Kurt Cobain: Quando Eu Era Um Alien

Kurt Cobain: Quando Eu Era Um Alien Danilo Deninott...

Resenhas - Kurt Cobain - Quando eu era um alien

Beatriz.Mregalote 21/03/2024

Kurt Cobain, quando eu era um alien
Ótima hq, as ilustrações são maravilhosas!!!!
Conta bem por cima as relações do Kurt e aborda um pouco do desenvolvimento da banda.
Amei como o livro é repleto de referência, e com muita música, Queen, Kiss, os Beatles e várias da própria banda.
Gostei bastante das metáforas e dos aliens.

Lazaro 16/02/2024

Não conhecia a história do Nirvana nem do Kurt
Mas a graphic novel, apesar de curta e rasa, trás consigo uma experiência de ouvir as trilhas sonoras enquanto lê na trajetória do Kurt desde criancinha, até assinar com a primeira grande gravadora. É por si só uma experiência

Art 07/02/2024

Um potencial in bloom
HQ muito bonita, de arte impecável e muito criativa. O registro dos primeiros anos de vida de Kurt são ilustrados de forma biográfica e metafórica, onde o autor traz essa figura alienígena, de outro planeta, para representar a forma como o Kurt se sentia deslocado socialmente. Uma peça que não se encaixa no quebra-cabeça.

A obra, em si, é muito boa, mas também bem curta e acaba quando você menos espera (e até se surpreende pelo tamanho das folhas). Talvez pelo trabalho e tanto em fazer os desenhos ou outro motivo que não possamos imaginar, mas o fato é que "Quando eu era um alien" deixa um gostinho de quero mais. Poderia ser uma biografia ilustrada muito boa.

Rodrigo 23/01/2024

Acreditar
O quanto é importante não desistirmos dos nossos sonhos e termos pessoas que acreditam em nós.
Algumas famílias são disfuncionais, mas mesmo assim pode haver membros que não deixam nossos sonhos morrerem.

Cecília_bisborria 15/01/2024

Nirvana,uma banda muito boa,sempre fico triste quando penso em Kurt..Mas me alegro quando ouço nirvana, já fui em cover, tbm já me visti de Kurt para um evento q teve na minha cidade KKKKK(o cosplay nn ficou muito bom nn mas td bem tava legal) Viciei minha amiga em nirvana KKKK

Dory Aventureira 13/01/2024

Superficial
A HQ é bem legal, essa metáfora de que o Kurt é um alien e quer voltar pra casa é bem criativo e inteligente, fala sobre seu sentimento em relação a si mesmo e a sua família de uma forma indireta, mas ela é superficial, não se aprofunda muito na vida do Kurt, tem algumas cenas que da pra você ter uma ideia de como era, não tem nenhuma informação nova, tudo que eu li eu ja sabia, mas é isso até que vale a pena, curtinha, rápida de ler e o traço é muito bonito, o que me conquistou foi a HQ inteira ser azul.

mimaisugly 13/01/2024

Quando eu era um alien
Manooooooo

foi tão bacana colocar uma playlist de nirvana pra tocar enquanto lia um trechinho da vida do kurt

claro que a hq não conta tudo detalhadamente, mas é bom pras pessoas terem uma noçãozinha de como a banda começou e sobre como foi a vida do kurt, e é divertido pra quem já sabia de tudo que foi abordado, porque é bom pra fixar mais um pouco

Sabrina758 08/01/2024

Et?
Um quadrinho bem básico sobre a trajetória de Cobain até a formação do Nirvana. Não chega a ter algo realmente sobre a banda, foca no Kurt mesmo.
O diferencial se dá pelos desenhos, achei eles bem bonitos e a palheta de cores trazem uma sensação legal para a história (azul, meio sortudo). Além dos aliens, vez ou outra nos desenhos.
É uma boa leitura para fãs ou/e para quem quer ter uma introdução rápida sobre a vida de Kurt Cobain.
Davi761 09/01/2024minha estante
Como assim azul meio sortudo? A cor é associada a sorte?

Sabrina758 10/01/2024minha estante
opaa, **soturno

Sofada 20/11/2023

Nirvana
Um ótimo jeito de conhecer a história por trás da banda e dos integrantes; recomendo demais pra quem é muito fã, tipo eu. Te amo pra sempre Kurt Cobain

Felipe HQs e Mais 12/11/2023

Smells, mas poderia ser melhor
Minha adolescência foi marcada pelo Nirvana. Esperava tocar "Smells Like Teen Spirit" nas rádios, com o dedo no REC do gravador de fita cassete. Fui influenciado pelo 'boom' grunge de Kurt Cobain e cia no início dos anos 1990. Fui no famoso show da banda no Hollywood Rock de 1993 e contei os dias pra comprar o LP "In Utero", que faria o mesmo sucesso de "Nevermind". Até que em 5 de abril de 1994 eu congelei a banda no tempo. Fiquei por muitos anos sem ouvir qualquer música do Nirvana, ainda com raiva do que Cobain havia cometido.

