Contos de cães e maus lobos Valter Hugo Mãe

Resenhas - Contos de Cães e Maus Lobos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jeane Esquivel 10/07/2022

Contos com todo o lirismo de VHM
Inspirado na história de Chapeuzinho Vermelho, Valter Hugo Mãe explora, no conto "O Mau Lobo", a inocência infantil, tanto na figura da menina - que percorre a floresta para levar bolinhos frescos para a vovó - quanto na figura do lobinho - que, por ser filhote, ainda não sabia como ser um lobo propriamente dito.

Nesse texto, enquanto a Chapeuzinho de VHM segue plena e feliz pela floresta, desejosa pela casa da vovó, lobos se escondem nas árvores, observando sua presa, numa caçada silenciosa.

O desfecho da narrativa é inusitado e protagonizado pelo lobinho, que, muito serelepe e despreocupado, interfere no plano da alcateia.

A reação da menina, em contrapartida, surpreende o leitor e nos envolve com a ingenuidade e pureza das crianças, que nos fazem ver, não raro, o melhor das pessoas e dos acontecimentos.

Marca do estilo inconfundível do autor, o conto é escrito com genuíno lirismo e linguagem poética, gerando, em nós, uma leve sensação de irrealidade e sonho.

Embora seja um livro de poucas páginas, com onze contos e que se destinaria ao público infantojuvenil, não se engane: "Contos de Cães e Maus Lobos" aborda temas complexos, de modo que se trata de obra recomendada primordialmente ao público adulto - que tanto pode absorver mais desse universo lúdico e singular, como alimentar a sua própria criança interior.

Josue.Fagundes 01/07/2022

Sou fã de VHM
Desde o filho de mil homens sei que ler VHM é um afago. Esse livro de contos não foi diferente. Rápido de ler e já vendo qual será o meu próximo do autor.

Maris 18/06/2022

Um livro colorido
Porque nenhuma tristeza define obrigatoriamente o que podemos fazer no dia seguinte. No dia seguinte, ainda que guardemos a memória de cada dificuldade, podemos sempre optar por regressar à busca das ideias felizes.

Cacete! Como escreve bem esse cara.
Os contos "O menino de água" e "Querido mostro" foram de uma sensibilidade linda para mim.

CoolGabe642 14/03/2022

Passagens sensíveis e imagens tocantes
O livro já começa com uma maravilhosa introdução do Mia Couto e termina com uma nota esclarecedora do autor.

Aqui temos contos rápidos, em sua maioria leves, mas de um todo cheios de significados e importância.

Por mais que o autor tenha apontado como público alvo as crianças, talvez ele tenha acertado em cheio, como público, a parte do adulto que ainda se encontra criança. E é aí que o leitor se deslumbra.

Gusma 14/02/2022

Depois de mil anos lendo esse livro
Não acho nem que o livro seja ruim, mas minha experiência de leitura com ele não foi das melhores. Num geral só gostei de uns dois contos, os outros não me causaram nenhuma emoção.

Mariane 18/01/2022

Meu primeiro contato com VHM foi incrível!
Que contos encantadores, fica até difícil escolher meu favorito... Mas os melhores na minha opinião foram "A princesa com alma de galinha", "A menina que carregava bocadinhos" e "Querido monstro". Dos onze contos só não gostei muito de dois ou três: "Quatro velhos" "Nossa Senhora de Vila do Conde" e "O rosto", este último ainda não sei se gostei ou não.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/01/2022

Contos de cães e maus lobos
O autor afirma não saber se dirigir ao público infantil, mas aqui compõe fábulas que repercutem em nossas leituras prévias, como se buscassem encantar a criança no adulto. Uma menina pobre que busca a riqueza interior, a mãe que aprende a lidar com a perda de um filho, um menino solitário que busca a felicidade nos livros, e a aparição de uma santa em um vilarejo, no inédito “Nossa Senhora de Vila do Conde”, conto escrito especialmente para esta edição. Leitores das mais variadas idades poderão ser atingidos pela força e pela sutileza dessas narrativas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525066831
Manu 13/01/2022minha estante
Li esse livro pra escola ?

