Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

aillia 31/07/2023

A vingança de uma romântica...
A descrição deveria ser: como comprar (literalmente) o boy que quebrou seu coração, humilhar e fazer ele se arrepender amargamente, no século 19. ?

O livro vai contar a história de Aurélia, uma jovem que herdou muito dinheiro e propriedade de seu avô. Antes disso, ela era muito pobre, e chegu a se apaixonar por um rapaz muito ambicioso chamado Fernando Seixas, esse lhe prometeu amor eterno, mas depois partiu o coração da pobre garota por causa da sua situação financeira. O tempo se passou, ela virou herdeira, e pela sua idade avançada já estava na hora de se casar. Com a volta de Seixas para a sua cidade, ela arquiteta um plano para comprar ele, anonimamente, com um dote de valor muito alto. Depois disso, é uma sequência de humilhação que ela faz para fazer o Seixas provar do próprio veneno. Afinal, se ele a tivesse amado e ficado com ela, teria o amor e a fortuna.

Gosto dos romances clássicos, claro que a escrita me chama de analfabeta a cada parágrafo, mas é um desafio construtivo. Os detalhes e termos da escravidão da época também me incomodam bastante (mas infelizmente, não tem como mudar a história do nosso país, então eu só ignoro). Gostei do enredo e das reviravoltas, é engraçado perceber como o amor faz a gente perder a noção do ridículo ?. Também foi legal ter uma personagem feminina com pensamentos maduros e controversos para a época. De modo geral, eu gostei.

Haha 31/07/2023

Uma Senhora na visão de Alencar
Na trama, a personagem trava uma luta entre amor e opulência. Senhora de si, da beleza e da inteligência, da esperteza e da magnificência, encantava a todos, mas apenas um lhe enchia a cabeça. Um amor não correspondido.
A visão que Alencar teve sobre uma mulher de uma época distante fora intrigante. Conservador, descreveu sua personagem principal como dona de tudo; pôs a mulher no centro, indo contra os conceitos da época, na visão da sociedade machista.
Entretanto, a moça propõe certa irritabilidade, nas falas com seu marido, não reconhecendo que ele a amava, e jurando que aquele casamento devia unicamente aos interesses humanos do homem. De todo, ao redimir-se com o cônjuge, pressupõe certa tendência à esperança do amor verdadeiro, característico do romantismo brasileiro.
No geral, é um bom livro para findar o tédio.

Iria.Collar 30/07/2023

Como faz um bom tempo que fiz a leitura não lembro detalhes, porém foi uma leitura que me encantou pela harmonia, simplicidade e escrita. Com certeza vale a leitura.

rodrigueswlucas 29/07/2023

Trata-se da história de Aurélia Camargo, uma moça com personalidade marcante, possuidora de inteligência e atitude acima da média e fora dos padrões da época.

O romance evidencia o caráter contratual e patrimonial do casamento, o enriquecimento pelas vias do matrimônio, o interesse e a necessidade; a posse e o ciúmes e, sobretudo, o orgulho e a honra.

Carmin_111 28/07/2023

Péssimo
Não só a trama é ruim como ter lido esse livro em 3 dias (sem dormir) pra fazer um roteiro de peça escolar e ninguém dar a mínima pro seu trabalho me causou traumas.

luiza 26/07/2023

A leitura é bem leve e rápida, não achei que fosse gostar, e embora tenha me irritado bastante com alguns trechos, achei mto interessante a história

camilaalbinoo 25/07/2023

Aurélia e Seixas
Esperava mais do final, mostrou todo o desenvolvimento do orgulho, amor e humilhação de cada um dos personagens e o final entregou tão pouco.

mluisad 22/07/2023

Eu me apaixonei pela Aurélia
Um enemies to lovers nacional que sinceramente me deixou um pouco frustrada com o final!
A Aurélia é incrível e eu amei ela, toda essa sede de vingança, essas humor irônico e toda essa elegância, me fez apaixonar, QUE MULHER INCRIVEL.
e por outro lado eu tive meus altos e baixos (mais baixos viu) com o Seixais, no caso dele é complicado demais. no começo eu fiquei com dó dele e me identifiquei com as dificuldades familiares, e toda aquela cena dele não reconhecer a Aurélia me deixou meio intrigada mas depois na noite do casamento o jeito que ele tratou a Aurélia eu não consigo engolir, talvez seja pq ela é incrível e ela não merecia ser tratada assim, ele ERROU SIM! acho que a palavra que mais define ele é o orgulho. eu entendi o ponto de todo esse orgulho mover para o final mas eu esperava qualquer coisa menor aquilo, talvez por isso tenha me decepcionado um pouco.
confesso que teve momentos que achei meio chato todas aquelas brigas que não chegavam a lugar nenhum, mas a Aurélia chegava com todo aquele charme e fazia o livro sorrir novamente, acho que nunca vou me cansar de elogiar essa mulher. o jeito que ela não se deitava pra ninguém era incrível e tudo nela me surpreendia, seu caráter, seu jeito, todo seu encanto, principalmente por conta da época do livro.
eu esperava mais mas a Aurélia foi o ponto de luz nesse livro! se eu fosse o Seixais esse livro nem já existir pq eu ia ser completamente cadelinha dessa mulher.
te amo, Aurélia!

caluu 19/07/2023

Li pra escola e MEUDEUS QUE LEITURA INSUPORTAVEL, essa mulher é UMA OTARIA, ele um FROUXO e o relacionamento UMA IDIOTICE.

um livro chato e que poderia ser resolvido em 50 paginas se os protagonistas aquietassem o rabo na cadeira e conversassem. é tão arrastado e tão entediante, dificil de compreender e com sentenças, ate mesmo paragrafos inteiros, decoradas demais. fora que a linguagem é super complicadinha de entender e, como já dito, entediante. pretendo ler de novo daqui uns anos, talvez com mais calma e dar uma segunda chance, mas pqp nao dá nao parcero quem que aguenta

Andrea.Karli 17/07/2023

Amei demais esse romance!
Esse sim foi um livro bem interessante do nosso querido José de Alencar. Sempre quis ler ele e eu nunca consegui, mas agora terminei e digo que foi ótimo. A história em si é de um toque bem novelesco e eu assistiria se passasse na televisão. Os personagens são bem interessantes de se saber sobre a vida deles e com certeza com um final que eu já esperava. Os dois personagens, Seixas e Aurélia, sofreram desavenças, mas ainda sim terminaram bem, com o amor pungente no ar. Há sim críticas em relação à sociedade da época e é algo que gosto nas histórias. Muito boa a leitura.

Felipe1508 14/07/2023

Forte contexto histórico!
1° vez lendo algo escrito por um autor brasileiro, ou melhor, um vizinho de bairro, o autor José de Alencar. Depois desse quadrinho vou comprar o livro, pelo forte conteúdo histórico que tem. Ao retratar um Brasil pós colônia, uma sociedade espelhada na sociedade europeia, não só na vestimenta, como também na corrupção, desonestidade e interesse no dinheiro, digna de dos costumes portugueses à época.

juliaaxz 13/07/2023

Frase favorita
?Uma paixão como a sua tinha direito de ser implacável!... E essa mulher que se deu a mim com a mais sublime abnegação, essa mulher a quem a sorte ligou-me eternamente, essa mulher única, eu a admiro, e não posso amá-la nunca mais! Encontrei-a em meu caminho, e perdi-a para sempre! Também não amarei outra. Depois de a ter conhecido, não profanarei minha alma com a afeição de mulher alguma.