Amora

Amora Natalia Borges Polesso

Resenhas - Amora

Caroline 29/01/2017

Queria escrever várias coisas incríveis sobre esse livro, mas só consigo pensar em "leiam, leiam, leiam". São contos sobre mulheres que amam mulheres; adolescente, velhinhas (meus contos preferidos), adultas. Histórias sobre términos, descobertas, amores antigos, família.
Eu realmente me apaixonei pelo livro, pelas escolhas das palavras que a autora usou com tanto carinho, pela profundidade de cada personagem em contos de poucas páginas.
O livro foi vencedor do prêmio Jabuti de 2016 na categoria de contos, ficando na frente de nomes fortes, como o de Luis Fernando Verissimo.

site: https://www.instagram.com/p/BP24U0EDJ6s/
Giovanna 07/05/2023minha estante
Eu fui ler esse livro esse livro com tanta expectativa, mas as histórias não me prenderam, e não consegui me conectar com nenhuma delas

oursapphism 30/08/2020

Eu não tenho condições de fazer uma resenha nesse momento, talvez daqui uns dias. É difícil digerir tudo que li, porque todos os contos são reais e muitos são densos. Eu me vi, pelo menos um pouco, em cada conto. É indescritível a experiência, enquanto lésbica, de ler um livro com vários contos lésbicos e escrito por uma lésbica brasileira. Eu sorri, eu chorei, eu me vi ali de uma forma que deixou meu coração quentinho, mas também me vi de uma forma que me deixou agoniada. Toda lésbica deveria ler esse livro, mas não se trata de uma obra apenas para nós, eu indico Amora pra todo mundo, porque Natália Borges Polesso teve sensibilidade e precisão incríveis ao escrever cada página que li.

Kristine Albuquerque 01/10/2020

Amora, substantivo feminino.
Um livro de afetos diversos e pessoas diversas, sobre e com mulheres, mas sem restrição de público-alvo - ao contrário! Um livro feito para se pensar o lugar das mulheres nas artes em geral, para se pensar em existências invisíveis e para se identificar com sentimentos que são universais. Um dos grandes méritos da obra é esse mesmo: universalizar as diferenças sem menosprezar vivências específicas. É lindo de ver e de sentir.

Da criança pcd no torneio de xadrez ao casal de idosas que refletem sobre a morte, das primeiras experiências à mulher traída, os contos têm vozes e estilos diferentes, confirmando a versatilidade de Natalia Polesso. O tom dos contos também muda: engraçados, tristes ou dramáticos, felizes, expressivos ou introspectivos, experiências vividas e observadas, dos anos 1980 aos 2000.

Amora, feminino de amor, cria espaços na ficção para visibilidades e reconhecimentos. Amora, fruta silvestre, se faz presente em todo o livro, das cores às divisões. São duas partes: as grandes e sumarentas, com os contos propriamente ditos e que são 80% do livro, e as pequenas e ácidas, com trechos menores que parecem esboços de outras histórias. Ambas são fragmentos de vidas, reais ou não, que deixam à mostra intimidades e memórias das personagens. Que sorte a nossa ter tantas vozes talentosas na literatura brasileira contemporânea.

Juliana 13/02/2024

Mais um ponto para a literatura contemporânea feita por brasileiras. Cada conto narra algo que já não temos tanto contato que é o amor sáfico, para muito além de homofobia e sofrimento.

Aa histórias falam de fins, começos, descobertas, tem aquelas que marcam particularmente, mas todas igualmente sensíveis, bem escritas e delicadas. Gostei demais!

gabrielle vitoria 09/06/2023

GENTEEEE, QUE LIVRO FOFO!
Eu tô apaixonada, ele foi muito mais do que eu esperava.
São vários contos, cada um com uma história diferente. Algumas são tão perfeitas que eu desejei que tivesse continuação.

wwlfstar 15/07/2020

Um livro surpreendente. Adorei a sensibilidade da autora e os diferentes pontos de vista abordados no livro, assim como as diversas problemáticas discutidas em seu decorrer. Apesar de ter seus pontos fracos, foi um livro que deixou o meu coração quentinho. E isso basta.

Re! 28/06/2020

Uma leitura rápida e diferente!
Amora é um livro de contos lésbicos, mas não são quaisquer contos, são histórias de todos os tipos de mulheres se apaixonando ou descobrindo a sua sexualidade. E o melhor é que tem de todas as idades, amores jovens e velhos, foi lindo. (Sim, chorei em alguns, acontece).