Li 'Quando eu era um Alien', da editora Conrad, somente agora, muitos anos após fazer 'as pazes' com o Nirvana e curtir novamente seu som. Procurei na HQ dos italianos Danilo Deninotti e Toni Bruno encontrar, segundo a sinopse, a vida de Kurt antes do sucesso do Nirvana. Sim, encontrei. Mas ficou um gosto de quero mais, de que muita coisa poderia ser bem mais aprofundada.

Apesar de raso, foi bom conhecer no quadrinho a dinâmica de seus pais, a influência musical dos tios e a entrada de Kris Novoselic e Dave Grohl no caminho de Kurt e do surgimento do Nirvana. Muitos rostos que aparecem como coadjuvantes na HQ são personagens importantes na cena grunge daquele período, e todos são identificados ao fim da edição da Conrad. Mas colocar as citações das músicas cantadas por Cobain também no final da edição foi uma desafinada da editora. Elas poderiam aparecer no cantinho de cada página em que é cantada, ficaria melhor.

Desde 1994 eu aguardo uma nova banda que cause um abalo parecido com o Nirvana. Sem sucesso. Será que posso aguardar uma outra HQ que dê continuidade a 'Quando eu era um Alien' e que se aprofunde ainda mais na vida de Cobain? Tomara que sim.

E você, curte Nirvana? Conhecia esse gibi? Siga meu perfil lá no Instagram: @hqsemais

natfrnd 02/05/2023

É uma hq linda, e com todo potencial de ser marcante pra se conhecer a narrativa de vida do Kurt, mas é rasa em tudo que se propõe. Infelizmente uma das histórias, nesse formato, que mais me decepcionou.

Sara 29/01/2023

Essa hq é muito lindo no traço, ilustra um pouco da vida e de como foi o crescimento do Kurt e o desenvolvimento da banda e seus vários estágios.

Stefani36 22/01/2023

Não comece por aqui
É uma graphic novel bonita, mas rasa. Não recomendo começar por aqui se quiser aprofundar na história do Kurt ou banda, existem outras fontes muito mais completas. De qualquer forma é um livro legal pra ter na coleção.

Djeison.Hoerlle 11/12/2022

Podia ter sido uma ótima HQ
Mas não foi.

Esse quadrinho foi um dos primeiros que me despertou interesse na época que eu ainda lia apenas romances. Acho, inclusive, que foi um dos primeiros a figurar na minha lista de desejos da Amazon uns 5 anos atrás, mas a exemplo de tantos outros daquela época, eu acabei demorando para adquirir em detrimento de outros lançamentos que me atraíram mais.

Por isso, quando o encontrei aleatoriamente em um sebo nesse final de semana, pensei ter feito um grande achado. Mas não fiz.

A arte é até bem bonita e envolvente, embora nada me tire da cabeça que, se tratando de Nirvana, traços mais angulosos e menos arredondados cairiam melhor.

O ponto, porém, é que o roteiro é provavelmente uma das coisas mais preguiçosas e desconexas que já me deparei. A impressão é que o autor teve apenas o trabalho de tecer a comparação com o alien como metáfora (coisa que foi inclusive retirada de uma letra) passando então a costurar eventos aleatórios da juventude de Cobain sem nenhuma amarra. Não existe sequer uma linha narrativa para conectar tudo, o que resulta em uma especide colcha de retalhos formada por cenas sobre acontecimentos do tipo que vemos em listas "30 curiosidades sobre Kurt Cobain".

Sobre a analogia com aliens, inclusive, não sei se há tanto mérito quanto os autores parecem achar, já que aliens remetem muito mais ao Blink182 do que Nirvana. Parece uma metáfora pobre demais e que provavelmente nenhum fã se importa muito.

Além da falta de coesão narrativa e da sacada esdrúxula, há uma falta de sinceridade nas falas de Kurt e na forma como se relaciona com outros personagens, principalmente com sua família. Ele parece um menino mimado, o qual nunca transparece ao leitor a dimensão dos problemas que posteriormente acabaram tirando sua vida.

Acho que a sensação que permeou a minha leitura foi a de que nem mesmo os autores pareceram se importar muito com o personagem. Há uma cara de "job" no quadrinho que o distancia do potencial estudo de personagem que achei que a obra seria.

Acrediti que isso se justifique pelo fato desse ser um quadrinho encomendado para uma coleção. Mas em algum momento, algum fã genuíno irá entregar uma obra a altura da complexa personalidade de Kurt. Eu espero.
Felipe HQs e Mais 12/11/2023minha estante
Sabe o que parece? Que a HQ foi um trabalho de curso, um TCC, algo que não se aprofundou muito. E concordo: desenhos mais 'grunge' combinavam com essa HQ. Um Bill Sienkiewicz, quem sabe?

maria eduarda 06/08/2022

Lindo, meu novo xodó
É uma leitura bem curta, e rápida principalmente por ser HQ, é bem desenhada colorida, a cor azul é a principal nos quadrinhos, uma narrativa bem breve da infância de Kurt até o lançamento de Nevermind, é um livro grande, fino e lindíssimo. Felizmente, coube na minha estante e deixei ele junto dos outros livros que tenho do Kurt + alguns desenhos que tenho e fiz um espaço só dele na estante.??