momentos achava chato, mas na grande maioria torcia para que o casal se resolvesse, assumissem o amor que sentiam e ficassem juntos de fato.
Rebeca1092 30/12/2023minha estante
É uma leitura prolixo chega a dar sono, mas a história e boa, é um clássico repleto de lições e reflexões sobre vários temas.

Marina 31/08/2011

“Mia Senhora,
És de lua e beleza,
És um pranto do avesso,
És um anjo em verso,
Em presença e peso.”
(Trecho da música “Sina Nossa”, d’O Teatro Mágico)

Este trecho pode, de certa maneira, ilustrar a imagem que José de Alencar nos fornece sobre Aurélia, a figura feminina de “Senhora”.
A obra possui um enredo inusitado, juntamente com as personalidades marcantes dos protagonistas Aurélia e Fernando Seixas, que vivem um drama desencadeado pelo amor e pelo interesse financeiro, contracenado no palco de uma sociedade corrompida.
Apesar de se tornar muito rica de repente, Aurélia não se deixa levar pelas futilidades que o dinheiro pode oferecer. Desde o início, ela se mostra convicta em relação ao destino de parte de sua fortuna. Aurélia é uma mulher à frente de seu tempo, decidida, determinada, persistente, inabalável, feminina - e quase feminista- e forte, acima de tudo. ELA É SENHORA DE SUA PRÓPRIA VONTADE, DE SEUS ATOS, DE SEU DESTINO, DE SUA VIDA.
Seixas, por sua vez, é um fraco, pois se deixou manipular pelo dinheiro. Por mais que possam existir razões para tal ato, nada justifica sua postura egocêntrica.

O que fornece à história a crença na esperança é o fato de que, apesar de todos os conflitos, o objetivo principal é alcançado: Seixas consegue enxergar e reparar os seus erros, salvando assim sua dignidade e o sentimento que o une à Aurélia.
“Senhora” possui traços contemporâneos, pois retrata as mazelas da sociedade e seus jogos de interesse, além de ser uma história de amor incondicional. É lírica, verdadeira e mostra que a busca pela felicidade e a redenção são possíveis em todas as suas formas, ainda que tardias.
Milla54 17/10/2011minha estante
Marina,
Adorei sua resenha.
Apesar de você ter dito que fazia mais um comentário do que propriamente uma resenha, está perfeito!

Cecyllya0 11/01/2022

A senhora
Ah como o dinheiro e o orgulho influência as pessoas.
Se ele tivesse se casado com ela na primeira vez, quando ela era ainda pobre e ñ tivesse se deixado levar pelo dote da outra...

Minha gente QUE LEITURA, José de Alencar acertou cheio em "A senhora", melhor clássico brasileiro que já li e creio que ñ há outro melhor. Só ñ darei 5 estrelas pq ñ gostei do final. Aurélia é fantástica e forte, mas... se ajoelhar desculpando-se como agiu e para q ele aceitasse seu amor? Sério?. E ele o q fez? nem se desculpou, só se acertaram e... FIM! Poderia ser melhor.
Tatiana Bezerra 11/01/2022minha estante
Adoro esse livro. Tão "antigo" e tão atual...

Leticia Novaes 30/08/2023

SENHORA - JOSÉ DE ALENCAR
⭐⭐⭐⭐

"Sou senhora de mim, e pretendo gozar da minha independência sem outras restrições, além do meu capricho. Foi o único bem que me ficou do naufrágio de minha vida, este ao menos hei de defendê-lo contra o mundo."

Aurélia é uma das moças mais ricas e bonitas do Rio de Janeiro imperial. Qualquer homem seria sortudo se fosse escolhido para casar com ela, principalmente por causa do bom dote que iria receber. Porém ela já tem em mente o seu pretendente e combina com seu tio e tutor de fazer uma proposta de casamento a ele, mas sem revelar a sua identidade, o noivo só conheceria a noiva no dia do casamento.

O enredo desse livro é genial e a mocinha uma personagem forte e feminista para época, em uma trama de vingança. Foi um livro que me lembrou um pouco Orgulho e Preconceito, sendo na minha opinião superior.

Sigo apaixonada pela literatura nacional!! Leiam nossos clássicos brasileiros.
annikav.a 30/08/2023minha estante
Aurélia é tudo pra mim, mas na minha opinião não deveria ter aceito o Seixas de volta skekqkskwkw

CapivaraDoce 19/04/2024

Livro da escola literária "romantismo". Bem, o que falar, é um clássico romancista. Tendo todos as suas características. A exaltação da mulher, Aurélia, e as descrições pautadas em aspectos naturais. Sinceramente, livro cansativo. Ele começa muito bem, mas, após os 50% é só picuinha da Aurélia com o boy dela. As extensas descrições da personagem são insuportáveis. E o final dispensa quaisquer comentários, tenebroso. O autor constrói toda uma imagem feminista pra terminar a história dele daquela forma, é simplesmente ridículo. Apesar disso tudo, o livro tem sim seus pontos positivos. A história em si é ótima, além de ser um patrimônio histórico brasileiro. Mesmo que não mostre fielmente a realidade, como livros do realismo, apresenta os ideais da sociedade na época. Apesar de não gostar tanto desse livro, provavelmente voltarei nele algumas vezes durante a minha vida e está tudo bem sksksksksk
Barbara.Tomaz 19/04/2024minha estante
Amei a parte do " 50% é só picuinha da Aurélia com o boy dela". Definiu perfeitamente ????

