Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Gabriel.Giavarotti 16/06/2023

O romance Senhora no começo mostra a vida simples de uma mulher que é órfã de pai,e a mãe é uma costureira. ela é apaixonada e namora Fernando,esse que acaba por abandonar ela para se casar com uma mulher rica.Aurélia é uma mulher muito empoderada e que não leva desaforos para ela além disso ela é ótima em saber bem o que quer para si. O livro si apresenta na época de muita opressão contra as mulheres no (século XIX) As mulheres não tinham voz e eram muito menosprezadas apenas por serem de gênero diferente com isso a sociedade viviam aparências e contradições, como um casamento por interesse era um costume social
fontbooks 16/06/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Deborah.ramires 16/06/2023

Resenha sobre senhora José de alencar
Bom o livro senhora de José de alencar,é um livro que foi publicado pela primeira vez em 1875 o romance senhora,pertence ao romantismo!! O livro em si é dividido em 4 partes seu tema central é um casamento com interesses.

O livro é muito bom para quem gosta de um vocabulário bom,é um livro em si muito emocionante,ele descreve as cenas tão bem,que conseguimos imaginar como se estivemos ali no cenário.é um livro muito bom para ser estudado,tem nele costumes da época da burguesia.
A história desse livro é muito boa,muito e emocionante.porem contém umas palavras muito difíceis de entender..

Fernanda Figueiredo 2°A 15/06/2023

Fernanda Figueiredo 2°A
Confesso que eu estou fazendo por nota e como eu não queria ler, acabei ouvindo um áudio book.
Desde o começo Aurélia se mostrou uma jovem muito inteligente, mesmo com as dificuldades financeiras após o falecimento do seu pai. Ela era uma moça muito formosa aos olhos de todos que a rodeavam, consequentemente atraindo vários homens que a cortejavam. Logo o tio de Aurélia por puro benefício próprio propôs a ela que se casasse com Eduardo que na época era um rapaz de boa família.
Mas o coração jovem e cheio de sentimento de Aurélia amava Fernando Seixas, o homem no qual trocava olhares na janela de sua casa, porém Fernando não poderia ser seu, o mesmo já estava prometido a Adelaide Amaral que era amiga de Aurélia. Assim, Fernando trocou a mesma por Adelaide, uma jovem rica com um futuro promissor.
Após um tempo a jovem descobre que tinha um avô, esse que antes de morrer havia deixado uma herança para Aurélia, que do dia para a noite se tornou rica, mesmo sabendo que não poderia ter Fernando para si armou para que seu casamento com Adelaide fosse arruinado e sua amiga se casasse com quem realmente amava. No final Aurélia comprou Fernando, como se fosse uma mercadoria por pura vingança por seu traída por conta de um dote, tirando assim o homem do cargo que exercia, eles fingiram ser um casal feliz e cheio de amores na frente dos outros quando na verdade eram um casal conturbado, Aurélia amava Fernando, mesmo não se sentindo da mesma forma o homem aturava constantemente as humilhações da mulher.
No final, Fernanda revogou sua "liberdade" a Aurélia que prontamente aceitou a proposta, logo após se ajoelhou aos pés de Fernando e implorou por seu amor, o mesmo apesar de tudo acabou aceitando os sentimentos da então ex esposa.

Achei o final meio pacato, esperava que um dos dois morressem KAKAKAK
Mas não foi tão ruim assim a história

