Senhora

Senhora José de Alencar...



Resenhas - Senhora


1367 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Mayra.Carrara 12/05/2024

Amo como José de Alencar entregou uma personagem tão forte, dona de si e mestre do seu próprio destino como foi Aurélia.

Ela com certeza foi minha primeira crush literária quando eu tinha lá meus 12/13 anos. Lenda feminista. Amo ??
comentários(0)comente



Ramond 12/05/2024

GENIAL
ADOREI BOY, só não ganha 5 estrelas pq o início/meio foi difícil. Simplesmente uma história de amor DELICIOSA de acompanhar, muita rica e construída como uma boa novela. Dito isso, Aurélia is the GOAT, a antítese do Chico Moedas no século XIX. Parabéns ao autor emergente José de Alencar, estarei torcendo por você!! (Acertei a questão do ITA sobre esse livro ?)
comentários(0)comente



Manuella 11/05/2024

Falta de comunicação
Comecei a ler esse livro pra um trabalho da escola e terminei ele em um dia, pois a edição que eu peguei tinha pouquíssimas páginas. Sejamos sinceros, metade do livro se resolveria se eles tivessem sentado e conversado. Não entendi muito bem a vingança de Aurélia, pra mim piorou mais a situação ao invés de ajudar KKKKKKKKKKKK
acho que não dei uma nota mais alta pq o final do livro me estressou muito, mas foi até legal de ler
comentários(0)comente



Iasmim.Suzana 10/05/2024

????
"Senhora" de José de Alencar é um livro bem normal, normal por não ter uma trama tão envolvente e por ser escrito tão bem. A priori, me causou fascínio, quem não gosta de história de vingança contra macho escroto, porém o sentimento se esvaiu, e o que ficou foi confusão.
Aurélia é uma personagem que ficou clara e depois não sabia quem era. Ela queria se vingar, ok. Agora ela o ama, como sempre o amou, ok. Mas ela trata ele mal, esperando que ele se ajoelhe, ok. Depois, ela se arrepende e fala de divórcio. Mulher você é milionária e você vai atrás do cara que te largou porque você era pobre , E COMO VINGANÇA CASA COM ELE E DEIXA ELE RICO.
Além disso, Fernando, não entendi porque ele é tão incrível, homem comum, única característica marcante é a ambição. Problemático sim, mas ele não foi desonesto.
Enfim, achei chato, quer algo de vingança que seja mais interessante, assista Todas conta John. Porque as vinganças desse livro são patéticas. Dito isso, existe um brilhantismo e imensidão na escrito do José que me questionei várias vezes se sou analfabeta.
(QUE PALHAÇADA A ÚLTIMA PÁGINA DESSE LIVRO, JURO)
comentários(0)comente



Evelin 10/05/2024

José de Alencar é um dos meus romancistas favoritos. Cada livro dele que leio eu me apaixono ainda mais pela literatura brasileira. A linguagem, os cenários, paisagens e personagens tão característicos são só alguns dos motivos de eu amar os livros de José de Alencar. Ele não poderia ter construído a estória de Senhora melhor, agora Aurélia e Fernando são um dos meus casais literários favoritos ??
comentários(0)comente



sofiaaa 09/05/2024

Senhora
O livro tem uma linguagem complicada por ser mais antigo o que não o torna fácil de ler, a história começa bem devagar por mais que melhore do meio para o fim, porém no final eu achei que foi tudo apenas por falta de comunicação.

??????
comentários(0)comente



niquete 08/05/2024

Muuuuuito bom, sério
eu tive um pouco de preconceito antes de começar a ler por ser tratar de um romance brasileiro clássico, mas me surpreendeu demais, a personalidade do personagens é intrigante e o livro te prende ainda mais por vc querer saber o pq eles chegaram a esse ponto e pq eles não podem simplesmente ficarem juntos já que é nítido que eles se amam
eu fiquei com raiva de ambos em certa parte do livro e meu queixo foi no chão com o final
recomendo muito
comentários(0)comente



NathAlia.Kiper 07/05/2024

Senhora
Aurélia é uma protagonista e tanto.. e o Seixas, gente que ódio. Por pouco eu nao recortei o nome dele de todas as paginas que aparece. O que me chateou mais no livro, é que o desfeixo foi muito rápido, em apenas um capítulo resolveu toda a história, mas é uma leitura interessante.
comentários(0)comente