Marina516 12/10/2011

Senhora x Orgulho e Preconceito
O que uma obra de José de Alencar e outra de Jane Austen podem ter em comum? Para mim, Senhora e Orgulho e Preconceito têm tudo. Ambas são ambientadas no final do século XIX, descrevem a sociedade da época — burguesa, esnobe —, ainda que de locais bem diferentes: Rio de Janeiro e Inglaterra.

O núcleo das tramas gira em torno de um casal que passa boa parte da história trocando farpas e se odiando mutuamente. E o dinheiro — o excesso e a falta — acaba sendo o fio que, ao mesmo tempo, separa e une os personagens.

Jane Austen, por ser uma mulher à frente do seu tempo, emprestou à Lizzy Bennet um temperamento atípico para as moças daquele século. Ela é uma heroína ao avesso das mocinhas de outras histórias românticas, pois não vive a suspirar pelo príncipe encantado, não se preocupa com as aparências, é extremamente altruísta, sem falar da língua ferina, que não poupa ninguém, nem mesmo a insuportável, mas megarrespeitada, Lady Catherine.

Já José de Alencar, apesar de ser homem, conseguiu criar uma Aurélia Camargo muito particular em suas características e deu voz a um personagem feminino de uma maneira não muito comum para 1875. Aurélia é teimosa — como Lizzy, independente — idem, voluntariosa — idem, idem (rs), e até inconsequente às vezes (mais idens).

Duas mulheres separadas por um oceano e duas culturas distintas, mas próximas nas atitudes e temperamentos.

Para mim, não existe cena melhor do que o choque de Fernando Seixas ao lhe ser revelada a verdade sobre o seu casamento com Aurélia. Assim como acontece com o irresistível Mr. Darcy, quando Lizzy recusa, na lata, o seu apaixonado pedido de casamento (corajosa ela, não?).

Aliás, muito da qualidade das duas obras se deve aos protagonistas masculinos de ambas: Fernando, charmoso, culto, mas um tanto sem personalidade (embora haja uma boa justificativa para isso — vou defendê-lo - rs); Mr. Darcy. Ah, Mr. Darcy! Prefiro nem comentar. Só digo que ainda está para nascer um "mocinho" como ele na literatura.

Bom, é isso. Dá para gostar de livros clássicos. É só se desarmar e deixar a história fluir. Brasileiros ou não, os clássicos não deixam nada a desejar se comparados com os livros atuais. É claro que tem a questão do vocabulário mais erudito, mas isso um bom persistente tira de letra.

Recomendo a leitura dos dois. E dou cinco estrelinhas para cada!
Gabriela 22/11/2014minha estante
Ótima resenha! Assim que acabei a leitura de "Senhora", lembrei imediatamente da querida Lizzy. Realmente, as histórias dialogam nessa questão do dinheiro, do casamento arranjado e até mesmo da situação das mulheres no século XIX. Entretanto, confesso que gostei mais de "Orgulho e Preconceito" por ser menos descritivo. As personagens deste também me agradaram mais, apesar do romantismo de Aurélia e seus dilemas amorosos e morais serem-me caros até certo ponto. Creio que o que mais diferencie as duas obras seja o foco no psicológico e nos sentimentos exacerbados, presentes na obra de José de Alencar e no Romantismo como um todo. :D

Mark 08/04/2024

Excelente experiência
Sigo inédito com o desfecho final da história. Embora de certa maneira esperava algo nos contornos do marcante desfecho, não imaginei que de fato aconteceria tal coisa!

Me encontro encantado com a leitura, embora confesso sentir-me em certa medida cansado diante da escrita não muito comum ao meu cotidiano.

A história é marcante, é bela, é engraçada, é dramática! É uma excelente forma de viajar no tempo e mergulhar na literatura da escola romântica.
MaywormIsa 08/04/2024minha estante
Gostei de ler sobre sua experiência! Depois vou fazer uma sondagem pra ver se eu leio tbm em algum momento

~Elisabeth Darcy~ 26/08/2023

Como já dizia Kelly Key:
?"Você gosta de mandar
Você só me faz sofrer
Você só sabe gritar
E grita sem saber
Mas sem mim você não vive
Sem meus cuidados amor
Fala baixinho comigo
A sua dona chegou"?
giovannaalicee 09/09/2023minha estante
Melhor resenha ja feita kkkkk a vibe é essa

cleitonlima 11/06/2009

Para mim, o único livro do Romantismo que se salva.

Petrus 02/02/2010

Românticos e sacais
Devemos grande respeito a José de Alencar por seu brasilianismo, como indianista, etc. Mas que os românticos são chatíssimos, ah, isso são!