O inspetor geral

Sylvia Orthof
Sylvia Orthof

Resenhas - O Inspetor Geral

André 28/03/2024

São Petersburgo ou Rio de Janeiro?
Uma história de corrupção e do ?melhor? da sociedade.

Uma peça para se divertir e rir com desespero. Gógol sendo Gógol, critica afiada e bem desenvolvida.

arslais 22/03/2024

Gógol é o famoso ?riso entre lágrimas?. Uma comédia cheia de erros que denuncia a cobiça humana, estupidez e corrupção generalizada na Rússia. Não muito diferente dos dias atuais né?!

ceci barbosa 03/12/2023

Leitura rápida, mas até que gostei de ler algo com tom humorístico. achei que não foi uma leitura arrastada e gostei bastante dos personagens e de como não enrolaram em mostrar que tinham mais defeitos do que qualidade, ninguém era certo ali e gostei de como a "máscara" de cada um foi caindo ao decorrer do livro.

renacentist 23/08/2023

GENIAL ATEMPORAL MT PIKA GOGOL AFRENTE DE SEU TEMPO PENSANDO MTO ???????????????????????:::::.::,?:?

Pisi14 23/08/2023

A história mais divertida já escrita
Um homem misterioso chega a uma aldeia esquecida e distante e causa um alvoroço jamais visto na história da mesma. Quem será ele e que poder ele tem capaz de deixar inquieto a tantas pessoas ao mesmo tempo?

Um livro extremamente divertido que oferece uma sátira da corrupção dos poderosos e das elites

Poderia ser o Brasil de hoje, mas é na Rússia do século XIX. O mais interessante desse livro é que ele segue atual e vale para qualquer época e lugar.

bebs 05/08/2023

É uma leitura rápida e divertida, para ler numa sentada só. É um livro simples, que gira em torno do tema da mentira, da hipocrisia e do comportamento humano de maneira bem-humorada e irônica. Olhando de fora, acredito que seja um humor que funciona, mas não me agradou tanto assim, logo não consigo dar muito mais que 3 estrelas. De toda maneira, recomendo, acho que serve como um bom passatempo.

Cris 27/07/2023

27.07.2023
Essa história deve ser lida para quem quer dar umas risadas. A história gira em torno da chegada, em uma pequena cidade, de um inspetor geral, enviado pelo czar. Cada qual quer apresentar o melhor e esconder o que há de errado em sua repartição ou estabelecimento. Por exemplo, o diretor do hospital serve camarão como refeição aos doentes para mostrar que são bem tratados. O governador paga a hospedagem do hotel e o hospeda em sua própria casa para mostrar hospitalidade. E assim, o tal do inspetor geral vai usufruindo todas as regalias que lhe são oferecidas.

Erick Vinícius 21/06/2023

A história retrata a corrupção russa e dá pra conhecer um pouco da cultura do país. Quero muito ler o texto na íntegra. E é uma comédia muito boa e nós faz lembrar um pouco do país.

Sophia.DaAvila 09/06/2023

Li pra escola, não dava nada pro livro e me surpreendi. Uma leitura de 1 hora, quase infantil mesmo sendo russa, mas com uma moral forte e cômica.

pirocadeperuca 12/02/2023

ótima comédia, de leitura rápida e humor sutil, que ainda apresenta críticas. uma pena ser tão curta / não haver uma continuação.

Di ð 13/11/2022

Adorei
Um livro atemporal, a maneira como o governador conduz seu vilarejo e como se porta na presença de um certo rapaz que ele acredita ser o "inspetor" nós faz lembrar nossa atual realidade vivida no país

NETO 04/10/2022

A única coisa não tão boa é que uma adaptação. Mas é uma boa adaptação
História do século XIX, no tempo das monarquias, onde os políticos e gestores públicos enriqueciam em detrimento do bem-estar da população. Sim, a corrupção já existia. Muito bem contada uma história de gestores que tentam corromper o tal do inspetor geral. Apesar do tema ser triste, a história tem muito humor e desnuda a hipocrisia, a desfaçatez e falta de caráter de quem corrompe e de quem aceita ser corrompido. Preciso ler o texto original, melhor, preciso assistir a peça. O inspetor geral é uma peça do dramaturgo russo Nicolao Gógol

T4T4YLOR 08/06/2022

Engraçado!
Foi um dos primeiros livros que li durante um projeto escolar e o que me fez tomar gosto pela leitura. Uma história até que interessante e ao meu ver engraçada. Amei ter lido e sinto vontade de ler novamente.

Sabrina 17/03/2022

Pra ler e se divertir. E refletir como, no contexto político e meios de disputa de poder, a corrupção está enraigada desde sempre e talvez para sempre. Gogol é hilário!