Maria 06/05/2024

Resenha
A obra é uma crítica a sociedade burguesa carioca do século XIX que trata o casamento como um arranjo econômico. José de Alencar exalta a figura femenina, que é representada por Aurélia no livro, como um exemplo da emancipação feminina, uma realidade muito distante da época, em que o homem exercia o papel dominante.
O enredo da obra é fundamentado por Aurélia Camargo, uma jovem órfã, milionária, esbelta e independente que é a apaixonada por Seixas, um homem pobre, mas ambicioso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



marinaabooks 05/05/2024

?
Confesso que nao botei fé nesse livro pq tinha um leve preconceito com classicos, mas MEU DEUS, eu nao poderia estar mais enganada. No começo eu entrei meio em panico com todo o vocabulário que eu nao sabia, mas é simplesmente questao de costume e logo ja consegui ler normalmente. O livro é repleto de passagens que nos fazem pensar sobre assuntos importantes como o capitalismo, machismo, traição, casamento e amor. Adorei a construção da historia, indo e voltando ao passado explicando a trajetória dos personagens, simplesmente incrível. Outro fato extremamente interessante é a caracterização de uma mulher independente e com personalidade forte no seculo XIX, parabéns ao meu mano Jose de Alencar. Enfim, recomendo muito muito mesmo, e graças a esse livro vou ler um classico atras do outro ??
comentários(0)comente



kaworaes 04/05/2024

O materialismo de uma sociedade que reduz o casamento a um balcão de negócios.
Senhora retrata a trama de Aurélia Camargo, que é reflexo direto da sociedade ambientada no livro. A obra tem como sua principal crítica voltada para o matrimônio, e deixa isso explicito em todo o momento do livro. Sua organização já fala muito sobre sua base, sendo dividido em quatro capítulos; O preço; Quitação; Posse e Resgate, observamos como a ideia de que o casamento é um acordo econômico fica cada vez mais evidente.
Apesar do autor apresentar viés de cunho conservador, as primeiras partes do livro nos surpreende trazendo um protagonismo feminino jamais esperada principalmente pela sua época de lançamento. Por esse motivo, até hoje, essa obra divide leitores de diversas idades devido à trama e como ela se finaliza.
Atribuo duas estrelas pelo desenvolvimento do livro, que apesar de muito rebuscado e dramático, mostra uma cronologia de fácil entendimento e traz a justificativa de fatos inesperados pelo leitor, além de atribuir um ótimo contexto para cada parte descrita no parágrafo acima. No entanto, considero uma leitura chata e monótona. A riqueza de detalhes por muitas vezes se tornou um drama no qual levava a um desânimo ao continuar a leitura, além de ter criado uma fantasia muito real e ao mesmo tempo muito ideológica na ambientação da obra, já que, aquela realidade era para a minoria burguesa da época.
O final do livro me deixou bem desapontada, porém não esperava que fosse algo melhor. Para estudo acho um material de grande proveito, até mesmo para entendermos a literatura brasileira.
comentários(0)comente



Maria5285 03/05/2024

O livro tem uma escrita mais de época, antiga, os personagens falam muito da forma culta, mas ainda assim permitiu que eu me apegasse aos personagens, que sentisse raiva, pena, nojo, mas que ainda assim desse uma risada, que apreciasse o cenário (que é constantemente descrito), que me encantasse com as estrelas que eu sequer vi e que elas fizessem meus olhos doerem com seu brilho, mergulhei completamente nesse livro, mas pode ser porque eu estava com saudade de ler um.
comentários(0)comente



Melissa289 02/05/2024

Senhora
Depois de tanto tempo sem escrever uma resenha, tive que vir falar sobre esse livro maravilindo!

Aurélia e Fernando, o famoso enemiers que no fundo se amam mais que tudo, e usam palavras sarcásticas para mascarar a paixão.

No fundo eu pensei que ia ser mais um nacional com final trágico ( pq parece que todos os nacionais que li, terminam com um final triste. Até hoje não supero amor de perdição), mas vale muito a pena ler!!!!
comentários(0)comente



Vinhoinhoinho 29/04/2024

Pensa num livro que eu sofri pra ler, Jesus Cristo. Por mais que eu podia imaginar o significado dumas palavras aqui e ali, num geral sinto que eu só não entendia porque diabos alguns personagens agiam de tal jeito.

Talvez daqui a uns anos eu releia esse ou tente achar alguma adaptação em outra mídia dessa obra. Se alguém souber aceito indicações.
comentários(0)comente



1367 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |