Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

DraRaísa 09/12/2023

Excelente para estudar
Na época da escola essas leituras eram obrigatórias e chatas. Mas com essa versão em graphic novel, a compreensão é melhor e a leitura mais divertida.

Barbara Martins 08/12/2023

É um clássico
Que é clássico todo mundo já sabe, mas e pra ler, é bom?
Eu escutei esse livro no formato audiobook, e achei a linguagem bem rebuscada e senti pouca familiaridade com os costumes da época, não é impossível de ler, mas também não é divertido, a narrativa vai pra lá e pra cá com ironias, alfinetadas, Fernando Seixas está sempre humilhado e Aurélia sempre afiada, é ciúmes, é poder sobre o outro. Leia se tiver disposição ou se for obrigado. Tenho muito apreço pelos clássicos, mas Senhora não me cativou.

Kailiny.Almeida 07/12/2023

Senhora
Nunca pensei que fosse me apaixonar tanto por uma literatura clássica!
"Senhora" é simplesmente uma obra perfeita, a construção dos personagens e a forma como descreve eles simplesmente sendo humanos. Como o dinheiro pode-se deixar vender e ser comprado, como a sede por vingança pode ser ruim e como os mesmos evoluem dos próprios erros. Aurélia é uma mulher incrível, forte, destemida e muito a frente de seu tempo considerando a época. Já o Fernando, se mostra um menino se deixando levar pelos prazeres da vida.

Se eu pudesse dar mais estrelas eu daria, definitivamente favoritei!

Beatriz 06/12/2023

"Senhora" - Uma Jornada de Amor, Poder e Redenção
"Senhora", uma obra atemporal do renomado autor brasileiro José de Alencar, mergulha os leitores em uma trama envolvente que transcende as fronteiras do romance para explorar intricadas questões sociais e emocionais. Publicado pela primeira vez em 1875, o livro continua a cativar leitores com sua narrativa rica e personagens complexos.

A história central orbita em torno de Aurélia Camargo, uma protagonista marcante cuja jornada é delineada por reviravoltas, paixões intensas e um desejo inabalável por vingança. Abandonada por seu noivo Fernando Seixas devido a problemas financeiros, Aurélia, dotada de uma herança inesperada, retorna à sociedade carioca como uma mulher de poder e recursos.

A trama se desenrola habilmente à medida que Aurélia busca reverter as circunstâncias de sua vida, tornando-se uma força irresistível no cenário social. A vingança se entrelaça com temas mais amplos, como a posição da mulher na sociedade, as convenções sociais e as dinâmicas de poder. Alencar tece uma narrativa que transcende as fronteiras do mero romance, explorando as complexidades psicológicas dos personagens e a hipocrisia subjacente na alta sociedade da época.

A prosa vívida de Alencar é uma verdadeira festa para os sentidos, com descrições detalhadas que transportam o leitor para o Rio de Janeiro do século XIX. Seus personagens são pintados com cores psicológicas profundas, tornando-os palpáveis e imersivos. A interseção do enredo rico com o contexto social oferece não apenas uma história de amor, mas uma crônica perspicaz da natureza humana e das lutas sociais.

"Senhora" não apenas oferece uma leitura envolvente, mas também instiga reflexões sobre a busca pelo poder, a ambição desenfreada e a redenção pessoal. O título não só capta a figura central da trama, mas sugere a complexidade das relações abordadas na obra. Em suma, "Senhora" é mais do que um romance; é uma obra-prima literária que continua a encantar leitores, convidando-os a explorar as camadas profundas de sua narrativa ricamente construída.

Tarso 04/12/2023

Senhora
Como pode, tanta descrição, adjetivação e detalhamento, José de Alencar é um pesadelo para o leitor iniciante, bem como Mia Couto gerou um trauma em minha turma quando mais novos. É admirável como José de Alencar consegue se desenvolver e se desmanchar enquanto escreve, mas não é aquela leitura rápida é simples para qualquer um; ótimo para treinar uma leitura mais complexa.

JAlia372 03/12/2023

Quando virar filme vou amar
Historia estupidamente boa, mas infelizmente a linguagem do livro é rebuscada e "dificil"
sei que era algo da epoca e etc etc, mas mesmo assim fiquei mal com isso

Tatiana229 01/12/2023

Senhora
Eu li para fazer um trabalho na escola, mas o livro é muito gostoso, embora seja um clássico ela tem temas muito atuais como emancipação feminino, tem um romance aqui e ali que acha deixando o livro interessante, além de ter toda uma dramatização por trás de cada frase.

CaiozinnCruel 01/12/2023

Resenha Crítica do Wesley
Esse livro é um romance bem legal de se ler e para passar o dia, não gostei do livro pois não é o tipo de romance que eu gosto . É um livro que deixo muito a deseja na suas histórias e contos através do contexto do livro .
Um romance que não aquele sentimento de dramas e suspense entre o casal , mas a personagem principal até que sofre um pouco é isso é que dá um sentimento legal de se ler esse livro, mas o resto? Gostei não
É nós aí ???????
Brenda 01/12/2023minha estante

Mandy 28/11/2023

Empoderamento feminino
Por ser um clássico pensei que seria chato, mas não é. a história te prende, ótima escrita, e que personagem empoderada e forte, principalmente para época. Aurélia mulher forte, dona de si, exemplo que serve até os dias atuais. vale muito apena ler, vc até esquece q é clássico e não romance de época.

Clari 27/11/2023

Um clássico atemporal. Uma historia de vinganca, briga de egos, o poder do dinheiro, a volatilidade dos relcionamentos na corte carioca

julianabfigueiredo_ 26/11/2023

Clássico sendo clássico
Apesar da leitura ser densa (mas oq poderia se esperar de um clássico né? Rsrs) é gostoso de ler! Se vc não tem uma vibe pra clássico, melhor não tentar, vc vai se entediar do livro, mas se gostar de história de amor de época vai amar, verá tantas diferenças entre o amor de antigamente, apesar desse contar a história de um amor arranjado, com os amores líquidos de hoje em dia, com milhares de opções disponíveis em meio a aplicativos de relacionamento que temos hj em dia. Definitivamente, nasci na época errada ?

Jorge Luiz da Silva 25/11/2023

A verdadeira heroina
A heroína é ela, sem sombra de dúvida. Mesmo sendo trocada pelo dinheiro de outra, por seu único e grande amor, ainda se humilhou e se submeteu a um gesto nobre.