Amora

Amora Natalia Borges Polesso

Resenhas - Amora

Manu 25/04/2024

Esta obra foi um achado!
É um dos poucos contatos que ainda tive de literatura LGBTQIA+ e tá sendo uma ótima experiência.
São histórias bem realistas e sensíveis de diversas situações de mulheres lésbicas vivendo, descobrindo e defendendo sua sexualidade. É um máximo! Indico demais.

victoria 24/04/2024

Esperava mais
Fiquei animadíssima pra ler um livro com temática sáfica mas... achei que a escrita foi fraca em diversos contos

Mariana 21/04/2024

É um bom livro, os capítulos são curtos e com uma leitura rápida. Em cada conto o assunto é abordado de forma diferente. E os últimos contos são mais poéticos.

Beatriz3345 07/04/2024

Um livro para ser lido devagar
Eu não sou muito de contos por não me apegar as histórias, não conseguir entender os personagens de forma profunda, e ficar com aquela sensação de livro inacabado.
No final do livro senti que a escritóra se preocupou mais em escrever de forma bonita do que em prender o leitor. Mesmo assim gostei do livro, ao ponto de marcar alguns contos para serem lidos novamente mais pra frente, todos de histórias de idosas.

rebeca 10/03/2024

Que livro magnífico! eu realmente não esperava nada, nunca vi ninguém falando sobre ele e comecei a ler ele por completo acaso. Mas, definitivamente, se tornou um dos meus livros favoritos.

Me apaixonei por cada conto, personagem, história... todas 100% saficas, voltadas completamente pra mulheres que amam mulheres, sejam elas adolescentes, adultas ou idosas, sejam seus momentos de descobertas, família, amores, tudo. E é tudo lindo, cada pedacinho.

Apenas leiam!!

Anna.Beatriz 21/02/2024

"a vontade de tocar nas coisas que são íntimas, incorpóreas, meio efêmeras"
(Muito bom ler dois favoritados seguidos kk)

Um nacional de peso, vencedor do prêmio Jabuti 2016, "Amora" é uma coletânea de contos que celebra as mais variadas manifestações do amor entre mulheres de diferentes idades, contextos, complexidades e vidas. Um livro recheado de histórias de descoberta, desejo, caos, ternura, conexão, identificação, amizade, violência, decepção, dilemas, amor e muitos outros sentimentos que se complementam e se contrastam.

Navegamos por 33 vidas em 33 contos, desde à adolescente que se encontra com a amiga após seu frustrante primeiro sexo com um menino, a neta que em surpresa descobre vivências compartilhadas com a avó, as "amigas-tias" reservadas da família que se conheceram moças no convento e a décadas "dividem a mesma casa" e muitas outras que compartilham a temática central da dor e delícia de ser uma mulher que ama mulheres.

Eu sou muito rata de contos, realmente é um gênero que me prende muito pela simplicidade e, em paradoxo, complexidade na mesma medida (os amantes de contos entendem o que quero dizer). E esse livro foi uma leitura muito gostosa e rápida, fiquei até triste que acabou, gostaria de ter lido mais devagar mas eu não me controlo, devoro tudo de uma vez kk.

(A PARTIR DAQUI VOU COMENTAR DOS CONTOS QUE MAIS GOSTEI, TALVEZ POSSA SER CONSIDERADO SPOILER PARA ALGUNS)

"Vó, a senhora é lésbica?" e "Marília acorda" me conquistaram demais pois tenho um fraco para histórias de amor de idosinhas 🥹🥲. "Dramaturga hermética" e "Morder a língua" me enlaçaram pela intensidade caótica. "Tia Marga" - adorei o jogo de palavras kk - me divertiu bastante, achei um conto bem engraçado e o final me tirou uma gargalhada sonora. Também fiquei encantada pelos continhos curtinhos da parte "pequenas e ácidas" - principalmente o "Molotov" e o "Bocejo" - eles tem um quê gostoso de poesia que nunca falha em me conquistar.

lulua da cobrinha 18/02/2024

Terminei mais ummm
Caraca, que livro bom foi esse. Sinto que por ser de contos, eu acabei demorando mais pra ler...mas foi um livro mt bom, gostei mt dos contos, tiveram uns que eu gostei mais mas foram todos muito bom e muito bem escritos

snuneshonorato 17/02/2024

Amora
"Amora" é um livro com uma proposta que nunca tinha visto. É uma seleção de contos sáficos de tudo qualquer tipo, com histórias de pessoas das mais jovens às mais velhas, cada um com uma narrativa completamente diferente da de outro conto. Diferente do que eu pensei antes de começar a ler o livro, não são todas as narrativas que tem um final feliz, um enredo previsível e um romance tradicional. Pelo contrário, é completamente diferente. É até difícil pensar mais de três contos que tenham tido um final feliz. Além dos relacionamentos sáficos, os contos também tratam de várias outras questões que fazem parte do viver de qualquer um. Tristezas, traições, dúvidas, amizades, família, amores antigos, medos.