cestmavie 09/01/2022

RESENHA #2: Palavras que abraçam
é difícil parar e escrever sobre a escrita de valter hugo mãe, porque cada vez que me coloco a exprimir o que ela me faz sentir, parece que é insuficiente e que não deixará a minha verdadeira opinião.

o que ele faz com as palavras é inefável. até então, o paraíso são os outros (também dele) era meu livro favorito, mas agora essa posição se divide entre esses dois livros, que possuem algo muito em comum: palavras que abraçam.

suspeita pra falar, me apaixono por tudo que leio dele. contos de cães e maus lobos me colocou a pensar, e mais que isso a sentir (demais). a escrita poética do autor atiça nosso lado mais sensível, tirando do peito reflexões a partir das ideias que ele expõe nos contos. ele fala sobre amor, sobre as relações (não só pessoais, mas também com tudo ao nosso redor, desde pássaros até o mar) de forma tão sútil, mas ainda assim, gigantesca. não houve um conto em que não me senti tocada pelas palavras. terminei o livro com um enorme sentimento de esperança. coisa que ele sempre nos deixa com muita maestria.

havia me esquecido do quão bom era terminar um livro dele, e essa leitura ascendeu mais uma vez meu sentimento pela prosa poética de suas obras. realmente, um escritor favorito é um escritor favorito. é uma honra viver na mesma época que vhm! saio dessa leitura diferente de como cheguei.

contos de palavras que nos abraçam, nos tocam e nos mudam. muita gratidão!

Marina 03/11/2021

Fantástico
Nunca tinha lido VHM e comprei esse por indicação de um livreiro na Feira do Livro de POA. Quando cheguei, resolvi experimentar e simplesmente não consegui parar até terminar o livro, hoje, no dia seguinte.
Os contos são de um lirismo incrível, que versam sobre o cotidiano. "O menino de água" é o conto mais bonito que já li.
Se o autor está certo, e os livros escolhem os leitores, sou grata por esse livro genial ter me escolhido e me entregado tanto.

Luciana.Lopes 30/10/2021

Contos de cães e maus lobos
Um dos mais belos livros que li!
O cuidado com cada palavra é uma constante nos livros desse escritor que amo.
Não há nenhum livro, escrito por Valter Hugo Mãe, que não nos cutuque, que não nos faça pensar muito, sentir mais ainda. Saímos diferentes após sua leitura, talvez melhores...

Mas em alguns deles, como nesse pequeno gigante livro de contos, ele parece querer nos afagar, nos resgatar desse mundo e se fazer refugio.

Um lugar para se ir e sonhar antes de mudarmos o mundo!

Dal Molin 27/10/2021

Livro de cabeceira
Livro muito bom de cabeceiras. Contos tranquilos de ler e que fazem pensar sobre os significados das coisas.

Day 23/09/2021

Acalanto
A escrita de Valter Hugo é um presente. Ele não arrebata com delicadeza, afeto e carinho. Contos sobre sentimentos tão profundos e ao mesmo tempo tão simples.

Paloma 25/08/2021

Primeiro contato com o autor. Gostei bastante da escrita: sensível e poética, que coloca muito significado em cada palavra.

Um leitura que requer uma visão sensível e talvez também abstrata para realmente aproveitar a experiência.

Em livros de contos, estes dificilmente serão unânimes para mim. Gostei e me conectei mais com uns do que com outros.

Maria Fernanda Greiner 03/08/2021

Belíssimo livro com contos infantis capazes de agradar todas as faixas etárias. Está sendo um enorme prazer conhecer as obras de Valter Hugo Mãe, não pretendo parar por aqui.

Mari 22/07/2021

Leitura necessária
Ler Valter Hugo Mãe é entrar em um mundo à parte, tomado de sensibilidade e simplicidade! Cada conto traz muito da essência do ser humano, nos ensina algo, nos conforta de alguma forma! Um verdadeiro remédio pra uma alma tão consumida pelas complexidades da realidade que vivemos! Vale a leitura!

?Sabia perfeitamente o que acontecera. Tinha um pássaro no coração. Era, assim mesmo, o lugar mais decente para aprisionar um animal de estimação.?

1 | 2 | 3 | 4 | 5