sara374 15/06/2023

Senhora
Na obra senhora pude perceber uma quebra de expectativa, naquela época era normal que o homem ?comprasse? a mulher mas nesta história acontece o contrário, é a Aurélia que compra o marido Fernando. O autor tenta ao máximo fazer com que o leitor consiga adentrar na história, consiga compreender o que esta se passando. A obra foi dividida em 4 partes , onde foi dado o nome de , o preço, quitação, Posse, resgate .
A obra começa com uma menina pobre , que era criada por sua mãe que costurava para fora para garantir uns trocados . Aurélia era apaixonada por Fernando eles chegaram a namorar mas Fernando abandonou ela por uma mulher rica onde poderia aplicar um golpe e ficar com o dinheiro. Algum tempo depois mãe de Aurélia acaba morrendo e a menina acaba ficando sozinha se vê perdida e além de tudo sofrendo pela desilusão amorosa . Porém seu destino todo muda ao descobrir que seu avô era milionário e deixou uma grande herança.
Aurélia tomou posse da fortuna aprendeu tudo que uma dama precisaria na época e, alguns anos depois ela pede para que seu tutor vá oferecer cem contos de réis para Fernando , para que se case a cegas . Ele acaba aceitando sem saber que seria a mulher que ele deixou anos atrás. Aurélia humilha Fernando toda vez que possível, jogando em sua cara que ele pertencia a ela agora, ela ainda amava ela porém queria dar-lhe uma lição e fazer ele sentir o que ela sentiu.
Aos poucos Aurélia consegui mostrar para ele o caminho certo da vida e do amor , e Fernando aos poucos entende cada ato e tenta reescrever sua história.

Clara2221 15/06/2023

É um livro muito interessante, contém
uma história maravilhosa e inspiradora, tem um vocabulário
difícil e bem descritivo, retrata os costumes e contradições da burguesia carioca.

Juliana1620 15/06/2023

Foi cansativo e interessante
Um dos principais pontos que notei logo de cara quando li o começo do livro foi a quebra do padrão em que ao invés do homem oferecer um dote para o pai da mulher desejada, foi uma mulher que ofereceu. E isso foi muito interessante, na minha opinião. Aurélia ofereceu um dote com uma quantia irrecusável para se casar com Fernando.
Um outro ponto que me deixou com uma pulga atrás da orelha é o estilo de escrita do escritor. Tive dificuldades para ler, pois o autor descreve MUITOS detalhes de cenários não tão importantes e isso deixa qualquer leitor sem vontade de ler pela leitura ser tão cansativa. Romance nunca foi o meu tipo favorito, mas confesso que esse me surpreendeu um pouco. Recomendo.

Emily476 15/06/2023

Senhora ? (me da nota 10 por favor)
Senhora, um romance publicado em 1874.Escrito por José de Alencar. Neste romance a sociedade viviam de aparências e contradições, como um casamento por interesse era um costume social criticado na obra. Este livro é muito bom para ser estudado pois ha costumes sociais de alta sociedade da burguesia Fluminense no século XIX.

O romance Senhora no começo mostra a vida simples de uma mulher que é órfã de pai,e a mãe é uma costureira.Essa mulher é a Aurélia,ela é apaixonada e namora Fernando,esse que acaba por abandonar ela para se casar com uma mulher rica.Aurélia magoada por ter sido abandonada ainda tem que lidar com a morte de sua mãe.Em meio tanta desgraça o destino resolve mudar um pouca a vida dessa mulher,lhe entregando uma herança que era de seu avô milionário. E é aí que Aurélia mostra que tem sangue nós olhos.

É AI QUE COMEÇA A REVIRAVOLTA DA VIDA DE AURÉLIA E FERNANDO

Senhora é um livro maravilhoso e recomendo muito ele

Ccelly 15/06/2023

Sobre Senhora
Eu adorei o livro, pois, Aurélia é uma mulher muito empoderada e que não leva desaforos. Ela é ótima e sabe bem o que quer para si. Naquela época (século XIX) As mulheres não tinham voz e, saber que a história conta com uma reviravolta incrível é fascinante. A riqueza em detalhes é imprecionante também, mesmo que por várias vezes tenham sido detalhes não tão relevantes para história. Por outro lado, esses detalhes são bons para te manter imerso durante a leitura, o suficiente para se sentir no cenário deste romance. Em resumo eu amei este romance.

Pamela, 2b 15/06/2023

Preciso de nota da Eli, Aluna: Pâmela Batista- 2ano B
O livro Senhora, nos mostra uma riqueza de detalhes onde José de Alencar , envolve o leitor e faz ele participar do texto, criticando e avaliando a sociedade da época é maravilhoso o livro.
é um livro instigante e além do seu tempo, com uma trama contundentemente intensa e cheia de fortes insinuações porém com algumas contemporizações e forte apelo sentimental, em alguns aspectos.