Em cada conto você é carregado para o mundo daquela pessoa, mesmo que por poucas páginas. A escritora consegue entregar uma ótima história em pouquíssimas páginas. Teve contos que eu queria muito mais de tão bons que estavam.

É um livro super rápido de ler e que te proporciona várias visões das mulheres lésbicas como: relacionamentos, descobertas e preconceitos. Achei isso muito interessante, pois geralmente vemos mais a visão do homem gay se descobrindo.

O que deu um toque especial na minha experiência foi a linguagem bem característica do pessoal do Sul, amei ler os "tu" e "bah" hahaha. Super recomendo esse livro.

bmeetsevil 03/06/2021

Esperava mais kkkk
Já não sou muito fã de livros de contos, mas achei bem difícil engajar nos contos até um pouco depois da metade do livro, tirando um ou outro. Mas vale a pena ler diferentes visões de amor entre mulheres!

Luciano 09/11/2021

Que livro lindo! Algumas histórias me marcaram bastante e até me tiraram algumas lágrimas. Recomendo.

Mari 08/04/2021

Contos sobre mulheres que amam mulheres. Todos são curtinhos mas têm suas curiosidades e peculiaridades. Leitura boa!

Ana Cláudia 27/12/2020

"E assim, Ana, têm sido meus dias e meus amores, de uma tarde, apenas, exóticos, arredios, ausentes, mórbidos, eu, eles, somos todos parecidos, não acha que essa náusea me vem à toa?
[...]
Eu preciso me conectar ao que experimento nos sentidos, Ana. Mas me diz como fazer isso se não tenho sentido nada? Nada me comove, tu sabe?
[...]
Eu sei, eu sei, tudo, absolutamente tudo se principia na própria pessoa, mas eu me pergunto: o que deveria começar por mim? Como se fosse brincadeira de roda. Memória. O que desejo?"

tal 24/03/2022

dedico minha leitura a todas as mulheres que amei
Que delicinha de livro!

Você nunca sabe o que pode esperar quando começa cada conto de ?Amora?. Pode ser um conto bonitinho, uma história de amor que vai até o fim da vida; como pode ser um conto onde a morte se faz presente, ou a confusão é fora de controle.

O livro é para todes, para quem é lésbica ou bissexual tem um gostinho de relembrar muitos amores e dores.

Uma leitura prazerosa.

Rayssa.Carvalho 19/02/2022

"A guerra é interior. E não há maneira de expressá-la."
Pra ser sincera,tive um pouco de dificuldade para entender e compreender alguns contos. É um bom livro, mas é importante ler no momento certo e com calma. Alguns dos contos que eu mais gostei foram: "Minha prima está na cidade" ; "Memória" ; "Profanação".
De qualquer forma,eu fiquei feliz de descobrir a existência desse livro.

Margô 17/11/2021

Amores entre elas.
Li Amora com uma curiosidade redobrada. Sou hétero, e convivo com muitas pessoas amigas, homoafetivas e lésbicas. Ler Amora, me aproximou mais da alma dessas pessoas tão preciosas pra mim.
A obra de Natália Borges Polesso, me possibilitou adentrar no universo das meninas lésbicas, de forma sutil, suave, e acredito ainda, que bem incipiente...
Há situações que não perguntaríamos às pessoas amigas, por achar invasivas...por entender que é tratando as relações homoafetivas, como situações normais entre pessoas que se amam, que evidencia o nosso respeito. Concordam?
Então, recomendo Amora não só ao público LGBTQIa+, mas aos leitores que desejam ampliar a sua visão de vida em relação ao amor.
Os contos são bem escritos. Tem uma linguagem leve, as vezes coloquial, e poética também.
Gostei muito dos contos que trazem as relações de casais com lésbicas mais idosas, relações maduras, pois trazem uma sensação de serenidade, uma energia confortável entre as amantes...o que não diferem das relações héteros bem sucedidas. Gente é gente. Não importa o gênero!
Os contos ácidos não caíram muito no meu agrado...rsss. Azedaram um pouco.?
Conclusão, não é aquela obra espetacular, mas é pertinente conhecer.
Se você não é homofóbico(a) vai gostar.

IasminLN 01/07/2021

Simplesmente lindo.
Um livro excepcional em sua simplicidade!
É impossível não se identificar com, pelo menos, um conto desse livro. A autora reúne um compilado de fragmentos de vida, parece que das nossas vidas; memórias dolorosas, felizes, delicadas.
Amei cada pedaço! Um livro que vale a pena rememorar.