Na parte "Grande e Sumarentas" constam os principais contos do livro, que são maiores e mais desenvolvidos. Todos eles trazem uma narrativa sáfica, por mais que algumas vezes não muito claras. Já na parte "Pequenas e Ácidas" são contos bem menores, às vezes de um parágrafo. Esses são bem mais subjetivos, e em alguns eu nem notei questões sáficas, o que também acho bom pois traz também mais questões bem importantes para o livro.

Gostei muito da escrita da maioria dos contos, principalmente aqueles que me trouxeram uma sensação tão boa depois de ler (os amores na terceira idade eram meus favoritos). Adorei ler este livro, e considero a leitura dele bem importante ainda mais para as pessoas da comunidade, porque, como disse no começo, nunca tinha visto um livro com esse propósito e executado de tal maneira, então é uma forma diferenciada de representatividade.

Um livro lindo (o conteúdo e até a parte física), gostoso e rápido de ler. Uma autora muito talentosa e minuciosa. Ele foge do esperado, e como é BOM ler contos tão bem escritos e até reflexivos de mulheres que amam mulheres. - Às vezes a gente não percebe a importância e de como é bom conseguir se ver nas páginas dos livros que se lê.

Eu dou quatro estrelas pelos contos que achei muito confuso quando li, e não entendi quais eram as passagens, o que me deixou meio frustrada.

Meus contos favoritos foram: "Flor, flores, ferro retorcido", "Marília acorda", "Amora", "As tias", "Bocejo" e "Estranho". Menção Honrosa para "Primeiras vezes", "Vó, a senhora é lésbica?", "Tia Marga", "Valsa", "Sono", "Memória", "Templo" e "Profanação".

"Seria pouco dizer que os contos de Amora versam sobre relações homossexuais entre mulheres. Também estão aqui o maravilhamento, o estupor e o medo das descobertas. O encontro consigo mesmo, sobretudo quando ele ocorre fora dos padrões, pode trazer desafios ou tornar impossível seguir sem transformação. É necessário avançar, explicar o desconhecido, desestabilizar as estruturas para chegar, enfim, ao sossego de quem vive com honestidade."

Maria 16/02/2024

Cada conto tem um mundo vasto
Contos muito bem escritos e bastante diferente uns dos outros. Cada conto tem um mundo vasto que nos é apresentado com maestria. Me apeguei a vários personagens, mesmo em curtas páginas. Natalia escreve de um jeito belíssimo e muito inteligente. Pela escritora ser gaúcha sinto que consegui me conectar ainda mais com algumas passagens. Com certeza seguirei lendo outras obras dela.

Maria 14/02/2024

Não sou de ?contos?, não me envolvo tanto, mesmo assim amei as histórias de Natália, abriu meu olhar de diversas formas, ampliou meu horizonte? Natália escreve com uma delicadeza difícil de descrever e virei sua fã

Juliana 13/02/2024

Mais um ponto para a literatura contemporânea feita por brasileiras. Cada conto narra algo que já não temos tanto contato que é o amor sáfico, para muito além de homofobia e sofrimento.

Aa histórias falam de fins, começos, descobertas, tem aquelas que marcam particularmente, mas todas igualmente sensíveis, bem escritas e delicadas. Gostei demais!

Laurinha 04/02/2024

Que delícia de livro! A Natalia tem uma escrita tão bonita e fluída que o livro passa num instante, a cada conto que eu terminava sempre vinha um gostinho de quero mais. Amei!!!

Pamela 28/01/2024

Primeira leitura de 2024
Eu gosto muito do gênero "Contos", mas confesso que não sabia que era um livro de contos. Já li Natália antes e posso dizer que ela nunca decepciona: nesse livro temos diversos contos sobre mulheres que amam mulheres. Além disso, os últimos contos são de uma poesia de fazer perder o ar. Simplesmente adorei

Simone 28/01/2024

Demorei bastante pra terminar de ler, nao pelo livro, mas pela vida corrida. Mas que bom que eu voltei nele e terminei de ler, faz muita falta ler sobre mulheres que amam mulheres, e a gente às vezes não percebe a importância e de como é bom conseguir se ver nas páginas dos livros que se lê.

yasess 23/01/2024

Natalia Polesso escreveu com maestria contos sobre o amor entre mulheres de todas as idades, espelhando a realidade na ficção (ou não ficção?) de maneira palpável, poética e inspiradora.